Você muitas vezes participa de projetos ou começa algum sem ao menos saber do que se trata este conceito. Um projeto pode ser o começo de uma grande realização, então nós trouxemos para você tudo que é necessário saber sobre este termo.

Para criar e executar um bom projeto é necessário ter uma noção do que é um e quais são as etapas para que ele consiga se sustentar e obter êxito no objetivo. 

Iniciar um projeto sem a mínima noção ou direção pode prejudicar bastante o andamento e o resultado, além de desperdiçar os recursos oferecidos para a conclusão do mesmo.

Para esse artigo, discutiremos os seguintes tópicos:

  • O que é um projeto?

  • Diferença entre projeto e processo;

  • Para que serve um projeto?

  • Principais características de um projeto;

  • Como criar um bom projeto?

  • Como ser um bom gestor de projetos;

  • Como fazer um projeto de sucesso.

 

O que é um projeto?

 

Um projeto, em sua melhor definição, é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”, segundo o PMBOK (Guia de gerenciamento de projetos).

Basicamente, um projeto é um planejamento detalhado com execução de acordo com o previsto para se alcançar um objetivo. Nele são propostos recursos definidos inicialmente, como equipe, investimento, materiais e outros elementos.

Por isso, este esforço temporário com início e fim bem determinados possui um cronograma que ajuda a organizar e alocar os recursos da melhor forma, para que assim nenhum investimento seja perdido.

Além do cronograma, que organiza as fases do projeto, é necessário que haja um gerente de projetos para liderar a execução de modo a monitorar e ter controle sobre o resultado esperado ao final de todos os processos.

 

Diferença entre projeto e processo

 

Sendo palavras parecidas, o projeto e o processo podem ser confundidos, mas cada um tem o seu significado dentro do gerenciamento de projetos.

Entende-se por processo uma sequência de ações que geram determinado resultado. Esta sequência é coordenada e pode ser repetida para chegar ao mesmo objetivo diversas vezes.

Por outro lado, o projeto se mostra como algo menos previsível. Nem sempre os recursos são os mesmos, a situação é a mesma e o objetivo é exatamente igual. Se fosse, seria um processo e não um projeto.

 

Para que serve um projeto?

 

Um projeto é o caminho mais fácil e rápido para se alcançar um objetivo desejado. Ele organiza todos os processos, dá direção à equipe executora e aloca os recursos onde é necessário.

Esta organização é fundamental para que se chegue a algum lugar e não se fique perdido no meio do caminho. Para se atingir bons resultados, não há maneira melhor se não por meio de um bom planejamento.

Saber passo a passo o que deve ser feito no dia a dia da execução de um projeto deixa o caminho para o resultado com menos obstáculos desnecessários.

Por isso, se você quer ficar por dentro sobre o assunto, recomendamos o nosso Curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos na Prática.

Esse curso é gratuito e pode te ajudar muito a começar entender sobre a importância da execução de um projeto. Clique no botão abaixo e comece agora mesmo:

 

Curso de introdução ao gerenciamento de projeto na prática

 

Principais características de um projeto

 

Temporário – Um projeto é sempre temporário, precisando ter um fim definido após o alcance do objetivo. Se não houver fim, não é um projeto;

Recursos definidos – Todo projeto tem recursos definidos anteriormente para que nada seja desperdiçado, nem tempo, nem dinheiro;

Objetivo definido – É preciso que haja um objetivo bem específico para definir um projeto, pois senão, fica difícil determinar seu fim. E sem fim, não é projeto.

 

Tipos de projetos

Podemos dizer que existem alguns tipos com características um pouco diferentes, veja mais sobre isso logo abaixo:

Pesquisa – Este é um projeto muito utilizado na área acadêmica. O seu objetivo maior é obter resultados por meio de informações de modo a conduzir pesquisas e testes para descobrir mais sobre um determinado assunto;

Social – Um projeto voltado para a área filantrópica, buscando organizar ações para ajudar pessoas menos favorecidas ou privilegiadas, doentes e/ou dependentes. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida por meio de ações geralmente realizadas por ONGs, sem fins lucrativos;

Ainda assim, o projeto social deve ser considerado e tratado como projeto, uma vez que precisa de certa organização e planejamento para lidar com os recursos disponíveis;

Negócio – Utilizado principalmente para alcançar um resultado por meio de um produto ou algo que vai gerar lucro. Empresas são muito engajadas na criação e execução de projetos, pois facilita o caminho ao objetivo final, sem que haja perda de recursos;

Digital – Pode ser qualquer um dos projetos acima, mas que seja feito exclusivamente no ambiente digital. É uma boa maneira de recrutar excelentes membros de equipe, uma vez que não tem a barreira de local, podendo qualquer pessoa trabalhar, de qualquer lugar do mundo.

 

Exemplos de projeto

Podemos ver em nosso dia a dia diversos exemplos de projetos que são muito comuns, veja abaixo alguns deles:

  • Construção de uma casa ou prédio;

  • Criação de um site;

  • Criação de um aplicativo;

  • Criação de um novo produto de beleza;

  • Limpeza de uma praça;

  • Restabelecimento da segurança em bairros marginalizados;

  • Pesquisa de metodologia para tratamento de determinada doença.

