O que é Mindset?
Quais os tipos de Mindset?
Para que serve o Mindset?
Como funciona o Mindset?
Qual o Mindset dos nativos digitais?
Como descobrir o meu Mindset?
É possível mudar o Mindset?
Indicação de livros para um Mindset de sucesso
Como desenvolver sua Comunicação Não-Violenta?

O que é Mindset e como usá-lo para te levar rumo ao sucesso?

Entenda o significado de Mindset, como funciona e quais os tipos. Descubra qual é o seu, aprenda como ele pode impactar na sua vida de sucesso.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Mindset e como usá-lo para te levar  rumo ao sucesso?

O Mindset propõe uma estrutura de seleções de ideias que te impulsiona a ter uma mentalidade de crescimento contínuo, tanto para a área profissional, quanto para a pessoal.

Mindset está relacionado à ideia de que o sucesso é determinado pelas suas crenças e valores, como uma predisposição de pensamentos e, consequentemente, de comportamentos.

De acordo com Carol S. Dweck, professora de Psicologia na Stanford University nos Estados Unidos, as suas crenças pessoais têm papel fundamental em determinar se você será bem-sucedido naquilo que almeja.

Então, é só ter pensamentos positivos que eu vou alcançar tudo que quero? Calma, não é bem assim. Continue lendo este artigo para entender melhor! Aqui você aprenderá:

  • O que é o Mindset?
  • Quais são os tipos de Mindset?
  • Para que serve o Mindset?
  • Como funciona o Mindset?
  • Como descobrir o meu Mindset?
  • É possível mudar o Mindset?
  • Indicação de livros para um Mindset de sucesso.

O que é Mindset?

Mindset pode ser traduzido como "mentalidade" ou "atitude mental", mas o conceito se expande para mais do que isso. Ele diz respeito ao modo de pensar de uma pessoa. Ou seja, suas crenças e valores impactam na forma que você percebe a realidade e culminam em uma tendência de ações/comportamentos.

Ou seja, tem relação direta com nosso modo particular de perceber e viver a vida, bem como ao padrão, à forma que agimos nas situações típicas do dia a dia.

Curioso para saber mais sobre suas características e comportamentos mais marcantes? Você pode realizar o teste de perfil para saber qual é seu estilo profissional e como isso pode influenciar na sua vida.

Para compreender ainda melhor o que é Mindset, assista o vídeo a seguir e entenda o quanto cuidar desse aspecto pode impactar a sua perspectiva de vida e sucesso:

Quais os tipos de Mindset?

Em sua publicação "Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso", Dweck defende a tese de que existem dois tipos de Mindset: o fixo e o de crescimento.

Na imagem abaixo, você pode entender, de forma prática, qual é a diferença entre esses dois tipos de mentalidade:

mindset fixo x mindset de crescimento

Mindset fixo

Pessoas com Mindset fixo acreditam que suas qualidades, como inteligência e talentos, são de nascença, fixas e imutáveis.

Como exemplo, se apresentarmos um problema difícil de resolver para um grupo de crianças com mentalidade fixa, elas acreditam que não podem fazer nada sobre, uma vez que a solução do problema depende de habilidades acima de suas capacidades.

Mindset de crescimento

Por outro lado, existem as pessoas com mentalidade de crescimento progressivo.

Essas pessoas acreditam que é possível desenvolver e melhorar suas qualidades e talentos por meio de comprometimento e trabalho duro.

Vamos voltar ao exemplo das crianças. Agora, apresentamos o problema para um grupo com Mindset de crescimento.

Elas vão encarar o problema como um desafio e uma forma de aprendizado, já que acreditam que as habilidades necessárias para resolver o problema podem ser desenvolvidas por meio da lifelong learning.

Para que serve o Mindset?

As mudanças de pensamentos são inerentes ao longo da vida, e o seu Mindset existe para te guiar.

Entretanto, é importante ressaltar que a diferença entre Mindset fixo ou de crescimento não é apenas ser otimista ou pessimista, ok?

Ao buscar um emprego, por exemplo, uma pessoa com Mindset de crescimento tende a desenvolver maior resiliência, isto é, ela tende a ter perseverança mesmo após sofrer um contratempo.

Por outro lado, alguém com mentalidade fixa tem maior tendência a desistir no primeiro obstáculo que encontrar.

Além disso, o Mindset é crucial para fomentar o desejo de se empenhar e aprender coisas novas, aceitar desafios e crescer como pessoa.

Quando pessoas com mentalidade progressiva tentam e falham, elas não veem como um fracasso e não se desapontam por isso. Na verdade, enxergam como uma experiência de aprendizado que pode se transformar em mudança.

Como funciona o Mindset?

Em seu estudo, Dweck sugere que as experiências vividas por uma pessoa na sua infância, seja na escola ou em casa, influenciam no modo com que ela encara a vida.

Logo, uma situação pontual na sua história de vida, se vista como algo definitivo, pode perdurar e impactar nos seus comportamentos futuros. Quer saber como é o funcionamento dos dois tipos de Mindset? Veja os exemplos abaixo:

Mindset de crescimento

  • Crianças que são ensinadas a explorar, acatar novas experiências e aproveitar desafios são mais suscetíveis a ter uma mentalidade de crescimento;
  • Pessoas com Mindset de crescimento não encaram erros como fracassos, mas como uma oportunidade de desenvolvimento.

Mindset Fixo

  • Crianças que são ensinadas a parecerem espertas em vez de gostar de estudar tendem a desenvolver uma mentalidade fixa;
  • Pessoas com Mindset fixo tem medo de serem julgadas e receio de não alcançar as expectativas.

