Já percebeu a maneira com que as tecnologias estão evoluindo? Então, com o início dos anos 2000, houve um avanço tecnológico gigantesco. 

O que antes era algumas unidades de telefone celular, hoje já se tem vários tamanhos, preços, cores, modelos e segue em expansão. Sabe qual a relação disso com o mundo VUCA? 

A relação é dita devido a velocidade da era digital que faz o mundo cada vez mais VUCA, devido a dificuldade em compreender o mundo e como as coisas mudam rapidamente no nosso dia a dia.

E aí, você está preparado para o mundo VUCA (ou MUVUCA)? Espero que sim, mas se você ainda não conhece esse conceito, fique tranquilo, você está no lugar certo!

Nesse artigo, você vai entender o que é o conceito VUCA e como lidar com os impactos dele na sua vida profissional, por meio dos seguintes tópicos:  

  • O que é um Mundo VUCA?

  • Mas, qual o conceito por trás do VUCA?

  • Qual a relação do VUCA com o MUVUCA?

  • Como o VUCA impacta na sua carreira!

  • Como adaptar a sua empresa para o Mundo VUCA!

 

O que é o Mundo VUCA?

 

O Mundo VUCA é o ambiente caracterizado pela iniciais das palavras em inglês:

  • Volatility (Volatilidade);
  • Uncertainty (Incerteza);
  • Complexity (Complexidade) e;
  • Ambiguity (Ambiguidade).

O conceito VUCA surgiu na década de 1990. Aposto que pensou que era um conceito atual, né? 

Pois bem, o termo VUCA veio do militarismo americano, com o propósito de auxiliar os oficiais a enfrentar a situação mundial após a Guerra Fria e criarem uma gestão estratégia de liderança.

Como já dito, o mundo digital tem acelerado o ambiente que estamos inseridos e, por isso, as previsões para o futuro são cada vez menos eficazes, mas não pense que isso é ruim! 

Muito pelo contrário, hoje existem várias metodologias e filosofias para te auxiliar na adaptação

Uma dessas metodologias é o Scrum, uma estrutura de trabalho para o desenvolvimento de processos e projetos de forma ágil. Em um mundo VUCA é preciso estar preparado nas metodologias ágeis para se adaptar as mudanças constantes no cotidiano. 

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse framework ágil, nós temos um curso GRATUITO de Introdução ao Agile Scrum para você! Neste curso, você irá encontrar os conceitos, eventos, certificações da metodologia e como implementar esse método em seus projetos. Clique no botão abaixo e garanta essa oportunidade!

Curso de Introdução ao Agile Scrum

Agora que você já se inscreveu no curso, vamos compreender o que significa cada letra do termo VUCA e o que esse mundo representa. 

 

Mas, qual o conceito por trás do VUCA?

 

Os conceitos inseridos no acrônimo VUCA validam o ambiente em que estamos como incerto, complexo, turbulento e cheio de mudanças. Para entender o que  mundo VUCA é, vamos ver o que quer dizer cada característica inserida nesse termo. 

Mundo VUCA

V (Volatile - Volátil)

A expressão está diretamente relacionada à condição de mudança que o mundo possui, seja no mercado, na indústria ou no dia a dia. Nesse cenário, não existem padrões a serem seguidos, sendo necessário fazer da mudança uma amiga e adaptar sempre que for preciso.

Os profissionais precisam estar atentos às transformações do seu cotidiano, possuindo uma visão preparada para reagir as mudanças e para lidar com o “plano B” diante das modificações.

 

U (Uncertain - Incerto)

Com o mundo dinâmico, fica complicado definir um caminho linear diante de mudanças contínuas. Pois então, o incerto está relacionado a não ter clareza do presente e do futuro.

Hoje, cada vez mais, as empresas têm feito o planejamento estratégico para o curto prazo, por não ter como prever o futuro.

 

C (Complex - Complexo)

A complexidade está presente em um ambiente onde há diversas variáveis que afetam o dia a dia e a tomada de decisão em uma situação desafiadora. É necessário estar preparado para uma gestão em que não é possível prever soluções diante das alterações do mundo.

