Você sabe quais são as diferenças entre o Microsoft Excel e o Power BI? A maioria das pessoas não sabem essas diferenças e acabam se enrolando na hora de escolher qual o software é mais adequado para suas aplicações.

Neste artigo, iremos te apresentar as 15 principais diferenças entre esses softwares de gerenciamento de dados. Mas antes disso, faremos um breve resumo sobre cada um deles.

E aí, preparado? Pegue um cafezinho e vamos nessa!

 

Excel 

 

O Excel é um produto do pacote Microsoft Office 365. Foi lançado no ano de 1985 através da Microsoft Corporation e atualmente a versão é o Excel 2019. Ele é um tipo de aplicação de planilhas que armazena dados na forma de colunas ou linhas. As versões mais recentes são dotadas de uma grande variedade de ferramentas e aplicações.

Através do Excel você consegue transformar dados em informações de fácil interpretação; além disso, esse software consegue identificar seus padrões de trabalho e ajuda você a organizar dados e a poupar muito tempo.

O Excel disponibiliza vários tipos de templates que facilitam a criação de planilhas e permitem o cálculo de fórmulas complexas. Somado a isso, ele irá te ajudar a ter uma melhor visualização de dados, através de quadros, gráficos e imagens.

 

Power BI

 

O Power BI é uma ferramenta de análise de dados (Business Intelligence) da Microsoft. Esse software é uma coleção de serviços e aplicativos que trabalham de forma conjunta para tornar fontes de dados não relacionadas em dados iterativos, coerentes e de fácil visualização.

O Power BI conecta facilmente diferentes fontes de dados de diferentes tamanhos. Ele é capaz de se conectar a planilhas do Excel, nuvem, banco de dados relacionados, ferramentas de Big Data, entre muitas outras.

Ele é uma ferramenta muito robusta, simples, rápida, com desenvolvimento personalizado e capaz de fazer análises em tempo real. Através dele é possível gerar uma visão de 360 graus de seus dados mais importantes, e o melhor, em um só lugar, disponíveis em todos os seus dispositivos (tablet, smartphone e computador).

 

Comparativo entre o Power BI e o Excel

 

Comparativo entre o Power BI e o Excel!

 

Confira agora as 15 diferenças entre o Power BI e o Excel que separamos para ajudar você:

 

Diferença 1: Tabelas duplicadas

 

O Excel permite a duplicação de tabelas, enquanto o Power BI não permite mostrar tabelas duplicadas.

 

Diferença 2: Aplicações 

 

O Power BI é ideal para Dashboards, alertas, KPIs e para melhores visualizações de dados, já o Excel não possui os modelos mais novos de quadros da Microsoft, além de não conseguir se conectar a um modelo de dados.

 

Diferença 3: Estilo de tabelas

 

O Excel é melhor para gerar relatórios no estilo de tabelas, enquanto o Power BI não é tão prático para gerar esses tipos de relatórios.

 

Diferença 4: Relatórios 

 

Comparado com o Power BI, os relatórios gerados pelo Excel são de certa forma comuns. Nessa comparação o Power BI leva vantagem sobre o MS Excel, pois oferece lindos modelos de relatórios.

 

Diferença 5: Filtragem cruzada 

 

O Excel não possui uma filtragem cruzada entre planilhas avançada, já o Power BI é dotado de ferramentas avançadas de filtragem cruzada de dados.

 

Diferença 6: Velocidade de carregamento

 

A velocidade de carregamento do Power BI é muito maior, mesmo quando comparada com os suplementos do Excel. Resumindo, se tratando de um volume muito grande de dados, o Power BI é insuperável em velocidade.

 

Diferença 7: Ferramentas 

 

Nesse aspecto, cada um desses programas carrega muitas peculiaridades.

O Excel é um programa muito tradicional, com longa história. Tornou-se líder de mercado por uma vasta gama de recursos.

O Power BI é uma avançada versão de uma ferramenta de análise de dados, com uma enorme variedade de ferramentas nesse sentido.

Antes de darmos sequência ao nosso artigo, nós da Voitto trazemos um conteúdo que vai te ajudar muito a dominar esses dois softwares da gestão de dados.

Confira os nossos cursos gratuitos de Introdução ao Excel e de Introdução ao Power BI, através desses cursos você vai dar os primeiros passos para se tornar um mestre dessas ferramentas.

 

 


 

Diferença 8: Modelo de dados

 

O Excel é totalmente focado em uma estrutura de modelo de dados simples, porém com uma enorme gama de recursos. Já o Power BI é voltado para uma análise de um grande número de dados e para a construção de modelos de dados complexos.

 

Diferença 9: Flexibilidade 

 

As configurações dos conjuntos de dados e de relatórios no Excel não são tão flexíveis, enquanto no Power BI há a possibilidade de configurações avançadas.

 

Diferença 10: Popularidade 

 

Praticamente todo mundo conhece o MS Excel, e a maioria das pessoas utiliza esse programa com certa facilidade, apesar de poucos possuírem completo domínio.

O Power BI é um software não tão conhecido no mercado, mas vem cada vez mais ganhando popularidade.

 

Diferença 11: Propósito

 

O Excel é uma ferramenta histórica de análise de dados para analistas, já o Power BI é uma grande pedida para a simplificação e para muitas fontes de dados diferentes.

 

Diferença 12: Velocidade de análise

 

Comparado com o Power BI, o Excel possui uma velocidade muito menor de processos que envolvem tabelas, gráficos e filtragem de dados.

 

Diferença 13: Dashboard 

 

No Excel, o usuário tem limitações na construção de dashboards, enquanto, no Power BI, é possível a construção de dashboards totalmente personalizáveis.

 

Diferença 14: Tipos de análise

 

O Excel é mais utilizado para entregas mais urgentes, em que não é necessária uma análise profunda de dados, pois ele possui uma usabilidade mais fácil para esse tipo de trabalho. Agora, se você deseja uma análise profunda e complexa de dados, o Power BI é perfeito para você.

 

Diferença 15: Disponibilidade de relatórios

 

Os tipos de relatórios disponíveis no Excel são limitados para um grupo específico de usuários, enquanto, no Power BI, usuários de diferentes gamas de conhecimento tecnológico podem ter acesso a esses relatórios.

 

E aí, qual o melhor software pra você?

 

Aposto que depois dessas 15 diferenças ficou muito mais fácil escolher qual software atende melhor às suas necessidades, não é mesmo? 

Melhor do que ter conhecimento em apenas um desses softwares é saber utilizar os dois. Assim, você será capaz de alternar entre usar um ou outro.

Confira o clube do Excel, através dele você vai ter acesso a materiais gratuitos, como por exemplo, Excel do básico ao avançado, curso de VBA e Power BI.

Clique nos botões abaixo. Não perca essa oportunidade!

 

 

Ah, já ia me esquecendo. Deixe seu comentário aqui pra gente, ele é muito importante para a melhoria do nosso conteúdo.