O que é média e como calculá-la?
O que é moda e como encontrá-la?
O que é mediana e como encontrá-la?
Média, moda e mediana: exemplo
Se torne referência em Seis Sigma!

O que é média, moda e mediana? Aprenda como calcular na prática!

Procurando melhorar suas habilidades estatísticas? Aprenda de maneira rápida e eficiente como calcular a média, moda e mediana.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
O que é média, moda e mediana? Aprenda como calcular na prática!

A média, moda e mediana são algumas medidas de tendência que são amplamente utilizadas dentro da estatística. Se você quer entender, de forma mais aprofundada, o que significa cada um desses termos e como calculá-los, vem comigo!

O que é média e como calculá-la?

A Média é o centro de massa de um conjunto de dados, sendo também conhecida como média aritmética. Ela é a estatística mais utilizada para representar a locação dos dados. A média nada mais é do que a soma de todos os valores da base de dados dividida pelo número de elementos no total. A equação matemática que a representa está a seguir.

Fórmula para calcular a média


Há também a média ponderada, na qual cada dado é atribuído e multiplicado a um peso. A soma desses elementos é então dividida pelo somatório de todos os pesos, da seguinte forma:

Fórmula para calcular a  média ponderada

O que é moda e como encontrá-la?

Quando dizemos no nosso dia a dia que determinada roupa está na moda, queremos dizer que grande parte das pessoas está utilizando esse tipo de roupa, certo? Na estatística não é diferente. Se dissermos que um número representa a moda de uma base de dados, é o mesmo que dizer que esse número é o que mais aparece nessa base de dados. Ou seja, é o valor mais frequente.


É importante ressaltar, que dentre as medidas apresentadas nesse artigo, essa é a única que pode não existir, caso nenhum dado se repita dentro da amostra. E também pode não ser única, caso tenha dois números empatados com maior frequência.

O que é mediana e como encontrá-la?

A Mediana é a medida de posicionamento central dos dados. É o termo central de um conjunto de dados colocados em ordem crescente ou decrescente. Se a quantidade de valores ordenados for ímpar, a mediana é exatamente o número localizado no meio da lista. Se a quantidade de valores ordenados for par, a mediana é calculada como a média dos dois valores centrais.

Média, moda e mediana: exemplo

A fim de facilitar ainda mais a sua compreensão e fixação desses conceitos, resolvemos calcular a média, moda e mediana em um mesmo exemplo, para que fiquem evidentes as suas diferenças.


Imagine que, em uma empresa de telefonia, um Green Belt fez uma coleta de dados ao longo de alguns dias sobre o número de ligações abandonadas por dia e obteve os seguintes valores.


Número de ligações abandonadas por dia: 6, 9, 6, 5, 1, 7, 4, 2, 5, 5, 4, 12, 3, 8.


Nesse caso, temos que a média aritmética será de 5,5 ligações abandonadas por dia, como mostrado abaixo.

Média Exemplo


Já a moda desse conjunto será 5, uma vez que esse valor é o que aparece com maior frequência nessa base de dados, três vezes.


Para determinarmos a mediana desses dados, primeiramente temos que ordená-los de forma crescente ou decrescente. Optei por colocar na ordem crescente.


Base de dados = 1, 2, 3, 4, 4, 5, 5, 5, 6, 6, 7, 8, 9, 12.


Como nossa base de dados contém um número par de amostras, não possuímos um único valor central, mas sim dois. Nesse caso são os números 5 e 5. Então, para determinar a mediana, basta calcular a média aritmética desses dois números. Fazendo isso, encontramos que a mediana dessa amostra é 5.

Se torne referência em Seis Sigma!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Clique aqui e faça o download.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Orcamento E Despesas No Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.