Você já teve uma pasta lotada de diversos arquivos para um controle? Ou quando precisava tomar uma decisão, perdia mais tempo procurando os dados que precisava analisar do que propriamente pensando em qual decisão tomar?

Seus problemas acabaram! Conheça agora uma incrível ferramenta que vai transformar a grande quantidade de dados, que está sendo gerada a todo instante, em visualizações inspiradoras, que podem ser absorvidas e compreendidas em instantes.

A ferramenta à qual estou me referindo foi preparada pela Microsoft e se chama Power BI. Ela tem por objetivo melhorar o processo de tomada de decisões em todos os sentidos.

Sem dúvida, com a utilização do Power BI você irá mudar o seu jeito e o da sua empresa de trabalhar com as informações.

 

O que é Business intelligence - BI?

 

Primeiramente iremos definir o termo Business intelligence, que surgiu na década de 80, quando as empresas precisaram se organizar um pouco mais, para poder conseguir as informações necessárias com maior velocidade.

Esse processo, que ficou conhecido por BI, tem por objetivo coletar, tratar e organizar todos os dados da empresa para que, dessa forma, os resultados e as informações sejam entregues da maneira desejada. Tudo isso é realizado em um único software.

O grande objetivo do Business intelligence é ter uma fácil interpretação de grandes volumes de dados. Através desse processo conseguimos entregar a informação certa, para a pessoa certa, no momento certo, garantindo, assim, melhores resultados.

 

O que é Power BI?

 

 

O Microsoft Power BI é a ferramenta de Business Intelligence da Microsoft. Com ela é possível consolidar, tornar coerentes e visuais as informações que se encontram em diversas fontes, desde uma simples pasta de trabalho do Microsoft Excel, a arquivos localizados na nuvem. 

Essa ferramenta é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas.

Além disso, ela também possibilita o fácil acesso e compartilhamento dessas informações.

 

 

O Power BI pode ser usado de forma simples para pequenos trabalhos no Excel e banco de dados local, ou até mesmo para grandes e robustos trabalhos a nível empresarial.

Com esta ferramenta é possível gerar uma visão de 360 graus com suas métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real.

Agora que você já conheceu brevemente sobre essa ferramenta incrível, tenho certeza que ficou apaixonado e quer logo começar a usar, certo? Então, para te ajudar a começar a se qualificar em Power BI, preparei um presente especialmente para você!

Uma oportunidade incrível de fazer um curso totalmente GRATUITO de Introdução ao Power BI.

Não vai perder essa oportunidade, não é? Então corra, clique no botão abaixo e se inscreva!  

 

 

De quais formas posso usar o Power BI?

 

Um dos diversos diferenciais do Power BI, é a sua disponibilidade de utilização através de três formas diferentes que são:

 

  • Power BI Desktop, um aplicativo de área de trabalho do Microsoft Windows;
  • Serviço do Power BI, um serviço SaaS online (Software como serviço); e
  • Aplicativo móvel do Power BI, podendo ser acessado em telefones ou tablets com Windows, ou em dispositivos com os sistemas Apple iOS e Google Android.

 

 

Dessa forma, é possível criar, compartilhar e analisar as informações necessárias da maneira que for mais agradável ao usuário.

Uma boa sugestão de uso dessas três ferramentas em conjunto é iniciar o projeto através da criação do relatório no Power BI Desktop, depois publicar o relatório no serviço do Power BI e, por fim, compartilhar com os demais usuários interessados pelo aplicativo, para que assim eles possam consultar as informações desejadas.

Existem diversas outras dinâmicas de trabalho que podem ser adotadas através dessas diferentes formas de utilização do Power BI, tanto de maneira separada quanto em conjunto, como foi o caso da nossa sugestão acima.

 

Como é a Interface do Power BI Desktop?

 

Agora que você já entendeu o que é o Power BI, conheceu suas diferentes formas de uso, vou te apresentar a interface inicial do Power BI Desktop para você sentir o gostinho de como é essa ferramenta.

Na interface inicial você será apresentado a quatro grandes grupos, que são:

 

  1. Barra superior: Que possui o layout muito similar a outras soluções da Microsoft, facilitando assim a familiarização do usuário com a ferramenta. Temos também os clássicos botões de Arquivo, Copiar / Colar, assim como outras ferramentas exclusivas do Power BI;
  2. Barra lateral esquerda: Nesse campo, você pode navegar entre as guias de relatório, as informações de tabelas e a guia de relações. Estas guias serão muito utilizadas na parte de construção do nosso projeto;
  3. Área de trabalho: Aqui serão construídos os relatórios e dashboards; e
  4. Edição: Neste setor ficam as informações de blocos, gráficos, formatação, criação e edição. Também é possível ter acesso aos campos das tabelas que forem importadas para o Power BI.

 

 

Como podemos notar na imagem acima, o Power BI Desktop tem a interface bem simples e agradável, principalmente se você já trabalha com alguma outra ferramenta da Microsoft.

O Power BI Desktop centraliza, simplifica e agiliza o que seria um processo árduo, disperso e desconexo de design e criação de relatórios.

 

Quais são as vantagens de usar o Power BI?

 

  • Power BI é muito barato ou até mesmo grátis;
  • Existem comunidades de Power BI, em que qualquer um pode se cadastrar, criar um tópico e/ou votar num tópico existente tirando dúvidas;
  • Nessa ferramenta, é possível criar relatórios interativos e painéis personalizados;
  • Os relatórios criados no Power BI podem ser exportados para o PowerPoint, o que facilita bastante se você gosta de usar essa ferramenta para apresentações em reuniões ou eventos semelhantes;
  • Com o Power BI você consegue se conectar a uma página da Web através do seu link de acesso, importar os dados tabulados e criar indicadores mostrando os dados de forma muito mais prática.

 

Uma dica incrível que você não pode perder

 

Sabemos que o mercado está cada vez mais exigente e competitivo e por isso não há espaço para tomadas de decisões baseadas no “achismo”.

Nesse sentido o Power BI surge como um mecanismo que guia a tomada de decisões baseada em análise de dados.

É fácil entender porque essa ferramenta tem sido adotada cada vez mais pelas empresas de todo porte no mundo.

E para não te deixar fora dessa evolução do mercado nós preparamos para você a formação de especialista em Power BI, em que você terá um aprendizado mais profundo sobre todas as suas funcionalidades.

Ao fazer o curso, você terá acesso ao certificado da Voitto, reconhecido em todo o Brasil. Então não perca tempo e venha se qualificar!

Ah! Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo, o seu feedback é de extrema importância para nós.

Compartilhe também este artigo com um amigo que quer saber mais sobre Power BI.