O que é inovação?
As 5 Habilidades que contêm o DNA da inovação
É possível desenvolver tais habilidades?

Veja as 5 habilidades fundamentais do DNA da inovação para impulsionar sua empresa

Aprenda nesse artigo como explorar e desenvolver as habilidades que podem transformar sua vida e capacitá-lo a se tornar um inovador excepcional!

Maytê Pereira
Por: Maytê Pereira
Veja as 5 habilidades fundamentais do DNA da inovação para impulsionar sua empresa

Se quiser ter uma boa ideia, tenha uma porção de ideias.” (Thomas Alva Edison)

Nada melhor para começar a falar sobre o DNA da inovação do que fazer uma espetacular citação de uma das mentes mais inovadoras que já existiu, Thomas Edison, um inovador de carteirinha que chegou a registrar 2.332 patentes, sendo a lâmpada a mais famosa delas, inventada no final do século XIX.

De que forma pessoas como Thomas Edison criam ideias inovadoras? Como a inovação realmente acontece? Se fosse possível descobrir o funcionamento interno das mentes dos grandes inovadores, seria fantástico não é mesmo?

Porém, infelizmente, isso ainda não é possível, mas pesquisadores da Harvard estudaram o comportamento de diversos inventores e descobriram 5 habilidades comuns a eles, e é sobre essas habilidades que viemos falar hoje.

Mas antes de detalharmos mais sobre inovação e essas habilidades, tenho uma dica incrível para você!

Preparamos para você um Ebook completamente GRATUITO sobre Lean Manufacturing, uma filosofia operacional que busca maximizar o valor das operações de um negócio. Clique na imagem abaixo e baixe agora o seu.

Ebook O que é e como funciona o Lean Manufacturing


Ficou interessado?

Voltando a falar do DNA da inovação, segundo o estudo publicado pela Harvard feito por Jeffrey H. Dyer, Hal Gregersen e Clayton M. Christensen, a inovação não é apenas uma predisposição genética, mas pode ser treinada. Todos nós, incluindo você e eu, podemos inovar se algumas habilidades específicas forem desenvolvidas.

Está curioso para saber quais são essas habilidades? Então continue lendo este artigo, pois falaremos sobre cada uma.

O que é inovação?

Antes de discorrermos sobre as habilidades que irão te tornar um grande inovador, vale a pena falarmos brevemente sobre o que é inovação e a importância que ela tem nos dias de hoje, certo? Então vamos lá!

Dependendo da aplicação, este conceito pode ser bastante variado. Segundo a ABGI (consultoria especializada em inovação), inovação é a exploração de novas ideias com sucesso. É através dela que surgem novos métodos, produtos, serviços ou processos.

De acordo com a área de aplicação, esse termo pode ser classificado de maneiras diferentes, como por exemplo “inovação tecnológica”, “inovação de marketing” e “inovação organizacional”.

Existem também outros tipos de inovações que podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.

Um colaborador inovador é muito desejado no mercado de trabalho atual, por isso é de suma importância que você coloque cada habilidade de que falaremos a seguir em prática.

As 5 Habilidades que contêm o DNA da inovação

Está curioso para saber quais são as habilidades que, desenvolvidas, te farão um grande inovador? Então, sem mais enrolação, vamos a elas!

1 - Questionar

Em primeiríssimo lugar está a habilidade de questionar. Não poderia ser diferente, não é mesmo? Como disse nosso querido Peter Drucker:

O trabalho importante e difícil nunca é encontrar as respostas certas, é encontrar a pergunta certa.

Uma ideia inovadora pode surgir de questionamentos simples ou até mesmo dos mais absurdos e loucos que se pode imaginar. Como por exemplo: E se você ainda não tivesse contratado determinada pessoa? Instalado aquele equipamento que revolucionou a produção? E se você fosse legalmente proibido de vender para seus clientes atuais?

Perguntas como essas mudaram a história de algumas empresas. Por isso abrir a mente para os mais diversos questionamentos faz parte do processo de inovação.


Como desenvolver essa habilidade?


Essa habilidade pode parecer simples até demais para algumas pessoas que se consideram mestres dos questionamentos, mas nem todos são assim não é mesmo?

Então, para você que tem medo de questionar ou simplesmente não sabe o que exatamente questionar, vou te ajudar nessa!

A dica é: Faça perguntas que imponham e eliminem restrições. Isso ajudará você a ver um problema ou oportunidade de um ângulo diferente. Pergunte “por que?” e “por que não?”, em cada situação.

