No mundo globalizado as mudanças e exigências dos clientes são cada vez mais rápidas e os competidores cada vez mais ágeis.

Desperta nos administradores a necessidade de se avaliar mudanças futuras é crucial para o sucesso. A necessidade da análise de cenários possíveis vem da busca de apresentar imagens de futuros prováveis em tempos diversos.

O principal objetivo da planilha é proporcionar uma ferramenta prática e objetiva com as perspectivas de ganhos ou perdas. Essa ferramenta expõe a expansão da empresa à adição de um funcionário ou um dia de trabalho.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha. Basta clicar no botão abaixo:
 

planilha excel.png


Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

Entenda a Ferramenta:

 

Custos

A planilha de Custos servirá para cadastrar informações atuais quanto aos custos da empresa. A análise dos cenários a serem previstos, depende da qualidade e precisão das mesmas.

O início do preenchimento se dá com as informações de receita mensal, número de funcionários da empresa, e, em seguida, a quantidade de dias da semana nos quais os funcionários trabalham.

análise de cenários.png

Ao lado estão as informações quanto aos custos. Sejam esses variáveis ou fixos, é importante que todos sejam listados, bem como informados os seus valores, conforme exemplo:

análise de cenários.png

 

Em seguida, a planilha irá apresentar quatro indicadores que já podem oferecer base para diversas análises de cenários. Esse é denominado Cenário Concatenado, que apresenta valores de receitas e de lucros.

 

análise de cenários.png

Cenários

A parte de Cenários indicará os valores de ganho ou perda para a expansão da empresa, usados na análise de dois cenários possíveis.

  • Adicionar um dia de trabalho:

Com base nos custos descritos, será apresentado o valor de custos operacionais. Caso haja algum custo extra para a adição de mais um dia de trabalho, que não englobe os já citados, esse deve ser indicado no campo de custos adicionais. Com base nesses e na receita média, será indicado o valor e, por formatação, o lucro ou prejuízo.

No exemplo utilizado, adicionar mais um dia de trabalho traria um lucro mensal de 959,00 R$.

  • Adicionar outro funcionário:

São apresentados os custos por funcionário, bem como o lucro. Sendo assim, tem-se o lucro ou prejuízo com a adição de outro funcionário.

No exemplo utilizado, adicionar mais um dia de trabalho traria um prejuízo mensal de 576,00 R$.

tabela de custo.png

Por fim, o gráfico é utilizado para ilustrar a análise de cenários. Ele é a ferramenta para avaliar a sensibilidade entre os cenários. Ao alterar os campos mencionados acima, além dos valores serem alterados, o gráfico ilustrará, de maneira simples e rápida, o resultado do cenário de expansão cadastrado. O primeiro retrata os Custos Fixos em relação à adição de dia de trabalho e em relação a funcionário.

gráfico de comparativos.png

Já o segundo gráfico retrata o resumo do cenário em questão.

resumo cenário.png

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!

 

curso de introdução ao excel.png