O que é o Alibaba?
Empresas que fazem parte do grupo Alibaba
Quem criou o Alibaba? A história do grupo!
Comprar no Alibaba é seguro?
Curiosidades sobre o Alibaba
E aí, o que você achou do Alibaba?
Conheça as histórias de outras startups de sucesso!

Alibaba: Entenda como ele se tornou uma das maiores plataformas de vendas do mundo!

Aprenda neste artigo sobre a história do grupo Alibaba, criado para facilitar a atuação das empresas no comércio online.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Alibaba: Entenda como ele se tornou uma das maiores plataformas de vendas do mundo!

Fazer compras é, inegavelmente, uma experiência muito agradável e as buscas pela internet não param de crescer. Se você é um dos apaixonados por comprar online, o Alibaba pode ser um grande parceiro!

Nos últimos anos, vimos uma invasão de produtos chineses entrando nos setores mais variados do mercado mundial, desde brinquedos, passando por eletrônicos, até carros, os chineses vêm dominando tudo.

Sabemos que um dos principais motivos é o baixo custo dos produtos. O Brasil está entre os maiores consumidores deste mercado.

Mas como começou essa enxurrada de produtos chineses por todo o mundo? Vamos conhecer o Alibaba, o grupo precursor de tudo isso.

Neste artigo iremos tratar dos seguintes tópicos:

  • O que é Alibaba?
  • Empresas que fazem parte do grupo Alibaba
  • Quem criou o Alibaba? A história do grupo!
  • Comprar no Alibaba é seguro?
  • Curiosidades sobre o Alibaba

O que é o Alibaba?

A foto apresenta a logo do alibaba.

Alibaba é um grupo chinês, com sede em Hangzhou, dono de sites direcionados para vendas pela internet.

A empresa é confiável e você pode apostar em seus fornecedores para realizar compras, desde que analise as avaliações de outros compradores aos vendedores de seu interesse.

O objetivo primordial da criação desse grupo pelo Chinês Jack Ma foi transformar o comércio eletrônico, tornando-o mais rápido, eficiente e lucrativo.

O Alibaba é responsável por 60% do volume de entregas na China e é a terceira marca chinesa mais importante do mundo, atrás apenas do Lenovo e Huawei (empresas de eletrônicos).

Conheça cada uma das empresas e como elas atuam no comércio online, promovendo transações econômicas valiosas no Grupo Alibaba.

Empresas que fazem parte do grupo Alibaba

O grupo Alibaba é formado por 7 empresas que atuam em áreas diferentes, a seguir falaremos sobre cada uma delas, suas particularidades e contribuições na formação da maior plataforma de vendas online do mundo.

1. Alibaba

A Alibaba foi o primeiro empreendimento do grupo, é um marketplace atacadista responsável por movimentar a economia chinesa de forma surpreendente segundo dados dos últimos anos.

No Alibaba você consegue comprar itens variados, como por exemplo: roupas, itens de casa, carros, motos, acessórios entre outros produtos.

2. Taobao

O Taobao só vende dentro da China e com valores chineses, além disso, nesta plataforma, comerciantes menores e pessoas físicas anunciam seus produtos com a possibilidade de avaliação das mercadorias e interação com outros usuários do país.

3. AliExpress

O AliExpress é um facilitador de compras, responsável por conectar vendedores e fabricantes, oferecendo produtos a bons preços e com enorme variedade. Os brasileiros vêm usando cada vez mais essa plataforma de marketplace.

4. Tmall

Essa empresa do grupo Alibaba, é destinada majoritariamente à comercialização de produtos de luxo. A demanda por este segmento vem crescendo no comércio internacional, essa plataforma une qualidade e oferta.

5. Alibaba Cloud

É um serviço de nuvem responsável por oferecer ferramentas digitais que auxiliam por exemplo no gerenciamento de aplicações, segurança, big data,entre outras. São facilitadores da economia.

6. Alimama

O Alimama é a ferramenta responsável pelo marketing digital, pelos anúncios feitos na plataforma e pela monetização advinda destes processos, é desta maneira que o Alibaba consegue controlar todos os seus processos produtivos.

Quem criou o Alibaba? A história do grupo!

Fundador do Alibaba


A história do fundador do grupo Alibaba, Jack Ma, se diferencia muito de outras histórias de sucesso que vem acontecendo na era da Internet.

O Google, por exemplo, surgiu de um trabalho acadêmico de dois estudantes da Stanford, uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

No caso do Facebook, seu fundador Mark Elliot Zuckerberg, é programador e frequentou a Universidade de Harvard.

Já o Instagram, foi fundado por dois engenheiros de softwares.

E quanto a Jack Ma? Ele não é programador e nem engenheiro, mas sim um homem de negócios.

Nasceu em uma região pobre da China, em 1964. Seu nome verdadeiro é Ma Yun. O apelido ocidental foi dado por um turista australiano que tinha dificuldade de pronunciar seu nome verdadeiro.

Jack Ma tinha problemas em aprender matemática e por isso demorou para completar os estudos, mas se interessava por inglês e, para aprender a língua, ele ia de bicicleta até um hotel da cidade e conversava com estrangeiros.

Ele só foi aprovado no vestibular para cursar inglês após a terceira tentativa, e se formou em 1988. A partir de então, foi rejeitado em mais de 20 entrevistas de emprego, inclusive para ser gerente de uma loja do KFC.

Conseguiu um emprego como professor de inglês em uma universidade local. E foi trabalhando como tradutor que as coisas começaram a mudar, pois Jack Ma visitou os Estados Unidos e lá conheceu a Internet.

