O que é a Mercedes-Benz?
Como surgiu a Mercedes-Benz?
Fundadores da Mercedes Benz
Mercedes-Benz e o Seis Sigma
Significado da estrela que representa a Mercedes-Benz
Mercedes-Benz no Brasil
Curiosidades sobre a Mercedes-Benz
Conheça as histórias de outras empresas de sucesso!
Quer ter sucesso no seu negócio?

Conheça a história de criação da marca alemã de automóveis Mercedes-Benz!

Saiba como dois jovens visionários passaram de rivais a sócios, fundaram a marca de sucesso Mercedes-Benz e se tornaram pais dos automóveis.

Maytê Pereira
Por: Maytê Pereira
Conheça a história de criação da marca alemã de automóveis Mercedes-Benz!

A Mercedes-Benz é uma renomada fabricante de veículos de luxo e uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas do mundo.

A história da empresa remonta ao final do século XIX, quando Karl Benz e Gottlieb Daimler, pioneiros da indústria automobilística, desenvolveram os primeiros motores e veículos motorizados.

Quem nunca sonhou em ter aquele carro de luxo da Mercedes, não é mesmo? Que tal aprende sobre a história dessa marca icônica?

Hoje a marca Mercedes é conhecida mundialmente como sinônimo de luxo, durabilidade e tecnologia.

Os fundadores desta empresa, Karl Benz e Gottlieb Daimler, foram os responsáveis pelos primeiros automóveis motorizados do mundo.

Não para por aí! Esses homens também construíram o primeiro ônibus e o primeiro caminhão com motor à gasolina e a diesel, que são tão comuns atualmente.

Está curioso para saber como surgiu a Mercedes Benz em meio a tantas descobertas? Então, continue lendo este artigo que te contaremos tudo.

Neste artigo nós veremos:

  • O que é a Mercedes-Benz?
  • Como surgiu a Mercedes-Benz?
  • Fundadores da Mercedes-Benz;
  • Relação entre a Mercedes-Benz e o Seis Sigma;
  • Significado da estrela que representa a Mercedes-Benz;
  • Mercedes-Benz no Brasil;
  • Curiosidades sobre a Mercedes-Benz.

O que é a Mercedes-Benz?

Mercedes Benz


A Mercedes-Benz é a empresa mais antiga de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo, criada em 1924.

A marca produz automóveis, caminhões, autocarros e, além disso, também é fabricante de motores.

Na atualidade, a marca é uma das empresas de automóveis mais conhecidas do mundo . É reconhecida por ter uma grande diversidade de produtos e por gerar desenvolvimento tecnológico.

Apesar da marca hoje em dia ter veículos pouco mais acessíveis até veículos super luxuosos, a qualidade sempre é prioridade em seus automóveis, independente do valor.

Para se ter noção da qualidade, a Mercede-Benz possui um time de Fórmula 1 que atingiu a incrível marca de ser campeão de construtores 7 vezes em seguida, de 2014 até 2020.

Como surgiu a Mercedes-Benz?

Diferente do que muitos pensam, a união das empresas antecessoras para o surgimento da Mercedes-Benz não foi tão rápido assim. Tanto a DMG e Benz & Cia eram grandes rivais e concorrentes.

Entretanto, no período após a Primeira Guerra Mundial, as indústrias automobilísticas foram drasticamente atingidas pela inflação e pelos números de vendas reduzidos.

Diante desse cenário extremamente difícil em que as duas empresas se encontravam, elas decidiram se unir, formando então a Daimler Benz AG, produzindo motores, automóveis e caminhões.

O nome Mercedes surgiu quando Emil Jellinek, um rico empreendedor europeu de automóveis, solicitou à empresa DMG que o nome de um automóvel, em especial, fosse "Mercedes 35HP", em homenagem a sua filha que se chamava Mercedes Jellinek.

Em troca, Emil comprou 36 automóveis do modelo, gastando 500.000 marcos.

Tempos depois, Karl decidiu acrescentar "Benz" na marca Mercedes.

Fundadores da Mercedes Benz

O sonho do automóvel, a carruagem sem cavalo, é talvez tão antigo quanto a própria humanidade, porém esse desejo se tornou realidade graças a Karl Benz e Gottlieb Daimler, reconhecidos como os pais do automóvel. Vamos conhecer melhor a história de cada um!

Karl Benz

Karl Benz - Fundador da Mercedes-Benz


Conhecido também como Carl Benz, nasceu em 25 de novembro de 1844, filho de um condutor de locomotivas.

Apesar dos limitados recursos financeiros da família, sua mãe conseguiu lhe proporcionar uma boa educação.

Além disso, com muito esforço, Karl Benz conseguiu fundar a Benz & Cia em 1871 e, também, foi o criador do primeiro automóvel que tinha 3 rodas e era movido por um motor de combustão interna.

Não se passaram muitos anos para que a mudança fosse feita. Em 1891, Karl estava vendendo o seu primeiro carro de 4 rodas. Devido a esse sucesso, logo no início do século XX, a Benz & Cia se tornou a maior fabricante automobilística do mundo.

