E aí, já tentou imaginar essa situação? Um mundo sem Engenharia certamente seria completamente diferente do que temos, não é mesmo? Você consegue perceber de verdade a importância do engenheiro?

Vamos lá, pense um pouco. Em quantas coisas ao seu redor você nota a influência desse profissional? Pois de forma bem simples e direta, a resposta é tudo. Exatamente, tudo aquilo que foi construído pelo ser humano é fruto direto ou indireto da Engenharia.

E não é só aquilo que é usado na própria área da Engenharia não, mas também em outras profissões. Você consegue imaginar a Medicina moderna sem a Engenharia? Sem os aparelhos e os instrumentos médicos, quantas vidas seriam perdidas? Começou a ter dimensão do alcance desse profissional?

 

Tudo seria bem diferente...

 

Pois é, um mundo sem Engenharia seria um lugar onde a vida humana não prosperaria. Acha isso exagerado? Mas não é. Um simples sistema de roldanas para tirar água de um poço é aplicação de conceitos da Engenharia, mesmo em uma época em que essa profissão não existia.

A Engenharia está diretamente ligada com a capacidade criativa do cérebro humano, e sua evolução se deu em conjunto com evolução intelectual da humanidade. Sem Engenharia, estaríamos de volta aos tempos das cavernas, totalmente fechados na ignorância do conhecimento.

Na época da Idade da Pedra, ao pegar uma pedra e afiá-la com outra pedra, o homem primitivo já colocava em prática um processo de fabricação de um instrumento cortante para ser usado em suas caçadas. Quando avançamos para a Idade do Ferro, vemos a aplicação do forjamento na construção de espadas para serem usadas em batalhas.

E aí, está conseguindo perceber o quão antiga é a aplicação da Engenharia para facilitar a vida da humanidade ou aumentar seus recursos e poder? Tente imaginar um mundo sem carros, sem aviões, sem celulares, smartphones, computadores, internet e por aí vai.

Nosso estilo de vida seria drasticamente diferente. E não é somente por essas coisas fáceis de serem notadas, mas por outras, como a energia elétrica e a transmissão dessa energia para a casa das pessoas. Temos também os encanamentos que permitem que tenhamos saneamento básico e condições apropriadas de higiene.

 

Descobertas de destaque

 

Os avanços na área de engenharia, nesse caso engenharia civil, permitiram alguns feitos históricos como, por exemplo, a construção das grandes pirâmides do Egito, que até hoje intrigam pesquisadores. Mas vamos falar de uma construção mais atual e muito importante para o mundo moderno: o edifício.

Sim, é isso mesmo. Através da construção de edifícios, rompemos a barreira vertical e nos tornamos capazes de colocar mais pessoas e lojas no mesmo espaço de terra, ajudando a solucionar o problema de espaço nas cidades. Se você pensa que já estamos superlotados do jeito que está, imagina se não tivéssemos os prédios.

Poderíamos falar de várias outras descobertas, como a dupla espiral do DNA, que ajudou a entender melhor a formação da vida e permitiu o desenvolvimento da engenharia genética. Temos também a máquina a vapor, sendo parte central da 1ª Revolução Industrial, que por sua vez permitiu um avanço tecnológico sem precedentes.

 

Solucionar problemas é uma missão

 

Como você pôde ver, uma das principais características de um engenheiro é que ele é um solucionador de problemas. Isso é uma das primeiras coisas a serem ensinadas em um curso de Engenharia, antes mesmo dos cálculos e das físicas da vida.

Engenheiros são ensinados a pensar de modo inovador, tendo como missão desenvolver meios de tornar a vida humana mais confortável e mais longa.

Você pode estar pensando agora: com esse país em crise, investir em Engenharia seria uma ótima ideia. E você está certo! De acordo com José Roberto Cardoso, professor titular da escola politécnica da USP, em entrevista ao Estadão: "Quanto mais engenheiro você tem, mais inovação aparece, mais criatividade e, consequentemente, a economia melhora".

 

E agora, mudou o modo como olha para a Engenharia?

 

Percebeu como um mundo sem Engenharia teria um impacto enorme na sua vida? Tendo contribuído para o avanço tecnológico da humanidade, a Engenharia é uma das profissões de maior prestígio entre aquelas que exigem um curso de graduação.

Portanto, esse texto é apenas uma pequena reflexão sobre como a Engenharia impacta a nossa vida, seja direta ou indiretamente. Se fôssemos falar sobre tudo, esse texto demasiadamente longo e repetitivo, e creio que você já conseguiu compreender a mensagem.

Então, se você conhece algum familiar ou amigo engenheiro, não deixe de compartilhar esse texto com eles. Ah, e não se esqueça de deixar seu comentário abaixo. Seu feedback é importantíssimo para continuarmos produzindo conteúdo de qualidade para você!