Um gestor é responsável por estabelecer metas e objetivos para um negócio a curto e longo prazo e, para tal função, é necessário fazer um planejamento estratégico que utilize os recursos disponíveis de uma forma eficiente e que resulte no aumento da produtividade.   

Os KPI’s (em inglês, Key Performance Indicator), ou Indicadores-chave de Desempenho, são ferramentas de gestão que medem o desempenho de todos os setores do negócio, sendo uma ação fundamental para analisar o andamento das atividades e planejar as devidas correções que comprometam o sucesso da empresa. 

Com essa definição você já deve ter percebido a grande importância do KPI para se ter um panorama do futuro da empresa que não incorra em grandes riscos. Se você quer aprender mais, continue com a gente!

 

Nesse artigo trataremos os seguintes tópicos:

  • O que é KPI?
  • Quais são os tipos de KPI’s?
  • Qual a diferença entre KPI e Métrica?
  • Indicadores do KPI;
  • 4 principais métricas KPI para qualquer tipo de negócio. 

 

O que é KPI?

KPI

Os KPI’s são ferramentas de gestão que tem como função medir o desempenho e o nível de sucesso de uma empresa, site, equipe ou até mesmo de uma pessoa. Além disso, os indicadores são importantes para te ajudar a manter o foco e não se perder na tomada de decisão. 

Em uma análise das métricas, é importante saber distinguir quais são relevantes para o seu negócio, pois nem toda métrica é um KPI. Uma métrica se torna um KPI quando for essencial para a análise do seu negócio. 

O objetivo de um KPI é mostrar tudo sobre a influência das suas ações em uma empresa e, a partir desta análise, traçar um direcionamento para uma ação.

Um passo importante na avaliação de métricas é “avaliar e reavaliar”, ou seja: é preciso entender quão bem uma estratégia está funcionando, fazendo comparações entre métricas escolhidas como referência e as novas métricas obtidas após uma ação de melhoria. 

Contudo, existem diversos tipos de ferramentas que podem ser usadas para medir o índice de performance, e cada uma delas é relevante para um determinado tipo de negócio. 

Nesse aspecto, uma pergunta que deve ser feita é: a KPI que eu escolhi é importante para avaliar o desempenho do meu produto?

Além da pergunta feita acima, existe uma fórmula simples para avaliar a relevância de um KPI, conhecida como SMART, um acrônimo que significa:

  • Especificidade (Specific): o seu objetivo é específico?
  • Mensurável (Measurable): é possível medir o progresso até o fim do objetivo?
  • Alcançável (Attainable): o objetivo pode ser alcançado? 
  • Realista (Realistic): o objetivo é realista?
  • Temporal (Time-related): quanto tempo você estima para alcançar seu objetivo? 

A seguir vamos conhecer os tipos de KPI’s e qual é a sua relevância para uma análise.  

 

Quais são os tipos de KPI’s?

 

Existem dois tipos de KPI’s, as métricas de volume e as de eficiência. A primeira apresenta seus resultados em valores absolutos enquanto a segunda é mensurada em porcentagem. 

Essas duas métricas devem ser analisadas em conjunto, isso porque uma análise individual de cada tipo terá grandes chances de erro na hora da interpretação. 

Quando você tem um site e faz uma melhoria no tempo de carregamento da página, por exemplo, e então você observa um aumento do número de visitas, analisando somente a métrica de volume, você não deve concluir que existe uma correlação direta entre esses dois fatores.

Existem diversas ações que podem impactar na venda dos seus produtos ou serviços, mas para ter certeza que você está no caminho certo, é necessária uma análise completa.  

Caso você queira adquirir um material incrível sobre essa ferramenta, nós temos um Kit de Templates de KPI’s voltado para gestores. Aproveite o nosso material gratuito e comece agora mesmo a sua experiência. É só clicar na imagem abaixo: 

 

kit de templates incríveis de KPI's para gestores   

 

Qual a diferença entre KPI e Métrica?

 

Muitas pessoas confundem o conceito de KPI e métrica ou não sabem diferenciar as duas ferramentas. Isso porque uma métrica pode vir a ser um KPI dependendo da relevância que ela apresenta para o seu negócio. 

Podemos descrever uma métrica como sendo uma análise simples e com dados brutos e objetivos, diferente dos KPI’s, que podem ser compostos a partir de várias métricas ou construídos a partir de uma métrica específica para avaliação. 

