O que é mindset digital?
Vantagens do mindset digital
Relação do mindset digital com a simbiose tecnológica
3 dicas de como construir um mindset digital na sua empresa
Trilhe o seu caminho para o sucesso!

Conheça o mindset digital e como incentivar essa mentalidade na sua empresa

Mindset digital é a mudança de mentalidade que relaciona os indivíduos com as tecnologias diante da nova realidade, a era digital.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Conheça o mindset digital e como incentivar essa mentalidade na sua empresa

Nesse artigo, vamos falar sobre mindset digital, mas primeiro é preciso entender o que é mindset. Traduzindo para o português, mentalidade diz respeito ao modo de pensar e de organizar os seus pensamentos.

A indústria 4.0 iniciou o surgimento de diversas tecnologias e foi assim que se gerou o conceito de mindset digital. O termo está relacionado a forma de pensar perante as novas tecnologias e a sua inserção.

No âmbito profissional, a mentalidade digital é o agente responsável por incentivar as empresas a incorporar um novo modelo de negócio, promovendo uma mudança na cultura organizacional diante dessa era digital.

Confira abaixo quais serão os tópicos a serem abordados nesse artigo:

  • O que é mindset digital?
  • Vantagens do mindset digital
  • Relação do mindset digital com a simbiose tecnológica
  • 3 dicas de como construir um mindset digital na sua empresa.

O que é mindset digital?

Mindset digital é um conceito que surgiu por conta da transformação digital, ele expressa a maneira de pensar diante das situações do cotidiano social em relação ao meio tecnológico.

Isso acontece por conta do avanço exponencial das tecnologias, marcado pela 4ª revolução industrial. Nesse sentido, de acordo com a Martha Gabriel, autora do livro Você, Eu e os Robôs:

"Com o crescimento do mundo digital, o futuro é incerto e a certeza que fica é que entraremos em uma nova era, por enquanto desconhecida."

Sob esse viés, o objetivo do mindset digital é proporcionar aos profissionais e as empresas um ambiente mais agradável em conjunto da tecnologia. Desse modo, os motivos buscados são uma maior agilidade e maior produtividade.

Essa nova era, a era digital, torna essencial fomentar essa mentalidade. Para isso, é preciso treinar e capacitar os colaboradores, objetivando torná-los profissionais do futuro.

Dessa maneira, são os líderes os responsáveis por inspirarem todos os profissionais da empresa, tornando fundamental o mindset digital para que os cargos de liderança.

Falando em liderança, para ser um líder de sucesso é preciso possuir algumas características essenciais, ao buscar gestão eficaz e eficiente. Nesse sentido, o nosso E-book de 5 práticas exemplares de liderança, ensina a analisar e incorporar as ações de um líder de qualidade.

Além disso, você terá as instruções necessárias para implementar as cinco dicas e compreender como funciona a atuação de um bom líder, para potencializar os resultados da sua equipe.

Clique no botão abaixo e faça o download gratuito e imediato do material.

Conheça agora as cinco práticas exemplares de liderança.

Vantagens do mindset digital

Como já abordamos, o mindset digital é uma mudança de paradigma.Nesse sentido, as incertezas e as mudanças do mundo VUCA prevalecem cada vez mais.

Desse modo, existe a necessidade de uma reconfiguração da mentalidade e por isso iremos conferir as vantagens do mindset ágil.

1. Educação Colaborativa

Essa característica é um elemento essencial para se destacar na era digital. Nesse sentido, ter colaboração significa ser causar engajamento entre o time e os clientes. Assim, uma equipe colaborativa consolida sua voz dentro da organização.

Incentivar a educação colaborativa dentro de uma empresa é essencial. Ao relacioná-la com o mindset digital, se eleva o nível colaborativo de uma empresa.

2. Aumento da criatividade

Desenvolver a mentalidade digital é desenvolver a criatividade, mas ser criativo não é algo fácil, não é mesmo?