Mas o Mindset pode ser mudado mesmo com esse histórico, ok? Existe uma técnica da PNL chamada de ressignificação que ajuda em situações como essa. Leia nosso artigo sobre como usar a PNL para melhorar suas apresentações e conheça essa e outras técnicas de reprogramação da mente!

Entretanto, é preciso destacar que não basta ter uma mentalidade de crescimento para uma pessoa ser bem-sucedida. Na verdade, a mentalidade é importante para alcançar o seu potencial.

Quem sabe até onde alguém pode chegar se sua personalidade é de crescimento e ela coloca muito esforço e determinação nos seus objetivos?

Qual o Mindset dos nativos digitais?

Os nativos digitais são pessoas que nasceram em meio ao crescimento progressivo da tecnologia, a partir de 1995 a tecnologia teve um grande avanço e isso impactou a infância e desenvolvimento de quem nasceu nesse momento.

Essas pessoas tendem a ter o chamado Mindset digital porque já convivem com a inovação desde muito cedo e agem com foco no coletivo, questionando padrões e alimentando a criatividade.

O Mindset digital está relacionado com a mudança para uma nova realidade, a transformação digital nos trouxe ambientes mais confortáveis para todos.

Quem são os imigrantes digitais?

Diferentes dos nativos digitais, que são pessoas que nasceram em meio ao crescimento progressivo da tecnologia, os imigrantes digitais são aqueles que nasceram antes de 1980, ou seja, aquelas pessoas que aprenderam a realizar tarefas de forma analógica.

Os imigrantes digitais costumam preferir usar o papel e a caneta, mas se adaptaram aos smartphones, tablets e outras tecnologias que os mais novos têm facilidade e hábito de usar.

Muitos dos imigrantes digitais ainda não têm um Mindset digital, mas conseguem se adequar às transformações do novo cenário social.

Como descobrir o meu Mindset?

Ficou curioso para descobrir o seu Mindset depois de todo esse conhecimento?

Realize o teste a seguir e conheça qual é o seu Mindset! Para começar, leia as seguintes frases e pense sobre quais você mais concorda:

(1) As pessoas têm uma determinada inteligência e não existe forma de mudar isso

(2) Independente de quem seja, não há muito o que fazer para melhorar suas habilidades básicas e sua personalidade

(3) As pessoas são capazes de mudar quem elas são

(4) É possível aprender coisas novas e aumentar sua inteligência

(5) As pessoas nascem com os talentos ou não. Não tem como alcançar o talento em áreas como música, artes ou esportes.

(6) Estudar, dedicar-se e praticar novas habilidades são formas de desenvolver novos talentos e habilidades.

Se você concorda com as afirmações 1, 2 e 5, então sua mentalidade tende a ser fixa.

Por outro lado, se você acredita que as frases 3, 4 e 6 estão corretas, você possui uma tendência a ter um Mindset de crescimento.

É possível mudar o Mindset?

Fez o teste acima e descobriu que você possui um Mindset fixo? Calma! Não precisa se desesperar, vou te ajudar a desenvolver um de crescimento.

Ao contrário do que uma pessoa com mentalidade fixa pode imaginar, é possível SIM mudar seu Mindset.

Aqui vão algumas dicas para conseguir isso:

1. Aceite que sua atitude mental precisa mudar

O primeiro passo que você deve tomar é entender que a mentalidade com a qual você está vivendo não está sendo a melhor então é necessário uma mudança de pensamento.

2. Identifique seus contra-mindsets

Os Mindsets são formados por suas experiências e acontecimentos marcantes.

Se essas experiências foram negativas para você, isso pode gerar o que são chamados de "contra-mindsets", que são pensamentos negativos que surgem na sua cabeça e te atrapalham no dia a dia.

Todos nós convivemos com tais pensamentos, e quando os identificamos, é possível combatê-los e impedir que tenham tanta influência em nossas vidas.

3. Vire a chave

Após identificar os pensamentos que te atrapalham, o próximo passo é "virar a chave", isto é, focar em pensamentos positivos.

Por exemplo, é comum ao olharmos para um espelho notarmos principalmente o que consideramos nossas falhas, nossos pontos negativos.

Ao perceber isso, você deve praticar ter a reação oposta, virar a chave. O que isso significa? Você deve se forçar a olhar e comentar seus pontos fortes e se sentir bem na frente ao espelho.

Está com dificuldades de identificar seus pontos fortes e precisa de uma ajudinha extra para se autoconhecer mais? Leia nosso artigo Autoconhecimento como princípio de liderança que traz algumas ferramentas que podem te ajudar nessa análise!

4. Comece pequeno para terminar grande

As grandes mudanças não acontecem de uma hora para outra, elas são o resultado de um conjunto de pequenos passos que são tomados diariamente.

Por isso, é importante traçar pequenas e alcançáveis metas para começar sua mudança e, conforme você vai melhorando e batendo as metas, pode aumentá-las.

Essa melhoria contínua gera um bem-estar e acumula resultados positivos, o que é fundamental para uma mudança de Mindset.

5. Fique confortável com a falha

Por fim, é crucial que você entenda que nenhuma mudança significativa vem sem empenho e muito trabalho duro.

Por isso, é fundamental que você se dê o direito de falhar, pois isso tira a pressão de precisar fazer tudo perfeito em uma primeira tentativa.

Dessa forma, você consegue aprender com as falhas e seu resultado final será ainda melhor.

Indicação de livros para um Mindset de sucesso

Veja agora uma lista de 3 livros para aumentar seu repertório de seleção de ideias e alcançar outro patamar na nova psicologia do sucesso.

Como desenvolver sua Comunicação Não-Violenta?

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!

Comunicação Não Violenta Na Prática

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.