O que é o Mundo VUCA?
O que a sigla VUCA representa?
Qual a relação do VUCA com o MUVUCA?
Quais são as habilidades para se destacar no Mundo VUCA?
O que as empresas precisam fazer para se adaptarem ao Mundo VUCA?
Como construir um mindset focado no crescimento?

Entenda o que é o Mundo VUCA e como ele pode influenciar a sua carreira!

O mundo está cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Como se adaptar às características VUCA na vida profissional? Descubra neste artigo!

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda o que é o Mundo VUCA e como ele pode influenciar a sua carreira!

O Mundo VUCA é um conceito adotado no âmbito dos negócios para descrever um ambiente caracterizado por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Já percebeu a maneira com que as tecnologias estão evoluindo? Então, com o início dos anos 2000, houve um avanço tecnológico gigantesco.

O que antes eram apenas algumas unidades de telefone celular, hoje esse produto já tem vários tamanhos, preços, cores, modelos e segue em expansão. Sabe qual a relação disso com o mundo VUCA?

A ligação é dita devido à velocidade da era digital que faz o planeta cada vez mais VUCA, devido a dificuldade em compreender o mundo e como as coisas mudam rapidamente no nosso dia a dia.

E aí, você está preparado para o mundo VUCA (ou MUVUCA)? Esperamos que sim! Mas, se você ainda não conhece esse conceito, fique tranquilo, está no lugar certo!

Nesse artigo, você vai entender o que é o conceito VUCA e como lidar com os impactos dele na sua vida profissional, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é o Mundo VUCA?
  • O que a sigla VUCA representa?
  • Qual a relação do VUCA com o MUVUCA?
  • Quais são as habilidades para se destacar no Mundo VUCA?
  • O que as empresas precisam fazer para se adaptarem ao Mundo VUCA?

Vamos ao que interessa?

O que é o Mundo VUCA?

O Mundo VUCA é o ambiente caracterizado pela iniciais das palavras em inglês:

  • Volatility(Volatilidade);
  • Uncertainty (Incerteza);
  • Complexity (Complexidade); 
  • Ambiguity (Ambiguidade).

O conceito VUCA surgiu na década de 1990. Aposto que pensou que era um conceito atual, né?

Pois bem, o termo VUCA veio do militarismo americano, com o propósito de auxiliar os oficiais a enfrentar a situação mundial após a Guerra Fria e criarem uma gestão estratégica de liderança.

Como já dito, o mundo digital tem acelerado o ambiente em que estamos inseridos e, por isso, as previsões para o futuro são cada vez menos eficazes, mas não pense que isso é ruim!

Muito pelo contrário, hoje existem várias metodologias e filosofias para te auxiliar na adaptação.

Uma dessas metodologias é o Scrum, uma estrutura de trabalho para o desenvolvimento de processos e projetos de forma ágil. Em um mundo VUCA é preciso estar preparado nas metodologias ágeis para se adaptar às mudanças constantes no cotidiano.

O que a sigla VUCA representa?

Os conceitos inseridos no acrônimo VUCA validam o ambiente em que estamos. Para entender o que mundo VUCA é, vamos ver o que quer dizer cada uma das 4 características inseridas nesse termo.

Mundo VUCA

1. V (Volatile - Volátil)

A expressão está diretamente relacionada à condição de mudança que o mundo possui, seja no mercado, na indústria ou no dia a dia. Nesse cenário, não existem padrões a serem seguidos, sendo necessário fazer da mudança uma amiga e adaptar sempre que for preciso.

Os profissionais precisam estar atentos às transformações do seu cotidiano, possuindo uma visão preparada para reagir às mudanças e para lidar com o “plano B” diante das modificações.

2. U (Uncertain - Incerto)

Com o mundo dinâmico, fica complicado definir um caminho linear diante de mudanças contínuas. Pois então, o incerto está relacionado a não ter clareza do presente e do futuro.

Hoje, cada vez mais, as empresas têm feito o planejamento estratégico para o curto prazo, por não ter como prever o futuro.

3. C (Complex - Complexo)

A complexidade está presente em um ambiente onde há diversas variáveis que afetam o dia a dia e a tomada de decisão em uma situação desafiadora. É necessário estar preparado para uma gestão em que não é possível prever soluções diante das alterações do mundo.

A capacitação e ter o entendimento sobre o todo é muito importante neste aspecto, para que você tenha conhecimento sistêmico sobre qualquer assunto.

4. A (Ambiguous - Ambíguo) 

A ambiguidade relaciona todas as características acima, pois não é possível afirmar o que é “certo”. Neste contexto, há várias possibilidades, é essencial entender qual dos caminhos apresenta uma solução que combine com o seu cenário.

