O que é WhatsApp Business?
Como funciona o WhatsApp Business?
Esse presente é pra você!
Como criar uma conta no WhatsApp Business?
Quais tipos de contas existem no WhatsApp Business?
Qual a vantagem do WhatsApp Business?
Impulsione seu negócio!

Descubra o que é WhatsApp Business e como utiliza-lo para alavancar resultados!

Conheça as novidades do WhatsApp Business, o aplicativo para negócios do WhatsApp. Veja como esse aplicativo pode te ajudar em sua empresa de uma maneira simples.

Aline Borges
Por: Aline Borges
Descubra o que é WhatsApp Business e como utiliza-lo para alavancar resultados!

Se você chegou até esse artigo, provavelmente é porque tem curiosidade em saber o que é e como utilizar o WhatsApp Business para poder ajudar nas suas vendas, não é?

É fato que o WhatsApp se tornou rotina nas nossas vidas. Usamos o aplicativo para tudo: de diversão a negócios, abrangendo áreas acadêmicas, profissionais e pessoais. Muitos de nós nem consegue mais se imaginar sem essa ferramenta.

Para se ter uma noção, de acordo com a Forbes Brasil, o WhatsApp possui 2 bilhões de usuários no mundo todo!

Então, por que não usar essa oportunidade para fazer negócios?

Bom, o WhatsApp pensou nisso. Aproveitando a grandiosidade dos números de usuários e as possibilidades consequentes disso, foi criado o WhatsApp Business, com o intuito de aproveitar a popularização do aplicativo para impulsionar vendas em pequenas e médias empresas.

Para que você entenda mais sobre esse assunto, neste artigo você vai aprender:

  • O que é WhatsApp Business
  • Como funciona
  • Como criar uma conta
  • Quais tipos de contas existem
  • Quais as vantagens em se utilizar o WhatsApp Business.

Vamos lá?

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp pensada para utilização em pequenas empresas para fins comerciais.

Por meio dele, é possível criar uma relação mais próxima com os clientes, classificá-los e respondê-los de forma mais rápida. Tudo isso de forma gratuita.

A diferença desse aplicativo para o WhatsApp no qual estamos acostumados, se dá pelo ícone, no qual possui uma letra “B” e nas diversas funcionalidades existentes para gerenciar vendas, nas quais você vai conferir no decorrer deste artigo.

Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business funciona da mesma forma como o Whatsapp Messenger no qual estamos acostumados para uso na nossa vida pessoal, tanto na forma visual, quanto na maneira de enviar mensagens, fotos, documentos e vídeos.

Mas, o WhatsApp Business possui algumas ferramentas adicionais bastante interessantes e que contribuem para suas funcionalidades:

Perfil comercial

No perfil, é possível preencher todas as informações relativas à empresa e que serão úteis para os clientes, como horário de funcionamento, localização, e-mail, site. Ele também possibilita uma breve descrição sobre a empresa.

Estatísticas de mensagens

Por meio das estatísticas é possível obter métricas simples, como número de mensagens que estão sendo visualizadas, entregues e lidas, por exemplo, permitindo entender quais as melhores práticas para abordagem de clientes.

Ferramenta de mensagens

Diferente do WhatsApp no qual estamos acostumados, o WhatsApp Business permite que o envio de mensagens possa ser automatizado, agilizando o processo de resposta ao cliente.

Essa é uma das melhores funcionalidades do WhatsApp Business! Você pode deixar programado para que o aplicativo envie respostas automáticas fora do horário de expediente.

Também podemos agendar dia e horário para envio de tais mensagens, assim como configurar mensagens padrão de saudação e ausência.

Uso de etiquetas

O WhatsApp Web permite a definição de etiquetas de diferentes cores para melhor organizar e encontrar conversas. Elas podem ser adicionadas a uma conversa ou em mensagens individuais.

Além disso, ainda existe a opção de nomear as cores por meio de tags, para facilitar ainda mais a organização das conversas.

WhatsApp Web

Você continua podendo usar o aplicativo na sua versão para desktop, o que com certeza facilita o gerenciamento do perfil da sua empresa.

Para que você aproveite todas essas funcionalidades do WhatsApp Business, é importante que entenda como Reconhecer o real posicionamento do seu produto e da sua organização no mercado e entender como a organização pode lidar com os clientes por meio de métricas.

