Quantos gestores já não perderam o sono pensando na melhor estratégia de crescimento de uma empresa?

No concorrido mercado de hoje, encontrar um diferencial é o primeiro passo estratégico para empresas que querem expandir os seus negócios.

Geralmente, a estratégia de crescimento de uma empresa se traduz em uma melhoria na posição competitiva ou na consolidação da posição já alcançada pela empresa.

Para ajudar as empresas a executarem um bom planejamento estratégico, softwares de gestão estratégica surgem como grandes apoiadores produtivos e eficientes.

Com eles você consegue otimizar o tempo gasto na tomada de decisão, engajar seus funcionários, promover o aumento da produtividade e da governança corporativa na organização.

Além disso, ajudam a identificar oportunidades de crescimento da empresa, respondendo a perguntas como:

  1. Como vender mais para clientes atuais, aumentando o ticket médio?

  2. Como vender mais vezes para os clientes atuais, aumentando a frequência de compra?

  3. Como manter os clientes fiéis por mais tempo?

  4. Como conquistar novos clientes?

Dentre as diversas maneiras que sua empresa pode usar para responder a essas perguntas, como o uso de CRM, por exemplo, vamos usar uma ferramenta chamada Matriz de Ansoff.

Ela ajuda a identificar como a união de vantagens relativas a seu produto ou mercado de atuação podem gerar um desempenho superior, por meio da escolha de uma estratégia de crescimento de uma empresa.

 

Matriz de Ansoff: 4 estratégias de crescimento de uma empresa

 

A Matriz de Ansoff ou Matriz Produto x Mercado foi desenvolvida, em 1965, pelo professor e consultor russo Igor Ansoff.

Trata-se de uma ferramenta de análise e de definição dos problemas estratégicos.

Proposta há mais de cinquenta anos, a Matriz de Ansoff continua bastante utilizada, tanto no meio empresarial quanto no acadêmico.

Vamos conhecer agora, de forma simples e direta, as 4 estratégias fundamentadas na famosa técnica de Ansoff para fazer o seu negócio crescer:

 

1. Penetração de mercado: produto atual no mercado atual

 

Nessa estratégia de crescimento de uma empresa, será preciso vender mais dentro do mercado que você já atua.

Como fazer isso?

Ou você convence os seus clientes a comprarem uma quantia maior da que é vendida atualmente ou a saída será atrair os clientes dos seus concorrentes.  

Dessa forma, você aumentará sua fatia de mercado.

Como aumentar a fatia de mercado?

Realizando campanhas promocionais mais agressivas ou trabalhando com descontos.

Mas, ideal, é conhecer profundamente os desejos e necessidades de seus clientes, fazendo uma boa pesquisa de marketing, por exemplo, e satisfazê-los da melhor forma.

 

2. Desenvolvimento de mercado: produto atual em um novo mercado

 

É quando você foca em conquistar outros mercados com o produto que você já vende para um mercado específico.

No desenvolvimento de mercado é essencial ficar atento a todas as possibilidades de expandir o seu negócio, analisando alguns fatores importantes como localização geográfica e faixa etária do público-alvo.

Conhecendo profundamente como o público do mercado em que já atua reage aos benefícios de seu produto, ficará mais fácil adaptar suas estratégias de crescimento ao novo mercado.

3. Desenvolvimento de produtos: produto novo no mercado atual

É hora de criar novos produtos ou serviços para vender ao seu mercado utilizando a diversificação.

É possível diversificar bastante na sua área de atuação.

A diversificação segmentada te aproxima do seu público, te faz conhecer melhor os hábitos e os gostos dele, possibilitando a criação de produtos e serviços específicos para o seu público consumidor.

Se uma empresa já produz sabonetes, por exemplo,ela pode desenvolver shampoos para o mesmo mercado onde sua marca já é conhecida.

 

4. Diversificação: produto novo em um novo mercado

 

A mais arriscada e ambiciosa das 4 estratégias!

A diferença da terceira estratégia para essa, é que a terceira vendia para um público já conhecido.

Aqui será necessário criar produtos para novos mercados, enxergando oportunidades de atuação em segmentos diferentes e desconhecidos.

A diversificação de produtos depende do poder e da força da sua marca para ter sucesso.

Afinal, você vai entrar em um novo mercado com um novo produto, certo?

Então, será preciso despertar no cliente um interesse baseado na credibilidade que a sua marca já possui.

É fundamental fazer uma boa análise de cenários antes de adotar essa estratégia.

Tarefa complicada, mas não impossível, desde que haja muito estudo antes e uma pitada de coragem, características fundamentais para que a estratégia de crescimento de uma empresa dê certo.

 

Tipos de estratégias empresariais

 

Quando se identificam no mercado oportunidades de expansão favoráveis ao crescimento e atuação da empresa, os pontos fortes devem ser usados e planos de ação criados.

Algumas estratégias de administração estão intimamente ligadas à postura de crescimento:

 

Estratégia de Inovação

Ligada ao desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços, com muita pesquisa e desenvolvimento.

Pontos principais:

  • Antecipar-se aos concorrentes;

  • Lançamento de novos produtos.

 

Estratégia de Internacionalização

Ligada a conquista de novos mercados, demanda a implementação de um planejamento estratégico complexo.

Pontos principais:

  • Estender as atividades para fora do país de origem;

  • Processo lento e arriscado dependendo do porte da empresa.

 

Estratégia de Joint Venture

Se relaciona com parcerias que podem ajudar a unir forças tanto para criar novos produtos e ou conquistar novos mercados:

Pontos principais:

  • Estratégia usada para entrar em novo mercado;

  • Duas empresas se associam para produzir um produto.

 

Estratégia de Expansão

A empresa investe fortemente na ampliação de instalações, criação de novas unidades, abertura de filiais, compra de concorrentes, fortalecimento da rede de distribuição e outros investimentos semelhantes:

Ponto principal:

  • Aproveitamento de situações de sinergia muito fortes.

 

Agora que você já sabe como usar a Matriz de Ansoff, não deixe de aplicar esses conhecimentos para definir a estratégia de crescimento de sua empresa.

 

Sobre o autor

 

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.