O que é Engenharia Mecânica?
Qual é a função de um Engenheiro Mecânico?
Onde um Engenheiro Mecânico pode trabalhar?
Onde cursar Engenharia Mecânica?
Como é a faculdade de Engenharia Mecânica?
Quer desenvolver seu conhecimento em Excel?
Qual é o salário de um Engenheiro Mecânico?
Quer se tornar um White Belt?

Conheça a graduação em Engenharia Mecânica e entenda o que um profissional dessa área faz!

Entenda o que é o curso de Engenharia Mecânica, quais são as áreas de atuação, qual o salário dessa área e quais universidades oferecem essa formação.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a graduação em Engenharia Mecânica e entenda o que um profissional dessa área faz!

A Engenharia Mecânica é a área da engenharia que pesquisa, projeta, constrói e testa aparelhos mecânicos como: máquinas, motores e diversas outras ferramentas. A principal tarefa de um Engenheiro Mecânico é analisar problemas e gerar soluções utilizando aparelhos mecânicos.

O Engenheiro Mecânico é hoje um dos profissionais mais procurados pelo mercado de trabalho, junto com os profissionais das áreas de Engenharia Civil, Elétrica e Produção.

Embora seja um curso bem conhecido, ainda existem dúvidas sobre como funciona essa formação, qual o tempo estimado de curso, quais matérias estão na grade, qual o salário e o mercado para um engenheiro mecânico.

Nesse artigo iremos explorar esses e outros temas sobre a área de Engenharia Mecânica para te ajudar a entender tudo sobre essa graduação. Nossos tópicos serão os seguintes:

  • O que é Engenharia Mecânica?
  • Qual é a função de um Engenheiro Mecânico?
  • Onde um Engenheiro Mecânico pode trabalhar?
  • O que se aprende na faculdade de Engenharia Mecânica?
  • Onde cursar Engenharia Mecânica?
  • Como é a faculdade de Engenharia Mecânica?
  • Qual é o salário de um Engenheiro Mecânico?

Vamos começar?

O que é Engenharia Mecânica?

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia responsável pelo projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas mecânicos. Assim, o engenheiro mecânico projeta e supervisiona máquinas e equipamentos que serão destinados tanto à indústria quanto ao uso pessoal.

Desde o setor automobilístico ao siderúrgico, passando pelo setor de refrigeração, esse profissional possui uma gama de competências variadas, podendo trabalhar em diversas áreas de atuação.

Vale ressaltar que a Engenharia Mecânicaé uma das áreas de engenharia mais antigas da história, pois desde os primórdios da humanidade criamos ferramentas e instrumentos para aumentar a capacidade humana e tornar nossa vida mais simples.

Alguns exemplos de equipamentos mecânicos remontam ao Antigo Egito, como as bombas d'água shaduf, que permitiram cultivar as lavouras o ano todo, e não apenas no período de cheia do Rio Nilo.

Mas foi com a Revolução Industrial e o advento da máquina a vapor que essa área da engenharia foi oficializada, mais precisamente em 1847. Desde então, os avanços obtidos atingiram proporções espetaculares.

Se você olhar atentamente, é possível ver a presença da Engenharia Mecânica em todos os aspectos da vida moderna, como carros, aviões, tubulações, geladeiras, aparelhos de ar condicionado e usinas de geração de energia.

Separamos um vídeo sobre “Transformação Digital e a nova geração da Engenharia Mecânica” para você entender mais sobre esse assunto:

Quanto tempo dura o curso de Engenharia Mecânica?

A graduação em engenharia mecânica é um bacharelado e tem duração de cinco anos (dez semestres) aproximadamente.

Nos primeiros dois anos de curso são cursadas matérias do ciclo básico, comum para todas as engenharias, e nos três anos restantes temos as matérias específicas do curso.

Qual é a função de um Engenheiro Mecânico?

Após a graduação, o engenheiro mecânico é capaz de desenvolver desde máquinas, equipamentos a veículos e ferramentas específicas para a indústria mecânica.

Onde um Engenheiro Mecânico pode trabalhar?

Como já foi dito, o engenheiro mecânico é capaz de trabalhar em diversos setores diferentes, mas podemos destacar 4 principais áreas de atuação:

Térmica

A área térmica é uma das mais vastas da Engenharia Mecânica, possuindo várias aplicações diferentes. Nessa área, estão incluídas a Termodinâmica e Transferência de Calor. É aqui que entra a construção de motores, turbinas, sistemas de refrigeração, bombas de calor, entre outros.