 

O ciclo de vida de um projeto

Como um projeto precisa ter início, meio e fim, todos eles possuem um ciclo de vida. Este tempo é determinado por diversos fatores dentro do projeto, como tamanho do resultado, tamanho da equipe, investimento e recursos disponíveis.

Cada fase do projeto é uma etapa importante e precisa ser levada a sério. Pois, para ser bem executado, geralmente se tem as seguintes etapas: Iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.

 

Como criar um bom projeto?

 

Para ter um bom projeto em mãos e conseguir um resultado único esperado é preciso fazer um bom planejamento e conseguir bons investimentos.

O resultado do objetivo final vai depender inicialmente de como o projeto foi estruturado e executado. Por isso, não deixe de conhecer mais sobre o gerenciamento de projetos para fazer tudo da maneira como deve ser feito.

Toda a ciência da Gestão de Projetos foi pensada para que mais pessoas tenham sucesso em seus objetivos e assim fazer a diferença por meio de grandes feitos, seja em projetos de negócios ou projetos sociais.

 

Vale a pena investir em conhecimentos sobre gerenciamento de projetos?

Sim, e muito! Não somente para executar um projeto específico, mas ter conhecimento na área de gerenciamento de projetos é absolutamente necessário para o currículo de bons profissionais.

gerenciamento de projetos não pode ser totalmente substituído por um computador, e, por isso, ainda segue como uma das habilidades do futuro.

Em um mundo de recursos cada vez mais escassos, é preciso saber alocar todos os investimentos, equipe e materiais de modo a obter maior eficiência na busca pelo resultado.

Por isso, procure saber tanto sobre a gestão de projetos quanto sobre a gestão de pessoas. Pois uma equipe bem liderada é absolutamente importante para o sucesso de um grande projeto.

 

Como ser um bom gestor de projetos

 

Para ser um bom gerente ou gestor de projetos é preciso desenvolver algumas habilidades, dentre elas a de liderança, boa comunicação, resiliência, paciência, assertividade e visão.

É absolutamente importante ter a capacidade de enxergar longe, para que problemas sejam evitados durante os processos de um projeto. Por isso, procure além de estudar muito, desenvolver capacidades que te farão um dos melhores profissionais do mercado de gerenciamento de projetos.

Estudar é fundamental para entender tudo que se passa nas etapas do gerenciamento de projetos. Para isso, busque informação relevante que possa fazer realmente diferença na sua educação. 

Adquirir conhecimento é como afiar o machado antes de cortar uma árvore. Ninguém quer cortar uma árvore com um machado ruim, pois demora muito mais e dá muito mais trabalho.

Além da teoria, é altamente recomendado que você tenha prática no gerenciamento de projetos. Ter prática fará com que você tenha noção sobre o dia a dia de um projeto, bem como lidar com pessoas e sentimentos. 

Esta parte importante não se vê muito sem prática, pois aprender a lidar com pessoas é parte importantíssima do trabalho de um gerente de projetos.

Busque um curso que te ofereça na prática como é a experiência do gerenciamento de projetos e isso fará total diferença em seu conhecimento sobre o assunto.

 

Como fazer um projeto de sucesso?

 

Depois de obter conhecimento necessário, é hora de colocar em prática tudo que sabe. Siga à risca os prazos definidos do seu projeto, saiba liderar e alocar os recursos que assim grande parte do sucesso do seu projeto estará garantido.

Não é possível ter sucesso em um projeto sem estar preparado e ignorando as etapas importantes do mesmo. Por isso, tenha a humildade de reconhecer o que não sabe e correr atrás de informações relevantes para te ajudar a trilhar este caminho.

Ao reconhecer e trabalhar os seus pontos fracos você elimina a possibilidade de errar por ignorância. Estar bem amparado de conhecimento e experiência te ajudará a escolher os melhores profissionais para a equipe e negociar os recursos necessários para um resultado de sucesso.

Ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo? Então busque saber o que está fazendo antes de iniciar um projeto. Ele pode custar sua carreira, então dê a prioridade necessária ao que realmente interessa.

Esteja sempre amparado de bons profissionais para que o sucesso do seu projeto esteja garantido. Existem muitos termos, ferramentas e etapas importantes que podem te ajudar e ainda nem as conhece.

Por isso, fique preparado para um conteúdo completo que te dará segurança suficiente para executar um projeto e liderar uma equipe eficiente.

Um exemplo disso é o Curso de Gerenciamento de Projetos na Prática onde você aprende de uma vez por todas os principais conceitos da área e adquiri conhecimentos sólidos para atuar em qualquer tipo de projeto. 

Clique no botão abaixo e aprofunde seus conhecimentos:

Curso de gerenciamento de projetos na prática

Gostou das informações? Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas e acesse o nosso curso para aprender tudo o que precisa sobre gerenciamento de projetos.