O que é o Excel e para que ele serve?
O que é cobrado de Excel nos processos seletivos?
Os 20 Truques de Excel para você se destacar nos processos seletivos
Seja um especialista em Excel!

Conheça 20 Truques do Excel para se destacar no mercado de trabalho!

Separamos os Truques de Excel mais requisitados pelos processos seletivos, aprenda agora como desenvolver cada um deles e veja sua carreira decolar.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça 20 Truques do Excel para se destacar no mercado de trabalho!

O Microsoft Excel é uma plataforma do sistema operacional Microsoft Windows que é voltada para a produção de planilhas.

Aprender a usar esta ferramenta é essencial para quem quer arrasar nos processos seletivos!

Como a concorrência só cresce, incluir cursos de qualificação profissional no currículo faz toda a diferença no momento da seleção.

O Excel é uma das qualificações mais bem avaliadas entre os recrutadores. Nos dias de hoje, possuir conhecimento avançado na plataforma e entender os principais truques, facilita na hora de alcançar um lugar entre os primeiros candidatos em um processo seletivo.

No entanto, é preciso ser honesto. Afinal, quando chamado para as próximas etapas do processo, você deve estar preparado para demonstrar o que sabe.

Não basta apenas manifestar uma boa desenvoltura durante a entrevista, é preciso estar preparado para responder questões teóricas e resolver exercícios práticos envolvendo o mais usado pelas empresas.

Por isso, atente-se para aprender os truques de Excel. Nesse artigo você verá:

  • O que é o Excel e para que ele serve?
  • O que é cobrado de Excel nos processos seletivos?
  • Os 20 Truques de Excel para você se destacar nos processos seletivos

O que é o Excel e para que ele serve?

O Excel é um programa de criação de planilhas eletrônicas, construídas a partir de células organizadas em linhas e colunas. O recurso foi criado pela Microsoft em 1987 e podia ser instalado em computadores que usavam o sistema operacional da empresa.

Atualmente, o aplicativo pode ser utilizado para a realização de uma infinidade de tarefas, como a realização de cálculos simples e complexos, criação de banco de dados, elaboração de relatórios e gráficos, projeções e análise de tendências, análises estatísticas e financeiras.

Sua versão mais recente é a do Excel 2019, na qual é possível criar vários tipos de gráficos e mapas 3D. Sendo assim, os processos de um projeto podem ser automatizados e a organização de dados é feita de forma mais ágil.

Por esta razão,  a ferramenta é muito usada nas empresas e seu domínio é obrigatório em muitas funções.

O que é cobrado de Excel nos processos seletivos?

A não ser que você esteja concorrendo a uma vaga muito específica onde a empresa provavelmente aplicará uma prova de Excel, o usual é pedir que candidatos comprovem um conhecimento de entre básico e intermediário.

Ainda que o processo seletivo não exija nada além do conhecimento básico de Excel, é interessante conhecer uma ou outra função que foge do esperado. Assim, você pode se destacar diante da concorrência.

Abaixo estão algumas dicas dos conhecimentos mais requisitadas em processos seletivos, para que você possa aprender um pouco mais sobre essa ferramenta e aumentar as chances de conquistar aquela vaga tão sonhada!

Os 20 Truques de Excel para você se destacar nos processos seletivos

1. Fórmulas e Funções

Aprender a criar fórmulas matemáticas para conseguir resultados rapidamente, este é um dos principais truques de para se sair bem em processos seletivos. Geralmente, as seleções de textos no Excel exigem alguns cálculos como SOMA, SOMASE, SE, MEDIA, PROCV, CONT.NUM, CONT.VALORES, CONT.SE, que facilitam bastante o processamento e validação de dados.

Para saber mais sobre esse importante truque de e aprender quais são as principais funções que você deve saber como calcular, confira o artigo:

2. Elaboração de Gráficos

Gráfico do Excel


Criar, ler e interpretar gráficos é uma habilidade fundamental. Além de recolher todos os dados, saiba como organizá-los com a melhor representação gráfica para cada situação.

O Microsoft Excel possibilita a construção de diferentes tipos de gráficos, como o gráfico de pizza, gráfico de coluna, gráfico de linha, gráfico de barra, entre outros.

Para criar um, selecione toda a tabela que servirá como base, clique em Inserir Gráficos e selecione o tipo de gráfico que deseja gerar. Pronto!

Caso deseje saber mais, confira:

3. Congelar Painéis

O terceiro truque de Excel que você deve saber é como congelar painéis.

Congelar painéis consiste em fixar determinada linha ou coluna do Excel, a fim de que ela não deixe de aparecer na sua tela quando você rolar a planilha para baixo ou para o lado.

Para utilizarmos este recurso: selecione a primeira célula na qual se deseja congelar, vá até a guia de exibição e clique em "Congelar Painéis". Agora, basta selecionar a opção que mais se adequa a sua necessidade.

Para saber mais sobre esse truque de Excel, confira o artigo:

4. Tabela Dinâmica

Outro importante truque de Excel é saber como fazer uma Tabela Dinâmica. Essa ferramenta é uma tabela interativa que resume de forma visual os dados de uma tabela.

Aprenda a criar uma tabela dinâmica de forma fácil!

