O que é Certificação PMP®, existe mais alguma?
O que é PMI®?
Quais diferentes tipos de certificações?
Seja o futuro: seja ágil!

Gerenciamento de Projetos PMI: certificações para mudar sua carreira

Conheça as certificações disponíveis desenvolvidas por Gerentes de Projetos e mundialmente acreditadas pela Organização de Padrões Internacionais (ISO).

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Gerenciamento de Projetos PMI: certificações para mudar sua carreira

Certificações são fundamentais para organizações que querem melhorar seus processos, produtos, serviços e ganhar destaque em cenário nacional e internacional, para isso, é necessário ficar antenado nos enfoques mais relevantes para sua área de atuação.

Um dos meios de aumentar esse destaque é por meio do gerenciamento de projetos PMI, trazendo 8 tipos de foques diferentes, dependendo da demanda. Além de capacitar qualquer gestor que está pronto para a próxima etapa de sua formação.


Ao longo deste material você irá aprender:

  • O que é Certificação PMP®, existe mais alguma?
  • O que é PMI®?
  • Quais diferentes tipos de certificações?

O que é Certificação PMP®, existe mais alguma?

A certificação PMP (Project Management Professional ou Profissional de Gerência de Projetos, em tradução livre) é uma demonstração de um amplo conhecimento em gestão de projetos, aceita em mais de 150 países. Esse pode ser seu diferencial Veja esse video e entenda mais!

Mas lembre-se, certamente a Certificação PMP® é a mais popular, no entanto, o PMI® oferece um programa completo composto por 8 certificações que avaliam conhecimento, experiência e competências no gerenciamento de projetos.

Portanto, se você não se enquadra nos requisitos para o PMP®, não desanime. Vou apresentar para você diversas outras disponibilizadas pelo gerenciamento de projetos PMI®. Veja quais, mais a frente!

O que é PMI®?

O PMI é a sigla para uma instituição chamada Project Management Institute, ou seja,  não estamos falando de uma ferramenta para construir uma boa gestão, mas sim de um órgão que cuidara dos assuntos relacionados a gerenciamento de projetos.

O que é certificação PMI?

A certificação PM é a maneira de um profissional, principalmente aqueles que gerenciam projetos, de validar sua experiência em avaliar e identificar riscos de projeto, além de antecipar e acabar com futuras ameaças, sendo essencial a visão ampla para identificar as oportunidades do mercado.

Adquirindo esta certificação sua credibilidade no mercado e ganhos mais altos são quase garantidos.

Quais diferentes tipos de certificações?

Todas as certificações disponíveis foram desenvolvidas por Gerentes de Projetos e mundialmente acreditadas pela Organização de Padrões Internacionais (ISO).

Certificação CAPM® – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos®

Quando me perguntam sobre essa certificação, eu digo que ela é ideal para pessoas que não possuem tanta experiência no Gerenciamento de Projetos. Então, se você já participou de equipes de projeto ou está ingressando nessa área fantástica, agora você pode estar lendo nesse exato momento sobre a sua próxima certificação.

Do que se trata a Certificação CAPM®?

Ela comprova que você compreende os conceitos principais do gerenciamento de projetos, os seus termos técnicos e quais são os processos fundamentais de acordo com PMBOK®. Que fique claro que ela é tão importante quanto a Certificação PMP®, em suas devidas proporções.

Será que você se enquadra aos requisitos da Certificação CAPM®?

  • Diploma do ensino médio
  • 1.500 Horas de experiência em projetos ou 23 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Certificação PfMP® - Profissional de Gerenciamento de Portfólio do PMI

Quando falamos de Portfólios e Programas, estamos subindo na estrutura hierárquica da empresa, pois começamos a falar de objetivos organizacionais e diretrizes estratégicas, partes que influenciam o gerenciamento de projetos PMI. Logo, esta certificação comprova a capacidade de gerenciamento coordenado de um ou mais Portfólios que possuem a missão de atingir objetivos da organização.

