Se quiser ter uma boa ideia, tenha uma porção de ideias.” (Thomas Alva Edison)

Nada melhor para começar a falar sobre o DNA da inovação do que fazer uma espetacular citação de uma das mentes mais inovadoras que já existiu, Thomas Edison, um inovador de carteirinha que chegou a registrar 2.332 patentes, sendo a lâmpada a mais famosa delas, inventada no final do século XIX.

De que forma pessoas como Thomas Edison criam ideias inovadoras? Como a inovação realmente acontece? Se fosse possível descobrir o funcionamento interno das mentes dos grandes inovadores, seria fantástico não é mesmo?

Porém, infelizmente, isso ainda não é possível, mas pesquisadores da Harvard estudaram o comportamento de diversos inventores e descobriram 5 habilidades comuns a eles, e é sobre essas habilidades que viemos falar hoje.

Mas antes de detalharmos mais sobre inovação e essas habilidades, tenho uma dica incrível para você!

Preparamos para você um Ebook completamente GRATUITO sobre Lean Manufacturing, uma filosofia operacional que busca maximizar o valor das operações de um negócio. Clique na imagem abaixo e baixe agora o seu.

 

 

Ficou interessado? Quer aprender mais sobre o Lean? Preparamos para você um curso GRATUITO de Introdução ao Lean Manufacturing, disponível em nossa plataforma online.

Neste curso você irá ver mais sobre essa ferramenta e diversas outras que irão te auxiliar na análise de dados e tomada de decisão.

Além disso, este curso mostrará tudo sobre o surgimento dessa filosofia que revolucionou o mundo. Não vai perder essa oportunidade, não é? Então corra, clique nesse botão e se inscreva já!

 

lean manufacturing

 

Voltando a falar do DNA da inovação, segundo o estudo publicado pela Harvard feito por Jeffrey H. Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen, a inovação não é apenas uma predisposição genética, mas pode ser treinada. Todos nós, incluindo você e eu, podemos inovar se algumas habilidades específicas forem desenvolvidas.

Está curioso para saber quais são essas habilidades? Então continue lendo este artigo, pois falaremos sobre cada uma.

 

O que é inovação?

 

Antes de discorrermos sobre as habilidades que irão te tornar um grande inovador, vale a pena falarmos brevemente sobre o que é inovação e a importância que ela tem nos dias de hoje, certo? Então vamos lá!

Dependendo da aplicação, este conceito pode ser bastante variado. Segundo a ABGI (consultoria especializada em inovação), inovação é a exploração de novas ideias com sucesso. É através dela que surgem novos métodos, produtos, serviços ou processos.

De acordo com a área de aplicação, esse termo pode ser classificado de maneiras diferentes, como por exemplo “inovação tecnológica”, “inovação de marketing” e “inovação organizacional”.

Existem também outros tipos de inovações que podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.

Um colaborador inovador é muito desejado no mercado de trabalho atual, por isso é de suma importância que você coloque cada habilidade de que falaremos a seguir em prática.

 

As 5 Habilidades que contêm o DNA da inovação

 

Está curioso para saber quais são as habilidades que, desenvolvidas, te farão um grande inovador? Então, sem mais enrolação, vamos a elas!

 

 

1 - Questionar

 

Em primeiríssimo lugar está a habilidade de questionar. Não poderia ser diferente, não é mesmo? Como disse nosso querido Peter Drucker:

O trabalho importante e difícil nunca é encontrar as respostas certas, é encontrar a pergunta certa.

Uma ideia inovadora pode surgir de questionamentos simples ou até mesmo dos mais absurdos e loucos que se pode imaginar. Como por exemplo: E se você ainda não tivesse contratado determinada pessoa? Instalado aquele equipamento que revolucionou a produção?E se você fosse legalmente proibido de vender para seus clientes atuais?

Perguntas como essas mudaram a história de algumas empresas. Por isso abrir a mente para os mais diversos questionamentos faz parte do processo de inovação.

 

Como desenvolver essa habilidade?

 

Essa habilidade pode parecer simples até demais para algumas pessoas que se consideram mestres dos questionamentos, mas nem todos são assim não é mesmo?

Então, para você que tem medo de questionar ou simplesmente não sabe o que exatamente questionar, vou te ajudar nessa!

A dica é: Faça perguntas que imponham e eliminem restrições. Isso ajudará você a ver um problema ou oportunidade de um ângulo diferente. Pergunte “por que?” e “por que não?”, em cada situação.

Tente passar de 15 a 30 minutos por dia escrevendo 10 novas perguntas que desafie o setor em que você trabalha.

