Já imaginou um mundo sem rede social? Se você tem entre 15 e 18 anos, será difícil pensar nessa possibilidade.

Mas, difícil mesmo é encontrar alguém hoje em dia que não usa nenhuma rede social.

As redes sociais foram surgindo, evoluindo de uma maneira rápida, mudando a forma de pensar das pessoas, a maneira como elas se informam e se relacionam.

E, no meio dessa evolução, surge o Facebook, a grande rede social que destronou o Orkut, causando polêmicas e dividindo opiniões.

Está curioso para saber como surgiu o Facebook? Quais foram os fundadores? Algumas funcionalidades? E como você pode usar essa ferramenta para alavancar os seus negócios?

Aposto que sim, então vamos lá!

 

O que é o Facebook?

 

 

O Facebook é a maior rede social do mundo, utilizado para as pessoas se conectarem e interagirem com seus amigos.

É uma rede social gratuita para os seus usuários, que gera renda através de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados.

O termo Facebook é composto por face (significa cara) e book (significa livro), no entanto, a tradução literal de Facebook pode ser considerada como “livro de caras”.

O usuário cria um perfil no site, onde são inseridas suas fotos, há troca de mensagens privadas ou públicas, acompanhamento das notificações que se referem às atualizações das atividades feitas por amigos ou de algumas páginas que esteja seguindo, entre outras funcionalidades.

 

Como tudo começou?

 

 

Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes foram os responsáveis por criarem essa incrível rede social, ainda como estudantes da Universidade Harvard.

No seu segundo ano de faculdade, Mark deu início a sua primeira criação, o Facemash, ferramenta capaz de comparar fotos de estudantes e, permitia que seu usuário escolhesse qual pessoa era mais bonita.  

Isso parece ser similar com as ferramentas do Tinder, não é mesmo?

 

 

A princípio, o site foi um sucesso, mas, em pouco tempo, foi reprovado por uma quantidade considerável de pessoas.

Em pouco tempo, o site teve que sair do ar por usar a base de dados da instituição de ensino sem autorização prévia.

Em janeiro de 2004, Mark iniciou, em seu dormitório, o projeto que iria realmente mudar a sua vida, ou seja, o código do novo site a ser criado, que mais tarde seria mundialmente conhecido como Facebook.

O primeiro nome dado ao site foi thefacebook.com, mas o serviço era simples e só funcionava dentro da Universidade Harvard.

 

 

O site thefacebook.com teve como cofundadores Dustin Moskovitz que foi o primeiro chefe de tecnologia, Chris Hughes que foi porta voz da empresa por anos e o brasileiro que era chefe financeiro Eduardo Saverin.

O primeiro projeto do site thefacebook.com era realmente bem simples comparado ao que existe atualmente. O site tinha fotos de alunos e, na rede, você poderia adicionar amigos, bem como dar aquela conferida nas informações do perfil.

O projeto foi tomando maiores proporções e, com isso, se expandindo para outras universidades, como Stanford Columbia e Yale.

Com essa expansão, veio o primeiro financiamento feito por Peter Thiel e a entrada na empresa de Sean Parker.

Em 2005, o site abriu cadastro para pessoas do ensino médio e trabalhadores de empresas em geral. Após isso, foi feita uma alteração no nome para Facebook e, juntamente com essa mudança, surgiu novas funcionalidades como postar fotos e marcar os amigos nas imagens.

No mesmo ano, a jornada de Eduardo Saverin terminou. Isso aconteceu porque ele colocou anúncios gratuitos sem a autorização dos demais fundadores do site.

Você sabe quando, finalmente, o site foi liberado para todos?

Foi no ano seguinte, em 2006, que o Facebook lançou o feed de notícias com as atualizações de todos os seus amigos e agora sim o site estava livre para qualquer pessoa se cadastrar.

 

 

Em 2011, o Facebook já era o maior servidor de fotos do mundo. O sucesso dessa rede social só foi crescendo cada vez mais. Hoje são mais de 2 bilhões de usuários cadastrados.

 

Ferramentas do Facebook

 

Vamos te mostrar agora como funciona essa rede social.

 

 

Cadastro

 

Para se cadastrar é bem simples, basta colocar seu nome, sobrenome, celular ou email, criar uma senha, preencher a sua data de nascimento e colocar seu gênero.

 

 

Ao clicar em “inscreva-se”, você terá sua conta criada. A partir disso, você pode personalizar sua página como preferir, alterar sua foto, descrever seu perfil e adicionar informações pessoais.

 

Adicionar um amigo

 

Para adicionar um amigo, basta pesquisar o nome da pessoa que deseja encontrar ou ver as opções sugeridas pelo próprio Facebook, como mostra a imagem abaixo.

