O que é Takt Time?
Como calcular o Takt Time?
Diferença entre Takt Time, Lead Time e Tempo de Ciclo
Aplicação Prática do Takt Time
Importância do Takt Time no Lean Manufacturing
Torne-se um especialista Lean!

Takt Time: aprenda a calcular o tempo de produção com este conceito do Lean Manufacturing

Neste artigo você aprenderá o que é Takt Time, como calcular, aplicações práticas desse conceito e a diferença entre tempo de ciclo e tempo de lead

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Takt Time: aprenda a calcular o tempo de produção com este conceito do Lean Manufacturing

Takt time é o período de tempo que você gasta para produzir um produto com o objetivo de suprir a demanda do mercado, ou seja, é o valor que certifica um intervalo funcional para que o produto seja entregue sem sacrifício.

Você já se fadigou muito rápido durante a prática de uma atividade física? Ou percebeu que poderia se esforçar um pouco mais que ainda assim aguentaria?

Nesse momento você percebe que precisa ajustar a cadência da sua atividade, certo? E é exatamente isso que o Takt Time faz dentro do Lean Manufacturing!

Um processo não precisa ser rápido demais, e nem pode ser lento demais, ele precisa caminhar na velocidade certa!

O Takt Time é um indicador que leva em conta momentos de paradas, como as manutenções, intervalos para refeições e trocas de turnos. Assim, a contagem de tempo é precisa.

Você vai aprender sobre o Takt Time a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Takt Time?
  • Como calcular o Takt Time?
  • Diferença entre Takt Time, Lead Time e Tempo de Ciclo;
  • Aplicação prática do Takt Time;
  • Importância do Takt Time no Lean Manufacturing;

Vamos começar?

O que é Takt Time?

Takt Time é uma palavra alemã que corresponde ao bastão que os maestros utilizam para marcar a velocidade, cadência e o sincronismo dos músicos em uma orquestra.

No Lean Manufacturing, Takt Time é a taxa de demanda do mercado, ou seja, o ritmo do mercado. Desta forma, o ritmo da linha de produção deve ser estabelecido para que não haja produção em excesso nem em falta, estabelecendo um fluxo contínuo.

Para controlar o Takt Time é possível manipular o Tempo Disponível de Produção, através da realização de horas extras de produção ou criação de novos turnos.

O fundamento básico da filosofia de gestão Lean Manufacturing é combater desperdícios.  Como o Takt Time faz parte dessa filosofia, é essencial entender sobre os 8 desperdícios do Lean Manufacturing, para que você possa contorná-los.

Quer entender o Lean Manufacturing? Veja nosso curso!

Seja um dos profissionais mais desejados do mercado!

Um especialista em Lean Manufacturing é essencial para maximizar os resultados de uma empresa. Afinal, o profissional domina habilidades que  geram menos desperdícios, erros e retrabalhos.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Lean Manufacturing já foi adotado por pelo menos um terço das empresas brasileiras.

Com o Curso Introdução ao Lean Manufacturing, você estará certificado para acompanhar uma das tendências mais requisitadas do mercado. Use o cupom BLOG100 e comece a se capacitar gratuitamente!

Veja a sua carreira mudar de uma forma incrível! Clique no banner agora:

Banner Introdução ao Lean Manufacturing

Como calcular o Takt Time?

Calcular o Takt Time é bem simples. Utilizando a definição, podemos calculá-lo através da seguinte fórmula:

Fórmula do Takt Time


Ou seja, pegamos o tempo operacional líquido que temos para produzir e a demanda que o cliente necessita nesse período, assim conseguimos descobrir quantos minutos, horas ou segundos devem ser gastos para preparar cada produto.

Vou exemplificar para facilitar seu entendimento:

Exemplo de dados para cálculo do Takt Time


Como você pode ver, um turno de 9 horas possui 540 minutos. Porém, para calcular o tempo que realmente está ocorrendo a produção, é necessário retirar as paradas já previstas que ocorrem durante o processo.

Dessa maneira, dos 540 minutos de um turno, somente em 456 minutos a produção está acontecendo, pois é preciso descontar o horário de almoço, duas paradas para café e um tempo de limpeza.

Supondo uma necessidade mensal de 9600 unidades, para que você possa calcular o Takt Time é necessário saber quantas unidades precisam sair por dia, baseado no fato de seu turno ser diário.

Dividindo 9600 por 20 (dias úteis), chega-se a uma produção necessária diária de 480 unidades. Agora que sabemos quantos minutos realmente geram produção por dia, e quantas unidades por dia são necessárias para atender a demanda do cliente, podemos facilmente calcular o Takt Time:

Cálculo do Takt Time do exemplo


Observe que 0,95 min/un é mais complicado de entender, porém ao multiplicar por 60, obtém-se a cada quantos segundos uma peça deve estar pronta. Ou seja, se a cada 57 segundos não sair uma peça, sua produção irá atrasar, gerando insatisfação por parte do cliente.

Diferença entre Takt Time, Lead Time e Tempo de Ciclo

Takt Time, Lead Time e Tempo de Ciclo são conceitos de tempo de produção envolvidos em processos. Por esse motivo, algumas pessoas podem confundir um com o outro Para esclarecer a diferença entre eles, podemos visualizar o gráfico a seguir:

Gráfico do Takt Time, Lead Time e Tempo de Ciclo

Vamos explicar cada um dos conceitos.

