O que é Engenharia Ambiental e Sanitária?
Qual é a diferença entre a Engenharia Ambiental e Sanitária?
Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária
Softwares na Engenharia Ambiental e Sanitária
O que faz um profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária?
Como é o mercado de trabalho do profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária?
Engenharia Ambiental e Sanitária na sociedade
Universidades que oferecem a Engenharia Ambiental e Sanitária
Quanto ganha um Engenheiro Sanitarista e Ambiental?
Entendeu tudo sobre a Engenharia Ambiental e Sanitária?
Se prepare para o seu futuro como engenheiro(a)!

Veja sobre o curso e mercado para Engenharia Ambiental e Sanitária!

Conheça a Engenharia Ambiental e Sanitária, área responsável pela gestão ambiental por meio do uso consciente e aproveitamento dos recursos naturais.

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Veja sobre o curso e mercado para Engenharia Ambiental e Sanitária!

A Engenharia Ambiental e Sanitária é uma área que estuda meios para preservar os recursos naturais com o auxílio da tecnologia. Como consequência, é possível reduzir os danos ao meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos.

Ao sair do ensino médio, muitos alunos optam por fazer engenharia pelo interesse na área de exatas e tecnologias.

Para os alunos que também se importam com a utilização do meio ambiente de forma sustentável e da aplicação de tecnologias para o uso consciente dos recursos naturais, a Engenharia Ambiental e Sanitária pode ser uma ótima escolha para seguir durante a graduação.

Pensando nisso, selecionamos as informações mais importantes para quem tem vontade de seguir a profissão.

Neste artigo, você entenderá como funciona o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, quais as habilidades que você vai desenvolver na faculdade e onde você poderá trabalhar no futuro.

Sendo assim, leia o artigo completo para conhecer todas as possibilidades que o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária te dá. Vamos lá? Você aprenderá:

  • O que é Engenharia Ambiental e Sanitária?
  • Qual é a diferença entre a Engenharia Ambiental e Sanitária?
  • Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • Softwares na Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • O que faz um profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária?
  • Como é o mercado de trabalho do profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária?
  • Engenharia Ambiental e Sanitária na sociedade;
  • Universidades que oferecem a Engenharia Ambiental e Sanitária;
  • Quanto ganha um Engenheiro Sanitarista e Ambiental?

O que é Engenharia Ambiental e Sanitária?

A Engenharia Ambiental e Sanitária é um curso muito abrangente, mas voltado, principalmente, à preservação do meio ambiente. Compreende ao curso e à profissão atividades que envolvem os recursos naturais e seu aproveitamento de forma adequada.

Sendo assim, cabe a essa engenharia cuidar da avaliação e gestão ambiental, de recursos hídricos, solos e resíduos, além de ser responsável pela qualidade do ar e da água.

Além disso, estuda problemas ambientais de forma integrada, nos âmbitos ecológico, econômico, social e tecnológico. Neste ponto, podemos citar o lixo eletrônico, ou e-lixo, um dos grandes desafios da sociedade atual e desta profissão.

No campo da sanitária, os projetos são voltados para saneamento básico em geral, abastecimento de água, limpeza urbana, drenagem e estações de tratamento de esgoto, por exemplo.

Também é responsabilidade do engenheiro ambiental e sanitário desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente diante da construção de obras. Fazendo o planejamento energético é possível evitar diversos problemas.

Qual é a diferença entre a Engenharia Ambiental e Sanitária?

Existem algumas Universidades que oferecem, separadamente, Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária.

  • Engenharia Sanitária: é um curso voltado para atribuições relacionadas à abastecimento de água, tratamento de esgoto e resíduos, bem como à coleta de lixo.
  • Engenharia Ambiental: tem como foco a preservação ambiental através do estudo sobre impactos ambientais, como poluição. Além disso, favorece a atuação com licenciamento ambiental.

Sendo assim, a Engenharia Ambiental e Sanitária é a junção dessas duas áreas de atuação.

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

A base da grade do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é composta principalmente por disciplinas da área das ciências exatas (Matemática, Física e Química), mas também possui matérias das ciências biológicas, além de Desenho e Computação.

Grade curricular Engenharia Ambiental e Sanitária

Logo após os dois primeiros anos, começam as matérias mais específicas, como:

  • Gestão Ambiental e Sustentável;
  • Gerenciamento de Recursos Hídricos;
  • Energia e Meio Ambiente;
  • Legislação Ambiental;
  • Gestão Resíduos Sólidos;
  • Sistemas de Esgoto Sanitário;
  • Sistemas de Abastecimento de Água;
  • Drenagem Urbana;
  • Avaliação de Impacto Ambiental.

Disciplinas das ciências humanas, como Sociologia e Ética, também são encontradas e de extrema relevância, devido à atuação direta na sociedade que a Engenharia Ambiental possui.

Também é necessário que, além das matérias, o graduando faça o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio obrigatório. É importante lembrar que a grade, os nomes e as cargas horárias podem mudar de acordo com a instituição escolhida.

