Ser convocado para uma entrevista de emprego é uma notícia e tanto para quem está fora do mercado, não é mesmo? Como a concorrência só cresce nos tempos de crise, incluir cursos de qualificação profissional no currículo faz toda a diferença no momento da seleção.

Dentre as qualificações mais bem avaliadas entre os recrutadores destacam-se os cursos de Microsoft Excel. Nos dias de hoje, com um conhecimento avançado em truques do Excel, é possível alcançar um lugar entre os primeiros candidatos selecionados em um processo seletivo.

No entanto, é preciso ser honesto. Afinal, quando chamado para as próximas etapas do processo, você deve estar preparado para demonstrar o que sabe. Não basta apenas manifestar uma boa desenvoltura durante a entrevista, é preciso estar preparado para responder questões teóricas e resolver exercícios práticos envolvendo o software mais usado pelas empresas.

Por isso, se você possui uma entrevista de emprego em vista, preste atenção nestes truques do Excel que podem te ajudar…

Ah, antes de começar, tenho uma boa notícia! Para te ajudar ainda mais a arrasar nos processos seletivos com os melhores truques de Excel, a Voitto está disponibilizando um Ebook gratuito com o Guia de Excel para Iniciantes.

Nele você encontra um material rico de informações que vão fazer com que você resolva  os problemas do dia-a-dia de forma rápida e eficiente. Para baixar, clique na imagem abaixo:

 

 

Agora, vamos ao que interessa!

 

O que é cobrado nos processos seletivos?

 

A não ser que você esteja concorrendo a uma vaga muito específica, o usual é pedir que candidatos comprovem um conhecimento de Excel entre básico e intermediário.

Abaixo estão algumas dicas do Excel mais requisitadas em processos seletivos, para que você possa aprender um pouco mais sobre essa ferramenta e aumentar as chances de conquistar aquela vaga tão sonhada!

 

Os 13 truques do Excel

 

1. Fórmulas e Funções

 

Aprender a criar fórmulas matemáticas para conseguir resultados rapidamente, este é um dos principais truques do Excel para se sair bem em processos seletivos. Geralmente, as seleções exigem alguns cálculos como SOMA, SOMASE, SE, MEDIA, PROCV, CONT.NUM, CONT.VALORES, CONT.SE, que facilitam bastante o processamento e validação de dados.

Para saber mais sobre esse importante truque do Excel e aprender quais são as principais funções que você deve saber como calcular, confira o artigo:

 

2. Elaboração de Gráficos

 

 

Criar, ler e interpretar gráficos é uma habilidade fundamental dentre os truques do Excel que você precisa. Além de recolher todos os dados, saiba como organizá-los com a melhor representação gráfica para cada situação.

O Microsoft Excel possibilita a construção de diferentes tipos de gráficos, como o gráfico de pizza, gráfico de coluna, gráfico de linha, gráfico de barra, entre outros.

Para criar um, selecione toda a tabela que servirá como base, clique em Inserir > Gráficos e selecione o tipo de gráfico que deseja gerar. Pronto!

Caso deseje saber mais, confira:

 

3. Congelar Painéis

 

O terceiro truque de Excel que você deve saber é como congelar painéis.

Congelar painéis consiste em fixar determinada linha ou coluna do Excel, a fim de que ela não deixe de aparecer na sua tela quando você rolar a planilha para baixo ou para o lado.

Para utilizarmos este recurso: selecione a primeira célula na qual se deseja congelar, vá até a guia de exibição e clique em “Congelar Painéis”. Agora, basta selecionar a opção que mais se adequa a sua necessidade.

Para saber mais sobre esse truque do Excel, confira o artigo:

 

4. Tabela Dinâmica

 

Outro importante truque do Excel é saber como fazer uma Tabela Dinâmica. Essa ferramenta é uma tabela interativa, que resume de forma visual os dados de uma tabela.

A partir da Tabela Dinâmica, torna-se possível mover as linhas e colunas e analisar diferentes resumos dos dados. Além disso, é possível filtrar ou exibir detalhes que sejam do seu interesse.

Para aprender como executar esse truque de Excel, baixe o Ebook gratuito sobre Tabela Dinâmica. Esse conhecimento com certeza fará com que você se destaque em um processo seletivo no futuro! Para fazer o download, clique na imagem abaixo:

 

 

5. Fixar Dados

 

Esse truque de Excel é utilizado para fixar dados em uma célula através do comando F4, que deve ser inserido na parte da fórmula que se deseja fixar. É útil quando se deseja fazer cálculos em que um dos fatores deve permanecer constante enquanto outros dados de uma tabela são utilizados no cálculo.

 

6. CTRL + 1

 

Esse comando possibilita a formatação de células, pois, ao utilizá-lo, a janela de formatação se abrirá e você poderá escolher a opção mais apropriada aos tipos de dados das células.
 

7. CTRL + Sinal de adição (+)

 

O sétimo truque de Excel consiste em um atalho para criar células, linhas e colunas.

Para criar uma linha, você deve selecionar uma linha inteira e realizar o comando. Já para colunas, o mesmo deve ser feito, com a diferença de que uma coluna inteira deverá ser selecionada anteriormente.

 

8. CTRL + D

 

Outro truque do Excel é repetir o comando inserido na célula anterior, inclusive fórmulas e formatação. Por exemplo: deseja-se colocar o valor “85” no intervalo A1:A150. Basta inserir esse valor na primeira célula. Selecionar o intervalo A1:A150 e pressionar o atalho. O mesmo feito na primeira célula se repetirá para as outras.
 

9. CTRL + PAGE DOWN

 

O sétimo truque do Excel consiste em mudar para a próxima planilha na pasta de trabalho através da seleção das teclas acima. Para voltar à planilha anterior, pressione CTRL + PAGE UP.

 

10. CTRL + SHIFT + Seta.

 

Esse truque do Excel possibilita selecionar todas as células de um intervalo de forma rápida. Assim, deve-se apertar CTRL, SHIFT e clicar na seta com a direção que se deseja percorrer.

 

11. Transpor colunas em linhas

 

Para transformar uma coluna em linha, há um truque do excel que pode fazer justamente isso. Copie os dados que deseja transpor e, na célula em que deseja inseri-los, clique com o botão direito do mouse, selecione “colar especial” e, por fim, em “transpor”.

 

12. Filtro

 

Saber usar os filtros do Excel também é um importante truque que é comumente exigido em processos seletivos. Para criar um filtro, vá na aba Dados > Visualização com filtro > Criar nova visualização com filtro.

 

13. Criação de Macros

 

Criar macros consiste em configurar e gravar rotinas padrão que podem ser acionadas novamente - e com mais rapidez - em qualquer planilha. Ou seja, são como rotinas que executam tarefas pré-programadas. As macros se aplicam de ações simples à ações complexas, assim, podem ser pertinentes em qualquer trabalho – ou seja, um ótimo truque do Excel para ser apresentado em um processo seletivo.

Apesar de não ser um conhecimento básico, esse truque de excel aumenta muito a chance de você se destacar em um processo seletivo!

Para saber mais, veja o artigo:

 

E como posso aprender todos estes truques do Excel?

 

Saber Excel hoje em dia não representa apenas um diferencial no currículo, como também um  pré-requisito para o ingresso no mercado. Só assim você poderá atender as primeiras exigências das empresas!

Quem tem facilidade ao lidar com números possui uma vantagem, mas a verdade é que qualquer um pode aprender a usar as funcionalidades do Excel. Por isto, se você ainda não possui tal qualificação em seu currículo, busque formas de suprir esta necessidade e, assim, mandar bem em processos seletivos!

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