5 principais mudanças no mercado de trabalho
Como perceber as mudanças no mercado de trabalho?
E o que acontece com quem não fica atento à mudanças no mercado de trabalho?
Pronto para construir um negócio de sucesso?

Entenda quais são as Mudanças que o Mercado de Trabalho está passando!

Conheça, neste artigo, quais são as 5 principais Mudanças no Mercado de Trabalho para que você possa manter o seu empreendimentos atualizado.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Entenda quais são as Mudanças que o Mercado de Trabalho está passando!

Jack Welch, um dos mais reconhecidos gestores do mundo e antigo CEO da General Electric Company, disse que, "quando o ritmo da mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo fora dela, o fim está próximo".

Se você não consegue se adaptar à mudanças no mercado de trabalho, logo sua empresa ficará obsoleta, e perderá espaço para os concorrentes.

Então, a análise do contexto de mudanças no mercado de trabalho é a primeira reflexão que um empreendedor deve ter. E o contexto atual mostra um alto grau de incerteza e uma evolução tecnológica constante.

Mas como lidar com o desafio de perceber todas essas mudanças e ter um empreendimento de sucesso?

Pode ficar tranquilo, neste artigo vamos mostrar como ficar por dentro das mudanças no mercado de trabalho e usar isso a seu favor.

Mas antes, se você quer empreender, tem que seguir uma metodologia para desenvolver e gerenciar seus projetos.

Para isso, existe o Scrum, um framework simples, ágil e iterativo que possibilita a otimização no processo de desenvolvimento de qualquer tipo projeto.

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Agora, para começar, vamos falar das 5 principais mudanças no mercado de trabalho atual em relação à últimas décadas. Vamos lá?

5 principais mudanças no mercado de trabalho

Listamos, a seguir, as mudanças mais significativas no mercado, quando pensamos nas relações de trabalho, novas formas de hierarquia e surgimento de novas tecnologias:

  1. Tempo de casa: ficar muito tempo em uma empresa já não é uma boa prática. Um profissional que fica mais de 3 ou 5 anos acaba ficando estagnado, deixando de ser competitivo e de desenvolver novas habilidades;
  2. Comunicação no ambiente de trabalho: já não falamos mais em fax, que foi substituído pelo email e pelo WhatsApp, que já chegou a ser visto como um problema no ambiente de trabalho e hoje é muito utilizado para a comunicação com clientes e fornecedores e pela área de recursos humanos para recrutar candidatos;
  3. Liderança: não falamos mais em chefe e, sim, em líder. Uma pessoa que não só gerencia e delega funções, mas também orienta, desenvolve pessoas, dissemina ideias e coloca sua equipe na direção certa;
  4. Automação de processos: as novas tecnologias, com o avanço da indústria 4.0, mudaram os processos de muitas empresas, exigindo colaboradores mais qualificados, que estejam, também, sempre dispostos a aprender coisas novas e
  5. Novos modelos de negócio: surgiram novos modelos de negócios, como as franquias, e-commerce e também novas formas de trabalhar, como o home office.

Perceber as mudanças no mercado de trabalho e saber lidar com isso, são alguns dos maiores desafios do empreendedor atual.

Mas como perceber essas mudanças enquanto elas estão acontecendo? A seguir vamos dar algumas dicas para você aumentar a sua percepção em relação à mudanças no mercado de trabalho.

Como perceber as mudanças no mercado de trabalho?

O que você deve fazer é olhar à sua volta no dia a dia, perceber o mundo em que vive. Para ajudar nisso, faça um treinamento e responda à perguntas abaixo:

  • Quais os principais meios de comunicação que você usava há dez anos? E hoje?
  • Quais foram as mudanças nos meios de transporte?
  • E as mudanças em relação à forma como você pede comida, compra roupas e aparelhos eletrônicos?

Faça sempre perguntas, observe, se mantenha antenado nas notícias do mundo, seja sobre cultura, economia ou novas tecnologias, e inove. Tudo isso vai te trazer uma percepção maior do contexto de mudanças no mercado de trabalho em que você vive.

E o que acontece com quem não fica atento à mudanças no mercado de trabalho?

Muitos negócios vão à falência por não terem essa percepção das mudanças no mercado de trabalho ao longo do tempo. É o que podemos ver e aprender com os exemplos abaixo:

  • Blockbuster: era a maior franquia de locadora de filmes do mundo, e teve a oportunidade de comprar a Netflix por 50 milhões de dólares nos anos 2000, recusou por não acreditar que traria benefícios. Em 2010 a Blockbuster entrou em falência;
  • Kodak: foi a líder mundial em fotografia e adquiriu a patente pela fotografia digital. Teve a oportunidade de comprar outras empresas, como o Instagram, mas não enxergou que as tecnologias eram inovadoras e tinham potencial e
  • Blackberry: foi a líder do mercado de smartphones entre 2005 e 2010, mas não conseguiu se adaptar à mudanças tecnológicas, como a evolução do touchscreen. Acabou perdendo espaço para um recente lançamento do mercado da época: o iPhone daApple em 2007.

E quais são, então, os em um contexto de constantes mudanças no mercado de trabalho?

A resposta para essa pergunta está na adaptabilidade e agilidade.

Isto porque o empreendedor tem de estar em um processo de melhoria contínua, sempre se adaptando à novas tecnologias e modelos de mercado. O que funcionou no passado, hoje não funciona mais.

Além disso, em um contexto de mundo globalizado, com facilidade de informação e recursos, é necessário estar cada vez mais ágil para não perder a oportunidade para um concorrente.

Pronto para construir um negócio de sucesso?

Se adaptar à nova realidade de constantes mudanças no mercado de trabalho, não é só um diferencial competitivo, é questão de sobrevivência, e é, sem dúvidas, um desafio. Mas, existem outros fatores que separam o sucesso do fracasso na construção de um empreendimento.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.

Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!

Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Então, se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Formação Empreendedora.

Curso Formação Empreendedora

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.