O mapa do fluxo de valor (MFV), também conhecido como VSM (Value Stream Mapping), é uma ferramenta derivada da filosofia de gerenciamento Lean Manufacturing. Hoje em dia, o uso dos fundamentos da produção enxuta unido aos programas Seis Sigma torna-se o mais inovador sistema de gestão atual: o Lean Seis Sigma.

A premissa básica do Lean Seis Sigma é aumentar de forma estruturada e exponencial o desempenho de uma organização em todos os seus níveis. Só que para conseguir atingir isto, uma das primeiras ferramentas utilizadas para a melhoria de qualquer setor ou processo é o Mapa do Fluxo de Valor.

 

Então, afinal, o que é Mapa do Fluxo de Valor?

 

O mapa do fluxo de valor é um diagrama simples de todas as etapas envolvidas nos movimentos de material e informação para atender aos clientes em seu andamento de compra. Ele pode ser desenhado em diferentes fases e revela oportunidades de melhoria. 

A finalidade de um mapa de fluxo de valor é identificar, sob o ponto de vista do cliente, quais atividades do processo agregam ou não ao produto comercializado. Eliminar ou atenuar estas dinâmicas proporciona o aumento da vantagem competitiva de qualquer negócio. Hoje em dia, os clientes não aceitam mais pagar por desperdícios, ele querem investir em produtos que tenham alto aproveitamento.

 

Os 5 motivos para você usar o mapa do fluxo de valor em seu processo

 

1. Facilita a identificação dos processos-chave do setor e da empresa

 

Como sabemos, uma indústria possui variações de capacidade de produção diferentes por operação. Descobrir quais destes processos são os mais críticos e seu impactos no resultado final pode lhe proporcionar a informação necessária para gerenciar com maior eficácia seu setor, e até toda a empresa.

 

2. Motiva a redução drástica dos desperdícios encontrados no processo

 

Um dos benefícios em adotar o uso do mapa de fluxo de valor (MFV) é a possibilidade de encontrar com maior precisão as inúmeras atividades e negócios que não agregam valor ao que se está produzindo. Combater estes desperdícios traz maior produtividade ao processo que, por sua vez, torna a empresa mais flexível e competitiva.

 

3. Auxilia a estruturação de um sistema de indicadores de desempenho

 

Você já ouviu falar a frase “só se melhora o que se controla”? Antes de aplicar e desenvolver qualquer melhoria no ambiente fabril, até mesmo administrativo, é primordial estabelecer antecipadamente quais serão os indicadores de desempenho usados para conferir o efeito das soluções aplicadas. Agora, imagine todo o impacto positivo que o Mapa de Fluxo de Valor pode trazer ao seu sistema de gestão de KPI’S. Muito alto, não é mesmo?

 

4. Promove a implementação eficaz de melhorias

 

Nos últimos anos, a eficácia é um conceito muito bem empregado no ambiente empresarial. Isto, atrelado ao resultado, busca medir qual foi a exatidão e precisão das ações de melhoria executadas para atingir determinada meta. Para ser eficaz na resolução de problemas e oportunidades na sua empresa, saber onde voltar seu foco de ação é de vital importância – e isso se torna possível através do mapa de fluxo de valor.

 

5. Aumenta os níveis de sustentabilidade do negócio

 

Com a competitividade cada vez mais disputada no mercado, buscar reagir as constantes variações de demanda e ao impacto que os progressos tecnológicos acarretam no ambiente industrial com certeza não é mais a solução ideal. Buscar a proatividade com a implementação de programas e metodologias que promovam a sustentabilidade do negócio é fundamental para assegurar a permanência e sobrevivência da empresa em seu cenário de atuação.

 

Criando um VSM

 

Agora que você já sabe a importância do mapeamento do fluxo de valor, que tal aprender o passo a passo para criar um? Vamos lá?

 

 

Se tornando um especialista

 

Sabemos que o conhecimento tem feito cada vez mais a diferenciação entre profissionais de sucesso e aqueles que ficam na média, não é mesmo?

Tudo que você aprendeu é incrível e temos muito mais para te oferecer! Essa é apenas uma das ferramentas da metodologia Lean Seis Sigma, utilizada para melhorar resultados no mundo todo!

Se inscreva agora no curso de Green Belt em Lean Seis Sigma e torne-se um profissional diferenciado, com alta valorização no mercado, capaz de liderar seu próprio projeto Seis Sigma!