O que é o ciclo PDCA?
DICA DE OURO!
Quais são as 4 etapas do PDCA?
Por que devo aplicar o Ciclo PDCA continuamente?
Ciclo PDCA aplicado nas indústrias
Quais cuidados devo tomar na aplicação do ciclo PDCA em minha indústria?
Preparado para se tornar um especialista?

Veja como o Ciclo PDCA pode ser utilizado nas indústrias, bem como seus benefícios!

Entenda o que é o ciclo PDCA e como ele pode ser útil nas indústrias para reduzir custos e aumentar a receita através da melhoria contínua!

Acoplast
Por: Acoplast
Veja como o Ciclo PDCA pode ser utilizado nas indústrias, bem como seus benefícios!

Sabemos que todas companhias possuem falhas em seus processos e, constantemente, buscam a melhoria contínua, não é mesmo? Então o que você acha de utilizar o ciclo PDCA nas indústrias como solução para esses problemas?

Essa é uma das ferramentas base da metodologia Seis Sigma, que melhora continuamente esses gargalos presentes na indústria, fazendo com que você obtenha melhores resultados ao fim do mês.

Então, se você está em busca de entender como melhorar a gestão dos processos e a produtividade de uma indústria, confira o que você verá neste artigo:

  • O que é o ciclo PDCA?
  • Quais são as 4 etapas do Ciclo PDCA?
  • Por que devo aplicar o Ciclo PDCA continuamente?
  • Ciclo PDCA nas indústrias
  • Quais cuidados devo tomar na aplicação do ciclo PDCA em uma indústria?

O que é o ciclo PDCA?

O Ciclo PDCA é um método estruturado para resolução de problemas e uma ferramenta muito importante para a área de gestão.

Esse método de gerenciamento tem como objetivo controlar e melhorar continuamente os processos de uma empresa ou indústria.

O significado das siglas, em inglês, é:

  • Plan (planejar)
  • Do (fazer, executar)
  • Check (checar, analisar)
  • Action (agir, tomar ações corretivas).

DICA DE OURO!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Quais são as 4 etapas do PDCA?

Ciclo PDCA

01. Plan - Planejar

Na primeira etapa você deve definir os objetivos e metas a serem alcançados e como você irá alcançá-los.

Nessa fase, é importante pensar em quais problemas a sua indústria possui e o que você pode fazer para resolvê-los.

Lembre-se! Defina quais indicadores de desempenho serão usados para a análise dos resultados gerados durante o ciclo PDCA. A escolha de indicadores corretos fará com que você tenha resultados confiáveis.

Caso seja necessário, gestores com experiência em projetos são uma ótima ajuda para a elaboração dessa etapa.

02. Do - Fazer

Pronto! Com o planejamento feito e as metas e objetivos alinhados, é hora de colocar o plano em prática.

Nesta etapa você deve colocar o seu planejamento em ação. Porém, caso não seja possível executar o que está no plano, volte para a primeira etapa e analise quais erros você pode ter cometido durante a elaboração do projeto.

Entretanto, caso tudo ocorra bem, é hora de checar as suas ações.

03. Check - Checar

É hora de avaliar se a execução do seu planejamento obteve os resultados esperados. É nesta etapa que você saberá se o seu plano de ação deu certo ou não.

Para isso, compare os resultados que eram esperados com os resultados que de fato foram gerados.

O objetivo desta etapa é identificar problemas que podem ser melhorados em um próximo ciclo.

04. Act - Agir

É a última etapa do ciclo PDCA. É hora de corrigir os problemas identificados na etapa anterior e padronizar os ganhos obtidos.

A padronização é importante, pois é através dela que a melhoria contínua se torna possível. Imagine que você executou todas as ações propostas e obteve o resultado esperado. Gostaria de perder todo esse progresso? Claro que não!

Além de manter os ganhos obtidos, o próximo ciclo de melhoria partirá desse novo padrão. Dessa forma, você estará praticando a melhoria contínua. Você entenderá melhor sobre isso no próximo tópico!

Por que devo aplicar o Ciclo PDCA continuamente?

Como dissemos ao longo deste artigo, o ciclo PDCA é uma ferramenta de melhoria contínua. Portanto, sempre busque melhorias em seus processos, sempre repita o ciclo.

