Você sabe o que os grandes empreendedores têm em comum? O desejo de crescer!

Um dos objetivos na vida do empresário é sempre buscar a prosperidade, aumentando sua receita para obter um lucro maior. Para isso, é necessário compreender quando é a hora certa e o que fazer para expandir seu negócio.

Tudo isso deve ser feito através de um planejamento, adotando estratégias para realizar a expansão do negócio.

Mas, antes disso, você tem que saber controlar as finanças da sua empresa, para que a expansão seja feita de uma maneira sustentável! Você já sabe controlar as finanças do seu negócio?

Bem, para te ajudar, temos um curso gratuito de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira, indicado para empreendedores que querem gerenciar o próprio negócio.

Vai perder essa oportunidade? Clique no botão abaixo e confira o curso!

Curso Gratuito Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira! Clique e confira!

 

O que fazer para expandir seu negócio?

 

Antes de tomar a decisão de expandir seu negócio, é fundamental ficar atento a duas coisas: saber quando é a hora certa para expandir e quais estratégias você irá utilizar para realizar a expansão.

Então, vamos entender o que é preciso para expandir.

 

Quando é hora de expandir seu negócio?

 

O primeiro passo para a expansão é saber se seu empreendimento está no momento certo. Para te ajudar a entender se sua empresa está pronta para a expansão, você pode responder às seguintes perguntas:

O seu negócio é estável?

A estabilidade chega quando você percebe que não consegue aumentar as vendas e a lucratividade da sua empresa. Você atingiu o potencial máximo ou seu negócio pode lucrar mais?

Dica: utilize indicadores para medir isso, e perceba se essa estabilidade não é sazonal.

Sua empresa está atendendo as necessidades dos clientes?

Você já atingiu todos os clientes possíveis com o seu negócio atual? Eles estão pedindo por novos produtos?

Dica: faça uma pesquisa com seus atuais clientes, tente perceber as oportunidades, peça por feedbacks.

Como anda o mercado no ramo de atuação da sua empresa?

É um ramo que está em crescimento ou enfrenta problemas em relação à economia? E como estão os concorrentes da sua empresa?

Dica: faça um mapeamento de mercado para entender se é a hora certa de expandir seu negócio.

 

O que é estratégia de expansão?

 

É a estratégia de crescimento utilizada para definir qual modelo você irá utilizar para expandir seu negócio, conforme a análise de dados sobre seus clientes e sua empresa, sobre seus concorrentes, as regiões que você poderia atuar, dentre outras coisas. 

Para isso, você pode utilizar a matriz esforço x impacto, para decidir uma estratégia para a expansão e depois realizar um plano de negócios.

Mas quais são então os modelos para expandir seu negócio?

A seguir, vamos listar os modelos com suas respectivas necessidades e impactos, assim você poderá avaliar quais das estratégias melhor se adaptam à sua empresa para crescer e lucrar mais!

 

1. Abertura de nova unidade

 

A primeira estratégia para expandir seu negócio é através da abertura de uma nova unidade em outra região, atingindo novos mercados.

O que preciso: capital de giro e inicial para abrir o novo negócio, um modelo de gestão para administrar as unidades e ter controle, identificar possíveis falhas que podem ocorrer;

Vantagens: pode trazer melhores resultados, mas expõe a maiores riscos. Quanto maior o risco, maior tende a ser o resultado, tanto negativo quanto positivo;

Desvantagens: o empresário que abre uma nova unidade fica exposto, porque não está em dois lugares ao mesmo tempo, então você deve refletir sobre sua capacidade gerencial.

 

2. Sociedade ou parceria

 

O segundo modelo para expandir seu negócio é através de parcerias ou sociedades.

O que preciso: buscar parceiros (um segundo dono), avaliar conforme o modelo de negócio quem seria esse parceiro;

Vantagens: sua empresa pode ter um aumento dos lucros;

Desvantagens: os lucros serão compartilhados com o parceiro.

 

3. Franchising

 

O terceiro modelo para você expandir seu negócio é o Franchising, ou franquia, que é parecido com a sociedade, mas você vai perceber, a seguir, quais são as diferenças.

