Um bom líder é construído a partir de várias experiências e aprendizados como também está em constante transformação. Estas características são desenvolvidas durante a vida de cada pessoa e demandam preparo e disposição.

Capacidade de inspirar, ser autêntico e corajoso, escutar aos demais, acreditar em si mesmo são algumas das características que constituem bons líderes.

Conhecemos várias pessoas que estão em posição de liderança, mas será que elas possuem características em comum?

Dois grandes estudiosos do tema, Barry Posner e James Kouzes, após muitas pesquisas e análises de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum para o sucesso desses gestores.

A conclusão da pesquisa foi que liderança não é um “estado” e, sim, uma “ação”. No estudo de líderes eficazes observou-se uma grande semelhança entre determinadas ações e foi feito um levantamento de “práticas exemplares de liderança”.

Ser líder está diretamente relacionado ao que se faz e não ao que se é, portanto, as práticas de liderança não são propriedades exclusivas de algumas pessoas.

Neste sentido, assistir a bons exemplos de liderança, pode ser inspirador. Então preparamos uma lista com boas recomendações de séries da Netflix falando das características marcantes dos protagonistas que vão ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Sabemos também que aprender e se capacitar vão fazer com que você promova características que fará total diferença na sua carreira e na sua vida. Para isso preparamos um ebook com as 5 práticas exemplares de liderança que pode ser acessado clicando no botão abaixo.

 

 

Está curioso para saber quais são as indicações das séries? Então vamos lá!

 

1. Narcos

 

 

A série é baseada em fatos reais da vida de Pablo Escobar (Wagner Moura), um dos maiores narcotraficantes do mundo. O que será que ele pode te ensinar sobre liderança?

Pablo é um visionário. Logo no início da série ele é apresentado ao produto e tem um insight de como poderia montar seu modelo de negócio.

Conforme a demanda cresceu, ele modificou e aumentou a produção de forma exponencial, deixando mais próxima dos distribuidores e usando diversas rotas de narcotráfico. Assim manteve sua posição de líder frente ao cartel.

E o principal fator de soberania de Pablo foram suas alianças. A partir dessa união, conseguiu dar origem ao Cartel de Medellín melhorando muito o faturamento para todos. Por isso, estude seus concorrentes, o mercado e seus possíveis aliados.

 

2. How To Get Away With Murder

 

 

Nesta série o espectador conhece a advogada e professora Annalise Keating (Viola Davis), que é excelente como líder. A protagonista apesar da rigidez consegue extrair o máximo de sua equipe e ainda nos ensina mais lições.

O mais importante de Annalise Keating é o seu planejamento. Um líder planeja tudo nos mínimos detalhes, eles sabem delegar funções. Grande parte do seu sucesso só é alcançado porque a advogada traça estratégias e trabalha o melhor caminho para atingi-las.

Com um bom plano é mais fácil distribuir tarefas para a equipe além de envolvê-los acerca dos objetivos. Deste modo, todos sabem exatamente o que fazer para cumprir as metas.

Outro grande ensinamento desta série é sobre aprender com nossos erros. Grandes líderes em todo mundo, falharam em alguns momentos e, mesmo assim, não deixaram de ser reconhecidos pelo seu trabalho.

Seus erros não a fizeram uma profissional pior, pelo contrário. Fizeram parte da sua carreira e ensinaram a não repeti-los. E essa dica vale para você também. Quando não der certo tire proveito e se torne uma pessoa melhor.

 

3. La Casa de Papel

 

 

Antecipação, trabalho em equipe e planejamento são as palavras chave desta série. Extremamente minucioso, o “Professor” (Álvaro Morte), planejou durante anos, todos os detalhes de um grande golpe à Casa da Moeda da Espanha.

O “Professor” montou um grupo multidisciplinar com oito integrantes, com experiências, motivações e perfis distintos. Ele pôde extrair o melhor de cada um, pois sabia exatamente onde queria chegar. A partir disso, definiu seus papéis com clareza em prol do objetivo final. A impressão de 2,4 bilhões de euros.

O diferencial que ele trouxe consigo, foi “inspirar uma visão compartilhada”. Todos ali sabiam que ele estava lutando pelo coletivo e não somente pelo seus planos.

Um líder sabe que podem acontecer muitas situações não previstas. Conflitos internos, divergências de opinião, são comuns em grupos de trabalho. Saber lidar com essas circunstâncias e se adaptar são fundamentais para se obter resultados melhores.

Temos um PocketBook incrível do livro Aprenda Liderança com La Casa de Papel - Angela Miguel, não deixe de conferir, clicando aqui.

