Se o planejamento de nossas ações fosse perfeito, seria muito mais fácil atingirmos nossas metas. Como sabemos que nenhum planejamento é perfeito, é importante controlar os processos e verificar o atingimento das metas.

A Carta de Controle, ou Gráfico de Controle, é a ferramenta que pode te ajudar nisso, uma forma visual para acompanhar o desempenho de um processo. Ela te ajuda a verificar se os limites de especificação estão sendo respeitados evitando que produtos não conformes cheguem até os clientes ou avancem dentro da linha de montagem.

E porque não fazer isso usando o Excel? Nesse artigo vou te ensinar como criar uma carta de controle de forma bem simples e ilustrativa, garantindo a certificação da qualidade de seus processos ou produtos.

 

Coleta de dados

 

O primeiro passo para montar uma carta de controle é a coleta dos dados, porém, você precisa se certificar que eles vêm de uma base confiável. Dados enganosos atrapalham toda a análise da qualidade dos processos.  Esses dados podem ser, por exemplo, o tempo de um processo ou seu custo.

 

Criação da tabela

 

Para criar a tabela, precisamos inserir os dados no Excel. Utilizaremos a seguinte estrutura de tabela para criação do gráfico: uma coluna para a inserção dos dados coletados, uma coluna para a média desses dados, duas outras para o Limite Superior de Controle (LSC) e o Limite Inferior de Controle (LIC), que serão explicados mais para frente, e uma célula para o desvio padrão dos dados. Todas essas colunas terão um papel muito importante para um controle estatístico do nosso processo.

 

 

Cálculo da média

 

Para a criação do gráfico precisaremos preencher todos os campos, começando com a média, iremos utilizar a fórmula MÉDIA para isso. Essa fórmula deve englobar todos os dados coletados como intervalos, você deve preencher toda a coluna com esse valor, como na figura de exemplo.

 

 

Cálculo do Desvio Padrão

 

A próxima etapa é o cálculo do desvio padrão dos dados. Selecione o mesmo intervalo da média e aplique a fórmula DESVPADA. O resultado irá preencher a célula do desvio padrão, como mostra a figura de exemplo.

 

 

Cálculo do LIC e LSC

 

Agora calculamos os limites de controle, que tem a função de delimitar o quanto os dados coletados podem sair da média.

Primeiro o limite inferior, expresso pela fórmula da média menos três vezes o desvio padrão. O limite superior, por sua vez, é a média mais três vezes o desvio padrão. O valor multiplicativo três faz com que você obedeça a filosofia Seis Sigma, obtendo altas garantias de confiabilidade.

Veja a utilização das fórmulas nos exemplos a seguir:

 

 

 

Criação do Gráfico

 

Chegou a hora de gerar o gráfico. É só selecionar todo o intervalo da planilha. Depois clicar em Inserir e  selecionar o gráfico de linhas 2D.

 

 

Finalização

 

Para finalizar, edite o gráfico da forma que você achar melhor. Podendo inserir um nome ou mudar as linhas. É interessante notar que não podemos deixar o processo sair dos limites LIC e LSC, representados pela linha superior e inferior.

 

 

A Carta de Controle te trará informações vitais para a melhoria do processo, aumento na quantidade de produtos que atendem os requisitos do cliente, diminuição de retrabalho e aumento da porcentagem de produtos dentro das especificações do processo. Como consequência, ela pode aumentar a receita da sua empresa.

 

Que tal aprender com a gente?

 

Então, não perca mais tempo! Utilize essa ferramenta para manter seus processos sob controle e garantir a qualidade em sua organização!

E, se você ainda está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!

 

 

Ah, e por último, não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos. Até a próxima!