Já se fadigou muito rápido durante a prática de uma atividade física? Ou percebeu que poderia se esforçar um pouco mais que ainda assim aguentaria?

Nesse momento você percebe que precisa ajustar a cadência da sua atividade, e estou aqui para te dizer que é exatamente isso que o Takt Time faz dentro do Lean Manufacturing!

Um processo não precisa ser rápido demais, e nem pode ser lento demais, ele precisa caminhar na velocidade certa! E é exatamente isso que vou te mostrar nesse artigo.

Você vai aprender o que é Takt Time, como calcular esse tempo e ver uma aplicação prática de como esse conceito é importante na hora de entregar o que seu cliente deseja. Vamos começar?

Ah! Antes de passarmos pelo conceito de Takt Time, que tal baixar um Ebook gratuito sobre Lean Manufacturing? Assim, você aprende não apenas uma das características desse processo, mas todas! Para baixar, clique na imagem abaixo:

 

Ebook Lean Manufacturing de A a Z

 

O que é Takt Time?

 

A palavra alemã Takt corresponde ao bastão que os maestros utilizam para marcar a velocidade, cadência e o sincronismo dos músicos em uma orquestra.

No Lean Manufacturing, Takt Time é a taxa de demanda do mercado, ou seja, o ritmo do mercado. Desta forma, o ritmo da linha de produção deve ser estabelecido para que não haja produção em excesso nem em falta, estabelecendo um fluxo contínuo.

Para controlar o Takt Time é possível manipular o Tempo Disponível de Produção, através da realização de horas extras de produção ou criação de novos turnos.

 

Como calcular o Takt Time?

 

Utilizando a definição, podemos calcular o takt time através da seguinte fórmula:

 

Fórmula do Takt Time

 

Ou seja, pegamos o tempo operacional líquido que temos para produzir, a demanda que o cliente necessita nesse período, e assim conseguimos descobrir quantos minutos, horas ou segundos devem ser gastos para preparar cada produto.

Vou exemplificar para facilitar seu entendimento:

 

Exemplo de dados para cálculo do Takt Time

 

Como você pode ver, um turno de 9 horas possui 540 minutos. Porém, para calcular o tempo que realmente está ocorrendo produção, é necessário retirar as paradas que ocorrem durante o processo.

Dessa maneira, tem-se que dos 540 minutos de um turno, somente em 456 minutos a produção está acontecendo, pois tem o horário de almoço, duas paradas para café e um tempo de limpeza.

Supondo uma necessidade mensal de 9600 unidades, para que você possa calcular o Takt Time é necessário saber quantas unidades precisam sair por dia, baseado no fato de seu turno ser diário.

Dividindo 9600 por 20 (dias úteis), chega-se a uma produção necessária diária de 480 unidades. Agora que sabemos quantos minutos realmente geram produção por dia, e quantas unidades por dia são necessárias para atender a demanda do cliente, podemos facilmente calcular o Takt Time:

 

Cálculo do Takt Time do exemplo

 

Observe que 0,95 min/un é mais complicado de entender, porém ao multiplicar por 60, obtém-se a cada quantos segundos uma peça deve estar pronta. Ou seja, se a cada 57 segundos não sair uma peça, sua produção irá atrasar, gerando insatisfação por parte do cliente.

 

Takt Time, Lead Time e Tempo de Ciclo

 

É muito comum algumas pessoas confundirem Takt Time com Lead Time, ou com Tempo de Ciclo, visto que todos estão relacionados com o tempo de produção envolvido em processos. Para esclarecer a diferença entre eles, podemos visualizar o gráfico a seguir:

 

Gráfico do Takt Time, Lead Time e Tempo de Ciclo

 

Vamos começar pelo Tempo de Ciclo. Como o próprio nome já diz, Tempo de Ciclo é o tempo com que um produto ou lote de produtos é finalizado em uma etapa do processo ou em um processo do fluxo de valor.

