O Gerente é um dos profissionais mais importantes para que um projeto possa alcançar o seu objetivo com excelência, de acordo com tudo o que foi proposto. 

Para reconhecer as atribuições de um profissional desta área trouxemos tudo que você precisa saber sobre um Gerente de Projetos, o que ele faz, sua importância e como se tornar um.

A maioria das empresas trabalha de uma forma em que o Gerente de Projetos é absolutamente necessário, principalmente para liderar o trabalho e certificar de que a equipe está chegando cada vez mais perto do objetivo.

Por isso, é necessário que o Gerente de Projetos tenha certas habilidades para lidar com as exigências do cargo

Agora, iremos aprender mais sobre este assunto, através dos seguintes tópicos:

 

  • O que faz um Gerente de Projetos?

  • Qual o papel do Gerente de Projetos?

  • Habilidades de um Gerente de Projetos de sucesso;

  • Certificação do Gerente de Projetos;

  • Como se tornar um Gerente de Projetos.

 

Preparado para essa imersão de conhecimento? Então vem comigo!

 

O que faz um Gerente de Projetos?

Gerente de Projetos.png

Fonte: Freepik.com

 

Das principais funções do Gerente de Projetos, como o próprio nome já diz, ele possui o papel de gerenciar um projeto do começo ao fim. Ele será responsável por distribuir tarefas, aproveitar o melhor de seus colaboradores, analisar resultados e fazer correções para que tudo ocorra de acordo com os prazos que também será feito por ele.

O Gerente de Projetos também terá o papel de informar todas as partes interessadas sobre os avanços e resultados obtidos por meio do trabalho coordenado por ele. 

Todo o resultado esperado, será cobrado do responsável pela gestão de projetos, uma vez que não é possível que a empresa analise, cobre e ajuste todos os colaboradores sem um  gerente específico.

Também é preciso ressaltar que um gerente de projetos não é a mesma coisa que gerente de portfólio. Este segundo é responsável por reunir as estratégias e técnicas já utilizadas no portfólio da empresa para maximizar os resultados de um novo projeto.

Se você deseja saber mais, nós preparamos um curso para você totalmente GRATUITO de Introdução ao Gerenciamento de Projetos que você pode acessar clicando no botão abaixo.

 

 

Este material gratuito vai te ajudar a ter uma boa ideia de como é feita a gestão de um projeto e quais os próximos passos para se tornar um profissional da área.

 

Qual o papel do Gerente de Projetos?

 

A importância do Gerente de Projetos se dá principalmente na especificidade. Uma empresa, seja ela de um projeto só ou diversos, precisa de alguém com foco total em fazer o resultado do projeto acontecer.    

Deixar o quadro de colaboradores solto, sem alguém para liderar e coordenar as atividades é caminho certo para o fracasso ou retrabalho em muitas etapas do projeto. 

Sendo assim, contratar um bom gerente é indispensável para evitar que todo o investimento em um grande projeto seja desperdiçado e o tempo passe sem que a equipe chegue a lugar algum, ou demore muito para atingir o resultado esperado.

Pensando nisso, é preciso que gestores de projetos funcionem como agentes de mudanças, tirando o melhor que podem de todos os recursos oferecidos para alcançar um resultado satisfatório.

Para saber quais são as principais competências de um gerente de projetos, não deixe de baixar gratuitamente o nosso E-book! É só clicar no botão abaixo para fazer o download!

E-book Competências de um Gerente de Projetos

Veja agora quais são as habilidades necessárias para este profissional.

 

Habilidades de um Gerente de Projetos de sucesso

 

Das habilidades necessárias mais importantes de um gerente de projetos, podemos citar a boa comunicaçãoliderança, capacidade de autogestão, gestão de pessoas, trabalhar sob pressão, eficiência e muita responsabilidade.

A boa comunicação é, por exemplo, essencial para que seja possível passar aos colaboradores as informações necessárias de forma clara e objetiva. 

No entanto, é preciso ter tato para lidar com os colaboradores e, para isso, utilizar a comunicação não violenta pode ajudar a solucionar problemas de forma mais tranquila.   

Em sua liderança, o Gestor de Projetos precisa estar apto a motivar sua equiperesolver conflitos, distribuir tarefas de acordo com as qualificações e habilidades do time, entre outras ações.

 

Certificação do Gerente de Projetos

 

Da certificação comumente exigida é que o gerente possua ensino superior, principalmente em áreas como administração de empresas. Ainda assim, somente o ensino superior não é suficiente para assegurar o cargo.

Por isso, será preciso que você busque se aperfeiçoar, conhecer mais sobre o gerenciamento de projetos e se qualificar para garantir o sucesso na carreira. 

Uma boa maneira de começar, é fazendo o nosso curso de Introdução ao Gerenciamento de Projetos.

 

Como se tornar um Gerente de Projetos

 

Agora que você já sabe o que faz um gerente de projetos e as habilidades necessárias para se tornar um, chegou a hora de traçar um plano para se tornar um profissional certificado e apto a gerenciar projetos.

É altamente recomendado que você visite o site do Project Management Institute, um instituto de alcance mundial que reúne e associa os profissionais da área de gerenciamento de projetos. O instituto também aborda as boas práticas sobre a profissão.

Depois de conhecer mais sobre o PMI, invista em qualificações e conhecimento para ter uma bagagem ao começar sua carreira.

Para isso, temos o Curso de Gerenciamento de Projetos na prática para te ajudar a ser um profissional de sucesso. 

Todo profissional deve ter em mente a importância de se qualificar, pois enquanto uns dormem no ponto, outros estão na corrida do conhecimento e vão chegar na frente. 

Isto vai, definitivamente, te fazer se destacar no mercado. 

Pronto! Agora você tem na mão todas as ferramentas que um futuro gerente de projetos precisa. Faça o que tem que fazer e consiga o resultado esperado, pois é assim que se consegue ser um profissional cobiçado no mercado. 

Ah e antes de ir embora me conte aqui embaixo o que achou deste conteúdo :)