Overview do DMAIC e do Kaizen
Porque unir o Kaizen com o DMAIC?
Passo a passo para unir o DMAIC com o Kaizen
Seja um Green Belt

Saiba como aumentar a produtividade com a união do Kaizen com o DMAIC

Kaizen é uma filosofia para alcançar a melhoria contínua que junto ao DMAIC é capaz gerar mais qualidade e produtividade para os projetos.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Saiba como aumentar a produtividade com a união do Kaizen com o DMAIC

Diante do cenário denominado mundo VUCA, a necessidade de oferecer produtos ou serviços com mais qualidade é indispensável para empresas que querem alcançar a excelência operacional.

Devido a isso, a implantação do DMAIC com a filosofia Kaizen pode ser uma solução. O objetivo dessa combinação é entender o fluxo de trabalho existente, encontrando a solução para os problemas com o foco na melhoria contínua.

Confira abaixo os tópicos que vamos abordar nesse artigo sobre DMAIC e Kaizen:

  • Overview do DMAIC e do Kaizen;
  • Porque unir o Kaizen com o DMAIC?
  • Passo a passo para unir o Kaizen com o DMAIC.

Vamos lá?

Overview do DMAIC e do Kaizen

A fim de te auxiliar a entender o motivo em unir o DMAIC com o Kaizen, é fundamental abordarmos, inicialmente, uma introdução de quais são os objetivos de cada um desses métodos.

DMAIC

O método DMAIC é uma ferramenta na implementação do Lean Seis Sigma (LSS). O nome deste procedimento expressa um acrônimo formado por cinco palavras que orientam os passos de sua implementação.

O seu objetivo é a otimização dos processos, ou seja, encontrar o melhor caminho para organizar o sistema de produção. O foco principal do DMAIC é a análise precipitada dos possíveis problemas, encontrando sua causa raiz.

Como já falamos, o DMAIC é um método aplicado no Lean Six Sigma, essa metodologia surgiu para auxiliar as empresa na implementação dos conceitos de melhoria contínua em seus projetos.


Quer conhecer mais sobre esse método?

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Kaizen

Kaizen é uma filosofia que surgiu juntamente com o Lean Manufacturing, após a Segunda Guerra Mundial, no Japão. Essa metodologia veio da necessidade de aumentar a competitividade entre as empresas naquela época.

O seu objetivo principal é a melhoria contínua. Além disso, o sistema também visa a eliminação dos desperdícios e, consequentemente, a redução dos custos mantendo a qualidade dos serviços ou produtos.

A aplicação dessa metodologia é realizada por meio do evento kaizen utilizando o ciclo PDCA. Essa ferramenta é utilizada para gerenciar, melhorar e controlar os processos de forma contínua.

Agora que já entendemos quais são os focos de cada uma das metodologias, vamos compreender o porquê utilizar o método híbrido delas.

Porque unir o Kaizen com o DMAIC?

Esses dois métodos são considerados roteiros de melhorias, ou seja, o seu intuito é a melhoria dos processos para que seja possível chegar em seu propósito.

Ao aplicar o Kaizen com o DMAIC, é possível preencher lacunas existentes nos modelos separados. Esse conjunto dispõe de uma interação entre as etapas do DMAIC e estabelece uma interface para obter melhor desempenho tanto no projeto quanto da equipe.

Outro benefício é o aumento da produtividade na utilização do DMAIC com o Kaizen. Isso porque esse conjunto possibilita análise e sugestões de melhoria tornando-o um processo produtivo mais ágil.

A união do DMAIC com outras metodologias tem se mostrado muito eficiente como, por exemplo, o DMAIC Ágil que é a união do Lean Six Sigma com o Scrum.

Passo a passo para unir o DMAIC com o Kaizen

A união dessas duas metodologias acontece utilizando as etapas do DMAIC juntamente com os eventos Kaizen. Para entender melhor esse processo, vamos explicar cada umas dessas etapas, utilizado na imagem abaixo.

União do DMAIC com o Kaizen

Etapa Define com Kaizen

Nesta etapa se descreve o problema e realizam-se reuniões de brainstorming. Além de definir o líder do evento Kaizen e selecionar os envolvidos.

Etapa Measure com Kaizen

Nessa fase é necessário realizar um mapa de fluxo de valor para orientar a descoberta de quais são os problemas.

Etapa Analyze com Kaizen

Encontrado os problemas, nessa etapa é preciso realizar reuniões com todos os envolvidos para entender quais são as possíveis causas raízes. Algo que pode auxiliar é a utilização das ferramentas da qualidade.

Etapa Improve com Kaizen

Essa etapa é o momento de desenvolver um plano de ação, ou seja, realizar uma lista de atividade para que sejam implementadas as melhorias.

Etapa Control com Kaizen

A etapa de controle é o momento de desenvolver um plano para o monitoramento do processo implementado, garantindo que ele seja sustentável. Além disso, é o momento de apresentar os resultados do evento Kaizen para os stakeholders.


A utilização dos métodos em conjunto possibilita que o processo de trabalho aconteça com maior qualidade e redução de tempo do que os modelos sozinhos. Ou seja, a utilização desses dois métodos faz com que se transforme em um método cada vez mais ágil.

Seja um Green Belt

Você sabe o que é um Líder Kaizen?

Bem, a Formação de Líderes Kaizen ocorre quando um profissional se torna qualificado para liderar uma equipe em projetos de melhorias ágeis que duram até 5 dias. Para isso, ele utiliza conceitos como Takt Time, Tempo de Ciclo, Jidoka, Ciclo PDCA, tudo amarrado com a implementação da filosofia através de uma liderança firme e bem desenvolvida.

Sendo assim, com o curso Formação de Líderes Kaizen você aprenderá uma abordagem prática que te levará por uma introdução dos conceitos e o passo a passo de cada um dos 5 dias de um evento kaizen.

Além disso, você ainda receberá templates exclusivos em Excel para aplicar os conceitos estudados na sua empresa!

Muito importante, não é mesmo? Então, não perca tempo e se inscreva agora no nosso curso de Formação de Líderes Kaizen!!

Formação Líderes Kaizen

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.