Antes de fazer uma avaliação de segmentação de mercado é preciso entender o que é segmentar o mercado. Segmentar o mercado é dividi-lo em grupos de consumidores potenciais, mesmo antes da intenção de compra. As pessoas não agem, não compram e não pagam da mesma forma, há uma dispersão regional e cultural que estabelece várias fatias de mercado a ser abastecido por projetos específicos de produtos e serviços.

Neste entendimento, não se pode tratar os consumidores da mesma forma, pois as suas preferências não são iguais. Escolher um público-alvo é um dos primeiros passos na estratégia de marketing de uma empresa, no trabalho de identificar alvos de mercado.

A segmentação de mercado objetiva concentrar esforços de marketing para que seu produto atinja de forma adequada o seu público, satisfazendo da melhor forma possível a demanda. Quem consegue encontrar e atingir corretamente o seu nicho de mercado, pode vencer seus concorrentes através de pioneirismo e adequação de seus produtos.

 

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Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Estamos disponibilizando uma planilha incrível para você poder começar a colocar os conhecimentos que vão ser adquiridos em prática e realizar uma segmentação de mercado de forma fácil! Está esperando o que? Baixa logo a planilha, leia os estudos e aproveite!

 

 

Veja o funcionamento da planilha na vídeo-aula abaixo

 

 

Realizando a Avaliação de Segmentação de Mercado

 

Na primeira aba “Início” estão as informações iniciais. Clique sobre o botão que desejado para realizar a avaliação. Utilize-os para navegar entre as páginas. Clicando em “Pessoa Física” você será levado ao cadastramento da avaliação de segmentação de mercado do cliente Pessoa Física. O procedimento é o mesmo para Pessoa Jurídica.

 

 

Ao clicar sobre o botão “Pessoa Física” você será levado para a seguinte aba:

 

 

A avaliação é feita preenchendo-se os espaços coloridos de na cor rosa. Após o seu preenchimento, você terá como resultado um gráfico gerado com a pontuação e considerações importantes sobre a avaliação desse segmento. Os procedimentos são os mesmos para Pessoa Jurídica.

 

Resultados

 

Após ser realizada a avaliação de segmentação de mercado, são gerados dois tipos de informação:

 

  • Gráfico com a Pontuação

 

 

Com base nas respostas, um sistema de pesos confere uma pontuação cada uma. O resultado é a geração de uma nota com base naquela avaliação. Quanto maior a nota, melhor é o desempenho do cliente no mercado em questão. A nota vai de 0 a 100.

 

  • Considerações

 

 

Viu como é fácil?

 

Fazer uma segmentação de mercado pelo Excel pode ser bem fácil com essa planilha pronta, não é mesmo? Entretanto, pode parecer um pouco mais difícil para quem ainda não domina o excel. Mas fica tranquilo que a Voitto te ajuda! 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

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