No MS Excel, é comum trabalharmos com planilhas muito grandes e tabelas com um grande número de informações tanto na vertical quanto na horizontal.

Com isso, constantemente precisamos rolar a janela para baixo com intuito de averiguar alguma informação da base de dados, a ponto de não ser mais possível visualizar o cabeçalho da tabela.

Com isso, ao chegar na linha da tabela em que se quer observar uma informação, é comum que tenhamos esquecido de que se trata a informação de cada coluna, não é mesmo?

Para solucionar esse problema, existe um recurso bem simples para congelar painéis no Excel, que veremos a seguir.

 

Assista gratuitamente a nossa vídeo-aula relacionada

 

 

O que é a função Congelar Painéis no Excel?

 

Congelar painéis no Excel é uma função capaz de fixar determinada linha ou coluna do Excel, a fim de que ela não deixe de aparecer na tela do seu dispositivo, mesmo que você role a planilha para baixo ou para o lado.

Basicamente, a linha e/ou coluna selecionada e aplicada com essa função se torna estática, assim como os indicadores de linhas e colunas (barras de números e letras).

 

Para que serve congelar painéis no Excel?

 

Como já mencionei no começo deste post, congelar painéis no Excel serve basicamente para conseguirmos visualizar o cabeçalho de determinada tabela mesmo quando rolamos para baixo na planilha.

Quando trabalhamos com base de dados de cadastro de clientes, registro de vendas e controle de estoque por exemplo, é quase que obrigatório a utilização desse recurso, pois ele auxilia na identificação das informações do cabeçalho e evita erros de referência.

 

Exemplo prático

 

Imagine uma pequena loja, cujo negócio é vender artigos para uma empresa de peças, ela pretende analisar suas vendas. E para isso, os dados foram compilados em um registro de vendas com as informações que o gerente julgou importante, como apresentado a seguir.

 

 

Para utilizarmos este recurso: selecione a primeira célula na qual se deseja congelar, vá até a guia de exibição e clique em “Congelar Painéis”. Agora, basta selecionar a opção que mais se adequa a sua necessidade.

Ou seja, você pode congelar a primeira coluna ou congelar a primeira linha acima da célula selecionada. Se a sua base de dados possui muitas colunas, selecione a coluna para se congelar, por exemplo.

Além disso, também é possível congelar linhas e colunas ao mesmo tempo, como mostrado na imagem a seguir.

 

 

Com esse procedimento, podemos agora navegar pelos dados da planilha e notar que o cabeçalho continua fixo, facilitando a identificação dos dados contidos na tabela.

 

 

Caso queira voltar ao normal, na guia exibir e marque a opção “Congelar Painéis” e depois em “Descongelar Painéis”.

O Excel também fornece uma outra opção muito interessante se a sua base de dados estiver formatada como tabela. Nesse caso, automaticamente as letras indicadoras de colunas são alteradas para o título da coluna quando se rola na planilha.

Mas como formato a base de dados como tabela?

Simples, basta ir em Página Inicial > Formatar Como Tabela e selecionar o tipo de tabela e o intervalo de dados a ser formatado.

 

 

Pronto! Basta agora conferir como fica o resultado ao rolar a tabela.

 

 

Nesse artigo, eu te mostrei duas formas de congelar painéis no Excel para que você escolha utilizar a que melhor se adequa ao seu estilo de trabalho.

 

Saiba mais!

 

O conhecimento de Excel é, cada vez mais, essencial para qualquer profissional e pode abrir portas no mercado de trabalho.

E agora que você já sabe como criar tabelas e congelar painéis no Excel, eu te convido a aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta que é o MS Excel no nosso curso de Formação Master em Excel.

Com ele, você irá aprender sobre inúmeras outras funções do software que podem te ajudar muito no seu dia a dia. Esse curso de Excel vai desde o básico ao avançado.

 


Não deixe de nos presentear com seu comentário. Conte para mim o que você achou desse post e me ajude a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!