O que é Engenharia Metalúrgica?
O que se estuda em Engenharia Metalúrgica?
Softwares na Engenharia Metalúrgica
Onde o profissional de Engenharia Metalúrgica pode trabalhar?
Engenharia Metalúrgica X Engenharia de Materiais
Onde estudar Engenharia Metalúrgica?
Quanto é o salário de um Engenheiro Metalúrgico?
A Engenharia Metalúrgica é a sua?

Engenharia Metalúrgica: conheça a fundo essa graduação!

Entenda como a Engenharia Metalúrgica funciona, descubra qual o salário de um engenheiro metalúrgico dessa área e os principais softwares utilizados.

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Engenharia Metalúrgica: conheça a fundo essa graduação!

Escolher uma carreira a seguir não é uma tarefa fácil. É preciso conhecer bem o caminho que deseja trilhar, não é mesmo? Bem, se você já está de olho na Engenharia e tem interesse pela química e também mecânica, a Engenharia Metalúrgica pode ser uma boa opção!

Mas calma, como eu disse, antes de tomar essa decisão importante, você precisa conhecer mais sobre o curso de Engenharia Metalúrgica e também a sua profissão! Fique aqui que neste artigo vamos te apresentar:

  • O que é Engenharia Metalúrgica?
  • O que se estuda em Engenharia Metalúrgica?
  • Softwares na Engenharia Metalúrgica
  • Onde o profissional de Engenharia Metalúrgica pode trabalhar?
  • Engenharia Metalúrgica X Engenharia de Materiais
  • Onde estudar Engenharia Metalúrgica?
  • Quanto é o salário de um Engenheiro Metalúrgico?

O que é Engenharia Metalúrgica?

A Engenharia Metalúrgica é um ramo advindo da Engenharia de Materiais, que compreende as pesquisas voltadas para caracterização estrutural e das propriedades mecânicas, além da produção e processamento no âmbito dos materiais metálicos, assim como suas aplicações.

Dessa forma, o engenheiro metalurgista (ou metalúrgico) é responsável pelos projetos de tratamento e de produção de metais e ligas metálicas.

Além disso, os projetos no âmbito da Engenharia Metalúrgica possibilitam a criação de novos compostos, feitos a partir da combinação de metais com outros materiais, como vidro, plástico e cerâmica.

O que se estuda em Engenharia Metalúrgica?

A grade do curso de Engenharia Metalúrgica é composta, como as outras engenharias, por uma reforçada base de disciplinas da Matemática, Química e Física (maior parte voltada para a Mecânica), além de Desenho e fundamentos de Economia.

Mas como é a faculdade de Engenharia Metalúrgica em si? Após os primeiros dois anos, começam a aparecer matérias mais específicas do curso.

Grade curricular Engenharia Metalúrgica

  • Tratamento de Minérios
  • Físico-química Metalúrgica
  • Ciência e Engenharia de Polímeros
  • Tratamentos Térmicos de Metais e Ligas
  • Metalurgia Extrativa Geral
  • Siderurgia
  • Conformação Mecânica
  • Processos Metalúrgicos de Fabricação
  • Organização Industrial para Engenharia

Ao final do curso, também é necessário realizar o estágio obrigatório supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As nomenclaturas e cargas horárias das disciplinas podem mudar de instituição para instituição. No caso, utilizei a grade do curso de Engenharia Metalúrgica da UFMG.

Softwares na Engenharia Metalúrgica

Como em outras engenharias, o uso da tecnologia é essencial para auxiliar o estudante e o profissional de Engenharia Metalúrgica. Assim, é possível garantir que os processos sejam realizados de forma precisa e eficaz.

Confira alguns dos softwares que participam dessa área:

  • Gestão XXI: é um sistema de gestão empresarial (ERP) voltado para indústria metalúrgica. Com vários módulos, é possível efetuar o controle de processos de fabricação de vários setores, como usinagem, tratamento térmico e fundição.
  • SolidWorks: no caso da Engenharia Metalúrgica, esse software é utilizado, geralmente, no campo de desenvolvimento de sólidos tridimensionais e resistência de materiais.
  • DEFORM: software de CAE que analisa o processo de conformação do forjamento e tratamento térmico através de simulações, permitindo a redução de custo, aumento da qualidade e diminuição no tempo de entrega dos produtos.

Percebeu a importância de softwares para a sua (futura) atuação? Pensando nisso, trouxe uma dica para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel


Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!

Onde o profissional de Engenharia Metalúrgica pode trabalhar?

No Brasil, o mercado de trabalho para os profissionais da Engenharia Metalúrgica é extenso, devido ao país ser um grande exportador de minérios. Ou seja, são necessários muitos engenheiros para suprir a demanda de minérios mundial e também interna.

As empresas que mais empregam no setor são as indústrias de base, automobilística, siderúrgicas, de mineração, aeronáuticas, de armamento e de extração mineral.

O que faz o profissional de Engenharia Metalúrgica? Dentre as áreas de atuação, encontram-se:

1. Fundição de metais

O engenheiro metalurgista pode atuar nas indústrias na parte de fundição de metais, ou seja, na transformação desses materiais para o uso industrial.

Na fundição, os metais são liquefeitos para serem despejados em moldes e transformados em uma nova peça de acordo com a forma do molde.

2. Caracterização de metais

Nessa área o profissional trabalha em análises qualitativas e quantitativas, com a finalidade de identificar como o metal pode ser classificado.