Por exemplo: imagine que você tem um problema na distribuição de acoplamento, redutor de velocidade ou motoredutor. Logo, você deve criar um planejamento para verificar os possíveis gargalos em relação à essa distribuição.

Dessa forma, você aplicará as ações planejadas e checará se os produtos estão sendo entregues no momento correto. Feito isso, você criará um novo ciclo avaliando outras melhorias, em relação a este gargalo, que não foram levadas em consideração no primeiro ciclo PDCA.

Portanto, essa repetição é fundamental para que o PDCA tenha sucesso em qualquer indústria e, consequentemente, gere melhores resultados.

Ciclo PDCA aplicado nas indústrias

Vemos ao longo dos anos que muitas ferramentas e práticas surgiram e foram adotadas no mercado industrial.

Um ótimo exemplo é o just in time, que surgiu em meados do século 20 e se tornou uma ferramenta extremamente importante para todos os tipos de indústrias.

E com o ciclo PDCA não foi diferente, em meados de 1900 muitas indústrias japonesas obtiveram sucesso e crescimentos de forma exponencialmente a partir da aplicação dessa ferramenta em seus processos.

Metodologias que incentivam a melhoria contínua são essenciais para as indústrias. Sempre há algo a melhorar, ainda mais nas indústrias em que as tarefas são, em sua maior parte, operacionais e qualquer aumento em relação à produtividade gera um grande resultado no fim do mês.

Portanto, com a aplicação correta dessa ferramenta você conseguirá melhorar os seus gargalos e fazer com que eles se tornem mais rápidos e precisos. E o melhor, ela pode ser usada por todo tipo de indústria.

Uma das Metodologias de melhoria contínua que citamos é o Lean Seis Sigma. O Lean Seis Sigma é uma metodologia que busca reduzir as variabilidades nos processos e, através do corte de desperdícios, reduzir os custos da operação.

Quais cuidados devo tomar na aplicação do ciclo PDCA em minha indústria?

O gestor encarregado de aplicar o ciclo PDCA deve tomar alguns cuidados, são eles:


1. Planeje! Um planejamento equivocado pode colocar tudo por água abaixo

2. Defina metas claras, para isso utilize a metodologia SMART (elas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado)

3. Não faça nada sem checar e avaliar se tudo está correto, só assim você saberá se tudo está indo conforme o esperado

4. Caso seja necessário, não hesite em tomar ações corretivas.

Preparado para se tornar um especialista?

Vimos neste artigo que se as indústrias utilizarem o ciclo PDCA de forma correta, os seus resultados podem melhorar de forma exponencial. E tudo isso a um baixo custo, pois a ferramenta é simples e barata.

Além disso, não há desvantagens do ciclo PDCA em uma indústria, visto que ele só tem a agregar nos processos.

Por isso é sempre importante estar atualizado e em constante evolução, e, para isso, tenho uma dica para você!

Com a metodologia Lean Seis Sigma, é possível estimular todos os colaboradores de uma organização a melhorar e otimizar seus processos, criando uma cultura enxuta de de melhoria contínua dentro da mesma.

Deseja aprender de maneira mais aprofundada sobre o Seis Sigma? Aproveite e baixe nosso ebook “O que é e como funciona o Seis Sigma?”

Com ele, você encontrará toda contextualização histórica necessária para compreender a essência da metodologia Seis Sigma. Desde os primórdios de seus conceitos até chegar no momento atual.

Além disso, você verá como ela é aplicada e o exemplo real em um estudo de caso. Não perca a oportunidade de ser aprofundar nesse assunto gratuitamente! Clique na imagem abaixo e baixe agora!

O que é e como funciona o Seis Sigma

Acoplast

Acoplast

A Acoplast é uma empresa brasileira que atua em todo o território nacional e em países do continente, fornecendo soluções em produtos e serviços para transmissão mecânica, a partir de uma engenharia própria, realizam projetos especiais através do desenvolvimento de novos produtos e projetos de monitoramento destes equipamentos. Assim, trabalham de forma diferenciada de acordo com as demandas específicas dos clientes.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.