Jack Welch, um dos mais reconhecidos gestores do mundo e antigo CEO da General Electric Company, disse que, “quando o ritmo da mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo fora dela, o fim está próximo”.

Se você não consegue se adaptar às mudanças no mercado de trabalho, logo sua empresa ficará obsoleta, e perderá espaço para os concorrentes.

Então, a análise do contexto de mudanças no mercado de trabalho é a primeira reflexão que um empreendedor deve ter. E o contexto atual mostra um alto grau de incerteza e uma evolução tecnológica constante.

Mas como lidar com o desafio de perceber todas essas mudanças e ter um empreendimento de sucesso?

Pode ficar tranquilo, neste artigo vamos mostrar como ficar por dentro das mudanças no mercado de trabalho e usar isso a seu favor. 

Mas antes, se você quer empreender, tem que seguir uma metodologia para desenvolver e gerenciar seus projetos. 

Para isso, existe o Scrum, um framework simples, ágil e iterativo que possibilita a otimização no processo de desenvolvimento de qualquer tipo projeto. 

Para aprender mais sobre essa metodologia, temos um curso gratuito para você de Introdução ao Agile Scrum. É só clicar no botão abaixo e conferir!

Agora, para começar, vamos falar das 5 principais mudanças no mercado de trabalho atual em relação às últimas décadas. Vamos lá?

 

5 principais mudanças no mercado de trabalho

 

Listamos, a seguir, as mudanças mais significativas no mercado, quando pensamos nas relações de trabalho, novas formas de hierarquia e surgimento de novas tecnologias:

  1. Tempo de casa: ficar muito tempo em uma empresa já não é uma boa prática. Um profissional que fica mais de 3 ou 5 anos acaba ficando estagnado, deixando de ser competitivo e de desenvolver novas habilidades;
  2. Comunicação no ambiente de trabalho: já não falamos mais em fax, que foi substituído pelo email e pelo WhatsApp, que já chegou a ser visto como um problema no ambiente de trabalho e hoje é muito utilizado para a comunicação com clientes e fornecedores e pela área de recursos humanos para recrutar candidatos;
  3. Liderança: não falamos mais em chefe e, sim, em líder. Uma pessoa que não só gerencia e delega funções, mas também orienta, desenvolve pessoas, dissemina ideias e coloca sua equipe na direção certa;
  4. Automação de processos: as novas tecnologias, com o avanço da indústria 4.0, mudaram os processos de muitas empresas, exigindo colaboradores mais qualificados, que estejam, também, sempre dispostos a aprender coisas novas; e
  5. Novos modelos de negócio: surgiram novos modelos de negócios, como as franquias, e-commerce e também novas formas de trabalhar, como o home office.

Perceber as mudanças no mercado de trabalho e saber lidar com isso, são alguns dos maiores desafios do empreendedor atual.

Mas como perceber essas mudanças enquanto elas estão acontecendo? A seguir vamos dar algumas dicas para você aumentar a sua percepção em relação às mudanças no mercado de trabalho.

 


 

Como perceber as mudanças no mercado de trabalho?

 

O que você deve fazer é olhar à sua volta no dia a dia, perceber o mundo em que vive. Para ajudar nisso, faça um treinamento e responda às perguntas abaixo:

 

  • Quais os principais meios de comunicação que você usava há dez anos? E hoje?
  • Quais foram as mudanças nos meios de transporte?
  • E as mudanças em relação à forma como você pede comida, compra roupas e aparelhos eletrônicos?

 

Faça sempre perguntas, observe, se mantenha antenado nas notícias do mundo, seja sobre cultura, economia ou novas tecnologias, e inove. Tudo isso vai te trazer uma percepção maior do contexto de mudanças no mercado de trabalho em que você vive.

E o que acontece com quem não fica atento às mudanças no mercado de trabalho?

Muitos negócios vão à falência por não terem essa percepção das mudanças no mercado de trabalho ao longo do tempo. É o que podemos ver e aprender com os exemplos abaixo:

  • Blockbuster: era a maior franquia de locadora de filmes do mundo, e teve a oportunidade de comprar a Netflix por 50 milhões de dólares nos anos 2000, recusou por não acreditar que traria benefícios. Em 2010 a Blockbuster entrou em falência;
  • Kodak: foi a líder mundial em fotografia e adquiriu a patente pela fotografia digital. Teve a oportunidade de comprar outras empresas, como o Instagram,  mas não enxergou que as tecnologias eram inovadoras e tinham potencial; e
  • Blackberry: foi a líder do mercado de smartphones entre 2005 e 2010, mas não conseguiu se adaptar às mudanças tecnológicas, como a evolução do touchscreen. Acabou perdendo espaço para um recente lançamento do mercado da época: o iPhone da Apple em 2007.

E quais são, então, os pontos-chave para um empreendimento de sucesso em um contexto de constantes mudanças no mercado de trabalho?

A resposta para essa pergunta está na adaptabilidade e agilidade.

 


 

Isto porque o empreendedor tem de estar em um processo de melhoria contínua, sempre se adaptando às novas tecnologias e modelos de mercado. O que funcionou no passado, hoje não funciona mais.

Além disso, em um contexto de mundo globalizado, com facilidade de informação e recursos, é necessário estar cada vez mais ágil para não perder a oportunidade para um concorrente.

 

Pronto para construir um negócio de sucesso?

 

Se adaptar à nova realidade de constantes mudanças no mercado de trabalho, não é só um diferencial competitivo, é questão de sobrevivência, e é, sem dúvidas, um desafio. Mas, existem outros fatores que separam o sucesso do fracasso na construção de um empreendimento.

E se você quer abrir uma empresa de sucesso, tem de estar por dentro de todas as etapas que envolvem a abertura de um novo negócio.

Não sabe por onde começar? Fica tranquilo que te ajudamos nisso! Nós temos um curso completo de formação empreendedora, que é ideal para você que deseja abrir o próprio negócio! Clique no botão abaixo e confira!

Antes de ir, não se esqueça de deixar seu feedback sobre este conteúdo!