 

4. The Crown

 

 

Rainha da Inglaterra desde 1962, Elizabeth II assumiu um cargo de liderança com apenas 25 anos de idade e teve que lidar com muitas situações desde então.

Conflitos internacionais, recessões e crises políticas são alguns exemplos, mas mesmo assim, se manteve firme no trono. Então, com certeza, essa história pode oferecer lições valiosas sobre liderança.

Quando iniciou seu reinado, certamente, teve que lidar com muitas situações que não estava preparada. Pressões, responsabilidades e inseguranças. Mas, apesar disso, soube se adaptar durante todos estes anos e está no poder até hoje.

É impossível saber o que acontecerá nas nossas carreiras a longo prazo e a Rainha nos ensina a sempre estar prontos para as mudanças. Por isso, deixa mais uma lição.

Treine seus sucessores. Um líder deve ser capaz de capacitar e preparar outra pessoa. Passar conhecimento é reforçá-lo e você terá a garantia de que, pelo menos, abordou todos os pontos relevantes. Hoje em dia até os bisnetos da Rainha são treinados para assumir o trono algum dia.

 

5. House of Cards

 

 

Uma das mais aclamadas séries da plataforma de streaming. Frank Underwood (Kevin Spacey) é um congressista com táticas de poder, que poderíamos dizer, que são obscuras. Mesmo assim, podemos aprender sobre liderança com ele.

A primeira coisa que ele deixa claro são as diferenças entre dinheiro e poder. Segundo Frank “dinheiro é a mansão no bairro errado, que começa a desmoronar após dez anos. Poder é o velho edifício de pedra, que se mantém de pé por séculos. Não respeito quem não sabe distinguir os dois”.

A série aborda esse assunto profundamente, inclusive os contrasta em diversos momento. Ser líder é ter poder mesmo sem ter dinheiro.

Se você deseja construir uma carreira sólida e se desenvolver profissionalmente, aprenda a diferenciar dinheiro e poder dentro do seu nicho e siga o caminho mais sólido.

 

6. Scandal

 

 

Essa série conta a história de Olivia Pope (Kerry Washington), advogada e ex-funcionária da Casa Branca.

Olívia cria uma empresa focada em gerenciar crises, denominada por Olivia Pope & Associates, onde é líder de uma equipe apelidada por ela como, “Gladiadores de Terno”.

Através dessa empresa, Olívia juntamente com os seus associados tem o objetivo de proteger a imagem pública de grandes políticos americanos e garantir que seus segredos nunca venham à tona.

Com episódios de tirar o fôlego, Scandal é um sucesso de Shonda Rimes onde a protagonista se torna uma gestora de conflitos de sucesso.

 

7. Billions

 

 

Nosso personagem é Bobby Axelrod (Damian Lewis), um gestor de um bilionário fundo de investimentos. Já pegou que aqui vão lições de gestão e liderança, né?

Apesar de trabalhar com mercado de capitais de alto risco, várias dicas que ele mesmo dá durante a série pode ser usada no cotidiano.

Uma decisão errada implica muitos riscos e uma certa em outros tipos de riscos. Bobby demonstra sua capacidade de assumir riscos de forma exemplar. Não coloca culpa nos outros quando algo sai errado.

Essa característica de liderança de Bobby está em “desafiar o processo”. Isto significa que ele toma a responsabilidade para si, mesmo que o risco seja alto. Ele não tem medo de fracassar e caso isso ocorra significa que encontrou um ponto de melhoria.

Para finalizar a última dica seguiremos o exemplo de “deixar os outros agirem”. Um líder procura se cercar de excelentes pessoas com conhecimento de outras áreas e autonomia de trabalho para só então usar seu conhecimento para complementar a tomada de decisões.

 

Gostou da nossa seleção?

 

 

Apesar dos diferentes estilos de liderança e de líderes apresentados, todos eles são efetivos em seus projetos profissionais.

Você também pode ser reconhecido por sua liderança frente aos diversos desafios. Isso mostra que não há um modelo único ou ideal de liderança.

Aprender e se capacitar vão fazer com que você promova mais performance, satisfação e prosperidade e isso fará total diferença na sua carreira e na sua vida.

Pensando nisso nos desenvolvemos um programa completo para melhorar as características dos líderes do amanhã. Que tal a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades?

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.
No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

 

E aí, qual modelo de liderança se parece com o seriado da sua vida real?

Não se esqueça de nos contar o que você achou e tirar todas as suas dúvidas conosco nos comentários. Seu feedback é muito importante para nós.