Tempo de Ciclo

É o tempo em que um produto ou lote de produtos é finalizado em uma etapa do processo ou em um processo do fluxo de valor.

Deve ser determinado por meio de observação e inclui, além do tempo de operação, tempo de espera, preparo, carregamento ou descarregamento de materiais, etc.

Takt Time

É o que define a cadência de todo o processo, marcando o ritmo de produção necessário para que as demandas possam ser atendidas.

Lead Time

É o tempo necessário para um produto ou serviço percorrer cada etapa do processo ou fluxo de valor, do início até o fim.

Ou seja, é o tempo transcorrido desde de que o cliente faz a solicitação de um produto ou serviço, até o recebimento do produto pelo cliente ou a finalização da prestação do serviço.

Aplicação Prática do Takt Time

Vamos fazer uma aplicação prática do Takt Time para fixar esses conceitos e sua importância dentro do Lean.

A Voitto Manufatura SA trabalha com dois turnos de produção, sendo que cada um possui 8 horas e 12 minutos. Durante cada turno, os funcionários fazem dois intervalos de 10 minutos e um dos equipamentos sempre faz um setup com parada na produção de 32 minutos.

Os dois turnos produzem, atualmente, 65 unidades de produto acabado. O departamento comercial passou uma demanda de 790 unidades com prazo de 5 dias até a expedição.

  • Qual será o Takt Time necessário para atender a demanda de 790 unidades no prazo de 5 dias?
  • O ritmo de produção será maior ou menor que o atual?

Para calcular o Takt Time necessário, basta fazer as contas conforme foi mostrado no tópico acima.

Passando os tempos todos para segundos, somando os dois turnos, subtraindo os tempos de intervalo e de parada do equipamento e multiplicando por 5, devido ao prazo ser 5 dias, obtemos que o tempo operacional líquido é 264.000 segundos.

A partir daí, basta fazer a seguinte conta para obter o Takt Time:

Exemplo Takt Time


Respondemos a primeira pergunta, certo? Esse é o Takt Time necessário para que a demanda solicitada seja atendida. Mas será que o ritmo de produção está maior ou menor do que o atual?

Para descobrirmos a resposta dessa pergunta, basta descobrirmos qual era o ritmo do processo antes da solicitação feita. Logo, é só pegar as 130 unidades fabricadas diariamente no processo, já que são dois turnos e cada um produz 65 unidades, multiplicar por 5 dias e fazer novamente a conta acima.

Exemplo de Takt Time


Como você pode notar, para conseguir produzir 790 unidades em 5 dias, você precisará aumentar o ritmo do processo, pois o Takt era 406,15 seg/un e agora precisa passar para 334,17 seg/un.

Como avaliar o meu cálculo Takt Time?

Depois de coletar os tempos de ciclo da produção do produto, você pode ter uma noção mais ampla sobre o que está sendo improdutivo e eliminar processos que atrasam a entrega ao consumidor. Então, avaliar o Takt Time é essencial.

O objetivo do Takt Time é alinhar o fluxo produtivo com a demanda, por isso, ao avaliar o cálculo e os processos procure o que está sendo efetivo e o que não é.

E, por fim, certifique que o ciclo de produção de um item seja inferior à demanda. Assim, terá mais tempo para lidar com imprevistos e corrigir problemas que podem surgir em algum momento de emergência.

Para entender melhor, confira o nosso vídeo sobre o Takt Time na área de logística:

Importância do Takt Time no Lean Manufacturing

O Takt Time possivelmente é a métrica mais importante do Lean Manufacturing, pois ele comanda todo o processo de produção, ditando quanto precisa ser produzido para conseguir entregar ao contratante aquilo que ele deseja dentro do prazo estipulado.

Isso é extremamente importante, pois tem como um dos objetivos principais diminuir o número de processos, e isso só se torna possível se você souber o ritmo que precisa para entregar seu produto.

Permitindo que você ataque oportunidades de melhoria em processos que estão com Takt Time abaixo do esperado.

Torne-se um especialista Lean!

Desenvolvemos a Websérie Desmistificando o Lean Seis Sigma com 6 episódios para desconstruir os principais mitos relacionados ao Lean Seis Sigma. Aproveite e tire suas dúvidas sobre a metodologia que vem alavancando resultados nas empresas.

Você terá acesso aos seguintes episódios:
01. "Qual a diferença entre Lean Manufacturing e o Seis Sigma?"  
02. "Qual o nível de capacitação ideal para meu perfil profissional?"
03. "Como o Lean Seis Sigma envolve profissionais de todas as áreas e níveis de atuação?"
04. "Por que os treinamentos apresentam cargas horárias distintas?"
05. "O que realmente importa ao desenvolver um projeto e o que faz ele ser um bom projeto Lean Seis Sigma?"

06. "Como o Lean tem expandido em empresas na área de serviços e da área da saúde?"

Ta esperando o que? Clique aqui e assista agora!

Desmistificando o Lean Seis Sigma

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein?

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que E E Como Funciona O Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.