Mais especificamente, uma métrica pode ser considerada uma analise que, geralmente, não está associada a uma métrica de conversão. Já os KPI’s são diretamente relacionados a uma métrica que busca conversão de leads

Um exemplo de métrica pode ser o número de acessos no seu site, em redes sociais, ou até mesmo, a taxa de rejeição do seu produto ou serviço. 

Já um exemplo de KPI pode ser a taxa de conversão de leads em clientes, taxa de permanência do usuário no seu site e até mesmo o lucro da empresa

A seguir vamos conhecer os indicadores de desempenho do KPI e como eles se dividem em indicadores de resultados.

 

Indicadores do KPI

 

Os indicadores-chave de desempenho podem ser usados em qualquer parte do processo para medir o seu resultado.

Abaixo, veremos alguns indicadores essenciais para acompanhamento do seu negócio, continue com a gente! 

Indicadores de qualidade: indicador que é usado para determinar qual a qualidade do produto que deve ser oferecido ao público; o ideal é que o produto ou serviço oferecido seja perfeito; 

Indicadores de produtividade: esse indicador vai relacionar os resultados de uma atividade/trabalho em um determinado período de tempo, aos recursos consumidos. É um indicador que não necessariamente precisa ser relacionado com materiais, ele pode medir o desempenho de um trabalhador em relação a outro, por exemplo; 

Indicadores de efetividade: indicador que identifica a eficiência com a eficácia dos produtos ou serviços; 

Indicadores de capacidade: esse indicador mostra a capacidade de resultados no processo, em um determinado período de tempo, analisando entradas e saídas; 

Indicadores estratégicos: por último, temos indicadores que informam o quanto a organização se encontra na direção certa dos seus objetivos. Além disso, transmitem o desempenho em relação aos fatores decisivos de sucesso.

 

4 principais métricas KPI para qualquer tipo de negócio

 

métricas para alcançar resultados

 

Primeiro é importante ressaltar que cada tipo de negócio têm uma necessidade diferente, e, com isso, uma métrica que é muito recomendável e útil para uma empresa pode não ser nada relevante para outra. 

Porém, existem métricas que são mais amplas e capturam informações que são usuais para qualquer empresa. São elas que iremos conhecer hoje, vamos lá!

 

1. Receita 

A receita mostra quanto dinheiro entrou por meio de venda de produtos, serviços ou aplicações financeiras. 

Essa análise garante uma comparação com as médias de mercado e você vai saber se precisa investir mais em determinado setor. Por isso, saber o quanto a sua empresa gera de receita é muito importante para uma avaliação do seu negócio, serviço ou produto. 

Como calcular: some todo o faturamento que você teve dentro do período analisado. 

 

2. Ticket médio 

O ticket médio é um valor médio gasto por cada cliente na sua empresa. Esse indicador é importante, pois vai te mostrar se os seus clientes continuam adquirindo produtos ou serviços da sua empresa.

Quanto maior o valor do seu ticket médio, maior a satisfação dos seus clientes em relação ao seu produto ou serviço.  

Como calcular: valor total de vendas do período / total de vendas.

 

3. ROI

Return On Investment ou retorno sobre investimento é um indicador que avalia o retorno de cada investimento realizado.

Ao calcular esse indicador, você consegue perceber quais investimentos estão gerando retorno e se você está perdendo ou ganhando dinheiro. 

Como calcular: receitas - custos / custos. 

 

4. Lucratividade 

A ideia de lucro remete à parcela que a empresa recebe do faturamento depois de descontados os custos. Já a lucratividade refere-se a um valor percentual que mostra a rentabilidade do negócio, a partir de uma visão do quanto o seu faturamento é capaz de oferecer de retorno.  

Quando uma empresa tem uma lucratividade alta, isso implica dizer que o retorno do seu negócio é alto e que os esforços submetidos para isso estão dando certo.

Como calcular: lucro líquido / receita total*100. 

 

Pronto para se especializar?

 

Agora que você já sabe a importância da utilização de bons KPI’s no seu negócio, que tal começar um curso GRATUITO de Introdução ao Lean Manufacturing?

A metodologia Lean busca reduzir os desperdícios enquanto aumenta a produtividade e qualidade do seu produto ou serviço. Ao fazer esse curso, você aprenderá os fundamentos da filosofia Lean e como ela é aplicada para reduzir custos e manter o padrão de qualidade em uma organização. 

Então não perca tempo e nem saia deste artigo sem pegar o seu presente, clique no botão abaixo e se inscreva. 

 

 curso de introdução ao lean manufacturing

 

Compartilhe com os seus amigos e não se esqueça de deixar o seu comentário para nós sabermos o que você achou do nosso conteúdo. Até a próxima!