Os Investimentos Iniciais englobam todos os itens necessários para abrir uma empresa.

Com isso, para calcular o investimento inicial é necessário estimar com o máximo de precisão possível a quantia de capital para começar e para manter o seu empreendimento durante os primeiros meses de atividades.

Vale lembrar que devemos considerar que demora um certo tempo para que as entradas sejam maiores ou iguais às saídas.

Então englobando todos esses fatores, preparamos uma planilha que irá te ajudar nessa missão, e para você não ficar perdido nela, disponibilizamos aqui embaixo um vídeo explicativo de como ela funciona.

O objetivo desta planilha é auxiliar o usuário na identificação dos custos de abertura da empresa e dos custos mensais esperados.

Sem mais enrolação, venha comigo!

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha!

Além de ver como é fácil, você poderá começar a pôr em prática os ensinamentos deste artigo e descobrir qual é o investimento inicial necessário para começar o seu próprio negócio.

Então o primeiro passo é você clicar no botão abaixo, e baixar a sua planilha:

 

 

Agora que você já tem a sua planilha que te ajudará a calcular todo tipo de investimento inicial necessário, vamos ao vídeo aula, que irá ensinar o passo a passo de como fazer isso.

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

Esta planilha possui um conceito simples porém muito prático para utilização, dividindo-se basicamente em duas partes principais:

 

  • Custos de Abertura;

  • Custos Mensais.

 

Através disso, é possível realizar uma análise em conjunto dos custos necessários, podendo assim saber qual investimento inicial será necessário para abrir o tipo de negócio que você deseja.

A tela inicial da planilha possui botões para navegação entre as abas conforme é demonstrado na figura abaixo:

 

 

Custos de Abertura

 

A imagem abaixo demonstra os custos de abertura estão associados com o investimento inicial de um negócio.

Nesta parte da planilha, é possível que você cadastre o capital demandado para cada custo e ir controlando a porcentagem do total do investimento inicial.

Para calcular o investimento inicial corretamente, lembre-se de adicionar todos os custos possíveis.

 

 

DICA: se for necessário acrescentar mais informações (mais linhas) além das já existentes, procure adicionar uma nova linha sempre no meio da tabela em questão, assim você garante que os gráficos e fórmulas também irão pegar esses dados. Além disso, não se esqueça que se existirem fórmulas nas linhas será necessário copiar as fórmulas para a nova linha criada.

 

Custos Mensais

 

A próxima aba da planilha, diz respeito ao controle dos custos mensais para o negócio, como demonstra a tabela abaixo.

Como podemos ver na imagem abaixo,  já temos listados alguns custos mensais principais que geralmente estão intrínsecos aos gastos de uma empresa, porém é possível adicionar outros custos conforme a necessidade.

 

 

O modelo em questão calcula o total de capital necessário, que é demandado para um período estabelecido que deve ser informado no topo da tabela (número de meses). Porém é importante salientar que caso o usuário não forneça nenhum número no local indicado, a planilha irá considerar para os cálculos o período de 1 ano (12 meses).

 

Análise das Informações

 

Depois de cadastradas as informações de Custos de abertura e custos mensais para o negócio, é possível realizar algumas análises através dos gráficos demonstrados a seguir.

 

 

 

Os gráficos permitem fazer uma rápida e prática visualização de quais custos impactam mais nos dois cenários considerados e a partir disso tomar as devidas decisões.

 

Viu como é fácil?

 

Calcular o investimento inicial para a abertura de um negócio pode ser bem fácil quando se tem uma planilha específica para esse propósito, certo?

Entretanto, se você ainda está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, tenho uma excelente oportunidade para você: Faça o curso de Introdução ao Excel!

O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!

O que achou deste conteúdo? Nos conte aqui nos comentários, o seu seu feedback é precioso para a nossa melhoria. Ah e envie este artigo para aquele amigo que quer começar um negócio, mas está meio perdido sem ter ideia de quanto custará.