O que é Matriz GUT?
Como funciona a Matriz GUT?
Como montar a Matriz GUT
Utilização da Matriz GUT no setor de entregas
Comece a utilizar a Matriz GUT na sua vida pessoal!
Quer saber mais sobre ferramentas de gestão que podem aumentar a produtividade do seu negócio?

O que é Matriz GUT e como ela pode auxiliar nos resultados da sua empresa?

Descubra agora as vantagens de utilizar uma Matriz GUT e aprenda porque desenvolver sua matriz de prorização pode trazer excelentes resultados.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
O que é Matriz GUT e como ela pode auxiliar nos resultados da sua empresa?

A priorização de problemas a serem resolvidos é um ponto de decisão estratégica fundamental em uma empresa, por isso, a Matriz GUT pode ser a solução mais objetiva e útil nas mãos do gestor.

Para lidar melhor com os problemas no mercado industrial, muitas empresas utilizam a Matriz GUT, uma ferramenta bem semelhante ao comportamento observado no meio hospitalar.

Quando um paciente chega ao hospital, um dos primeiros procedimentos obrigatórios que se deve passar é o processo de triagem.

Pacientes com quadro de saúde extremamente grave e que apresentam risco de perda de vida, recebem uma sinalização vermelha, aqueles que estão em estado grave, mas não possuem um risco tão iminente, são identificados com a cor laranja, as pessoas com urgência moderada recebem uma identificação verde e os demais pacientes, sem caráter de urgência, são identificados com a cor branca.

Este processo também auxilia no estabelecimento da ordem do ambiente e evita que um paciente sofra uma possível complicação por ficar esperando demais.

Partindo deste ponto então, estabelece-se uma lógica de prioridade bastante visível que auxilia na melhora do lead time do processo. Nesse post você lerá sobre os seguintes detalhes de uma Matriz GUT:

  • O que é Matriz GUT?
  • Como funciona a Matriz GUT?
  • Como montar uma Matriz GUT
  • Utilização da Matriz GUT no setor de entregas
  • Como utilizar a Matriz GUT para organização pessoal

Mas, se você está se perguntando como o processo de triagem hospitalar pode ser análogo a uma ferramenta utilizada no meio industrial, continue lendo este texto. Irei responder a sua dúvida e te contar muito mais a respeito da Matriz GUT.

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

O que é Matriz GUT? 

A Matriz GUT é uma ferramenta da qualidade que visa priorizar ações, assim como acontece no atendimento hospitalar, e solucionar problemas de gestão, de acordo com o seu nível de importância dentro de uma empresa.

Proposta em 1981 por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, foi desenvolvida inicialmente para atender problemas de qualidade de produção dando diversas alternativas de ação e, qual seria o impacto de cada atitude tomada.

Como funciona a Matriz GUT?

Sendo a Matriz GUT uma matriz de prioridades, teremos três pilares principais que nos auxiliarão na tomada de decisão.

Similar ao que ocorre em outras ferramentas de gestão focadas em explorar problemas, isoladamente a Matriz GUT mostra-se mais como um quadro auxiliar, dizendo quais problemas estão atrasando o lead time de cada processo.

Sua maior vantagem é o design modular, que permite empregabilidade em qualquer modelo de gestão.

A sigla GUT significa gravidade, urgência e tendência. Cada um dos tópicos caracteriza um dos critérios. Tratando cada tópico separadamente, temos que:

1.Gravidade

A gravidade é caracterizada como o impacto que um problema pode causar no andamento dos processos da empresa.

2.Urgência

A urgência corresponde ao tempo ou prazo limite em que um problema deve ser solucionado.

3.Tendência

Já a tendência está relacionada à piora de um problema. Quanto maior a possibilidade  de um problema piorar e, assim, afetar mais etapas do processo, maior é a tendência.

Através desses 3 indicadores da matriz, será possível criar um mapeamento direto dos problemas, que implicará na decisão final do gestor.

Essa ferramenta da qualidade também é importante para dar uma direção aos gestores, pois em meio a tantas situações inesperadas e ao trabalho que deve ser executado no dia a dia, é comum que as pessoas não saibam o que fazer primeiro.

A Matriz GUT é uma ótima aliada de outros processos de gestão, como Análise SWOT, o Diagrama de Ishikawa, a matriz Esforço x Impacto e o Ciclo PDCA.

Em vista disso, pode ser aplicada em vários processos dentro do meio organizacional, como no planejamento estratégico, gestão de projetos, gestão por processos e na identificação de processos e correção de falhas operacionais.

Como montar a Matriz GUT

Como montar a matriz GUT?


A Matriz GUT pode ser elaborada tanto em um programa de computador quanto com papel e caneta.

Todavia, para fins organizacionais, o mais indicado é que se utilize um software como o Excel. Esse programa tem todas as funções necessárias para elaborar uma excelente tabela.

Então, vamos lá! Para montar a sua Matriz GUT, você deve seguir os passos abaixo:

1 - Liste todos os seus problemas

O primeiro passo para a elaboração da Matriz GUT deve ser a listagem de todos os problemas que impedem o bom andamento dos processos organizacionais.

