A crise econômica não é o melhor cenário para se manter estável no mercado privado, não é mesmo? Mas, mesmo se você foi demitido não se desespere, existe uma luz no fim do túnel!

Buscar recolocação no mercado de trabalho pode ser o pesadelo de muita gente, mas há quem encare como uma nova fase, cheia de possibilidades e chances para atingir a colocação profissional desejada.

E como fazer isso? É preciso ser otimista, pois as oportunidades estão em todas as partes! Basta se esforçar para enxergar e se preparar para elas!

Neste artigo, você vai encontrar todas informações que precisa para realizar a recolocação profissional de forma fácil e sem desespero

Recolocação no mercado de trabalho

1. Renove seu currículo

 

Separe parte do seu tempo para pensar em seus objetivos profissionais. Refletir sobre suas experiências, conquistas e aprendizados te ajudarão a montar um currículo focado e atualizado. Lembre-se de sempre ressaltar seus resultados alcançados em suas experiências passadas.

Um bom currículo deve se destacar aos olhos do recrutador, algumas dicas são: ter no máximo duas páginas, ser claro e objetivo e listar suas experiências passadas.

 

Renove seu currículo

 

Para aprimorar ainda mais seu currículo, o artigo: Como fazer um bom currículo que chame atenção dos recrutadores? pode ajudá-lo.

Não se esqueça, também, das formas digitais de contato! As empresas irão visitar suas redes sociais e principalmente seu Linkedin em processos seletivos. Assim, elas devem estar sempre atualizadas e com um conteúdo apropriado para a recolocação no mercado de trabalho.

 

2. Atualize-se

 

Aproveite o tempo livre para se capacitar. Aumentar seu conhecimento na área pode significar mais chances para uma recolocação no mercado de trabalho, reforçando a busca pelo novo emprego. Considere esse tempo como um período para seu autoconhecimento.

Além disso, é importante participar de workshops e palestras. Diferente de cursos tradicionais, eventos na sua área de interesse são uma excelente forma de acompanhar as novidades do mercado, mostrando que você não ficou “parado” e aumentando sua rede de relacionamentos.

Além disso é necessário apenas prática para o aprimoramento, o que coloca todos no mesmo patamar de potenciais negociadores de sucesso. Então, não perca tempo e baixe já o eBook com técnicas de negociação que a Voitto preparou para você! 

Ebook - Técnicas de Negociação de Sucesso

 

3. Seja protagonista

 

Agarre as oportunidades que tenham afinidade com seu ideal de realização profissional, em vez de aceitar qualquer vaga aberta que apareça na sua frente. Tome as rédeas da sua carreira avaliando as possibilidades.

Seja positivo quanto às novas oportunidades que virão pela frente durante o processo de recolocação no mercado de trabalho.

Absorva os feedbacks que receber em suas experiências passadas e descubra como estar mais preparado para a próxima oportunidade!

 

4. Não minta

 

Para voltar ao mercado, seja sincero e claro quanto ao final de suas últimas experiências profissionais, esconder uma demissão não é uma boa ideia. Não há vergonha em ser demitido, existem vários fatores que podem ter levado à isso: desalinhamento entre funcionário e empresa, corte de custos ou fechamento de uma filial, por exemplo.

Demissão não significa necessariamente falta de competência, e os recrutadores sabem disso. Não é necessário entrar em detalhes sobre seu desligamento, fale sobre esses motivos apenas se for perguntado, de forma objetiva e imparcial. Caso o motivo da demissão tenha sido uma falha sua, de execução ou conhecimento, explique o que você está fazendo para suprir essa lacuna.

 

5. Faça Network

 

Quem não é visto não é lembrado. Você já deve ter ouvido essa frase pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Network é a capacidade de estabelecer uma rede de contatos profissionais, uma habilidade que você precisa desenvolver mesmo quando não está pensando em uma recolocação no mercado de trabalho.

Fazer um bom network não é implorar por vagas de emprego quando for demitido, Network é cultivar seus contatos profissionais e pessoais constantemente. Procure, também, não falar mal das empresas e profissionais com quem você trabalhou.

Para saber mais, confira o nosso artigo de como adquirir networking.

 

Network

 

6. O desvio pode ser um atalho

 

Tem uma oportunidade diferente da esperada? É na área de seu interesse? Pode ser a melhor forma para a recolocação no mercado!

Muitas empresas acabam contratando empregados temporários, seja por ter gostado do seu método de trabalho ou simplesmente pelo fato dele já conhecer a dinâmica da empresa. Mesmo se não for contratado, acumular experiência nunca é demais.

 

7. Prepare-se para a entrevista

 

A entrevista de emprego é com certeza uma etapas mais importantes na recolocação no mercado de trabalho. É através dela que você vai ter a chance de mostrar para a empresa o por quê de você ser a melhor opção para aquela vaga.

Há diversos materiais disponíveis na internet que podem prepará-lo para esse momento, inclusive o nossos artigos sobre o tema:

 

Entrevista de emprego

 

8. Cadastre o seu currículo de sites de vagas de emprego

 

Outro importante meio que pode te ajudar na recolocação no mercado de trabalho é a internet.

Pesquise sobre vagas online e cadastre o seu currículo nos sites com anúncios de emprego. Com isso, você aumenta o seu alcance e consegue concorrer a mais oportunidades. Afinal, tentar não custa, não é mesmo?

 

9. É tudo questão de preparação!
 

O conhecimento é a chave para a qualificação!

A preparação é o que vai fazer toda a diferença na recolocação no mercado de trabalho.

Hoje, ele está cada vez mais competitivo e só tem vez quem possui um diferencial no currículo!

Para dar o primeiro passo rumo ao crescimento pessoal e profissional, te apresento a Voitto Premium, a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Então, não perca tempo! Seja Premium!

Voitto Premium