 

2 - Observar

 

A segunda dica é observar, pois um grande inovador é, sem dúvida, um bom observador, que consegue abstrair informações do cotidiano e criar a partir delas.

É importante, nesse processo, não se deixar influenciar pelas primeiras impressões para concluir uma informação sobre quem / o que é observado. Isso tem a ver com a capacidade seletiva de observar.

 

Como desenvolver essa habilidade?

 

Se você é uma pessoa distraída ou pouco observadora, isso não significa que não possa desenvolver essa habilidade. Vou te dar algumas dicas que irão te ajudar nessa mudança!

Para aprimorar suas próprias habilidades de observação, comece aprendendo a observar coisas simples do seu dia a dia.

Depois comece a observar atentamente os trabalhos que seus colegas estão realizando. Tente não fazer julgamentos sobre o que você vê: simplesmente finja que você é uma mosca na parede e observe o mais neutramente possível.

 

3 - Experimentar

 

Quando pensamos em experimentos, logo já imaginamos aqueles cientistas de jaleco branco em um laboratório.

 

 

Assim como os cientistas, os empreendedores inovadores também experimentam ativamente novas ideias, e a partir dessas ideias surgem grandes inovações.

 

Como desenvolver essa habilidade?

 

Está achando que para desenvolver essa habilidade vai precisar de um jaleco, elementos químicos e um laboratório incrível? Não, fique calmo, nada disso será necessário, não teremos explosão e nem nada semelhante por aqui.

As dicas para desenvolver essa habilidade são:

 

  • Participe de seminários ou cursos fora de sua área de especialização;
  • Quando você viajar, não perca a oportunidade de aprender sobre diferentes estilos de vida e comportamento local;
  • Encontre maneiras de realizar pequenos e frequentes experimentos em todos os níveis da organização;

 

Essas dicas irão te ajudar a conhecer um lado que talvez você ainda não conheça, seja de uma cultura ou de uma profissão, esse conhecimento, sem dúvida, irá te ajudar a ter grandes ideias.

 

4 - Cultivar o networking

 

Dedicar tempo e energia para encontrar e testar ideias por meio de uma rede de diversos indivíduos dá aos inovadores uma perspectiva radicalmente diferente.

Os empreendedores inovadores se esforçam para encontrar pessoas com diferentes tipos de ideias e perspectivas para ampliar seus próprios domínios do conhecimento.

 

Como desenvolver essa habilidade?

 

Esse é o momento de pedir aquela ajudinha para os “universitários”, que, nesse caso, seriam os grandes inovadores que você conhece e admira.

Para desenvolver essa habilidade, a dica é entrar em contato com as cinco pessoas mais criativas que você conhece e pedir que compartilhem o que fazem, para que através disso o seu pensamento criativo possa ser estimulado.

Sugiro também que você organize regularmente almoços para conhecer algumas pessoas novas de diversas funções, empresas ou indústrias. Peça-lhes para falar sobre suas ideias inovadoras e peça um feedback sobre o que você tem pensado.

 

5 - Pensamento associativo

 

Para desenvolver o DNA da inovação, é preciso ter a capacidade de conectar, com êxito, questões, problemas ou ideias aparentemente não relacionadas de diferentes áreas.

O pensamento associativo é como um músculo mental, que pode se fortalecer usando as outras habilidades ditas anteriormente. À medida que os inovadores se envolvem nesses comportamentos, eles constroem sua capacidade de gerar ideias que podem ser recombinadas de novas maneiras.

 

Como desenvolver essa habilidade?

 

Essa habilidade é a cereja do bolo, a união de todas ditas anteriormente. A forma de desenvolver essa habilidade é colocando em prática cada uma  delas.

Ao questionar, observar, experimentar e cultivar o networking, você estará com a mente fervendo de incríveis ideias, e agora é o momento de associar todas elas e criar a sua inovação.

 

É possível desenvolver tais habilidades?

 

Embora o pensamento inovador possa ser inato para alguns, ele também pode ser desenvolvido e fortalecido através da prática.

Todos nós, incluindo você e eu, podemos inovar se exercitarmos nossa mente para desenvolver as habilidades que foram ditas anteriormente.

Pensando nisso, a Voitto preparou uma plataforma incrível, juntamente com grandes inovadores, líderes e gestores de alta performance para te ajudar a desenvolver todas essas habilidades.

A plataforma Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!

 

Seja Premium

 

Gostou do conteúdo? Então nos presenteie com o seu comentário aqui embaixo!

Ah, e não se esqueça de compartilhar este artigo com aquele amigo que está precisando de uma ajudinha também!