É aconselhável que esta etapa seja realizada em equipe, portanto faça um brainstorming. O ponto de vista dos outros funcionários é de extrema importância para que nenhum problema passe despercebido.

A Matriz GUT é bem simples de ser feita e segue o modelo abaixo:

Problemas

Gravidade

Urgência

Tendência

GUT

Classificação

Problema A
Problema B
Problema C
Problema D

2- Categorize os problemas

Você deve atribuir uma nota, de 1 a 5, para cada problema que você listou. A escala de prioridade é crescente.

A tabela abaixo apresenta os critérios que você deve seguir na hora de atribuir a nota.

Gravidade

Urgência

Tendência

5

Extremamente graveDeve ser resolvido imediatamenteIrá piorar rapidamente se nada for feito

4

Muito graveUrgenteO problema pode piorar em pouco tempo se nada for feito

3

GraveResolva o problema o mais rápido possívelIrá piorar a médio prazo

2

Pouco gravePouco urgenteIrá piorar a longo prazo

1

Sem gravidadePode esperarNão trará prejuízos a organização

3- Classifique os problemas

Agora, a Matriz GUT está quase pronta. Todos os problemas já foram listados e as devidas notas foram atribuídas.

Para finalizar esta tabela, é necessário multiplicar todas as notas que foram concedidas a cada problema, ou seja, você deve multiplicar as notas de cada linha. Assim, os problemas que ficaram com maior nota deverão ser resolvidos primeiro.

Para a resolução de problemas deve ser elaborado um plano de ação com os devidos responsáveis  e, estipulados prazos para a solução de cada item apresentado.

Utilização da Matriz GUT no setor de entregas

Como foi visto anteriormente, a Matriz GUT pode ser utilizada para a solução de problemas dos mais variados setores da economia. Então, o que você acha de entender como essa metodologia é aplicada?

A seguir, eu vou te explicar como a Matriz GUT foi utilizada para otimizar o número de entregas da empresa Tubos & Aços (empresa fictícia para fins demonstrativos).

Essa empresa produz tubos para aplicações em Construção Civil, indústria automobilística e empresas de Óleo e Gás.

A entrega dos seus produtos é destinada para 5 regiões do país. Contudo, as regiões mais críticas, que enfrentam maior atraso para o recebimento de mercadorias, são as regiões Sul e Sudeste.

Inicialmente, foi realizada uma reunião de brainstorming com todos os envolvidos pelas entregas da empresa, a fim de identificar os problemas que acarretam no atraso de mercadorias.

De acordo com os funcionários, os problemas que devem ser levados em consideração são:

  • Prazo de entrega acordado para sábado e domingo: a maioria dos locais de entrega estão fechados no final de semana. No entanto, a empresta Tubos & Aços não verifica este fato antes de enviar a mercadoria para ao local marcado.
  • Tempo para entrega é contabilizado desde a emissão da nota fiscal (NF): a nota fiscal não é emitida no dia em que o caminhão sai para a entrega. Geralmente, a NF é emitida horas ou dias antes do envio.
  • O Comercial oferece opção de entrega com data fixa: quando o caminhão é carregado para mais de um local, ocorre dos funcionários responsáveis pela entrega terem que ficar esperando o dia combinado. O que acarreta em custos com hospedagem e tempo de serviço ocioso.
  • O Comercial antecipa o prazo de entrega para favorecer o fluxo de caixa: o setor comercial marca uma data sem fazer uma análise prévia das datas disponíveis.

Depois de todos os problemas acerca do prazo de entrega terem sido debatidos, é feita a listagem dos mesmos. Cada um deles é analisado e classificado de acordo com o que é indicado pela Matriz GUT, ou seja, pelo grau de gravidade, urgência e tendência.

Problemas

Gravidade

Urgência

Tendência

GUT

Classificação

Prazo de entrega acordado para sábado e domingo55375
Tempo para entrega é contabilizado desde a emissão da nota fiscal (NF)44464
Comercial oferece opção de entrega com data fixa545100
Comercial antecipa prazo de entrega para favorecer fluxo de caixa44580

A Matriz está pronta! Priorizar os problemas foi o primeiro passo para estabelecer medidas de melhoria dentro da empresa Tubos & Aços. Agora, é preciso criar um plano de ação para que todos possam ser solucionados de acordo com a ordem de classificação da Matriz GUT.

Comece a utilizar a Matriz GUT na sua vida pessoal!

Viu como é fácil elaborar uma Matriz GUT e como ela auxilia nas tomadas de decisão?

No meio organizacional, é imprescindível que todos estejam atentos às ferramentas de gestão que podem ser utilizadas. Afinal, excelentes resultados podem ser gerados a partir de ferramentas de fácil manuseio.

E na sua vida pessoal, você já pensou em como elas podem ser úteis? Com a correria do dia a dia, existem muitos problemas são  existem muitos problemas que são deixados em segundo plano. Contudo, uma hora é preciso resolvê-los.

Como nessas horas é comum não saber por onde começar, faça uma matriz GUT. Assim, você irá saber exatamente qual deverá ser a ordem de resolução dos seus problemas!

Quer saber mais sobre ferramentas de gestão que podem aumentar a produtividade do seu negócio?

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

As Principais Ferramentas Do Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.