A capacitação e ter o entendimento sobre o todo é muito importante neste aspecto, para que você tenha conhecimento sistêmico sobre qualquer assunto.

 

A (Ambiguous - Ambíguo) 

A ambiguidade relaciona todas as características acima pois não é possível afirmar o que é “certo”. Neste contexto, há várias possibilidades, é essencial entender qual dos caminhos apresentam uma solução que combine com o seu cenário.

Compreendido que o mundo VUCA é um ambiente com mudanças a todo momento, muitas incertezas do presente, inúmeras situações para consideração e com várias informações imprecisas, o mais importante diante de todo esse conceito é saber como adaptar ao mundo do agora.

 

Qual a relação do VUCA com o MUVUCA?

 

O MUVUCA surgiu atualmente devido ao cenário 4.0, na qual observou a necessidade de inserir mais expressões no conceito VUCA. Na perspectiva empresarial, é preciso empregar o termo Meaningful (Senso de Propósito) e o Universal (Impacto Global).

MUVUCA

M (Meaningful - Senso de Propósito)

A nível organizacional o senso de propósito está relacionado ao sentido das empresas, na necessidade em alinhar o propósito com o sentido que quer caminhar. 

 

U ( Universal - Impacto Global)

A preocupação com o impacto em âmbito global está totalmente relacionada com esse termo. Analisar todas as atitudes e ver qual o efeito e como interfere no mundo hoje. 

 

Como o VUCA impacta a sua carreira!

 

Uma frase que define como os profissionais devem seguir dentro do mundo VUCA, é:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” - Leon C. Megginson

Com a velocidade em que as coisas no mundo acontecem, adaptar-se às mudanças é essencial. Para isso é indispensável o desenvolvimento de novos comportamentos. 

Com isso, o agora exige que os profissionais tenham algumas competências para se ambientar nesse conceito:

  • Flexibilidade: é responder de forma ágil as mudanças;

  • Adaptabilidade: ser coerente com o que está acontecendo ao redor, seja no ambiente externo ou interno;

  • Visão sistêmica: olhar como um todo, em que tudo impacta em tudo e juntar as peças para resolução dos problemas;

  • Mindset de inovação: ter o olhar questionador e capacidade de sempre buscar se reinventar;

  • Melhoria contínua: sempre se capacitar, atualizar, desenvolver e utilizar as informações a seu a favor.

 

Como adaptar sua empresa para o Mundo VUCA!

 

Com essa nova era, pensamento linear, nunca mais! O mundo digital traz uma nova forma de pensar, que é a do crescimento exponencial. Para garantir que as empresas estejam preparadas para esse novo tempo, confira as dicas abaixo.

  • Reconheça a realidade: entender o momento atual e o novo modelo de gestão;

  • Esteja preparado para as mudanças: não deixar a situação dominar, seja transformador;

  • Tenha objetivos claros: utilizar práticas que ajudem a ter uma visão simples do que importa;

  • Melhore continuamente: a capacitação e aplicação de novas metodologias, como as metodologias ágeis.

 

A mentalidade Growth e o mundo VUCA

 

Agora que você já conheceu o Mundo VUCA, quais as competências que você precisa desenvolver e como adaptar a sua empresa para esse mundo acelerado?

Em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, é fundamental se desafiar e gerar resultados para sua empresa. E como fazer isso? 

O mundo VUCA estimula a melhoria contínua das empresas, diante disso, elaborar estratégias que guie seu negócio na direção correta, é muito importante. Para isso, o Growth Hacking é um framework com métodos inteligentes para a tomada de decisões rápidas e assertivas, com foco em potencializar o crescimento do seu negócio.  

Você, profissional, deseja acelerar o crescimento do seu negócio? Então, é a hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização. Nós, da Voitto, temos um curso GRATUITO de Fundamentos do Growth Hacking .

Nessa capacitação, você vai entender como funciona o Growth Hacking e como implantar as técnicas para aplicação na sua empresa e alcançar o crescimento desejado. Faça sua inscrição no botão abaixo!   

Curso de Fundamentos de Growth Hacking