Você já se perguntou se está preparado para assumir um cargo de liderança na era digital? Nos dias atuais, devido a tendências complexas na globalização, alterações demográficas e o crescimento de novas tecnologias, os líderes e gestores estão sendo obrigados a passar por um processo de intensas mudanças. 

O número de empresas que estão passando por mudanças tecnológicas está crescendo cada vez mais e, por isso, os profissionais da era digital precisam estar em constante evolução, aprendendo algo novo a todo momento.

Provavelmente você já deve saber disso, mas não existe mais espaço para o modelo clássico de liderança, baseado em uma relação de comando e controle, em que todas as decisões são centralizadas em um “chefe”. As novas tendências valorizam o bem-estar dos funcionários, a liberdade de pensamento e a transparência, sempre com o intuito de criar uma relação de confiança entre a equipe.

Em meio a essa transformação digital, os professores da Harvard Business School, Linda A. Hill e Kent Lineback, escreveram um livro para ajudar você a se tornar um bom líder na era digital. O livro foi publicado no ano de 2011, com o título: Being the Boss: The Three Imperatives for Becoming a Great Leader.

Ao longo deste texto, iremos citar alguns pontos abordados pelos autores do livro. Tenho certeza de que eles vão te ajudar, e muito, a tomar decisões de maneira rápida e eficiente. Preparado? Pegue um cafezinho e venha comigo!
 

Como a colaboração pode otimizar os processos de uma empresa?

 

Não é surpresa que muitos líderes se encontram sobrecarregados nos dias atuais. Como consequência, acabam não entregando suas obrigações no prazo esperado. Em meio a esse mercado de trabalho caótico, a velocidade da execução das tarefas é indispensável, e é aí que entra a importância da colaboração entre a equipe de trabalho.

Se um líder não desenvolve sua equipe de trabalho, como ele poderá designar tarefas importantes para eles? Além disso, sem a colaboração, não é possível transformar sua equipe em um time ágil, em que todos os membros podem aprender uns com os outros, fazendo com que os resultados de toda a equipe sejam alavancados.

Outra grande vantagem em se trabalhar com colaboração é o entendimento das características de trabalho de cada funcionário. 

O mercado de trabalho não é algo linear. Cada pessoa tem um modo único de trabalhar. Por isso, é necessário ter sensibilidade e aceitar formas distintas de trabalho. Um bom gerente deve ter flexibilidade e saber fazer com que cada membro renda 100%.

Acrescentado a isso, os autores ainda explicam que muitas companhias estão investindo pesado para a eliminação dos gargalos, porém, isso de nada vale se os gestores não fizerem sua parte e dedicarem seu tempo e atenção para alinhar seus interesses e cultivar o senso de colaboração pela empresa, fazendo com que todos compreendam que são parte fundamental da empresa.

 

A criação de ecossistemas

 

Segundo os autores, para que a inovação aconteça e se mantenha, é muito importante a construção do que eles chamam de “ecossistemas”.

Os ecossistemas nada mais são do que uma rede de network interna e externa à empresa, que visa alcançar benefícios para todas as partes. Por exemplo, um gerente da área de entretenimento pode trabalhar diretamente com alguém da área farmacêutica.

Os autores estão coletando dados sobre como os novos líderes constroem parcerias, para que seja possível obter dados relevantes para conduzir qualquer tipo de organização a um caminho de inovação.

Para ajudar você a se tornar um líder melhor, nós da Voitto, separamos um material exclusivo. Confira o nosso Ebook sobre as Cinco Práticas Exemplares de Liderança; através dele você vai obter dicas valiosas para se tornar um líder exemplar.

Não perca essa oportunidade, clique no botão abaixo e tenha acesso de forma gratuita!

 

Como a era digital está ajudando ou atrapalhando os líderes?

 

Existe um grande número de desafios associados ao trabalho virtual. Segundo os autores, sem confiança mútua, é muito difícil trabalhar de forma conjunta, e nós, seres humanos, não evoluímos como pessoas tão rápido como o mercado de trabalho nos exige para que isso aconteça.

Pesquisas evidenciam que preferimos lidar diretamente com a pessoas, pois isso nos passa o sentimento de proximidade. As novas tecnologias podem ajudar, porém, ainda não conseguem substituir as interações face a face. É uma realidade humana que precisamos incorporar em nossos processos de trabalho.

Certa vez, um grande líder disse: “As mídias sociais nunca substituirão o jantar”. Isso apenas mostra que os líderes estão percebendo que são necessárias as construções de relacionamentos saudáveis em qualquer modelo de negócios.

Apesar de toda resistência enfrentada por determinadas tecnologias, é impossível negar a sua importância, principalmente no processo de aprendizagem. Através das novas tecnologias é possível que as trocas de conhecimento sejam feitas de forma imediata e a qualquer distância, além da otimização do processo de aprendizagem.

 

E aí, que tal aprender com a gente?

 

Como você pôde perceber, os perfis de liderança na era digital sofreram grandes alterações, e saber lidar com tais mudanças é fundamental para que você não perca espaço frente a isso. 

Apesar de todas essas mudanças, uma coisa continua a mesma, a necessidade de se expressar de maneira adequada. Para te ajudar a aperfeiçoar essa habilidade, trouxemos aqui um curso que vai mudar a sua maneira de se comunicar.

Confira o nosso curso de Oratória e Técnicas de Apresentação; através dele você irá se tornar um orador de mão cheia. Clique no botão abaixo e tenha acesso!

Por último, não se esqueça de deixar seus comentários, eles são muito importantes para melhorarmos a qualidade do nosso conteúdo. Até a próxima!