Softwares na Engenharia Ambiental e Sanitária

Na Engenharia Ambiental e Sanitária é utilizada uma variedade de softwares para análise de dados, criação e desenvolvimento de projetos. Entre eles, temos alguns usados em projetos sanitários, análise da água e poluição e também de monitoramento ambiental. Exemplos:

  • QiHidrossanitário: utilizado em projetos hidráulicos e sanitários. O software possui diversas ferramentas para a criação de projetos. Define os aparelhos sanitários, caixa sifonada e peças pendentes, além de dimensionar a tubulação.
  • Bentley: no caso desse software, a modelagem e análise é voltada para águas pluviais. É possível gerenciar os componentes do sistema, desde valas até tubos, passando por cursos d'água, canais abertos a lagos e estruturas de controle.
  • ARIA: realiza simulações de emissões reais ou cenários de emissões virtuais das empresas, mostrando os impactos ambientais que podem ser causados. Também simula a dispersão atmosférica de poluentes das chaminés, considerando dados de topografia e efeitos das edificações no escoamento, entre outras ferramentas.
  • SIA: o Sistemas de Informações Ambientais desenvolvido pela EcoSoft trabalha com módulos que atuam em todas as partes da gestão ambiental de uma empresa. Realiza o monitoramento das atividades em uma ou mais empresas, com recursos de geoprocessamento, modelagem atmosférica e muitos outros.

O que faz um profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária?

O mercado de trabalho reserva diversas áreas de atuação para a Engenharia Ambiental e Sanitária devido à sua formação abrangente.

Mas o que faz um engenheiro ambiental? No geral, os campos em que o engenheiro sanitarista e ambiental atuam são:

1. Bioprocessos e biotecnologia

Nesse campo, o engenheiro trata dos processos industriais que envolvem substâncias produzidas por seres vivos, aplicando suas técnicas na fabricação de alimentos, bebidas, biocombustíveis e também no refino de petróleo.

Com seu conhecimento, o engenheiro pode ajudar na melhoria de áreas como a agricultura. É possível utilizar novas tecnologias para modificar a genética de plantas e fazer com que elas vivam em diferentes tipos de habitats.

Além disso, o profissional é responsável pelo impacto ambiental gerado por cada processo realizado e por cada produto final.

2. Controle de poluição

Aqui, cabe ao especialista da área estimar e diminuir os danos causados ao meio ambiente por atividades industriais, urbanas e rurais.

O engenheiro também deve realizar o controle da qualidade da água e se responsabilizar pela fiscalização da emissão de gases das indústrias, que podem afetar a qualidade do ar.

Durante a graduação, matérias como microbiologia, gestão ambiental, poluição do solo e das águas subterrâneas serão a base para quem quiser entrar nesta área de atuação.

3. Geoprocessamento

A área de Geoprocessamento compreende o processamento de informações geográficas, ou de dados georreferenciados, a partir de softwares especializados, com a finalidade de mapear espaços e realizar levantamentos geográficos.

É por meio desse campo de atuação que o engenheiro poderá levantar dados, fazer diagnóstico de problemas e planejar projetos urbanos sem que haja o colapso de estruturas físicas, demográficas e topográficas.

4. Planejamento e gestão ambiental

Realiza o planejamento do uso de recursos naturais e elabora relatórios com informações relativas ao impacto ambiental causado por determinada atividade.

Pode trabalhar assessorando ONGs, empresas e até órgãos públicos. Além disso, pesquisa técnicas para reutilizar resíduos, reduzir gastos e otimizar processos.

5. Recuperação de áreas

Nessa área, o engenheiro deve desenvolver e implantar projetos voltados para a recuperação de áreas degradadas ou afetadas pela poluição, fazendo com que o local tenha seus aspectos naturais reconstituídos.

6. Recursos hídricos

Aqui, o profissional deve trabalhar em atividades de racionalização e exploração de rios, reservatórios e água subterrânea. Também realiza o controle de quantidade e qualidade da água consumida.

O profissional também pode fazer o planejamento de projetos e verificar sua viabilidade, além de prestar assessorias e consultorias técnicas no ramo.

Outra função, é a instalação e montagem de equipamentos específicos da área.

7. Saneamento

O saneamento é uma das principais áreas de atuação dentro do campo ambiental, e justamente por isso acompanha o nome dessa Engenharia.

Esse meio compreende o projeto, construção e operação de sistemas de abastecimento de água e de coleta, além do transporte e tratamento de esgoto, resíduos industriais e lixo doméstico.

Realiza projetos para prevenção de inundações e enchentes, a partir de sistemas de drenagem.

Como é o mercado de trabalho do profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária?

O profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária está sendo bastante requisitado pelo mercado de trabalho. Afinal, as empresas estão buscando se atualizar e criar políticas relacionadas à sustentabilidade dentro de suas organizações.

