Como você tem usado seu tempo? Esta pergunta nos ajuda muito a refletir sobre o que estamos fazendo da nossa vida. Às vezes, temos tantas coisas para fazer no dia, que 24 horas parecem ser insuficientes para conciliar trabalho, estudos e vida pessoal, não é mesmo? Isso nos leva ao seguinte questionamento: como otimizar o tempo para conseguir fazer tudo que é preciso?

Quem nunca ouviu alguém (ou até nós mesmos) dizer em algum momento: “não tenho tempo suficiente para resolver tudo o que quero”; “trabalho o dia todo, não tenho tempo para me dedicar aos estudos” ou “não tenho disciplina para fazer isso sozinho”…

As justificativas são inúmeras, mas a verdade é que quem realmente quer muito uma coisa consegue se organizar e fazer com que o dia seja bem mais produtivo. Afinal de contas, será que o tempo é mesmo escasso ou será que o problema está na procrastinação ou nas dificuldades que colocamos sobre os nossos projetos?

A grande diferença dos bons profissionais é que eles estão em constante aprendizado e não medem esforços para atingir seus objetivos. Não há como conquistarmos nada na vida, absolutamente nada, sem que tenhamos atitude para isso. A atitude vem antes do aprendizado e, somente com a soma desses dois componentes (ATITUDE + APRENDIZADO), teremos nossas conquistas.

E para que isso seja possível é necessário que nos desenvolvamos técnica e pessoalmente. Apenas esses dois avanços alinhados é que nos levarão ao sucesso, pois ao se desenvolver como pessoa você aprende a lidar melhor com as emoções e terá mais potencial para se tornar um profissional bem sucedido.

Por outro lado, ao se desenvolver como profissional, você melhora sua autoestima, se sente mais seguro, mais capaz, o que proporcionará o seu desenvolvimento como pessoa.

Como a Voitto é uma empresa que se preocupa com o futuro profissional de seus clientes e alunos, resolvemos compartilhar 8 dicas importantes para te ajudar a se tornar uma pessoa mais produtiva dentro e fora do ambiente de trabalho. Vamos lá?

 

1. Descubra o que te motiva

 

Para começar, pense em algo você gostaria de fazer por você e trace um propósito firme para que aquilo se torne uma realidade. É importante que você tenha muita convicção dos benefícios que aquilo vai te trazer no futuro.

 

2. Faça listas

 

Liste todas as suas prioridades em todos os âmbitos da sua vida e elimine cada item conforme ele seja realizado. Por mais que você tenha mil coisas para fazer, dê prioridade às mais urgentes e determine o tempo que irá usar para cada tarefa.

 

3. Use uma agenda

 

Se você já costuma fazer listas, comece a utilizar calendários e agendas para distribuir melhor suas atividades ao longo da semana. Dessa forma, você estará ciente de todas as coisas que deve fazer, sem se perder pelo caminho.  

 

4. Evite filas

 

As tecnologias estão aí para nos ajudar a ganhar tempo. Quanto mais coisas você puder resolver pela Internet ou telefone, o faça, assim, você evita perder um tempo em que poderia estar focando em outras tarefas.

 

5. Use a internet a seu favor

 

Use o celular, e-mails e as mídias sociais para se informar e se relacionar com as outras pessoas, mas tenha moderação. O uso excessivo de mensagens instantâneas ou redes sociais pode acabar atrapalhando o seu rendimento em suas tarefas diárias.  

 

6. Estude e leia mais nas horas vagas

 

Independentemente do quão cheia sua agenda possa estar, reserve alguns minutinhos do seu dia para aprender coisas novas ou ler algo que agregue valor na sua vida. Conhecimento nunca é demais e com as facilidades da vida moderna qualquer um consegue ter acesso a cursos e conteúdos ricos a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

7. Descanse

 

Invista num tempo para esfriar a cabeça e relaxar. Uma hora de leitura, trinta minutos de meditação ou um simples banho relaxante com música ambiente podem ser as melhores alternativas para desencanar dos problemas e aproveitar uma parte do dia, longe dos problemas. Nunca se esqueça que sua saúde e seu bem estar devem estar sempre em primeiro lugar.

 

8. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

 

Não deixe as coisas importantes esperando uma década para serem feitas. O fim depende do início. Comece logo e independente do que for fazer, faça bem feito!

 

E aí, percebeu o quanto otimizar o tempo é importante?

 

Organize-se, conheça sua rotina e administre suas prioridades, isso te ajudará não só em seu trabalho, como também te trará mais qualidade de vida. Para te ajudar a gerir seu tempo, faça nosso curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional! Nele você vai aprender tudo que precisa saber para melhorar seus resultados pessoais! Está esperando o que? Valorize seu tempo, a hora é agora!