O que preciso: você precisa de um sistema de suporte bem estruturado para oferecer ao franqueado, além de outros pontos, como ter uma marca conhecida.  Isso exige muita preparação e planejamento. Para ajudar, você pode consultar a ABF, que é a Associação Brasileira de Franchising, referência em credenciamento e um guia de boas práticas para empresas franqueadoras;

Vantagens: quem abre uma franquia pode multiplicar seus resultados. O franqueador master recebe royalties sobre marketing, direito de imagem e produto;

Desvantagens: não se iluda com o trabalho fácil, é muito difícil se tornar uma marca referência, e você deve realizar testes para manter o padrão da franquia;

Bônus: Se você tem interesse em contratar uma franquia, existem feiras para isso. Entenda se sua região está compatível com o modelo de franquia e se existem empresas concorrentes. Ou se é um modelo de franquia oceano azul (produto sem concorrência), que pode te trazer melhores resultados.

 

4. Aumentar o mix de produtos ou serviços

 

Aumentar seus produtos ou serviços ofertados também é uma boa opção para você que quer expandir seu negócio.

O que preciso: procurar pensar em novas soluções para atender os seus clientes, complementos de venda para pessoas que já são seus clientes e novos produtos para novos clientes;

Vantagens: se você aumenta seu serviço, consequentemente vai lucrar mais com isso se conseguir atender à demanda do seu público-alvo;

Desvantagens: pode não ser a melhor saída se você ainda não for a referência nos produtos ou serviços que você já comercializa, então, talvez seja melhor pensar nisso primeiro, e investir em atingir um público maior com o produto que você já oferece.

 

5. Comprar uma empresa concorrente

 

 

Assim como o Facebook comprou empresas concorrentes, como o WhatsApp e o Instagram, comprar outra empresa também é frequente no mundo das startups e pequenas empresas. Então, esse é o sexto modelo para você expandir seu negócio.

O que preciso: empresas com visões complementares e com o mesmo público-alvo. Você pode fazer uma fusão ou aquisição de um concorrente;

Vantagens: tirando o concorrente de jogo você terá mais lucro explorando o mercado ou ainda tendo lucro com duas marcas;

Desvantagens: você terá investido capital para a compra, mas novos concorrentes sempre irão surgir - essa compra tem de ser estratégica;

Bônus: se você tem interesse em ser comprado, deve documentar seu processo e consolidar suas informações.

 

6. Diversificação de canais de venda

 

A diversificação dos canais de venda vai aumentar o alcance dos seus produtos, e é a quinta opção para você expandir seu negócio.

O que preciso: opções de diversificação de canais como delivery, internet ou aplicativos, redes sociais e novos distribuidores. Você precisa mensurar os valores investidos para ver se vale a pena;

Vantagens: com o aumento do alcance você pode expandir o que você já faz bem, minimizando os riscos e aumentando os resultados;

Desvantagens: você tem de conhecer seus clientes para utilizar canais de venda que eles irão acessar, caso contrário será um investimento em vão.

 

7. Escalabilidade

 

O último modelo sugerido para você expandir seu negócio é através da escalabilidade, que é um modelo que pensa em como crescer de forma exponencial.

O que preciso: pensar em qual estrutura se adequa à sua empresa. Temos, por exemplo, os modelos de assinatura como Spotify e Netflix;

Vantagens: a internet permite que você pense em escalabilidade. Hoje um e-commerce pode valer mais que lojas físicas, com uma estrutura de empresa pequena e crescimento exponencial;

Desvantagens: você vai ter que fazer um investimento em tecnologia e terá que adaptar, aos novos meios, a realidade da sua empresa.

 

Pronto para expandir seu negócio?

 

Além de entender como expandir seu negócio e como isso pode te ajudar a crescer e lucrar mais, você deve saber gerenciar seus empreendimentos.

Então, seja no seu modelo atual de negócio ou nas suas estratégias de expansão, você deve estar sempre alinhado com as ferramentas e os passos para a manutenção e o gerenciamento da sua empresa.

Para te ajudar nisso, temos um curso completo de formação empreendedora; nele você irá aprender todos os passos para abrir uma empresa, gerenciar e também expandir!

Vai deixar escapar essa oportunidade? Então clique no botão abaixo e confira!

Curso de formação empreendedora! Clique e comece agora mesmo!

Ah, e não se esqueça de deixar um comentário! Seu feedback é muito importante para nós.