Toda empresa está constantemente em busca de formas para que seus funcionários entreguem o seu nível máximo de produtividade, não é mesmo?

O que muitas instituições não sabem é que existe uma grande relação entre a produtividade e a motivação dos seus colabores.

As pessoas têm a necessidade de estarem motivadas para que se sintam realizadas profissionalmente e consigam trabalhar de forma eficiente. Enquanto algumas pessoas são motivadas pelo dinheiro, outras são motivadas pelo reconhecimento de um trabalho bem feito, esse é um fator que varia muito de indivíduo para indivíduo.

Para se ter uma ideia da importância da motivação no mundo corporativo, em uma pesquisa realizada pela Right Management, uma consultoria de recursos humanos americana,  foi constatado que funcionários motivados podem produzir até 50% a mais. Nessa pesquisa, foram entrevistadas mais de 30 mil pessoas.

Neste artigo iremos lhe apresentar por que é tão importante um ambiente de trabalho onde todos estejam constantemente motivados e quais as maneiras mais eficientes de fazer isso. E aí, vamos nessa?

 

A motivação é a chave para uma alta produtividade

 

É fundamental um ambiente de trabalho onde seja preservado o bem-estar dos funcionários. Além disso, cada vez mais torna-se evidente como uma boa qualidade de vida tem um papel crucial dentro das organizações.

Bons resultados não estão apenas relacionados a uma boa definição de metas e um bom controle de produtividade, também estão relacionados a aspectos psicológicos, como por exemplo, a motivação.

Confira alguns dos benefícios que a motivação pode trazer para o ambiente profissional:

 

  • Funcionários mais criativos, com liberdade para propor inovações;
  • Ambiente propenso à colaboração e compartilhamento de dicas;
  • Senso de responsabilidade e comprometimento da equipe para além do cumprimento de horários;
  • Iniciativa dos funcionários ao perceber uma situação de risco para a empresa ou oportunidade a ser aproveitada; e
  • Melhoria da quantidade e da qualidade na entrega do trabalho.

 

Tendo em vista todos os benefícios trazidos por se ter uma equipe totalmente alinhada com as pretensões da empresa, é essencial tomar medidas para que os colaboradores se mantenham estimulados a darem o seu melhor.

Para isso, é necessário conhecer quais são as reais necessidades das pessoas. Uma ótima forma de buscar esse entendimento é através da Hierarquia das necessidades de Maslow. Através dessa teoria, Abraham Maslow categoriza as necessidades humanas através de uma pirâmide, em que na base encontram-se as mais primordiais e, no topo, as mais complexas.

Sugiro que você acesse nosso artigo que trata justamente disso, ele irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre a tão famosa Pirâmide de Maslow.

A seguir iremos te mostrar 5 dicas práticas para motivar a sua equipe. Papel e caneta na mão!

 

1- Criar metas 

 

Criar Metas

 

É muito importante a criação de metas para que o trabalho tenha um propósito. Esse propósito deve ser muito bem esclarecido para todos os integrantes do time, pois isso irá nortear todos os processos.

Estabeleça uma meta realista e defina claramente o prazo de entrega do trabalho proposto. Este estabelecimento de metas e prazos faz com que as pessoas se sintam parte importante do time.

 

2- Reconhecimento

 

Reconhecimento!

 

Dentro do ambiente de trabalho é muito importante reconhecer o esforço de toda a sua equipe. Muitas empresas pecam em não deixar clara a importância do trabalho de seus funcionários, e isso é um dos maiores motivos de insatisfação.

Medidas simples, como um elogio e feedbacks produtivos têm um enorme efeito na motivação e produtividade da sua equipe. Um líder deve inspirar e o reconhecimento é uma ótima forma disso.

 

3- Praticar a escuta ativa

 

Praticar a escuta ativa!

 

Faz parte de um bom gerenciamento de pessoas a escuta ativa. Sempre que um colaborador procurar por você, demonstre interesse em ouvir. Ao final da conversa, dê um feedback do que você entendeu. 

 

4- Promover um ambiente de trabalho adequado

 

Ambiente de trabalho adequado!

 

Manter o clima organizacional adequado é parte importante na manutenção da motivação. O ambiente de trabalho deve ser organizado e funcional, em que as pessoas saibam onde estão as ferramentas e documentos que precisam para trabalhar.

 

5- Usar um espaço para descanso

 

Espaço para descanso!

 

É muito importante manter o equilíbrio entre o trabalho e os momentos de lazer, pois, quando sobrecarregadas, as pessoas não conseguem efetuar um trabalho tão bom. Por isso, para manter uma equipe motivada, é necessário promover curtos intervalos de descanso, lógico, em ambiente reservado da empresa, propício para isso.

 

E aí, motivado para aprender ainda mais?

 

Agora que você já sabe como tornar uma equipe mais motivada, chegou a hora de conferir o que trouxemos para você.

Confira o nosso curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional; através dele você irá aprender a como tornar você e sua equipe mais produtivos.

Clique no botão abaixo e tenha acesso!

Por último, não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e nas redes sociais. Até a próxima!