Hoje a grande e fundamental questão empresarial é suprir as necessidades de consumo das populações mundiais sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras e por isso o tripé de sustentabilidade vem ganhando espaço no mundo empresarial. 

Dados apresentados pelo Acordo de Paris apontam a necessidade urgente da criação e implantação, por parte das empresas, de práticas que contribuam para a redução do risco de escassez de recursos naturais e para a geração de um desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Empresas que embasam seus projetos produtivos e comerciais via tripé da sustentabilidade empresarial são e serão cada vez mais valorizadas pelo mercado empresarial e consumidor. 

Neste artigo, você irá encontrar tudo o que precisa saber para agregar o tripé da sustentabilidade ao seu empreendimento e não ser engolido pela concorrência:

  • O que é o tripé da sustentabilidade? 

  • Os pilares do tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental;

  • Equilíbrio entre desempenho financeiro e sustentabilidade nas empresas para um desenvolvimento sustentável;

  • Repensando o tripé: os novos caminhos; 

  • Sustentabilidade é fundamental para o sucesso do seu negócio. Mas não é tudo!

 

O que é o tripé da sustentabilidade?

 

O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável

Atualmente, os projetos empresariais que querem alcançar bons resultados financeiros têm e terão que visar não apenas lucratividade, mas necessariamente o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Os pilares do tripé da sustentabilidade empresarial.

E, para lhe ajudar na gestão financeira eficiente do tripé da sustentabilidade e de sua empresa disponibilizamos o Kit Gestão de Financeira com 21 planilhas sem nenhum custo de aquisição. É só clicar na imagem abaixo e fazer o download:

kit de planilhas de gestão financeira

 

Os pilares do tripé da sustentabilidade empresarial

 

Pilar social

O pilar social do tripé da sustentabilidade empresarial prega que para uma empresa ser sustentável é fundamental que proporcione um ambiente de trabalho saudável e salários dignos a seus colaboradores.

Como também, participar ativamente de projetos de educação ambiental, capacitação profissional e ações que incentivem a prática de esporte, lazer e cultura de seus trabalhadores e das comunidades ao redor.

 

Pilar econômico

imagem do tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental

 

O pilar econômico prevê a incorporação de ações sustentáveis a curto, médio e longo prazo, que aumentem a produtividade e a lucratividade das empresas, e promovam e qualidade de vida aos cidadãos afetados ou não afetados diretamente por sua atividade produtiva. 

Essas ações devem focar em processos de produção que concorram com a redução de desperdícios e gastos, através da implantação de inovações tecnológicas de reutilização de resíduos e a redução de emissão de gases. 

  

Pilar Ambiental

Invariavelmente, toda e qualquer atividade produtiva impacta negativamente o meio ambiente. Portanto, para alcançar sustentabilidade é necessário que os meios produtivos descubram e implementem novas formas de repor os recursos naturais utilizados na produção.

Além disso, devem se adequar às legislações ambientais e aos princípios do Protocolo de Quioto. Para tal, precisam investir em controle de emissão de gases poluentes e em programas de preservação da flora e da fauna e de despoluição de rios e oceanos.

 

O equilíbrio entre desempenho financeiro e sustentabilidade nas empresas para um desenvolvimento sustentável 

 

Para o desenvolvimento sustentável se tornar uma realidade irreversível de progresso que contribua para o estabelecimento de uma sociedade mais justa e igualitária, é indispensável a implantação equilibrada dos pilares do tripé da sustentabilidade. 

Isso quer dizer que o desempenho financeiro deverá estar em equilíbrio com o desenvolvimento sustentável para que haja sustentação e fortalecimento de negócio. 

Afinal, quando falamos em um ambiente econômico e social cada vez mais consciente, a manutenção dos recursos naturais e a urgente redução de emissão de gases poluentes são as únicas garantias da preservação da humanidade.

 

Repensando o tripé da sustentabilidade: os novos caminhos

 

As empresas precisam repensar o tripé da sustentabilidade em prazos mais longos para buscar novos caminhos que proporcionem a preservação do meio ambiente e a realização de melhores resultados econômicos e financeiros. 

Existem muitas formas de inovar e ainda ser sustentável. Veja algumas delas:

  • Maior produção de bens duráveis;

  • Aproveitamento integral das matérias primas;

  • Criação de produtos mais saudáveis;

  • Geração de sistemas sustentáveis de produção e distribuição de bens de consumo;

  • A não produção e distribuição de embalagens plásticas descartáveis.

 

Sustentabilidade é fundamental para o sucesso do seu negócio. Mas, não é tudo!

 

Para tirar ideias do papel e transformá-las em um negócio de sucesso, o empreendedor precisa compreender e desenvolver o modelo do negócio.

Além disso, torna-se necessário entender o mercado de atuação, identificar oportunidades e riscos, gerenciar, mensurar os resultados e resolver problemas.

Empreendedor, para maximizar suas chances de sucesso, invista no Programa de Formação Empreendedora que a Voitto preparou para você! Um curso passo a passo que vai facilitar sua caminhada e potencializar seus resultados.

Clique no botão abaixo e conheça o nosso produto:

banner do curso de formação empreendedora