A busca por eficiência é constante e o engenheiro está sempre preocupado com a questão da emissão de poluentes.

Fluidos

A área de Fluidos tem como base a Mecânica dos Fluidos, trabalhando com aplicação de máquinas hidráulicas e pneumáticas, tão importantes no nosso dia a dia, como por exemplo as bombas d’água, a direção hidráulica, o elevador hidráulico e outros equipamentos cujo funcionamento se baseia em fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos.

Fabricação

Essa área foca nos processos de fabricação de máquinas e peças para essas máquinas. O conhecimento dos variados processos de fabricação é fundamental para qualquer engenheiro mecânico, independentemente de trabalhar ou não na área.

Processos como usinagem, soldagem, prensagem, laminação, trefilação, extrusão, entre tantos outros são como o arroz e feijão desse profissional. Portanto, esse conhecimento deve estar bem sedimentado na mente do engenheiro mecânico.

Projetos

É uma das áreas mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, gratificante. O setor de projetos é responsável por projetar (obviamente) novos equipamentos e peças para o maquinário, sempre antenado com as novas tecnologias que surgem de forma cada vez mais dinâmica.

Vale lembrar que em grande parte das vezes o engenheiro mecânico trabalha em conjunto com o engenheiro químico, na de geração de energia, atuará em conjunto com o engenheiro eletricista, e por aí vai.

Se você está interessado, então deve estar querendo mais informações sobre o curso de Engenharia Mecânica, como onde cursar, quais são alguns dos softwares mais usados e algumas das disciplinas a serem destacadas, certo?

Pensando nisso, separei para você algumas informações que considero indispensáveis para todos que desejam seguir essa área. Confira!

Onde cursar Engenharia Mecânica?

O primeiro passo é ingressar em uma universidade certificada pelo Ministério da Educação (MEC). Preparei uma lista com as 10 melhores universidades com o curso de Engenharia Mecânica de acordo com a nota do ENADE de 2013, 2014 e 2015.

  • 1º - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);
  • 2º - Instituto Militar de Engenharia (IME);
  • 3º - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • 4º - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);
  • 5º - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
  • 6º - Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • 7º - Universidade Federal de Goiás (UFG);
  • 8º - Universidade Federal de Viçosa (UFV);
  • 9º - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM);
  • 10º - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Essa lista de faculdades de engenharia mecânica, como falei, foi feita de acordo com a nota do ENADE. Uma classificação mais completa, seguindo vários indicadores diferentes, como a avaliação do MEC e o número de professores com Doutorado e Mestrado, está disponível no site do MEC.

Como é a faculdade de Engenharia Mecânica?

A grade curricular de um curso de Engenharia Mecânica pode variar de acordo com a universidade em questão. Em alguns casos, pode haver também uma variação no nome das disciplinas.

Resolvi destacar para você algumas das principais disciplinas do curso, já desconsiderando o ciclo básico comum a quase todas as engenharias, que são as disciplinas de Cálculo, Física, Equações Diferenciais, entre outras.

O que se aprende na faculdade de Engenharia Mecânica?

Segue a lista com algumas matérias mais específicas:

  • Máquinas Térmicas;
  • Elementos de Máquinas;
  • Mecânica dos Fluidos;
  • Sistemas Fluidomecânicos;
  • Mecânica;
  • Resistência dos Materiais;
  • Refrigeração.

Existem variações dessas disciplinas que, conforme já falei, são definidas pela universidade, desde que atendam aos requisitos mínimos estipulados pelo MEC. Em relação ao tempo, o curso tem uma duração média de 5 anos.

Vale ressaltar que o curso de Engenharia Mecânica pede estágio supervisionado como requisito obrigatório para graduação. Afinal de contas, o estágio é uma grande oportunidade para o estudante se familiarizar com o ambiente de trabalho, além de poder estabelecer um networking, o que é muito importante no mundo profissional.