Com a tabela dinâmica, é possível mover as linhas e colunas para analisar diferentes resumos dos dados. Além disso, você pode filtrar ou exibir detalhes que sejam do seu interesse.

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5. Fixar Dados

Esse truque de é utilizado para fixar dados em uma célula através do comando F4, que deve ser inserido na parte da fórmula que se deseja fixar. É útil quando se deseja fazer cálculos em que um dos fatores deve permanecer constante enquanto outros dados de uma tabela são utilizados no cálculo.

6. CTRL + 1

Esse comando possibilita a formatação de células, pois, ao utilizá-lo, a janela de formatação se abrirá e você poderá escolher a opção mais apropriada aos tipos de dados das células.

7. CTRL + Sinal de adição (+)

O sétimo truque consiste em um atalho para criar células, linhas e colunas.

Para criar uma linha, você deve selecionar uma linha inteira e realizar o comando. Já para colunas, o mesmo deve ser feito, com a diferença de que uma coluna inteira deverá ser selecionada anteriormente.

8. CTRL + D

Outro truque do Excel é repetir o comando inserido na célula anterior, inclusive fórmulas e formatação. Por exemplo: deseja-se colocar o valor "85" no intervalo A1:A150. Basta inserir esse valor na primeira célula. Selecionar o intervalo A1:A150 e pressionar o atalho. O mesmo feito na primeira célula se repetirá para as outras.

9. CTRL + PAGE DOWN

O truque consiste em mudar para a próxima planilha na pasta de trabalho através da seleção das teclas acima. Para voltar à planilha anterior, pressione CTRL + PAGE UP.

10. CTRL + SHIFT + Seta

Esse truque do Excel possibilita selecionar todas as células de um intervalo de forma rápida. Assim, deve-se apertar CTRL, SHIFT e clicar na seta com a direção que se deseja percorrer.

11. Transpor colunas em linhas

Para transformar uma coluna em linha, há um truque do excel que pode fazer justamente isso. Copie os dados que deseja transpor e, na célula em que deseja inseri-los, clique com o botão direito do mouse, selecione "colar especial" e, por fim, em "transpor".

12. Filtro

Saber usar os filtros do Excel também é um importante truque que é comumente exigido em processos seletivos. Para criar um filtro, vá na aba Dados e aperte Visualização com filtro. Depois, em criar uma nova visualização com filtro.

13. Criação de Macros

Criar macros consiste em configurar e gravar rotinas padrão que podem ser acionadas novamente - e com mais rapidez - em qualquer planilha. Ou seja, são como rotinas que executam tarefas pré-programadas. As macros se aplicam de ações simples à ações complexas, assim, podem ser pertinentes em qualquer trabalho - ou seja, um ótimo truque do para ser apresentado em um processo seletivo.

Apesar de não ser um conhecimento básico, esse truque de aumenta muito a chance de você se destacar em um processo seletivo!

Para saber mais, veja o artigo:

14. Localizar último elemento

A ferramenta “localizar” está na parte do menu chamado “Localizar e Selecionar”, ela é utilizada para buscar algum elemento, seja nome ou número. Quando acionada, o localizador oferece as respostas em ordem de aparecimento.

Então, para facilitar a localização do último elemento basta usar a tecla SHIFT no mesmo menu e você será redirecionado até ele.

15. Preenchimento automático por períodos

Ao selecionar uma pequena coluna com datas, por exemplo, você pode escolher mais células vazias abaixo das que foram selecionadas e clicar no mouse com o botão direito. Essa ação abrirá várias opções de preenchimento:

  • Preenchimento em série;
  • Preenchimento sem formatação;
  • Preenchimento de dias;
  • Preenchimento de meses.

16. Refazer a última ação

Se você acabou de fazer uma ação numa célula e quer replicar em outra, basta apertar a tecla F4 e elas terão a mesma formatação.

17. Importar arquivos em PDF

Você deve possuir um arquivo no PDF com informações separadas em colunas e linhas. Então, dentro do Excel é necessário acessar o menu “Dados” e depois a opção “Obter Dados”, onde deverá selecionar “De arquivo - PDF”.

Uma janela aparece, em seguida você pode selecionar “Tabela” e depois “Transformar Dados”.

18. Excluir células em branco rapidamente

Selecione a coluna onde estão seus dados (incluindo as células em brando). Depois, entre no menu “Página inicial” e clique em “Localizar e selecionar”, onde está a opção “Ir para especial”.

Nesta etapa, basta escolher a opção “Em branco” e quando as células em branco estiverem selecionadas, clique no botão direito do mouse e exclua.

19. Texto maiúsculo ou minúsculo

Um truque que facilita a formatação de textos é o uso da função automática para transformar tudo em maiúsculo ou minúsculo.

Na célula que você deseja alterar, digite =MAIÚSCULA ou =MINÚSCULA ou =PRI.MAIÚSCULA. A última função apresentada transforma apenas a primeira letra da palavra em maiúsculo.

20. Eliminar valores duplicados

Caso você tenha uma tabela com dados repetidos, basta usar a função =ÚNICO, selecioná-la e apertar ENTER.

Como resultado, você consegue saber quais são os elementos únicos da tabela.

Seja um especialista em Excel!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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