Quem nunca sonhou em ter aquele carro de luxo da Mercedes, não é mesmo?

Hoje a marca Mercedes é conhecida mundialmente como sinônimo de luxo, durabilidade e tecnologia.

Os fundadores desta empresa, Karl benz e Gottlieb Daimler, foram os responsáveis pelos primeiros automóveis motorizados do mundo.

Não para por aí! Esses homens construíram o primeiro ônibus, o primeiro caminhão com motor à gasolina e a diesel, que é tão comum atualmente.

Está curioso para saber como surgiu a Mercedes Benz em meio a tantas descobertas? Então, continue lendo este artigo que te contaremos tudo.

 

O que é a Mercedes Benz?

 

 

A Mercedes Benz é a empresa mais antiga de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo, criada em 1924.

A marca produz automóveis, caminhões, autocarros e, além disso, também é fabricante de motores.

 

Relação entre a Mercedes Benz e Seis Sigma

 

 

A Mercedes Benz é uma das maiores indústria automobilística que utiliza a metodologia de excelência operacional do Seis Sigma para diminuir a variabilidade e aumentar os resultados.

Se você ficou curioso para saber mais sobre como essa metodologia funciona, não deixe de conferir o curso GRATUITO para alavancar a sua carreira profissional de White Belt em Lean Seis Sigma.

 

 

Inclusive, ter certificado como especialista green ou black belt é um dos requisitos para vários cargos de melhoria contínua. Então, que tal conferir nossos artigos linkados acima e aprender mais sobre Seis Sigma?

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada fundador da Mercedes Benz?

 

O sonho do automóvel, a carruagem sem cavalo, é talvez tão antigo quanto a própria humanidade, porém esse desejo se tornou realidade graças a Karl Benz e Gottlieb Daimler, reconhecidos como os pais do automóvel.

 

Karl Benz

 

 

Conhecido também como Carl Benz, nasceu em 25 de novembro de 1844, filho de um condutor de locomotivas.

Apesar dos limitados recursos financeiros da família, sua mãe conseguiu lhe proporcionar uma boa educação.

Além disso, com muito esforço, Karl Benz conseguiu fundar a Benz & Cia em 1871 e, também, foi o criador do primeiro automóvel que tinha 3 rodas e era movido por um motor de combustão interna.

Não se passaram muitos anos para que a mudança fosse feita. Em 1891, Karl estava vendendo o seu primeiro carro de 4 rodas. Devido a esse sucesso, logo no início do século XX, a Benz & Cia se tornou a maior fabricante automobilística do mundo.

 

Gottlieb Daimler

 

 

Nasceu em 17 de março de 1834, frequentou a escola de desenho e passou uma temporada na França, onde adquiriu experiência prática na construção de máquinas, além disso, também estudou engenharia mecânica.

Durante um período, a caminhada de Daimler e Benz foi distante uma da outra, apesar de parecida, afinal, ambos construíram um veículo movido por motor de combustão interna quase ao mesmo tempo.

Através de muito estudo e pesquisa, Gottlieb criou um motor leve, de alta velocidade; e um carburador, que tornaria possível a inclusão da gasolina e do diesel como combustível. A patente desse motor ocorreu em 1885.

Cinco anos depois, houve a criação da Daimler Motoren Gesellschaft (DMG) e passaram a produzir os primeiros carros.

Quer dar aquele upgrade no seu desenvolvimento pessoal e crescer mais rápido profissionalmente? Confira este artigo.

 

Como foi o nascimento da Mercedes Benz?

 

 

Diferente do gif acima, a união das empresas para o surgimento da Mercedes Benz não foi tão rápido assim. DMG e Benz & Cia eram grandes rivais e concorrentes.

Entretanto, no período após a Primeira Guerra Mundial, as indústrias automobilísticas foram drasticamente atingidas pela inflação e pelos números de vendas reduzidos.

Diante desse cenário extremamente difícil em que as duas empresas se encontravam, elas decidiram se unir, formando então a Daimler Benz AG, produzindo motores, automóveis e caminhões.

O nome Mercedes surgiu quando Emil Jellinek, um rico empreendedor europeu de automóveis, solicitou a empresa DMG que o nome de um automóvel, em especial, fosse "Mercedes 35HP", em homenagem a sua filha que se chamava Mercedes Jellinek.

Em troca, Emil comprou 36 automóveis do modelo, gastando 500.000 marcos.

Tempos depois, Karl decidiu acrescentar “Benz” na marca Mercedes.

 

Qual o significado da famosa estrela que representa a Mercedes Benz?

 

 

A estrela de três pontas mais conhecida no mundo tem um significado especial.

 

 

A estrela foi adotada como marca após a morte de Gottlied. O desenho foi inspirado em uma figura que ele teria feito em um postal, no qual remetia a sua esposa com o seguinte comentário: “Um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra”.

Além disso, o símbolo também representava a triplicidade das atividades da DMG, que era produzir motores e veículos para uso em terra, mar e água.

Ao passar dos anos, a estrela passou por algumas mudanças, até que, em 1933, chegou em sua forma definitiva.

 

Mercedes no Brasil

 

Em 1956, inicia-se a jornada dessa empresa de sucesso no Brasil, sendo fundada em São Bernardo do Campo - São Paulo.

A marca iniciou com a comercialização do seu modelo L-312, que foi sucesso de vendas na certa, afinal, era o primeiro caminhão, no Brasil, movido a diesel.

 

.

 

Com o passar do tempo, a presença dos modelos no mercado brasileiro foi ficando cada vez maior através da produção de mais caminhões e importações de alguns automóveis como o Classe S.

 

 

 

Conheça algumas fábricas e linhas de produções da Mercedes

 

  • Fábrica em São Bernardo do Campo

 

 

  • Linha de produção em São Bernardo do Campo

 

 

  • Fábrica em Campinas

 

 

  • Linha de produção em Campinas

 

 

Curiosidades sobre a Mercedes:

 

  • O triciclo único fabricado por Karl Benz encontra-se, atualmente, em exposição no Deutsches Museum de Munique;

  • O tanque de gasolina do triciclo tinha espaço para armazenar apenas 4 litros de gasolina;

  • Karl Benz, além de tudo, também criou peças para os seus veículos que não existiam na época como: bateria, vela e bobina;

  • Mercedes é um nome feminino, tipicamente espanhol, que significa misericórdia.

 

E aí, o que achou dessa história inspiradora?

 

Como vimos, Karl Benz e Gottlieb Daimler eram homens visionários que se esforçaram muito para alcançar o sucesso. Foram necessários bastante estudo e tentativas que, muitas vezes, não funcionaram.

Ambos eram estudiosos da área e estavam sempre procurando se qualificar e buscar novas experiências, tanto práticas como teóricas.

Use essa história para inspirar a sua carreira!

Ah! E não se esqueça de nos contar o que você achou e, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários. Seu feedback é muito importante para nós.

 

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso!

 

 

Dica Bônus

 

 

Você tem encontrado dificuldade para se inserir no mercado de trabalho? Dificuldade em se qualificar profissionalmente? Tem sentido que está ficando para trás?

Tenho uma excelente oportunidade para você, não a deixe passar!

Venha estudar com referências em liderança e gestão, faça parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível a fim de se preparar para os desafios do mercado.

Está esperando o quê? Clique no botão abaixo e comece a usufruir de todos os benefícios que te esperam!

 

 

Se ainda ficou com alguma dúvida, comente aqui embaixo, ficaremos muito felizes em ajudar! Ah, não se esqueça de mandar esse artigo para algum amigo!