Ser convocado para uma entrevista de emprego é uma notícia e tanto para quem está fora do mercado, não é mesmo? Como a concorrência só cresce nos tempos de crise, incluir cursos de qualificação profissional no currículo faz toda a diferença no momento da seleção.

Dentre as qualificações mais bem avaliadas entre os recrutadores destacam-se os cursos de Excel. Nos dias de hoje, possuir um conhecimento avançado em truques do Excel pode te possibilitar estar entre os primeiros candidatos selecionados em um processo seletivo.

No entanto, é preciso ser honesto. Afinal, quando chamado para as próximas etapas do processo, você deve estar preparado para demonstrar o que sabe. Não basta apenas manifestar uma boa desenvoltura durante a entrevista, é preciso estar preparado para responder questões teóricas e resolver exercícios práticos envolvendo o software mais usado pelas empresas.

Por isto, se você possui uma entrevista de emprego em vista, preste atenção nestes truques do Excel que podem te ajudar...
 

O que é cobrado nos processos seletivos?

A não ser que você esteja concorrendo à uma vaga muito específica, o usual é pedir que candidatos comprovem um conhecimento de Excel entre básico e intermediário. Abaixo estão os truques do Excel mais requisitados em processos seletivos:
 

1. Armazenamento e manipulação de dados

 

O Excel é ideal para guardar e analisar um volume grande de informações. Além de criar um banco de dados, mostre que você sabe usar fórmulas para relacioná-los entre si, gerando resultados mais ricos e relevantes para a tomada de decisões.

 

2. Fórmulas e funções

 

Aprender a criar fórmulas matemáticas para conseguir resultados rapidamente, este é um dos principais truques do Excel para se sair bem em processos seletivos. Geralmente, as seleções exigem alguns cálculos como SOMA, SOMASE, SE, MEDIA, PROCV, CONT.NUM, CONT.VALORES, CONT.SE.

 

3. Elaboração de gráficos

 

Criar, ler e interpretar gráficos é uma habilidade fundamental dentre os truques do Excel que você precisa. Além de recolher dados, saiba organizá-los e definir qual a melhor representação gráfica para cada situação.

 

4. Criação de Macros

 

Criar macros consiste em configurar e gravar rotinas padrão que podem ser acionadas novamente - e com mais rapidez - em qualquer planilha. Ou seja, são como rotinas que executam tarefas pré-programadas. As macros se aplicam de ações simples à ações complexas, assim, podem ser pertinentes em qualquer trabalho – ou seja, um ótimo truque do Excel para ser apresentado em um processo seletivo.
 

E como posso aprender todos estes truques do Excel?

 

Quem tem facilidade ao lidar com números possui uma vantagem, mas a verdade é que qualquer um pode aprender a usar as funcionalidades do Excel. Por isto, se você ainda não possui tal qualificação em seu currículo, busque formas de suprir esta necessidade e, assim, mandar bem em processos seletivos!

Nossos cursos de Excel proporcionam conhecimentos avançados e estão disponíveis 24 horas por dia. Gravadas em qualidade HD, as aulas são extremamente didáticas. Nossas lições nunca ultrapassam de 8 minutos e transmitem o conteúdo em alta definição de forma prática e dinâmica. Quer aprender mais truques do Excel? Inscreva-se em nosso curso gratuito de Excel Introdutório, será um prazer ajudá-lo em seu desenvolvimento profissional.