Se você chegou até esse artigo, provavelmente é porque tem curiosidade em saber o que é e como utilizar o WhatsApp Business para poder ajudar nas suas vendas, não é? 

É fato que o WhatsApp se tornou rotina nas nossas vidas. Usamos o aplicativo para tudo: de diversão a negócios, abrangendo áreas acadêmicas, profissionais e pessoais. Muitos de nós nem consegue mais se imaginar sem essa ferramenta. 

Para se ter uma noção, de acordo com a Forbes Brasil, o WhatsApp possui 2 bilhões de usuários no mundo todo! 

Então, por que não usar essa oportunidade para fazer negócios?

Bom, o WhatsApp pensou nisso. Aproveitando a grandiosidade dos números de usuários e as possibilidades consequentes disso, foi criado o WhatsApp Business, com o intuito de aproveitar a popularização do aplicativo para impulsionar vendas em pequenas e médias empresas

Para que você entenda mais sobre esse assunto, neste artigo você vai aprender:

  • O que é WhatsApp Business;

  • Como funciona;

  • Como criar uma conta;

  • Quais tipos de contas existem;

  • Quais as vantagens em se utilizar o WhatsApp Business.

Vamos lá?

 

O que é WhatsApp Business?

 

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp pensada para utilização em pequenas e médias empresas para fins comerciais. 

Por meio dele, é possível criar uma relação mais próxima com os clientes, classificá-los e respondê-los de forma mais rápida. Tudo isso de forma gratuita.

A diferença desse aplicativo para o WhatsApp Messenger no qual estamos acostumados, se dá pelo ícone, no qual possui uma letra “B” em seu interior e nas diversas funcionalidades existentes para gerenciar vendas, nas quais você vai conferir no decorrer deste artigo. 

 

Como funciona o WhatsApp Business?

 

O WhatsApp Bussiness funciona da mesma forma como o Whatsapp Messenger, tanto na forma visual, quanto na maneira de enviar mensagens, fotos, documentos e vídeos.

Mas, o WhatsApp Business possui algumas ferramentas adicionais bastante interessantes e que contribuem para suas funcionalidades: 

 

Perfil comercial

No perfil, é possível preencher todas as informações relativas à empresa e que serão úteis para os clientes, como horário de funcionamento, localização, email, site. Ele também possibilita uma breve descrição sobre a empresa. 

 

Estatísticas de mensagens

Por meio das estatísticas é possível obter métricas simples, como número de mensagens que estão sendo visualizadas, entregues e lidas por exemplo, permitindo entender quais as melhores práticas para abordagem de clientes.

 

Ferramenta de mensagens

Diferente do WhatsApp no qual estamos acostumados, o WhatsApp Business permite que o envio de mensagens possa ser automatizado, agilizando assim o processo de resposta ao cliente. 

Essa com certeza é uma melhores funcionalidades do WhatsApp Business! Você pode deixar programado para que o aplicativo envie respostas automáticas fora do horário de expediente por exemplo, possibilitando a configuração de mensagens padrão de saudação e ausência.

 

Uso de etiquetas

O WhatsApp Business permite a definição de etiquetas de diferentes cores para melhor organizar e encontrar as conversas com os clientes. As estiquetas podem ser adicionadas a uma conversa inteira ou em mensagens individuais. 

Além disso, existe a opção de nomear as cores por meio de tags personalizáveis para facilitar ainda mais a organização das conversas. Elas podem ser usadas, por exemplo, com nomes como "responder depois", "compras fechadas" ou "negociações em andamento". 

 

WhatsApp Web

Você continua podendo usar o aplicativo na sua versão para desktop, o que com certeza facilita o gerenciamento do perfil da sua empresa.

Mas, para que você aproveite todas essas funcionalidades do WhatsApp Business, é importante que entenda como reconhecer o real posicionamento do seu produto e da sua organização no mercado e entender como a organização pode lidar com os clientes por meio de métricas. 

Pensando nisso, oferecemos para você nosso curso de Fundamentos do Growth Hacking, onde você poderá aprender sobre esses conceitos e muitos outros. Aproveite!

 

Fundamentos do Growth Hacking

 

Como criar uma conta no WhatsApp Business?