Tente passar de 15 a 30 minutos por dia escrevendo 10 novas perguntas que desafie o setor em que você trabalha.

2 - Observar

A segunda dica é observar, pois um grande inovador é, sem dúvida, um bom observador, que consegue abstrair informações do cotidiano e criar a partir delas.

É importante, nesse processo, não se deixar influenciar pelas primeiras impressões para concluir uma informação sobre quem / o que é observado. Isso tem a ver com a capacidade seletiva de observar.


Como desenvolver essa habilidade?


Se você é uma pessoa distraída ou pouco observadora, isso não significa que não possa desenvolver essa habilidade. Vou te dar algumas dicas que irão te ajudar nessa mudança!

Para aprimorar suas próprias habilidades de observação, comece aprendendo a observar coisas simples do seu dia a dia.

Depois comece a observar atentamente os trabalhos que seus colegas estão realizando. Tente não fazer julgamentos sobre o que você vê: simplesmente finja que você é uma mosca na parede e observe o mais neutro possível.

3 - Experimentar

Quando pensamos em experimentos, logo já imaginamos aqueles cientistas de jaleco branco em um laboratório.


Assim como os cientistas, os empreendedores inovadores também experimentam ativamente novas ideias, e a partir dessas ideias surgem grandes inovações.


Como desenvolver essa habilidade?


Está achando que para desenvolver essa habilidade vai precisar de um jaleco, elementos químicos e um laboratório incrível? Não, fique calmo, nada disso será necessário, não teremos explosão e nem nada semelhante por aqui.

As dicas para desenvolver essa habilidade são:

  • Participe de seminários ou cursos fora de sua área de especialização
  • Quando você viajar, não perca a oportunidade de aprender sobre diferentes estilos de vida e comportamento local
  • Encontre maneiras de realizar pequenos e frequentes experimentos em todos os níveis da organização

Essas dicas irão te ajudar a conhecer um lado que talvez você ainda não conheça, seja de uma cultura ou de uma profissão, esse conhecimento, sem dúvida, irá te ajudar a ter grandes ideias.

4 - Cultivar o networking

Dedicar tempo e energia para encontrar e testar ideias por meio de uma rede de diversos indivíduos dá aos inovadores uma perspectiva radicalmente diferente.

Os empreendedores inovadores se esforçam para encontrar pessoas com diferentes tipos de ideias e perspectivas para ampliar seus próprios domínios do conhecimento.


Como desenvolver essa habilidade?


Esse é o momento de pedir aquela ajudinha para os “universitários”, que, nesse caso, seriam os grandes inovadores que você conhece e admira.

Para desenvolver essa habilidade, a dica é entrar em contato com as cinco pessoas mais criativas que você conhece e pedir que compartilhem o que fazem, para que através disso o seu pensamento criativo possa ser estimulado.

Sugiro também que você organize regularmente almoços para conhecer algumas pessoas novas de diversas funções, empresas ou indústrias. Peça-lhes para falar sobre suas ideias inovadoras e peça um feedback sobre o que você tem pensado.

5 - Pensamento associativo

Para desenvolver o DNA da inovação, é preciso ter a capacidade de conectar, com êxito, questões, problemas ou ideias aparentemente não relacionadas de diferentes áreas.

O pensamento associativo é como um músculo mental, que pode se fortalecer usando as outras habilidades ditas anteriormente. À medida que os inovadores se envolvem nesses comportamentos, eles constroem sua capacidade de gerar ideias que podem ser recombinadas de novas maneiras.


Como desenvolver essa habilidade?


Essa habilidade é a cereja do bolo, a união de todas ditas anteriormente. A forma de desenvolver essa habilidade é colocando em prática cada uma  delas.

Ao questionar, observar, experimentar e cultivar o networking, você estará com a mente fervendo de incríveis ideias, e agora é o momento de associar todas elas e criar a sua inovação.

É possível desenvolver tais habilidades?

Embora o pensamento inovador possa ser inato para alguns, ele também pode ser desenvolvido e fortalecido através da prática.

Todos nós, incluindo você e eu, podemos inovar se exercitarmos nossa mente para desenvolver as habilidades que foram ditas anteriormente.

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

VOITTO PRO


Gostou do conteúdo? Então nos presenteie com o seu comentário aqui embaixo!

Ah, e não se esqueça de compartilhar este artigo com aquele amigo que está precisando de uma ajudinha também!

Maytê Pereira

Maytê Pereira

Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.