Mas por que existe a Certificação PMP® e a Certificação PfMP®?

Já me perguntaram várias vezes em nossas turmas: “Afinal de contas não é tudo projeto?”. É quase isso. A diferença está no nível organizacional em que se encontra o gerenciamento. A Certificação PfMP® é para Gerentes de Projetos e Programas. Já a Certificação PMP® é para apenas Gerentes de Projetos. O primeiro deve assegurar que a organização está caminhando para os objetivos estratégicos definidos. Já o segundo deve garantir que os projetos para que isso ocorra sejam executados de maneira correta. Essa é a principal diferença, entendeu?

O que comprova essa Certificação PfMP®?

Se você me pedisse uma característica, eu diria: Visão Sistêmica. O profissional tem que ter noção do Negócio em que atua e compreender tudo que o afeta interna e externamente.

Essa certificação vai atestar a sua capacidade em gerenciar e alinhar um portfólio de projetos com as diretrizes estratégicas de uma organização, ou seja, quais projetos eu tenho que fazer para que a missão da empresa seja cumprida e a visão seja atingida?

Já imagina que precisa de experiência, não é? Vejamos os requisitos para esse exame:

  • Diploma de Ensino Médio;
  • Mínimo de 10.500 horas de experiência no gerenciamento de portfólio nos últimos 15 anos;
  • Mínimo de 8 anos com experiência profissional em negócios, investimento estratégico e decisões organizacionais de alto nível.

Ou

  • Diploma de formação superior (mínimo 4 anos);
  • Mínimo de 6.000 horas de experiência no gerenciamento de portfólio nos últimos 15 anos;
  • Mínimo de 8 anos com experiência profissional em negócios, investimento estratégico e decisões organizacionais de alto nível.

Certificação PMI-PBA® - Profissional em Análise de Negócios do PMI

Você já parou para pensar qual é o modelo de negócio ideal? Chegou a alguma conclusão? Eu já fiz essa reflexão e descobri que não existe um modelo perfeito. Negócios são feitos para atender requisitos de clientes e o comportamento desses vária com o passar do tempo.

Pensando como cliente, cada vez mais queremos soluções completas, customizadas e inteligentes. Em um projeto não é diferente. Na verdade, nós sabemos que é até um pouco mais complexo, pois quando falamos de clientes e requisitos nós devemos lembrar das Partes Interessadas, ou seja, quem impacta e quem será impactado pelos resultados do projeto.

Por que precisamos relacionar Negócios com o Gerenciamento de Projetos?

Grande parte dos projetos surgem de necessidades de negócio. Por exemplo, uma indústria automobilística percebeu que o mercado está demandando automóveis que possuem menor consumo de combustível, visto que o preço está lá nas alturas. Opa! Já temos um projeto de desenvolvimento de automóveis mais eficientes.

Está aí a sua resposta. Nesse caso nós iríamos conduzir um projeto que, a partir de uma análise de negócios, irá manter a indústria automobilística no mercado.

Se você se interessou, vou colocar aqui quais são os requisitos da Certificação PMI-PBA®:

  • Possuir diploma do ensino médio;
  • 7.500 Horas de experiência com análise de negócios nos últimos 8 anos;
  • 2.000 Horas trabalhando em equipes de projeto nos últimos anos;
  • 35 Horas de formação em análise de negócios.

Ou

  • Possuir diploma de graduação (mínimo de 4 anos);
  • 4.500 Horas de experiência com análise de negócios nos últimos 8 anos;
  • 2.000 Horas trabalhando em equipes de projeto nos últimos anos;
  • 35 Horas de formação em análise de negócios.

Certificação PMI-SP® – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®

Acho engraçado sempre que vou falar dessa certificação, pois vários de nossos alunos acham que gerenciar cronograma é apenas ter uma planilha em Excel na qual você fica colorindo as células para mostrar a duração/avanço do cronograma. Se você já estiver utilizando algum software para isso, parabéns! Se não estiver, eu tenho uma boa notícia para você: Nós te ajudamos.


