Você precisa entender o quanto antes que o Empowerment é algo essencial para o sucesso de qualquer empresa nos dias atuais.

Isso se deve a capacidade de crescimento que essa prática pode dar a sua empresa. Afinal, com funcionários mais participativos e com maior poder de decisão é natural que a empresa consiga performar melhor dentro do seu campo de atuação. Essa é inclusive uma característica marcante dentro das empresas bem sucedidas.

Sendo assim, é extremamente necessário que você aprenda a tornar todo o conceito do Empowerment uma realidade dentro da sua empresa, aplicando essa metodologia da forma mais eficiente e eficaz possível. 

Então, para que você tenha a oportunidade de tornar isso uma realidade, irei te mostrar o que é o Empowerment e como ele funciona seguindo os tópicos:

  • O que é Empowerment?

  • Como funciona o Empowerment?

  • Vantagens x Desvantagens do Empowerment na organização;
     

Vamos lá!

 

O que é Empowerment?

 

Empowerment é uma prática onde a empresa descentraliza o seu poder de decisão, passando a distribuí-lo para todos os funcionários.

Isso não quer dizer que a empresa deixa de ter uma ou algumas pessoas que dão a última palavra, mas sim que a opinião de todos passa a ser válida.

Mais do que isso, essa delegação de poder para diferentes níveis de organização faz com que a tomada de decisão seja muito mais rápida e efetiva, afinal, não é necessário esperar todo um processo burocrático dentro da empresa.

E como já sabemos, nos dias atuais essa velocidade é fundamental para que a  empresa possa reagir efetivamente a um mercado que está em constante mudança.

Cada vez mais a cultura organizacional das empresas deve estar focada em conceder essa maior autonomia para todos os níveis, fazendo com que todos os níveis hierárquicos se sintam importantes no processo decisório.

Mais do que uma simples estratégia, o Empoderamento é um Modelo de  Gestão altamente efetivo e fundamental para que uma empresa possa ter sucesso no seu dia a dia.

Além do Empowerment, você deve ter todo o controle no que diz respeito a área de Recursos Humanos dentro da organização para obter o resultado esperado de produtividade dos colaboradores.

E, para te ajudar nisso, nós temos um KIT Gratuito de Planilhas de Recursos Humanos! No KIT você vai encontrar 9 planilhas que incluem avaliação de treinamentos,  plano de cargos e avaliação de competências. Não deixe de baixar o KIT, é só clicar na imagem abaixo! 

 

kit de planilhas recursos humanos

 

 

 

Como funciona o Empowerment?

 

Para entender como o Empowerment funciona, precisamos entender que uma organização que não possui esse princípio como algo intrínseco ao seu funcionamento tende a agir da seguinte forma:

  • Tendência dos funcionários de esperar ordens;

  • Funcionários só executam;

  • Os  Chefes são responsáveis

  • Se algo dá errado, procura-se culpados

 

Já quando o Empowerment está em jogo, muita coisa muda e é possível observar atitudes como:

  • Funcionários tomam iniciativa;

  • Funcionários ajudam no planejamento e na execução;

  • Todos são responsáveis;

  • Foco está sempre na solução.

 

Para poder criar esse ambiente de trabalho você precisará ser capaz de delegar cada vez mais.

E o próprio ato de delegar em si é muito mais complexo do que muita gente poderia imaginar, já que a maioria dos gestores tende a apenas mandar alguém fazer algo.

Isso está muito longe de ser uma delegação de atividades.

A delegação envolve:

  • Alinhamento;

  • Controle/Suporte;

  • Mensuração;

  • Cobrança;

  • Estímulo ao funcionário.

 

Você precisa ser um Líder presente na vida dos seus funcionários e mostrar para eles que eles podem sim ter iniciativa e que eles são sim capazes.

No fim das contas, é necessário dar poder às pessoas e confiar que elas poderão fazer o melhor trabalho possível com esse poder.

 

Vantagens x Desvantagens do Empowerment na organização

 

O Empoderamento pode trazer tanto vantagens quanto alguma desvantagens na organização.

Por conta disso, é essencial estar sempre  monitorando os resultados que essa estratégia está tendo, para poder pivotar ou modificar algum elemento.

Para que você possa ser capaz de analisar com clareza os frutos dessa construção de uma nova cultura organizacional, irei te mostrar de forma clara e sucinta quais são as possíveis vantagens e desvantagens do Empowerment na organização.

Veja:

 

Vantagens

Surgimento de Novos Líderes

Quando você dá liberdade para que as pessoas assumam uma nova postura, pode acabar sendo possível ver o surgimento de novos  líderes.

Existem muitas pessoas que são acuadas em uma cultura organizacional unilateral, mas que quando são colocadas em uma estrutura onde possuem vez e voz, acabam desabrochando de uma forma nunca antes imaginada.

 

Melhora a Tomada de Decisão

Imagine que você tenha que  tomar uma decisão repleto de medo, sabendo que caso erre é bem provável que vá parar no olho da rua.

É óbvio que nesse caso a sua tomada de decisão será muito prejudicada já que você está pressionado e possui muito medo.

Entretanto, quando colocamos uma pessoa em uma situação onde houve uma delegação de poder e ela sabe que pode decidir sem medo, é bem provável que sua escolha seja muito melhor.

 

Melhora o ambiente de trabalho

Eu não sei se você já passou ou passa por isso, mas estar em uma empresa onde “manda quem pode e obedece quem tem juízo” é algo horrível.

Às equipes vivem com medo, não existe amizade, não existe uma grande evolução profissional e pessoal, e o pior de tudo, o ambiente não possui vida.

Consequemente a empresa se torna uma estrutura morta, que não possui a vitalidade para se adaptar ao mercado e impor seu ritmo.

Quando existe o Empowerment, tudo isso se torna uma coisa do passado e às pessoas começam a criar um ótimo ambiente de trabalho, que se transformará em uma nova cultura organizacional para a empresa, que certamente será muito benéfica.

 

Aumenta a cooperação entre as pessoas

Quando existe o empoderamento, às pessoas tendem a cooperar muito mais entre si, e como consequência, tudo na empresa passa a funcionar mais rápido.

Os processos são agilizados, os produtos e serviços possuem mais qualidade e tudo funciona perfeitamente bem!

 

Desvantagens

Pode gerar pressão nos funcionários

Dar a uma pessoa uma grande responsabilidade sem que ela esteja preparada para isso pode gerar uma grande pressão.

Por conta disso é muito importante que você sempre esteja cuidando com a implementação dessa cultura.

Não faça isso de uma única vez.

Implemente pouco a pouco e deixe seus funcionários sentirem o gostinho da autonomia no tempo certo.

 

Pode gerar aumento no estresse

Por terem agora novas responsabilidades e a necessidade de tomar decisões mais complexas, muitos dos seus funcionários podem acabar ficando mais estressados.

Esteja sempre atento a isso e oriente esses funcionários com muita cautela.

 

Pode gerar abusos de poder

Existem pessoas que simplesmente não sabem lidar com o “poder”, seja por falta de maturidade ou até mesmo por desvios.
Se você perceber que alguma pessoa está abusando da autonomia, fale com ela e a repreenda.

Se isso continuar, desligue-a da equipe.

 

Pronto para se profissionalizar?

 

Quer estudar com referência em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos?

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, você terá acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. 

Não perca tempo e torne-se Premium!