O que é Engenharia de Pesca?
O que se estuda em Engenharia de Pesca?
Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Pesca?
Softwares que auxiliam na Engenharia de Pesca
Trouxe uma dica para você!
O que faz Engenharia de Pesca?
Pesca x Aquicultura
Onde tem faculdade de Engenharia de Pesca?
Qual o salário de um Engenheiro de Pesca?
A Engenharia de Pesca te pescou?
Que tal se tornar um profissional completo?

Você sabe o que é Engenharia de Pesca? Veja o que é e quanto ganha!

Conheça a Engenharia de Pesca, responsável por implantar tecnologias que potencializam as atividades pesqueiras e os recursos aquáticos do país!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Você sabe o que é Engenharia de Pesca? Veja o que é e quanto ganha!

Você sabia que a Engenharia de Pesca é responsável por desenvolver atividades que participam de uma parcela de base econômica? Ela ajuda a  otimizar e desenvolver atividades que participam da tecnologia implantada no processo.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa engenharia, entender o que ela é e definir se pode ser sua escolha de carreira?

Nesse artigo você verá:

  • O que é Engenharia de Pesca?
  • O que se estuda em Engenharia de Pesca?
  • Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Pesca?
  • Softwares que auxiliam na Engenharia de Pesca
  • O que faz Engenharia de Pesca?
  • Onde tem faculdade de Engenharia de Pesca?

O que é Engenharia de Pesca?

A Engenharia de Pesca é um campo da engenharia que aborda conceitos da biologia e engenharia voltados para o bom aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, por meio da tecnologia do pescado, da aquicultura e outras atividades de utilização e preservação desses recursos.

Ela forma profissionais que vêm sendo muito procurados no mercado. Mas se engana quem pensa que ele só trabalha na costa, pois no rio também tem peixe, não é verdade?

Sendo assim, apesar de ser uma engenharia, que necessita de uma boa base na área das ciências exatas, a Engenharia de Pesca irá requerer que você tenha domínio (ou pelo menos um grande interesse) por biologia.

O perfil do graduando é, como eu disse acima, o aspirante de biologia e tecnologia, mas também aquele fera no joguinho pesca maluca!

Agora, sem brincadeira! Dá uma olhada nessas matérias que, provavelmente, vão aparecer na sua grade se você decidir entrar nesse curso.

O que se estuda em Engenharia de Pesca?

A base da graduação de Engenharia de Pesca é um pouco diferente das demais. No curso, apesar de também apresentar disciplinas de Matemática, Química e Física, as matérias da área de Ciências Biológicas já começam logo cedo e tomam conta da grade.

Exemplos:

  • Botânica Aquática;
  • Zoologia Aquática;
  • Malacologia;
  • Microbiologia;
  • Ecologia;
  • Bioquímica.

Após os primeiros anos, encontram-se as disciplinas mais específicas da Engenharia de Pesca em si. Veja exemplo:

Grade Curricular de Engenharia de Pesca

  • Dinâmicas de População Pesqueira
  • Máquinas e Motores Utilizados na Pesca e Aquicultura
  • Avaliação de Impactos Ambientais
  • Economia Pesqueira
  • Mecânica Aplicada à Pesca
  • Engenharia para Aquicultura

Nesse caso, utilizei as nomenclaturas da grade da UFRPE, que foi uma das universidades mais bem conceituadas pelo curso de Engenharia de Pesca no ENADE. Porém, os nomes das matérias e suas cargas horárias podem mudar de acordo com as instituições.

Além disso, o curso também possui estágio obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quanto tempo dura o curso de Engenharia de Pesca?

A graduação em Engenharia de Pesca dura, em média, cinco anos (dez semestres).

Softwares que auxiliam na Engenharia de Pesca

Entre os softwares destacados para o graduando e profissional de Engenharia de Pesca, podemos destacar:

  • SEAPIS: o software tem como objetivo oferecer suporte aos técnicos e piscicultores no processo de planejamento do investimento e auxiliar a gestão econômica de empreendimentos da área, assim como a tomada de decisão.
  • InovaPeixe: possui várias ferramentas que auxiliam na gestão das pisciculturas, como a visualização de dados dos tanques, monitoramento preciso de estoque, entre outras funcionalidades.

Trouxe uma dica para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel


Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!

 O que faz Engenharia de Pesca?

Se chegou até aqui, é porque está interessado, né? Então dê uma olhada nas áreas que você poderá atuar se você concluir o curso.

Biotecnologia

Na área de Biotecnologia são estudadas as substâncias presentes em outros organismos para serem utilizadas em produtos como remédios, cosméticos e até alimentos.

Aquicultura

O engenheiro especializado na área será responsável por toda a produção em cativeiro de seres aquáticos (peixes, caranguejos, algas, entre outros). Também cabe a ele avaliar se as condições do local de criação são adequadas.

Extensão Pesqueira

Essa área seria como uma consultoria para os pescadores de comunidades. O profissional passa para os pescadores boas práticas que aumentam a produtividade de maneira sustentável, dinamizando a atividade no local.