Compreendido que o mundo VUCA é um ambiente com mudanças a todo momento, muitas incertezas do presente, inúmeras situações para consideração e com várias informações imprecisas, o mais importante diante de todo esse conceito é saber como adaptar ao mundo do agora.

Qual a relação do VUCA com o MUVUCA?

MuVUCA

M (Meaningful - Senso de Propósito)

A nível organizacional, o senso de propósito está relacionado ao sentido das empresas, na necessidade em alinhar o propósito com o sentido que quer caminhar.

U ( Universal - Impacto Global)

A preocupação com o impacto em âmbito global está totalmente relacionada com esse termo. Analisar todas as atitudes e ver qual o efeito e como interfere no mundo hoje.

Quais são as habilidades para se destacar no Mundo VUCA?

Uma frase que define como os profissionais devem seguir dentro do mundo VUCA, é: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” - Leon C. Megginson

Com a velocidade em que as coisas no mundo acontecem, adaptar-se às mudanças é essencial. Para isso é indispensável o desenvolvimento de novos comportamentos.

Com isso, o agora exige que os profissionais tenham algumas competências para se ambientar nesse conceito, continue a leitura e conheça 5 delas:

1.  Flexibilidade

Responder de forma ágil às mudanças é essencial no mundo VUCA. Para isso, é necessário ser flexível, conseguindo assim, adaptar-se aos cenários imprevisíveis.

Essa skill exige dos indivíduos abertura a novas ideias e pensamento positivo frente aos momentos desconfortáveis.

2.  Adaptabilidade 

A adaptabilidade é uma skill fundamental para que possamos ter o equilíbrio das nossas emoções diante de adversidades Nós vivemos em um mundo no qual a incerteza é a única certeza que temos. O conceito de mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) fica, a cada dia, mais palpável.

3. Visão sistêmica

O pensamento ou visão sistêmica é importante para que os colaboradores de uma organização se sintam parte do todo. Dessa forma, fica mais fácil resolver os problemas.

Essa visão permite ter uma perspectiva global, sem tratar os processos de forma isolada.

4. Mindset de inovação

O Mindset de inovação tem relação com a capacidade de buscar reinventar-se frente às adversidades. Como vimos, o Mundo VUCA é volátil e para se destacar frente a essa velocidade com que essas mudanças ocorrem é preciso um mindset de inovação bem trabalhado.

5.  Melhoria contínua

A melhoria contínua é um processo cíclico e, portanto, sem fim, afinal, sempre há novas oportunidades para serem identificadas e colocadas em prática.

Aplicar práticas de melhoria contínua evita uma série de problemas e coloca a organização em um outro patamar de desenvolvimento.

O que as empresas precisam fazer para se adaptarem ao Mundo VUCA?

Com essa nova era, pensamento linear, nunca mais! O mundo digital traz uma nova forma de pensar, que é a do crescimento exponencial. Para garantir que as empresas estejam preparadas para esse novo tempo, confira as dicas abaixo:

  • Antecipar mudanças: as empresas precisam desenvolver uma capacidade de antecipar as mudanças no ambiente de negócios, o que envolve a análise de tendências, o monitoramento de concorrentes e a compreensão das demandas dos clientes;
  • Ter agilidade: as empresas devem estar prontas para se adaptarem rapidamente às mudanças e ajustarem suas estratégias de acordo com as necessidades do momento;
  • Promover a inovação: incentivar uma cultura de inovação, buscando constantemente novas ideias e soluções através de pesquisa e desenvolvimento, parcerias com startups, etc;
  • Desenvolver habilidades: para enfrentar os desafios do mundo VUCA, as empresas devem fornecer treinamento aos colaboradores em novas competências, o recrutamento de talentos com habilidades relevantes e o estímulo ao aprendizado contínuo dentro da organização;
  • Ter uma mentalidade adaptativa: as empresas devem adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo, estar dispostas a correr riscos calculados e a fazer ajustes conforme necessário. 

Como construir um mindset focado no crescimento?

Após entender como se adaptar ao mundo VUCA, que tal construir um mindset focado no crescimento pessoal e profissional?

Aprenda as estratégias utilizadas pelas startups mais bem-sucedidas do mundo com o nosso e-book gratuito "Guia Prático do Growth Hacking", um material repleto de insights valiosos e prontos para serem aplicados no seu empreendimento.

Além disso, você aprenderá como utilizar o Growth Hacking  para aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial através dos níveis de retenção e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Ficou interessado? Baixe agora!

E-book Guia Prático do Growth Hacking

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Como ingressar no mercado em tempos de incerteza

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Vídeo] Como Ingressar No Mercado Em Tempos De Incerteza

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.