Fique atento! Gerenciar cronograma é muito mais do que colocar 100% concluído. Se eu pudesse citar a principal característica desse processo, eu falaria: Flexibilidade. Você deve negociar prazos com sua equipe, cobrar fornecedores, utilizar técnicas de compressão do cronograma, aplicar atrasos e antecipações. Enfim, muito mais complexo do que você imaginava, certo?

Quais os requisitos da Certificação PMI-SP®?

  • Possuir diploma de graduação (mínimo de 4 anos);
  • 3.500 Horas de experiência com gerenciamento de cronograma de projetos;
  • 40 Horas de capacitação em gerenciamento de cronograma de projetos.

Ou

  • Possuir diploma do ensino médio;
  • 5.000 Horas de experiência com gerenciamento de cronograma de projetos;
  • 40 Horas de capacitação em gerenciamento de cronograma de projetos.

Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®

Você irá concordar comigo que cada vez mais fazemos projetos mais complexos, que desafiam nossos limites. Falando da parte gerencial, um projeto envolve: comunicação, qualidade, escopo, tempo, recursos humanos, riscos e outros. Qualquer negligência ou falha em uma dessas áreas pode levar o projeto ao fracasso, principalmente a não identificação e bloqueio dos riscos.

Por isso, devemos ter profissionais que consigam mapear os riscos, mitigar ameaças e explorar oportunidades em um projeto. Portanto, se você procura se desenvolver como especialista na área de riscos do gerenciamento, achou a certificação exata.

O que você precisa ter para se candidatar à Certificação PMI-RMP®?

  • Possuir diploma de graduação (mínimo de 4 anos);
  • 3.000 Horas de experiência com gerenciamento de riscos de projetos;
  • 30 Horas de capacitação em gerenciamento de riscos de projetos.

Ou

  • Possuir diploma do ensino médio;
  • 4.500 Horas de experiência com gerenciamento de cronograma de projetos;
  • 40 Horas de capacitação em gerenciamento de riscos de projetos.

Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas®

Eu citei acima o nome Programa, está lembrado?

Essa certificação atesta que você é capaz de gerenciar vários projetos relacionados. Qual a vantagem de ter projetos relacionados em uma organização? Ganho de escala. Imagina uma construtora que possui vários prédios em construção. Ela compra material para todos os projetos de uma vez só e em grande quantidade, conseguindo barganhar preço com fornecedores.

Quais as características desejáveis e requisitos da Certificação PgMP®?

Essa é uma certificação para quem deseja comprovar a capacidade de gerenciar múltiplos projetos ou projetos mais complexos. Você precisa ter:

  • Possuir diploma de graduação (mínimo de 4 anos);
  • 4 Anos de experiência com gerenciamento de projetos;
  • 4 Anos de experiência com gerenciamento de programas.

Ou

  • Possuir diploma do ensino médio;
  • 4 Anos de experiência com gerenciamento de projetos;
  • 7 Anos de experiência com gerenciamento de programas.

Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®

Você já foi cobrado de menos planejamento e mais ação? Então, o mercado já cobrou das organizações maior ritmo de entrega também. Para isso, foi criado o gerenciamento ágil de projetos, pois muitos profissionais julgam o gerenciamento “tradicional” pregado pelo PMBOK® muito burocrático.

O método ágil para gerenciar projetos busca aumentar o ritmo de entrega da equipe e é muito empregado para projetos de TI.

E o que você precisa ter para poder se candidatar?

  • 2.000 Horas de trabalho em equipes de projeto nos últimos 5 anos;
  • 1.500 Horas de trabalho em equipes de projeto utilizando métodos ágeis de gerenciamento;
  • 21 Horas de capacitação no Método Ágil de Gerenciamento de Projetos.

Seja o futuro: seja ágil!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Seja capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Saiba mais!

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Gestao Agil De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.