O tempo de ciclo deve ser determinado por meio de observação e inclui, além do tempo de operação, tempo de espera, preparo, carregamento ou descarregamento de materiais, etc.

O Takt Time, como já vimos, é o que define a cadência de todo o processo, marcando o ritmo de produção necessário para que as demandas possam ser atendidas.

Já o Lead Time é o tempo necessário para um produto ou serviço percorrer cada etapa do processo ou fluxo de valor, do início até o fim.

De forma geral, o Lead Time é o tempo transcorrido desde de que o cliente faz a solicitação de um produto ou serviço, até o recebimento do produto pelo cliente ou a finalização da prestação do serviço.

 

Aplicação Prática do Takt Time

 

Para fixar de uma vez por todas o conceito de Takt Time na sua mente, vamos fazer uma aplicação prática desse conceito e ver sua importância dentro do Lean:

A Voitto Manufatura SA trabalha com dois turnos de produção, sendo que cada um possui 8 horas e 12 minutos. Durante cada turno, os funcionários fazem dois intervalos de 10 minutos e um dos equipamentos sempre faz um setup com parada na produção de 32 minutos. Os dois turnos produzem, atualmente, 65 unidades de produto acabado. O departamento comercial passou uma demanda de 790 unidades com prazo de 5 dias até a expedição.

  • Qual será o Takt Time necessário para atender a demanda de 790 unidades no prazo de 5 dias?

  • O ritmo de produção será maior ou menor que o atual?

Para calcular o Takt Time necessário, basta fazer as contas conforme foi mostrado acima. Passando os tempos todos para segundos, somando os dois turnos, subtraindo os tempos de intervalo e de parada do equipamento e multiplicando por 5, devido ao prazo ser 5 dias, obtemos que o tempo operacional líquido é 264.000 segundos.

A partir daí, basta fazer a seguinte conta para obter o Takt Time:

 

Exemplo Takt Time

 

Respondemos a primeira pergunta, certo? Esse é o Takt Time necessário para que a demanda solicitada seja atendida. Mas será que o ritmo de produção está maior ou menor do que o atual?

Para descobrirmos a resposta dessa pergunta, basta descobrirmos qual era o ritmo do processo antes da solicitação feita. Logo, é só pegar as 130 unidades fabricadas diariamente no processo, já que são dois turnos e cada um produz 65 unidades, multiplicar por 5 dias e fazer novamente a conta acima.

 

Exemplo de Takt Time

 

Como você pode notar, para conseguir produzir 790 unidades em 5 dias, você precisará aumentar o ritmo do processo, pois o Takt era 406,15 seg/um e agora precisa passar para 334,17 seg/um.

 

Entendeu o que é Takt Time?

 

O Takt Time possivelmente é a métrica mais importante do Lean Manufacturing, pois ele comanda todo o processo de produção, ditando quanto precisa ser produzido para conseguir entregar ao contratante aquilo que ele deseja dentro do prazo estipulado.

Isso é extremamente importante, pois o Lean Manufacturing tem como um dos objetivos principais diminuir o Lead Time de processos, e isso só se torna possível se você souber o ritmo que precisa para entregar seu produto, permitindo que você ataque oportunidades de melhoria em processos que estão com Takt Time abaixo do esperado.

 

Torne-se um especialista Lean!

 

Especialistas em Lean são profissionais cada vez mais cobiçados no mercado de trabalho, e vou te explicar o porquê. Com a competição cada vez mais acirrada entre as empresas, reduzir desperdícios e entregar o produto mais rápido para o seu cliente torna-se um baita diferencial.

Então, inscreva-se agora no nosso curso GRATUITO de Introdução ao Lean Manufacturing, onde você vai aprender os fundamentos básicos dessa metodologia, obter um certificado incrível e dar o primeiro passo na sua jornada rumo ao sucesso!

 

Curso gratuito Introdução ao Lean Manufaturing