Além disso, é possível atuar em diversas áreas e, como consequência, existem várias oportunidades para os engenheiros. Confira no vídeo a seguir quais os campos de atuação o mercado está buscando:

Engenharia Ambiental e Sanitária na sociedade

A humanidade cresceu e se desenvolveu de forma desordenada, retirando recursos sem consciência e rejeitando detritos sem nenhuma preocupação.

Porém, toda essa desordem iniciou grandes problemas ecológicos que influenciam na nossa maneira de viver, gerando doenças, desastres naturais e outras mudanças.

Consequentemente, chegamos à uma baixíssima qualidade de vida em escala mundial, levando em consideração fatores como o ar, a alimentação, o clima, o saneamento, entre outros aspectos.

Dessa maneira, foi necessária uma nova visão da utilização de recursos, proteção ao meio ambiente e preocupação com sistemas de saneamento (relação direta à redução de muitas doenças). É nesse contexto que o engenheiro ambiental e sanitarista entra.

Em sua formação, o profissional da área é capacitado a utilizar a tecnologia em favor da integração de processos que visam a proteção ambiental e qualidade de vida da sociedade, levando em consideração aspectos de ambas as partes.

Com relação ao impacto da atividade humana no ambiente, causando muitas vezes desastres como o ocorrido em Mariana, a atuação do engenheiro da área pode ocorrer em:

  • ações preventivas (processos de licenciamento ambiental, por exemplo);
  • ações corretivas (buscando tecnologias que auxiliem na revitalização do local);

Universidades que oferecem a Engenharia Ambiental e Sanitária

As universidades que oferecem o curso são muitas e espalhadas por todo o país. Durante a minha pesquisa no portal do MEC, percebi que muitas instituições optaram por mudar o nome do curso, por apresentar um foco em alguma das duas áreas.

Sendo assim, optei por separar as instituições em 4 categorias. Aqui, apresento universidades que são credenciadas pelo Ministério da Educação e conseguiram nota 5 no ENADE (com exceção das que oferecem apenas Engenharia Sanitária):

Engenharia Ambiental e Sanitária

  • Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
  • Universidade Federal de Juiz De Fora (UFJF)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Engenharia Sanitária e Ambiental

  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Engenharia Ambiental

  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Engenharia Sanitária

  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Nota 2 no ENADE
  • Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Nota 3 no ENADE

Como foi dito, temos uma grande quantidade de universidades de excelente qualidade em todo o país que oferecem o curso de engenharia sanitária e ambiental.

Além disso, existem outros meios de avaliação de instituições. Sendo assim, se quiser conhecer outras universidades que estão mais perto de você, acesse o portal e-MEC e procure em Consulta Textual.

Quanto ganha um Engenheiro Sanitarista e Ambiental?

Bom, por último, mas não menos importante, chegamos ao salário da engenharia ambiental e sanitária. No Brasil, a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966 dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Engenharia, Arquitetura, Química e Agronomia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Entretanto, a região onde se localiza a empresa, o seu porte e também o nível de experiência profissional são alguns fatores que causam grandes variações nos valores salariais.

Nas empresas, os níveis relacionados à engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo
  • Júnior: de 2 a 4 anos
  • Pleno: de 4 a 6 anos
  • Sênior: de 6 a 8 anos
  • Master: mais de 8 anos.

Para valores mais reais que aparecem no mercado, o site salário.com.br realiza pesquisas com uma boa base de amostra para encontrar a média salarial da profissão.

Esse site é uma boa opção para você que busca saber opções de onde trabalhar com Engenharia Ambiental e Sanitária. Confira lá!

Como é o mercado de trabalho para Engenheiro Ambiental?

No caso da Engenharia Ambiental e Sanitária, a pesquisa foi feita de maneira separada, com profissionais que atuam na área ambiental e sanitária separadamente. Dessa forma, os resultados encontrados foram:

  • Sanitária: A faixa de valores fica em torno de R$9.441,16 e R$19.972,13 e a média encontrada é de R$9.706,25 (média de carga horária de 41 horas semanais). A pesquisa foi feita com 402 salários.
  • Ambiental: A faixa de valores fica em torno de R$6.891,33 e R$16.233,04 e a média encontrada é de R$ 7.368,93 (média de carga horária de 42 horas semanais). A pesquisa foi feita com 1.592 salários.

Depois de saber o que faz a Engenharia Ambiental e Sanitária, já conseguiu decidir se quer seguir essa área? Se ainda tem alguma dúvida sobre o caminho que deseja seguir, acompanhe a nossa Série de Engenharias para saber mais sobre outras opções!

Entendeu tudo sobre a Engenharia Ambiental e Sanitária?

Engenharia Ambiental e Sanitária


O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária possui uma formação abrangente, aplicando a tecnologia em prol do desenvolvimento de forma sustentável e, por isso, tornou-se uma opção muito requisitada no mercado de trabalho.

Bem, se você chegou até aqui, é porque está interessado nessa engenharia não é mesmo? Agora que está bem informado sobre o curso e a carreira, pode seguir sem medo nessa direção.

Se prepare para o seu futuro como engenheiro(a)!

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.