Administração e Economia Pesqueira

Outra atividade em que o engenheiro de pesca pode atuar é no projeto ou gerenciamento de empresas de pesca. Além disso, também pode oferecer consultoria a empresas, órgãos governamentais e não governamentais do setor.

Sustentabilidade

O engenheiro de pesca participa das pesquisas e estudos dos ecossistemas aquáticos (doce e salgada) para uma exploração sustentável e com preocupação com o meio ambiente, inclusive podendo descobrir novas espécies.

Tecnologia do Pescado

O especialista desse ramo é responsável por controlar e fiscalizar a higiene e técnicas de conservação e industrialização do pescado. O desenvolvimento de novos produtos também fica a cargo dessa área.

Planejamento Pesqueiro

O planejamento compreende a pesquisa do potencial pesqueiro de determinadas regiões e a elaboração de atividades para o seu desenvolvimento, para que o mercado explore esse potencial.

Cabe ao profissional da área também criar práticas de captura de organismos aquáticos.

Pesca x Aquicultura

Em muitos sites e até em universidades, os cursos de Engenharia de Pesca e de Engenharia de Aquicultura são entendidos como muito próximos ou equivalentes (erroneamente). Isso porque, levando em consideração sua base e grande parte das duas grades, a formação é muito próxima.

A diferenciação se dá no foco do curso. No caso da Engenharia de Pesca, encontra-se um direcionamento voltado para a pesca extrativa, atividades de ecologia, dinâmica de populações, ordenamento pesqueiro e também navegação.

Já a Engenharia de Aquicultura, não abrange atividade pesqueira e tem seu foco na criação de peixes, camarões, rãs, algas, entre outras espécies cultiváveis. Além disso, também participa do manejo e da construção de complexos aquícolas.

Onde tem faculdade de Engenharia de Pesca?

Se você estava se perguntando onde estudar engenharia de pesca, saiba que existem 24 Universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) com o nome de Engenharia de Pesca e 12 como Engenharia de Aquicultura. Porém, a maioria ainda não possui avaliação, pois ela só acontece após a primeira turma da universidade se formar.

Das instituições que já realizaram o ENADE, temos:

Pesca

  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB);
  • Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);
  • Universidade Federal do Oeste do Paraná (UNIOESTE);
  • Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Destas, apenas a UFRPE e a UNIOESTEe UNIOESTE conseguiram nota máxima (5) na avaliação.

Aquicultura

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);

Para saber mais sobre as avaliações e outras instituições, acesse o portal e-MEC (no site, vá em Consulta Textual).

Qual o salário de um Engenheiro de Pesca?

Agora que você já sabe o que essa engenharia faz e quais as principais Universidades que a oferecem, está na hora de saber o salário desse profissional. Afinal, eu sei que você também está interessado nos peixes das notas de 100, não é mesmo?

Os valores são dispostos pela Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que especifica o salário mínimo dos profissionais de Engenharia no Brasil:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Contudo, há bastante divergência quando se procura qual o salário de um engenheiro de aquicultura (ou engenheiro de pesca). Os valores salariais oferecidos pelas indústrias no Brasil variam de acordo com o porte e a região onde se localiza a empresa, assim como o nível profissional do contratado.


Nas empresas, os níveis relacionados à engenharia são:

  • Trainee: até 2 anos no cargo;
  • Júnior: de 2 a 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: de 6 a 8 anos;
  • Master: mais de 8 anos.

Salário de Engenharia de Pesca 

Para uma média salarial do engenheiro de pesca no país, o site Salário realizou uma pesquisa e chegou ao valor de R$ 3.665,73 no Brasil, com uma carga horária média de 41 horas semanais. A amostra utilizada para o estudo foi de 59 salários.

Conforme site, a faixa salarial do Engenheiro de Pesca, segundo CBO 2221-15, fica entre R$ 2.727,10 e R$8.393,90. . A amostra utilizada para o estudo foi de 59 salários.

As maiores oportunidades no mercado de trabalho da Engenharia de Pesca no país estão localizadas em Santa Catarina, onde se encontra o maior polo de indústria pesqueira do país.

Porém, o setor público apresenta vagas no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis), para efetuar a gestão de recursos pesqueiros e cuidar da política de fomento à pesca e à aquicultura no país.

Também no setor público, tem-se a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), tendo como função do engenheiro de pesca a inspeção do pescado e a prestação de assistência técnica ao produtor.

E então, ficou interessado pelo curso de Engenharia de Pesca? Mas olha, se ainda está com o pé atrás sobre a escolha da carreira, dá uma olhada na nossa série de engenhariasaqui no blog!

A Engenharia de Pesca te pescou?

A Engenharia de Pesca é uma área que só tende a ganhar mais visibilidade no país, devido ao grande potencial que o Brasil tem em suas mãos: uma vasta costa, rios enormes e recursos das mais variadas formas.

Se você chegou até aqui, entendo que está comprometido em ser um bom profissional, acertei? Para isso, nada melhor quer dar o primeiro passo na sua carreira começando a estudar uma metodologia aplicável e demandada no mercado hoje.

Que tal se tornar um profissional completo?

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.