Segundo pesquisas já realizadas, até 2025, 5 milhões de empregos deixarão de existir por causa da automação.

Essa é uma das diversas consequências que as mudanças tecnológicas, que vêm ocorrendo de forma vertiginosa, acarretarão no mundo.

Hoje, muito se ouve falar sobre indústria 4.0 e inteligência artificial, debatendo-se como as novas tendências irão impactar no mercado de trabalho e moldar o profissional do futuro.

Mas não se desespere!

Apesar das mudanças serem inevitáveis, há diversas formas de nos prepararmos para elas e não sofrermos consequências negativas, como o desemprego.

Há estudos que afirmam que o investimento apropriado em recursos humanos e em Soft Skills, como liderança, criatividade, inteligência emocional e pensamento crítico, seria capaz de reduzir significativamente o índice de desemprego.

Se o valor do investimento pudesse ser dobrado, a perda de postos de trabalho cairia de 10% para 4%. Certamente, algo a se manter em mente!

Então, é preciso estar preparado! E é por isso que separei as 11 habilidades dos profissionais do futuro, para que você possa começar a desenvolvê-las desde já e obter sucesso no mercado. Bora?

 

As 11 Habilidades do Profissional do Futuro:

 

1 - Gestão de Conflitos

 

Em meio a constantes mudanças, o ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais complexo.

Estudos afirmam que os profissionais costumam gastar 3 horas na semana apenas resolvendo conflitos.

Desse modo, é necessário saber lidar com diferentes tecnologias, nacionalidades, culturas e formas de trabalho.

Assim, o profissional do futuro precisa dominar a habilidade de gerenciar conflitos que possam advir dessa complexidade, sabendo integrar equipes, solucionar problemas e aprimorar a comunicação dentro da empresa.

 

2 - Negociação


 

Negociar é outra habilidade do profissional do futuro que nunca será substituída por uma máquina e que é importantíssima para qualquer empresa!

Assim, para se destacar no mercado com as características do profissional do futuro, é necessário dominar a arte de persuadir e convencer pessoas das suas ideias, a fim de fechar grandes acordos.

Para saber mais sobre como se tornar um negociador nato, baixe o Ebook gratuito da Voitto com as 5 técnicas de negociação e comece a desenvolver agora mesmo essa habilidade!

 


 

3 - Inteligência Emocional

 


 

Hoje, mais importante do que as habilidades cognitivas, são as habilidades interpessoais.

Assim, o profissional do futuro deve ser capaz de gerenciar suas emoções, moldar o seu comportamento e exercer controle sobre a intensidade de seus sentimentos.

Pessoas que dominam essa habilidade costumam gerenciar melhor equipes, saber ouvir e apresentar foco maior.

Também são vistas como mais empáticas, comunicativas, flexíveis e boas ouvintes.

 

4 - Agilidade e Adaptabilidade

 

Para enfrentar as grandes mudanças que estão por vir, o profissional do futuro deve ser flexível e ágil para se adaptar a elas e não ser descartado pela empresa.

Assim, é importante transformar o seu mindset, manter-se sempre atualizado e conhecer ferramentas que tornem o cotidiano empresarial mais ágil, como o método Scrum

Além disso, o conhecimento multidisciplinar é um bom meio de se tornar flexível e dotado das habilidades do profissional do futuro.

 

 

5 - Iniciativa e Espírito Empreendedor

 

A proatividade é fundamental não apenas atualmente, como também para o profissional do futuro, que deve tomar a frente e enfrentar as mudanças que dominarão o mercado.

Além disso, o trabalhador deve desenvolver o espírito empreendedor, de forma a contestar processos e ideias, ser inconformado e buscar incessantemente melhorias para a empresa.

“Nada é tão bom que não possa ser melhorado” é um dos pensamentos que devem ser incorporados pelo profissional do futuro.

 

6 - Capacidade de Analisar Informações

 


 

Já sabemos que a tecnologia trará grandes impactos e que as máquinas substituirão muitos dos empregos atuais, mas uma coisa é certa: as pessoas são necessárias para analisar informações e tomar decisões!

Assim, apresentar um pensamento crítico, saber analisar dados e interpretar informações são habilidades essenciais para o profissional do futuro.

Afinal, todos os dias são produzidos 2,5 quintilhões de bytes de informações, sendo que muitas dessas são incorretas e espalhadas rapidamente, o que demanda muito senso crítico e habilidade de análise pelo profissional que será responsável por verificar esses dados.

 

7 - Criatividade


 

Uma característica fundamental para o profissional do futuro é a capacidade de conseguir enxergar além do convencional e fornecer soluções únicas para a empresa em que atua.

Pensar fora da caixa é uma habilidade que torna o empregado valioso, fazendo com que ele se destaque na organização e esteja mais apto a se adaptar às mudanças dos próximos anos.

Para desenvolver essa importante habilidade do profissional do futuro, há diversas práticas que você deve adotar em sua rotina. Para saber mais sobre quais são elas, confira o artigo: “Como pensar fora da caixa: 7 dicas para aumentar a criatividade”.

 

8 - Comunicação

 


 

Como já vimos anteriormente, as habilidades interpessoais estão em alta e são as mais visadas pelas empresas.

Dessa forma, o profissional do futuro, assim como o de hoje, deve saber se comunicar de forma assertiva, expor suas ideias com clareza e se conectar com outras pessoas.

Para isso, confira as 8 dicas da Voitto para se tornar um comunicador melhor.

 

9 - Liderança

 

A liderança, que já é figurinha repetida nesse papo sobre habilidades profissionais, tem a sua importância aumentada no futuro.

Então, se você deseja se destacar no mercado com as características do profissional do futuro, não pode deixar de buscar formas de se tornar um líder melhor.

Para entender melhor como fazer isso, confira o Ebook gratuito com as 5 Práticas Exemplares de Liderança. É só clicar no botão abaixo para fazer o download:

 



 

10 - Gestão do Tempo


 

Outra importante habilidade do profissional do futuro é fazer mais com menos. Assim, é necessário buscar constantemente formas de ser o mais produtivo possível no dia a dia, o que demanda um bom gerenciamento de tempo.

Afinal, para dar conta de diversas tarefas e responsabilidades é essencial que o profissional do futuro tenha muita organização e disciplina!

 

11 - Capacitação

 

Como nós vimos, as mudanças são inevitáveis, mas há diversas formas de nos prepararmos para elas.

Entre todas elas, há uma coisa que está sempre presente: a capacitação!

Para desenvolver as habilidades de um profissional do futuro, é necessário buscar conhecimentos em áreas distintas e desenvolver as habilidades certas através de muito empenho.

Assim, te apresento a oportunidade imperdível de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades.

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