Você já deve ter ouvido falar de Brainstorming, não é? Talvez tenha ouvido o termo “tempestade de ideias”, ou “toró de ideias” em Minas Gerais. O brainstorming é um método usado para criar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos.

 A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante.

A regra básica é: nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

O principal objetivo da planilha para brainstorming é, além de levantar, possibilitar uma organização das ideias de modo à selecionar a(s) ideia(s) com maior potencial de ganhos de acordo com o objetivo principal e critérios utilizados.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha para Brainstorming! Vai ser uma grande ajuda no seu processo de desenvolvimento de ideias!  Basta clicar no botão abaixo:

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

Entenda a Ferramenta 

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva.

 

 

Introdução à planilha para Brainstorming

 

A aba de Considerações Iniciais servirá apenas como o auxílio prático para a utilização da metodologia. A mesma auxilia quanto aos passos iniciais para o alcance do objetivo proposto.

 

A aba seguinte, Dados, servirá apenas para cadastrar as informações principais da planilha para brainstorming, a fim de deixar tudo mais organizado.

O cabeçalho da mesma deverá ter informações como a data de início e o problema para o qual se buscará uma solução. A parte Critério deverá ser preenchida com os principais critérios pelos quais as ideias serão julgadas e o peso de cada critério, de acordo com o grau de importância. Já a Participantes, com os nomes e respectivas áreas dos mesmos.

 

 

Compilação de Ideias

 

Chegamos à parte crucial da planilha para brainstorming, na qual todas as ideias geradas devem ser registradas. Não se preocupe, nesse momento, em julgar a ideia ou fazer qualquer tipo de análise, apenas registre todas as ideias e a pessoa que a sugeriu na aba Compilação de Ideias. Quando as mesmas cessarem, será o momento de preencher os demais campos:

  • Ponto de Atenção: qual a principal necessidade de atenção para que a ideia gere resultados;

  • Nota por critério: de acordo com os critérios descritos na aba anterior, pontuar a ideia em cada critério com notas de 0 a 10.

 

 

Seleção de Ideias

 

A Seleção da Ideia é a parte final dessa ferramenta e é uma aba totalmente automática. A mesma objetiva apresentar quantas ideias foram geradas no total, e delas, quais se destacam como as três melhores ideias gerais de acordo com os critérios.

 

 

Ainda será possível verificar a seleção das melhores ideias em cada critério. Possibilitando análise complementares das ideias geradas.

 

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!