Gottlieb Daimler

Gottlieb Daimler - Fundador da Mercedes-Benz


Nasceu em 17 de março de 1834, frequentou a escola de desenho e passou uma temporada na França, onde adquiriu experiência prática na construção de máquinas, além disso, também estudou engenharia mecânica.

Durante um período, a caminhada de Daimler e Benz foi distante uma da outra, apesar de parecida, afinal, ambos construíram um veículo movido por motor de combustão interna quase ao mesmo tempo.

Através de muito estudo e pesquisa, Gottlieb criou um motor leve, de alta velocidade e um carburador, que tornaria possível a inclusão da gasolina e do diesel como combustível. A patente desse motor ocorreu em 1885.

Cinco anos depois, houve a criação da Daimler Motoren Gesellschaft (DMG) e passaram a produzir os primeiros carros.

Mercedes-Benz e o Seis Sigma

Mercedes Benz e seis sigma


A Mercedes Benz é uma das maiores indústrias automobilísticas que utilizam a metodologia de excelência operacional do Seis Sigma para diminuir a variabilidade e aumentar os resultados.

Ao implementar o Seis Sigma, a Mercedes-Benz busca identificar e eliminar as causas raiz dos problemas, reduzir a variabilidade nos processos e otimizar o desempenho em toda a cadeia de valor.

Através da aplicação do Seis Sigma, a Mercedes-Benz busca melhorar a qualidade de seus produtos, aumentar a satisfação dos clientes, reduzir custos e tempo de produção, e maximizar a eficiência operacional.

Isso é alcançado por meio da coleta e análise de dados, da definição de metas e métricas claras, e da implementação de soluções baseadas em dados e evidências.

Significado da estrela que representa a Mercedes-Benz

Todos os Logos da Mercedes-Benz.


A estrela de três pontas mais conhecida no mundo tem um significado especial.

Ela foi adotada como marca após a morte de Gottlied. O desenho foi inspirado em uma figura que ele teria feito em um postal, no qual remetia a sua esposa com o seguinte comentário: "Um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra".

Além disso, o símbolo também representava a triplicidade das atividades da DMG, que era produzir motores e veículos para uso em terra, ar e água.

Ao passar dos anos, a estrela passou por algumas mudanças, até que, em 1933, chegou à sua forma definitiva.

Mercedes-Benz no Brasil

Em 1956, inicia-se a jornada dessa empresa de sucesso no Brasil, sendo fundada em São Bernardo do Campo - São Paulo.

A marca iniciou com a comercialização do seu modelo L-312, que foi sucesso de vendas, afinal, era o primeiro caminhão, no Brasil, movido a diesel.


.

Mercedes no Brasil.


Com o passar do tempo, a presença dos modelos no mercado brasileiro foi ficando cada vez maior através da produção de mais caminhões e importações de alguns automóveis como o Classe S.

Mercedes-Benz Classe S

Fábricas e linhas de produção da Mercedes

  • Fábrica em São Bernardo do Campo:

Fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo

  • Linha de produção em São Bernardo do Campo:

Linha de produção da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo

  • Fábrica em Campinas:

Fábrica da Mercedes-Benz em Campinas

  • Linha de produção em Campinas:

Linha de produção da Mercedes-Benz em Campinas

Curiosidades sobre a Mercedes-Benz

  • O triciclo único fabricado por Karl Benz encontra-se, atualmente, em exposição no Deutsches Museum de Munique;
  • O tanque de gasolina do triciclo tinha espaço para armazenar apenas 4 litros de gasolina;
  • Karl Benz, além de tudo, também criou peças para os seus veículos que não existiam na época como: bateria, vela e bobina;
  • Mercedes é um nome feminino, tipicamente espanhol, que significa misericórdia.

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso!

Confira abaixo uma lista que separamos com a histórias de outras grandes empresas de sucesso:

Quer ter sucesso no seu negócio?

Como vimos, Karl Benz e Gottlieb Daimler eram homens visionários que se esforçaram muito para alcançar o sucesso. Foram necessários muito estudo e tentativas que, muitas vezes, não funcionaram.

Ambos eram estudiosos da área e estavam sempre procurando se qualificar e buscar novas experiências, tanto práticas como teóricas.

Descubra o caminho para o sucesso empreendedor como Karl Benz e Gottlieb Daimler!

Baixe agora nosso Kit de Empreendedorismo e tenha acesso a conteúdos exclusivos e ferramentas poderosas para impulsionar seus negócios. Este kit abrangente oferece insights valiosos sobre estratégias, gestão, marketing e muito mais.

Não perca essa oportunidade de aprender com especialistas e elevar seu empreendimento para o próximo nível!

Banner do kit Empreendedorismo.

Se ainda ficou com alguma dúvida, comente aqui embaixo, ficaremos muito felizes em ajudar! Ah, não se esqueça de mandar esse artigo para algum amigo!

Maytê Pereira

Maytê Pereira

Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Marketing e Vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.