Em 1995, quando voltou à China, disposto a incluir o país no mapa da Internet, ele criou um serviço que era uma espécie de catálogo local, com as empresas e os serviços prestados por elas.

Com 3 anos, sua empresa já havia feito $5.000.000 em moeda chinesa.

No ano de 1999, em seu apartamento em Hangzhou, Ma fundou o Alibaba.com, com a ajuda de 17 amigos investidores. A ideia era um serviço business-to-business, cujo objetivo era conectar os fabricantes chineses com compradores estrangeiros.

O nome Alibaba foi baseado no personagem de Ali Babá e os 40 ladrões. Segundo Jack, o personagem Ali babá é uma pessoa esperta, bondosa e voltada pros negócios, assim como a marca.

E o Abre-te Sésamo, o passe para abrir a porta secreta que leva ao tesouro, é para mostrar que a empresa auxilia pequenas e médias companhias a chegarem ao sucesso.

Com um ano da criação do Alibaba, já havia mais de 1 milhão de pessoas registradas no site. E em 2002 a empresa teve lucro pela primeira vez e, desde então, não parou mais.

No ano de 2003, a China teve problemas graves com a SARS (Síndrome respiratória aguda grave ou pneumonia atípica) e as pessoas evitavam ao máximo sair de casa. Quem lucrou com isso e cresceu ainda mais foi o Alibaba, que havia acabado de fundar o Taobao.

Interface do Taobao


O Taobao é um site de comércio e leilões online com o público voltado para a China. Os produtos são os mais variados possíveis. Você encontra desde itens básicos de mercado até uma casa, ou um carro.

Quando o eBay chegou ao mercado chinês em 2003, Jack Ma disse a seguinte frase: "O eBay pode ser um tubarão no oceano, mas eu sou um crocodilo no rio Yang-tsé". E o crocodilo devorou o tubarão.

Usando a estratégia de não cobrar comissão dos vendedores por três anos e alinhando o site com o perfil dos consumidores do país, o Alibaba expulsou o eBay da China.

Em 2004, foi fundada a Universidade Taobao, focada em ensinar e ajudar as pessoas a abrirem seu próprio negócio.

Após alguns problemas com as ofertas públicas na bolsa de Hong Kong, o Alibaba fez sua estreia na bolsa de Nova Iorque, com alta de 38% em relação ao valor original.

Em 2010, foi criado o Aliexpress, e os produtos passaram a ser enviados para todos os locais do mundo. Os brasileiros estão entre os 4 maiores consumidores do Aliexpress.

São produtos de todo o tipo: eletrônicos, roupas, sapatos, acessórios e assim por diante.

interface do AliExpress

Um grande problema em relação ao mercado brasileiro é a demora para os produtos chegarem. Isso acontece, principalmente, pelo enorme volume de mercadorias que chegam todos os dias.

O Alibaba não para de expandir, em 2014 entrou para a indústria do cinema e financiou tanto filmes orientais, como de Hollywood.

Além disso, estão nos mais diversos setores, como moda, esportes e tecnologia.

Comprar no Alibaba é seguro?

O Grupo Alibaba começou de maneira muito pequena, porém ganhou espaço no mercado devido ao crescimento do uso de tecnologias, e principalmente, ao aumento do comércio online.

É o pioneiro no quesito importações de produtos, e seu principal canal de vendas é o tão conhecido AliExpress, focado em pessoas físicas, visto que a maioria dos compradores online buscam um número menor de produtos. O Alibaba é focado em maiores quantidades.

O Alibaba é confiável pois todos os fornecedores passam por auditorias, a plataforma é muito transparente e mostra todas as avaliações recebidas. Além disso, o grupo é muito bem conceituado no mercado.

Curiosidades sobre o Alibaba

Vamos falar agora sobre alguns dados impressionantes do Grupo Alibaba, que nos mostram a dimensão deste empreendimento.

  • O Alibaba é a maior plataforma B2B online do mundo, sendo responsável por gerar emprego a diversos varejistas e marcas do mundo inteiro.
  • O Grupo Alibaba é avaliado em cerca de R$ 131 bilhões de dólares.
  • O número de consumidores ativos da plataforma é cerca de 231 milhões. Este número é maior do que a população brasileira.
  • Em 2013, o Alibaba registrou quase 250 bilhões de dólares em em transações, número maior do que a soma dos volumes negociados pelas concorrentes eBay e Amazon.
  • No dia 11 de novembro, é comemorado na China o dia dos Solteiros, é como se fosse a "black friday chinesa". Neste dia, as vendas do Alibaba chegam a 30 bilhões de dólares.
  • Cerca de 10 milhões de pessoas na China têm empregos ligados ao Alibaba.

E aí, o que você achou do Alibaba?

Como vimos neste artigo, Jack Ma é um homem visionário, vindo de origem humilde e que teve muitas portas fechadas para ele, mas soube enxergar com o surgimento da Internet uma oportunidade de montar seu próprio negócio, ser bem-sucedido e se tornar o homem mais rico da China.

E não parou por aí, está sempre se mantendo à frente das novidades do mercado e buscando expandir e variar seus negócios, navegando por diversos setores, sem jamais se acomodar.

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking

Conheça as histórias de outras startups de sucesso!

A palavra ''Startup'' vem ganhando destaque nos últimos anos, são negócios inovadores que abrangem diversos setores. Muitas começam pequenas e se destacam no mercado, tanto por metodologias próprias como também usando recursos auxiliadores, como as aceleradoras de startups. Para isso, separamos a história de 6 que fizeram a diferença no uso da tecnologia mundial.

Confira a seguir sobre cada uma delas e se surpreenda!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.