 

Para criar uma conta comercial no WhatsApp Business é muito simples e muito semelhante à criação de uma conta pessoal. A seguir você entenderá o passo a passo:

  1. Faça o download do app WhatsApp Business na loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store);

  2. Abra o aplicativo e clique em “concordar e continuar”;

  3. Defina o número de celular/telefone que você utilizará;

  4. Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos;

  5. Preencha o perfil com as informações sobre seu negócio.

É importante ressaltar que mesmo sendo possível a utilização dos aplicativos WhatsApp e WhatsApp Business no mesmo celular, não é possível ser utilizado o mesmo número de telefone para as duas contas. É necessário que existam dois números diferentes.

 

Quais tipos de contas existem no WhatsApp Business?

 

O WhatsApp Business oferece 3 tipos de contas, são elas:

 

Verificada

A conta verificada certifica ao usuário que o WhatsApp Business do seu negócio realmente pertence a uma marca autêntica, oferecendo assim maior credibilidade para o seu perfil e segurança para o cliente. Uma conta verificada possui um ícone verde ao lado do nome de contato

 

Confirmada

A conta confirmada certifica que o número de telefone da conta do WhatsApp Business é o mesmo número do seu negócio. Contas confirmadas possuem um ícone assim como na conta verificada, mas na cor cinza, não podendo atestar assim que a conta é verdadeira.

 

Conta Comercial

É a conta na qual ainda não foi verificada nem confirmada. 

É importante ressaltar que para ter uma conta verificada ou confirmada, não é possível por meio de solicitação ou pagamento. O WhatsApp define voluntariamente contas como essas por meio de alguns fatores pré definidos.


Qual a vantagem do WhatsApp Business?

 

Se bem utilizado, o Whatsapp Business oferece muitas vantagens para empresas. As principais são:

 

Respostas rápidas

Por meio da automatização das respostas feita pela ferramenta de mensagens do WhatsApp Business, as respostas se tornam muito mais rápidas, de forma que seja necessário que uma pessoa fique atenta ao aplicativo em tempo integral.

 

Redução de custos

Além da facilidade, se comparado à ligações, o WhatsApp Business oferece a possibilidade de custo zero para a sua operação. Mas é claro, essa opção deve ser ponderada. Há situações em que ligações são mais eficazes ao se fazer uma negociação. 

 

Segurança

As mensagens do WhatsApp são criptografadas de ponta a ponta. Dessa forma, há segurança tanto para a empresa quanto para o cliente

 

Relacionamento mais próximo com o cliente

Por ser um meio de comunicação "informal" e descomplicado, o WhatsApp Business permite personalizar o atendimento ao cliente e aproximá-lo da empresa. Essa característica é muito importante para criar uma relação mais forte com ele.

 

Compartilhamento de conteúdo

O WhatsApp Business não necessariamente precisa ser utilizado para a venda de forma direta. Dependendo do segmento em que a empresa atua, pode ser interessante a realização de compartilhamento de conteúdo que possa ser relevante para o cliente.

Essa forma de compartilhamento pode ser feita por meio das listas de transmissão, em que vários contatos são selecionados de uma só vez, permitindo rapidez no compartilhamento.

 

Entendimento sobre o público

Por meio das métricas, como citado no início do artigo, é possível entender o comportamento dos clientes perante as mensagens enviadas, sendo possível criar estratégias que melhor se adequem para que resultados melhores sejam gerados.

 

Catálogo de produtos

Uma das vantagens mais interessantes do WhatsApp Business é a possibilidade de oferecer ao dono da conta a chance de mostrar seus produtos por meio de um catálogo. Ele funciona com uma vitrine virtual para promover os produtos, facilitando a interação dos clientes com a empresa. 

 

Impulsionamento de vendas

O contato mais direto e a união de todos os pontos anteriores citados, sem dúvida resultará no aumento das chances de converter o atendimento em vendas, proporcionando melhor desempenho para a empresa.

 

Impulsione seu negócio!

 

Voltado principalmente para pequenas e médias empresas, que são as que mais usam o aplicativo no ambiente corporativo, o WhatsApp Business veio para ampliar o alcance dos negócios.

Mas para que essa ferramenta seja aproveitada ao máximo, é necessário que você saiba a melhor maneira de utilizá-la em seu negócio, precisando portanto, ter pleno conhecimento sobre quais são as melhores estratégias para ele. 

Por isso, oferecemos para você o nosso curso de Formação Empreendedora. Com ele, você será capaz de controlar e gerenciar seu negócio, identificar e avaliar oportunidades de melhoria e entender melhor sobre as oportunidades de mercado por meio da utilização de ferramentas para a sua avaliação. 

Aproveite!

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