Softwares mais utilizados

Alguns softwares fazem parte da vida do engenheiro mecânico e alguns outros ele acabará entrando em contato em algum momento da graduação ou da carreira. Separei alguns deles com uma breve explicação abaixo:

  • Matlab: software de desenvolvimento que pode ser aplicado para diversos fins. Apresenta interfaces que permitem resolver, analisar e simular vários problemas na área da engenharia utilizando linguagem própria, não muito diferente da C/C++, além da linguagem de blocos (Simulink).
  • SolidWorks: foi criado para facilitar a vida de engenheiros e projetistas. Ele possibilita não só a criação (em 2D e 3D) de peças, como também a simulação de resistência, durabilidade e diversas outras características, facilitando e muito o desenvolvimento do produto.
  • FluidSIM: software muito utilizado para a criação e simulação de sistemas eletropneumáticos e eletrohidráulicos. É muito utilizado na Engenharia Mecânica na parte de automação industrial.
  • SMath: muito útil para se trabalhar com vários cálculos matemáticos, servindo de grande auxílio para o engenheiro, além de já exibir os cálculos formatados, o que é ideal para se colocar no TCC.
  • Microsoft Excel: esse software não poderia faltar! O conhecimento de Excel é muito importante para o engenheiro mecânico, pois as planilhas eletrônicas são muito úteis na organização de dados e tabelas, além de servir principalmente na hora de apresentar um relatório.
  • Ansys: software utilizado para simulações de engenharia, permitindo análises minuciosas do comportamento de máquinas e peças. Possui uma versão estudantil gratuita para uso acadêmico.

Existem vários outros softwares que o engenheiro mecânico pode utilizar para auxiliar em tarefas rotineiras em sua carreira, como o AutoCAD e o EES.

Quer desenvolver seu conhecimento em Excel?

Você provavelmente sabe que nos dias de hoje uma das habilidades mais pedidas são as do Excel, certo? Sabemos que aprender sobre todas as suas funções requer um certo tempo e disposição.

Mas para te ajudar e te guiar nesse começo de aprendizado, criamos um e-book do Guia do Excel para iniciantes, comece agora mesmo a se desenvolver de forma gratuita!


Clique no botão e faça o download desse e-book


Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!

Qual é o salário de um Engenheiro Mecânico?

Esta é a pergunta que não quer calar: quanto o engenheiro mecânico ganha? Afinal de contas, saber quais são as médias salariais ao adentrar no mercado de trabalho é necessário para motivar os estudantes e também para não criar falsas expectativas.

A primeira coisa que você precisa saber é que a Engenharia Mecânica é uma profissão regulamentada, de acordo com a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966. Ou seja, isso significa que ela possui um salário mínimo profissional de acordo com o salário mínimo vigente e a jornada diária.

Salário Engenharia Mecânica

De acordo com essa lei, o salário mínimo de um engenheiro mecânico é:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos;
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos;
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

Mas você pode estar pensando: “isso não diz muita coisa, preciso de dados reais”. No próximo tópico trouxe para você informações de salários reais postados pelo site Glassdoor.

Mercado de trabalho para Engenharia Mecânica

De acordo com o Glassdoor, a média foi de um engenheiro mecânico é de R$7.730/mês, algumas empresas ou instituições a se destacar são:

  • Vale: R$ 14.635,00;
  • General Electric (GE): R$ 16.019,00;
  • Petrobrás: R$ 14.569,00;
  • Ford: R$ 12.419,00;
  • Marinha do Brasil: R$ 14.486,00.

E aí, o que achou? Como você pode ver, mesmo em meio ao momento não tão favorável do país e com a inevitável diminuição das ofertas de vagas, o engenheiro mecânico ainda continua tendo um salário acima da média do país.

Quer se tornar um White Belt?

Um profissional com a certificação de White Belt em Lean Seis Sigma possui conhecimento dos princípios mais básicos sobre melhoria de processos.

Ele também é capaz de:

  • Ter um visão competente dos processos da empresa;
  • Agregar valor às suas funções; 
  • Melhorar o desempenho da sua empresa;
  • E tem aptidão para concluir outras Certificações de Lean Six Sigma.

Ficou interessado em receber essa certificação? Nós te ajudamos com isso! A Voitto possui a certificação de White Belt em Lean Seis Sigma 100% gratuita para te ajudar a dar o primeiro passo no seu conhecimento em Lean Seis Sigma.

É só clicar no banner abaixo e utilizar o cupom BLOG100.

Banner curso White Belt.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Primeiros passos no Excel

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos No Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.