Esse presente é pra você!

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking

Como criar uma conta no WhatsApp Business?

Para criar uma conta comercial no WhatsApp Business é muito simples e muito semelhante à criação de uma conta pessoal. A seguir você entenderá o passo a passo:

  1. Faça o download do app WhatsApp Business;
  2. Abra o aplicativo e clique em “concordar e continuar”;
  3. Defina o número de celular/telefone que você utilizará;
  4. Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos;
  5. Preencha o perfil com as informações sobre seu negócio.

É importante ressaltar que mesmo sendo possível a utilização dos aplicativos WhatsApp e WhatsApp Business no mesmo celular, não é possível ser utilizado o mesmo número de telefone para as duas contas. É necessário que existam dois números diferentes.

Quais tipos de contas existem no WhatsApp Business?

O WhatsApp Business oferece 3 tipos de contas, são elas:

Verificada

A conta verificada certifica ao usuário que o WhatsApp Business do seu negócio realmente pertence a uma marca autêntica, oferecendo assim maior credibilidade para o seu perfil e segurança para o cliente.

Uma conta verificada possui um ícone verde ao lado do nome de contato.

Confirmada

A conta confirmada certifica que o número de telefone da conta do WhatsApp Business é o mesmo número do seu negócio.

As contas confirmadas possuem um ícone assim como na conta verificada, mas na cor cinza, não podendo atestar assim que a conta é verdadeira.

Conta Comercial

É a conta na qual ainda não foi verificada nem confirmada.

É importante ressaltar que para ter uma conta verificada ou confirmada, não é possível por meio de solicitação ou pagamento. O WhatsApp define voluntariamente contas como essas por meio de alguns fatores definidos.

Qual a vantagem do WhatsApp Business?

O Whatsapp Business oferece algumas vantagens para empresas, sendo elas:

Respostas rápidas

Por meio da automatização das respostas feita pela ferramenta de mensagens do WhatsApp Business, as respostas se tornam muito mais rápidas, de forma que não é necessário que uma pessoa fique atenta ao aplicativo em tempo integral.

Redução de custos

Além da facilidade, se comparado às ligações, o WhatsApp Business oferece a possibilidade de custo zero para a sua operação.

Mas é claro, essa opção deve ser ponderada. Há situações em que as ligações são mais eficientes.

Segurança

As mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta. Dessa forma, há segurança tanto para a empresa quanto para o cliente.

Melhor relacionamento com clientes

Ter um canal de comunicação que personalize o atendimento e aproxime mais o cliente da empresa, como é o caso do WhatsApp Business, por ser um canal descomplicado, é muito importante para deixá-lo mais a vontade e próximo da compra.

Compartilhamento de conteúdo

O WhatsApp Business não necessariamente precisa ser utilizado para a venda de forma direta.

Dependendo do segmento em que a empresa atua, pode ser interessante a realização de compartilhamento de conteúdo que possa ser relevante para o cliente.

Essa forma de compartilhamento pode ser feita por meio das listas de transmissão, em que vários contatos são selecionados de uma só vez, trazendo rapidez ao compartilhamento.

Entendimento sobre o público

Por meio das métricas, como citado no início do artigo, é possível entender o comportamento dos clientes perante as mensagens enviadas, sendo possível criar estratégias que melhor se adequem para que resultados melhores sejam gerados.

Catálogo de produtos

Uma das vantagens mais interessantes do WhatsApp Business é a possibilidade de oferecer ao dono da conta a chance de mostrar seus produtos por meio de um catálogo.

Ele funciona com uma vitrine virtual para promover os produtos, facilitando a interação dos clientes com a empresa.

Impulsionamento de vendas

O contato mais direto e a união de todos os pontos anteriores citados, sem dúvida resultará no aumento das chances de converter o atendimento em vendas, proporcionando melhor desempenho para a empresa.

Impulsione seu negócio!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Aline Borges

Aline Borges

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou como Diretora de Marketing e Gerente de Projetos na Parthenon Empresa Júnior e como Assessora de Gestão de Pessoas na Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (FEJEPAR). Possui certificação em MS Project, Excel e White Belt Lean Seis Sigma. Como especialista de produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto, encontrou uma oportunidade de atuar naquilo que acredita, que ê oferecer acesso democrático à educação.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.