 

 

Compartilhar uma publicação

 

Se você deseja compartilhar informações com seus amigos, basta clicar no botão de compartilhamento abaixo da foto ou vídeo, selecione o modo de compartilhamento, são eles: Compartilhar agora (público), Compartilhar..., Compartilhar no seu story, Enviar como mensagem, Compartilhar na linha do tempo de um amigo, Compartilhar em uma Página.

 

 

Reação a uma publicação

 

Em fevereiro de 2009, foi criado o botão Curtir, também conhecido como Like. Em 2016, Mark inovou sua rede social com os botões de reação, onde podemos demonstrar nosso sentimento em relação à determinada publicação de amigos. Conheça-os:

 

 

Curtir uma página

 

Para curtir uma página é só você pesquisar o nome da página que deseja encontrar e clicar em curtir.

 

 

Como o Facebook pode impactar seu negócio

 

Sabia que é possível fazer o Facebook ser uma ferramenta de trabalho?

Isso é algo fantástico e inovador. Ela é um mecanismo conhecido por pessoas que desejam divulgar a sua empresa ou empreendimento.

 

Marketing digital

 

Atualmente, as propagandas virtuais vêm crescendo no mundo empresarial com objetivo de divulgar seu produto. Tudo que engloba o marketing digital é relativamente novo e, consequentemente, gera dúvidas. Porém, saiba que, ao aderir essa forma de trabalho, isso pode refletir diretamente no crescimento da sua marca. Cada vez mais pessoas buscam por produtos e serviços online. Por isso, é importante que você, empreendedor, esteja por dentro do assunto.

Mas por onde começar?

Vamos te ajudar. Siga as dicas abaixo.

 

Crie uma página

 

Criar uma página para sua empresa é algo simples que leva alguns minutos. Nesta ferramenta, você consegue colocar todas as características da sua empresa e aquilo que você acha que seja relevante e atrativo para o seu cliente.

Ao criar a página, tem a opção de convidar os seus amigos para curtir e assim eles poderão acompanhar cada publicação que for feita.

Então, que tal criar uma página para tornar seu produto (ou empresa) conhecido?

 

Faça anúncio

 

Para fazer seu anúncio, acesse o Gerenciador de Anúncio do Facebook, escolha a sua conta, selecione o botão Criar. Após isso, o Gerenciador vai abrir uma página em que estão disponíveis todos os perfis de publicações. O objetivo é permitir que as pessoas conheçam a sua página. Depois basta inserir o link do seu site. E pronto. Está criada a sua campanha.

Agora, feito todo procedimento acima, você será direcionado para a página de escolha do público alvo. É importante que esse procedimento seja realizado. Feito isso, você precisará inserir a imagem da sua empresa ou produto e escrever o texto do seu anúncio.

 

Engajamento do público

 

É essencial que você dê atenção ao engajamento do público para estratégias em redes sociais. Mas o que é isso? Ele, nada mais é, do que um processo de fornecimento da melhor experiência possível ao consumidor, ou seja, aumento dos comentários nas atualizações e likes nas publicações, aumento de conteúdos compartilhados, vistas dos posts e vídeos, cliques nos links apresentados e conversão em vendas.

Com o aumento do engajamento do Facebook, você aumenta também a relevância da sua publicação.

 

Venha conhecer algumas curiosidades!

 

  • Nem tudo é mil maravilhas. Em 2010, a rede social aposta em dois novos serviços: o Facebook Places e o Facebook Sponsored Stories. Porém ambos não ficaram populares;

  • Em 2012, o Facebook anunciou a compra do Instagram, que foi vendido por 1 bilhão de dólares;

  • Dois anos depois, foi anunciada a aquisição do WhatsApp;

  • Em 2017, foi lançado o Messenger Kids, um aplicativo onde os pais conseguem controlar com quem seus filhos conversam, porém esse lançamento, por enquanto, só está disponível nos Estados Unidos.

 

E aí, o que você achou sobre o Facebook?

 

É incrível pensar que algo tão grande como o Facebook começou de uma maneira tão pequena, no dormitório de um universitário que estava apenas no segundo ano da faculdade, não é mesmo?

Sem dúvida, hoje o Facebook não é apenas uma rede social de entretenimento. Ele se tornou uma ferramenta de trabalho para algumas pessoas, assim como também um meio de divulgação de empresas ou produtos.

Nos conte nos comentários como você utiliza sua rede social.

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso!

 

 

Dica Bônus

 

Quer ir além? Quer mais uma dica gratuita para alavancar os seus negócios?

Então lá vai: a Voitto preparou um curso TOTALMENTE GRATUITO especialmente para você, uma pessoa visionária, que não gosta da zona de conforto e está sempre em busca de melhorar e se profissionalizar.

Não perca tempo, clique no botão abaixo e venha conferir o nosso curso GRATUITO de Agile Scrum, o método mais ágil utilizado no mundo para impulsionar carreiras e negócios.