Para isso, e preciso praticar e desenvolver a sua criatividade. Uma expressão muito utilizada, e que pode te ajudar, é pensar fora da caixa.

Uma dica: a inovação só surgirá se você sair da sua zona de conforto e procurar enxergar o todo, mesmo diante de muitas mudanças. Novas tecnologias surgem a todo momento e isso ocorre devido a criatividade.

3. Adaptabilidade

O profissional que desenvolve o mindset digital possui a capacidade de se adaptar de acordo com o ambiente que ele está inserido. Desse modo, existem outras habilidade que esse profissional desenvolve, como a inteligência emocional.

Além disso, o quociente emocional é uma das habilidades de maior impacto em nossa carreira, após a era digital.

Dessa maneira, poderíamos falar inúmeras outras vantagens, mas focamos nas mais importantes para o profissional do futuro.

Assim, há um novo conceito muito relacionado a essa mentalidade, a simbiose tecnológica. Confira no próximo tópico qual a afinidade desses dois termos.

Relação do mindset digital com a simbiose tecnológica

A simbiose tecnológica é o conceito que relaciona a fusão entre o ser humano com a tecnologia. Para entendermos melhor, simbiose significa a união entre dois organismos, no caso, as pessoas e o mundo digital.

E o mindset digital, qual a relação? É por conta da era digital que houve a união dos indivíduos com a tecnologia, e assim o mindset digital fortalece cada vez mais essa união.

Dessa maneira, podemos utilizar a inteligência artificial, o big data, o IoT, como exemplos de como o mindset digital fomenta a simbiose tecnológica. Até mesmo o trabalho remoto, faz parte da difusão do mindset digital e da simbiose tecnológica.

3 dicas de como construir um mindset digital na sua empresa

As empresas são um grande agente de mudanças, isso porque o mindset digital requer novos modelos de negócios. Desse modo, é preciso promover algumas atitudes, para que seja possível alavancar a mentalidade digital na estratégia da empresa.

1. Estabeleça uma gestão mais flexível

Durante todo o artigo, falamos sobre a mudança da cultura organizacional e de um novo modelo de negócios, não é mesmo?

Isso porque, com a transformação digital, a prioridade do mundo colaborativo deve ser voltada à preocupação com a experiência do usuário. Desse modo, é necessário desenvolver uma nova linha de pensamento em que os líderes saibam gerir pessoas e reconhecer os resultados da equipe.

Para isso, os líderes devem se preocupar mais com estabelecer um propósito e assim motive os seus colaboradores a serem mais receptivos a novos trabalhos.

2. Implemente uma mudança de raciocínio

Ao falar em gestão mais flexível, estamos lidando diretamente com uma mudança de lógica. Nesse sentido, uma transformação ágil, é preciso que a companhia funcione de acordo com o cenário em que ela está inserida.

No entanto, os modelos tradicionais estão se tornando obsoletos, o que torna essencial a mudança para os modelos ágeis, no qual se preocupam em atender as necessidades do cliente em primeiro lugar.

3. Estimule a autonomia dos colaboradores

Os colaboradores de uma empresa são os responsáveis por incentivar e difundir a nova mentalidade, mas para isso eles precisam ter mais autonomia e liberdade dentro da empresa.

Uma dica é realizar vários treinamentos com seus colaboradores, para que possam estimular a inovação, mas não se esqueça de reconhecer as ações das pessoas.

Trilhe o seu caminho para o sucesso!

No mundo VUCA, a transformação digital e o mindset digital estão muito relacionados com a liderança. Pensando nisso, entendemos a necessidade de as empresas utilizarem os modelos ágeis.

Desse modo, o Scrum é uma estrutura de trabalho muito conhecida. A sua aplicação promete resolver problemas de forma mais eficiente e possibilita o aumento da produtividade.

Isso é apenas uma das características desse método ágil, diante de todas as mudanças positivas que ela proporciona.

Além disso, a utilização desse método apresenta um grande diferencial competitivo no mercado.

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download do ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Praticas Exemplares De Lideranca

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.