Sendo assim, o engenheiro metalúrgico irá determinar quais são os constituintes de certo material (aspecto qualitativo) e quantificar os componentes presentes neles, encontrando as concentrações de cada elemento (aspecto quantitativo).

3. Tratamento metalúrgico e termomecânico

Aqui, cabe ao engenheiro metalúrgico controlar o processo de transformação de metais, tanto os ferrosos quanto os não ferrosos.

Também pesquisa e estuda a composição e as propriedades dos metais, com o objetivo de escolher os processos de tratamento e beneficiamento mais adequados.

4. Desenvolvimento de ligas metálicas

Uma das áreas de maior destaque é esta. Aqui, o profissional de Engenharia Metalúrgica trabalha com metais ferrosos e não ferrosos, desenvolvendo ligas metálicas (com ou sem ferro).

Ele também participa do planejamento, das etapas de fabricação e do controle de qualidade em usinas siderúrgicas, além de definir as técnicas que serão utilizadas com cada tipo de liga.

5. Metalurgia Extrativa

Na Metalurgia Extrativa, o engenheiro irá trabalhar com os processos de obtenção de metais e sais metálicos advindos de fontes minerais, minérios, concentrados e também resíduos.

Engenharia Metalúrgica X Engenharia de Materiais

Você já ouviu falar sobre engenharia metalúrgica e de materiais?

Muitas pessoas interessadas no campo de materiais ficam em dúvida quanto a esses dois cursos. Bem, podemos dizer que a Engenharia de Materiais é um curso mais abrangente, que estuda e pesquisa novas possibilidades na área dos materiais - metais, cerâmicas e polímeros.

E então, onde um engenheiro de materiais pode trabalhar? O engenheiro de materiais trabalha com a estrutura, composição, propriedades, processamento e aplicação desses materiais, principalmente voltados para a indústria.

Tratando-se da Engenharia Metalúrgica, que é um ramo da Engenharia de Materiais, o foco se dá nos materiais metálicos. Sendo assim, o engenheiro metalúrgico é responsável por desenvolver projetos de produção e tratamento de metais.

Seu destaque na indústria é na transformação de minérios em ligas metálicas com propriedades físicas, químicas e metalúrgicas cada vez mais adequadas e melhores para aplicações em máquinas, peças e estruturas.

Onde estudar Engenharia Metalúrgica?

Bem, se você está pensando em cursar Engenharia Metalúrgica, vai querer uma boa universidade, não é mesmo? Para isso, ela precisa ser credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Pensando em auxiliar você a escolher uma boa Instituição de Ensino, busquei pelo portal do MEC, utilizando como método de avaliação o ENADE, as Universidades que oferecem a Engenharia Metalúrgica e que possuem as melhores notas (nota 4 de 5):

Obs.: Em muitos blogs, o Instituto Militar de Engenharia (IME) é indicado como uma das melhores instituições que oferecem o curso de Engenharia Metalúrgica, inclusive com nota máxima. Contudo, segundo o site da instituição:

"Em dezembro de 2003, o Curso de Engenharia Metalúrgica passou a ser oficialmente denominado Engenharia de Materiais através da portaria No 114-EME de 04 de dezembro de 2003, publicada no Boletim do Exército No 51/2003 de 19 de dezembro de 2003, que também estabeleceu a nova titulação da especialidade."

Sendo assim, a formação do curso oferecido pela instituição passou de Engenharia Metalúrgica para Engenharia de Materiais.

É importante lembrar que são vários os métodos que servem para avaliar uma instituição. Sendo assim, acesse o portal e-MEC para conhecer outras faculdades de engenharia metalúrgica e encontrar a mais adequada para você (no site, vá em Consulta Textual para efetuar a pesquisa).

Quanto é o salário de um Engenheiro Metalúrgico?

Agora, a parte mais importante (para alguns): o salário! Aqui no Brasil, temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Química, Engenharia, Arquitetura e Agronomia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Mas é claro que, quando se trata do mercado de trabalho, esses valores podem mudar. Isso porque alguns aspectos podem impactar na remuneração, como o porte da empresa, a região onde ela se localiza e também o nível de experiência profissional do candidato.

Nas empresas, os níveis relacionados à engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo
  • Júnior: de 2 a 4 anos
  • Pleno: de 4 a 6 anos
  • Sênior: de 6 a 8 anos
  • Master: mais de 8 anos.

Salário: Engenharia Metalúrgica

Sendo assim, pesquisei no site $alário.com.br a média salarial para o engenheiro metalurgista no país. A faixa de valores encontrados pela pesquisa fica entre R$7.518,66 e R$17.941,60.

Em uma amostra de 469 salários, o valor encontrado como média no Brasil é de R$8.237,92, com uma carga horária de 44 horas semanais.

E então, decidiu se é a Engenharia Metalúrgica que você deseja como carreira? Calma, se você ainda tem alguma dúvida sobre qual curso é o melhor para você, confira a nossa Série de Engenharias para escolher a que mais combina com você!

A Engenharia Metalúrgica é a sua?

O campo da metalúrgica no Brasil é vasto, podendo atuar em diversos setores, como a indústria mecânica em geral, automobilística, naval, aeronáutica, alimentícia, entre outras.

Sendo assim, o setor está em crescente avanço e com a demanda aumentando, o que torna a Engenharia Metalúrgica uma boa opção para os interessados da área.

Mas, quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Metalúrgica?

Se você chegou até aqui, entendo que está comprometido em ser um bom profissional, acertei? Para isso, nada melhor que já dar o primeiro passo na sua carreira.

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.