Diante do cenário denominado mundo VUCA, a necessidade de oferecer produtos ou serviços com mais qualidade é indispensável para empresas que querem alcançar a excelência operacional

Devido a isso, a implantação do DMAIC com a filosofia Kaizen pode ser uma solução. O objetivo dessa combinação é entender o fluxo de trabalho existente, encontrando a solução para os problemas com o foco na melhoria contínua.

Confira abaixo os tópicos que vamos abordar nesse artigo sobre DMAIC e Kaizen:

  • Overview do DMAIC e do Kaizen;

  • Porque unir o Kaizen com o DMAIC?

  • Passo a passo para unir o Kaizen com o DMAIC.

Vamos lá?

 

Overview do DMAIC e do Kaizen

 

A fim de te auxiliar a entender o motivo em unir o DMAIC com o Kaizen, é fundamental abordarmos, inicialmente, uma introdução de quais são os objetivos de cada um desses métodos.

 

DMAIC

O método DMAIC é uma ferramenta na implementação do Lean Seis Sigma (LSS). O nome deste procedimento expressa um acrônimo formado por cinco palavras que orientam os passos de sua implementação.

O seu objetivo é a otimização dos processos, ou seja, encontrar o melhor caminho para organizar o sistema de produção. O foco principal do DMAIC é a análise precipitada dos possíveis problemas, encontrando sua causa raiz.

Como já falamos, o DMAIC é um método aplicado no Lean Six Sigma, essa metodologia surgiu para auxiliar as empresa na implementação dos conceitos de melhoria contínua em seus projetos. Quer conhecer mais sobre esse método?

O Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma é o primeiro passo para você que quer conhecer essa metodologia. Se tornar um White Belt é a primeira capacitação para ter uma visão geral desse método.

Clique aqui e comece sua capacitação!

Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma

 

Kaizen

Kaizen é uma filosofia que surgiu juntamente com o Lean Manufacturing, após a Segunda Guerra Mundial, no Japão. Essa metodologia veio da necessidade de aumentar a competitividade entre as empresas naquela época.

O seu objetivo principal é a melhoria contínua. Além disso, o sistema também visa a eliminação dos desperdícios e, consequentemente, a redução dos custos mantendo a qualidade dos serviços ou produtos.

A aplicação dessa metodologia é realizada por meio do evento kaizen utilizando o ciclo PDCA. Essa ferramenta é utilizada para gerenciar, melhorar e controlar os processos de forma contínua. 

Agora que já entendemos quais são os focos de cada uma das metodologias, vamos compreender o porquê utilizar o método híbrido delas.

 

Porque unir o Kaizen com o DMAIC?

 

Esses dois métodos são considerados roteiros de melhorias, ou seja, o seu intuito é a melhoria dos processos para que seja possível chegar em seu propósito.

Ao aplicar o Kaizen com o DMAIC, é possível preencher lacunas existentes nos modelos separados. Esse conjunto dispõe de uma interação entre as etapas do DMAIC e estabelece uma interface para obter melhor desempenho tanto no projeto quanto da equipe. 

Outro benefício é o aumento da produtividade na utilização do DMAIC com o Kaizen. Isso porque esse conjunto possibilita análise e sugestões de melhoria tornando-o um processo produtivo mais ágil.

 

Passo a passo para unir o DMAIC com o Kaizen

 

A união dessas duas metodologias acontece utilizando as etapas do DMAIC juntamente com os eventos Kaizen. Para entender melhor esse processo, vamos explicar cada umas dessas etapas, utilizado na imagem abaixo.

Passo a Passo do DMAIC com Kaizen

Etapa Define com Kaizen

Nesta etapa se descreve o problema e realizam-se reuniões de brainstorming. Além de definir o líder do evento Kaizen e selecionar os envolvidos.

 

Etapa Measure com Kaizen

Nessa fase é necessário realizar um mapa de fluxo de valor para orientar a descoberta de quais são os problemas.

 

Etapa Analyze com Kaizen

Encontrado os problemas, nessa etapa é preciso realizar reuniões com todos os envolvidos para entender quais são as possíveis causas raízes. Algo que pode auxiliar é a utilização das ferramentas da qualidade.

 

Etapa Improve com Kaizen

Essa etapa é o momento de desenvolver um plano de ação, ou seja, realizar uma lista de atividade para que sejam implementadas as melhorias.

 

Etapa Control com Kaizen

A etapa de controle é o momento de desenvolver um plano para o monitoramento do processo implementado, garantindo que ele seja sustentável. Além disso, é o momento de apresentar os resultados do evento Kaizen para os stakeholders.

 

A utilização dos métodos em conjunto possibilita que o processo de trabalho aconteça com maior qualidade e redução de tempo do que os modelos sozinhos. Ou seja, a utilização desses dois métodos faz com que se transforme em um método cada vez mais ágil.

 

Seja um Green Belt

 

O método DMAIC é uma metodologia utilizada para a aplicação do Lean Six Sigma. O LSS, possui diversos níveis de capacitação, sendo: White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt.

Para um sistema de gestão da qualidade eficiente e com resultados satisfatórios, a aplicação da metodologia LSS é ideal. Visto que ela possui o objetivo de redução dos desperdícios com qualidade.

Para que você possa aplicar desde já o Lean Seis Sigma em todas as áreas da sua empresa e também orientar o seu sistema de produção, te apresentamos o Treinamento Green Belt em Lean Seis Sigma.

Com essa capacitação você será capaz de liderar equipes ou projetos e gerar resultados de alto impacto no seu local de trabalho. Clique aqui e comece seu treinamento!

Treinamento Green Belt em Lean Seis Sigma