O que é Investimento Inicial de uma empresa?
Como calcular o Investimento Inicial da empresa?
Como utilizar a planilha de investimentos iniciais?
Ainda não tem um bom nível no Excel? Confira o nosso curso gratuito!

Veja como calcular o Investimento Inicial para abrir a sua empresa!

Você sabe o que é Investimento Inicial? Neste artigo você aprenderá o significado desse conceito e como calculá-lo se deseja abrir um negócio!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja como calcular o Investimento Inicial para abrir a sua empresa!

Os investimentos iniciais são todos os itens necessários para abrir uma empresa.

Com isso, para calcular o investimento inicial, é necessário estimar com o máximo de precisão possível a quantia de capital exigida para começar e para manter o seu empreendimento durante os primeiros meses de atividade.

Ademais, vale lembrar que devemos considerar que o período para que as entradas sejam maiores ou iguais às saídas pode variar e até ser demorado!

Então, englobando todos esses fatores, preparamos uma planilha que irá te ajudar nessa trabalhosa missão, caso deseje iniciar o seu caminho no mundo do empreendedorismo.

Aliás, para você não ficar perdido nela, disponibilizamos um passo a passo de como ela funciona. O objetivo desta planilha é auxiliar o usuário na identificação dos custos de abertura da empresa e dos custos mensais esperados.

Sem mais enrolação, confira o sumário para guiar o seu aprendizado e continue a leitura!

  • O que é Investimento Inicial de uma empresa?
  • Como calcular o Investimento Inicial da empresa?
  • Como utilizar a planilha de investimentos iniciais?

Vamos lá?

O que é Investimento Inicial de uma empresa?

O investimento inicial são os valores necessários para a abertura de uma empresa. Dentre eles, enquadram-se os gastos com a produção do produto ou oferecimento do serviço, infraestrutura, móveis, taxas e impostos, estoques, reformas, veículos e outros recursos.

Como calcular o Investimento Inicial da empresa?

Entender como calcular o investimento inicial para abrir um negócio é essencial para que o empreendedor não tente a sorte.

Afinal, realizar um estudo sobre o investimento em um novo empreendimento fornece uma visão panorâmica e ele poderá avaliar se precisa de recursos extras ou equity.

Para calcular o investimento inicial, o empreendedor deve ter na ponta da caneta o valor de todos os gastos para colocar a empresa em funcionamento. Além disso, deve-se estabelecer um prazo para recuperar esse valor investido.

Por fim, basta calcular o investimento fixo, o investimento pré-operacional e o capital de giro.

Faça o download da Planilha de Investimentos Iniciais! 

Para iniciar a sua jornada como empreendedor, o primeiro passo é entender como ter controle da quantidade de recursos para a estruturação, desenvolvimento e permanência do seu negócio!

Para acompanhar o nosso artigo de forma dinâmica, faça o download gratuito da Planilha de Investimentos Iniciais para Abertura de Negócios e coloque em prática todos os ensinamentos do nosso texto.

Clique no botão abaixo e baixe agora mesmo!

Planilha Investimentos Iniciais


Agora que você já tem a sua planilha que ajudará a calcular todo tipo de investimento inicial necessário, vamos ao passo a passo de como fazer isso.

Como utilizar a planilha de investimentos iniciais?

Entenda a Ferramenta

Esta planilha possui um conceito simples, porém muito prático para utilização, dividindo-se basicamente em duas partes principais:

  • Custos de Abertura;
  • Custos Mensais.

Através disso, é possível realizar uma análise em conjunto dos custos necessários, podendo assim saber qual investimento inicial será necessário para abrir o tipo de negócio que você deseja.

A tela inicial da planilha possui botões para navegação entre as abas conforme é demonstrado na figura abaixo:

Tela inicial da planilha de investimentos iniciais para um negócio

Custos de Abertura

A imagem abaixo demonstra os custos de abertura que estão associados com o investimento inicial de um negócio.

Nesta parte da planilha, é possível que você cadastre o capital demandado para cada custo e ir controlando a porcentagem total do investimento inicial.

Para calcular o investimento inicial corretamente, lembre-se de adicionar todos os custos possíveis.

Exemplos de custos de abertura


Dica: se for necessário acrescentar mais informações (mais linhas) além das já existentes, procure adicionar uma nova linha sempre no meio da tabela em questão, assim você garante que os gráficos e fórmulas também irão pegar esses dados. Além disso, não se esqueça que se existirem fórmulas nas linhas, será necessário copiar as fórmulas para a nova linha criada.

Custos Mensais

A próxima aba da planilha diz respeito ao controle dos custos mensais para o negócio, como demonstra a tabela abaixo.

Como podemos ver na imagem abaixo, já temos listados alguns custos mensais principais que geralmente estão intrínsecos aos gastos de uma empresa, porém é possível adicionar outros custos conforme a necessidade.

Exemplos de custos mensais


O modelo em questão calcula o total de capital necessário, que é demandado para um período estabelecido que deve ser informado no topo da tabela (número de meses). Porém, é importante salientar que caso o usuário não forneça nenhum número no local indicado, a planilha irá considerar para os cálculos o período de 1 ano (12 meses).

Análise das Informações

Depois de cadastradas as informações de custos de abertura e custos mensais para o negócio, é possível realizar algumas análises através dos gráficos demonstrados a seguir.

Análise dos custos iniciais de abertura

Análise dos custos mensais do negócio


Os gráficos permitem fazer uma rápida e prática visualização de quais custos impactam mais nos dois cenários considerados e a partir disso tomar as devidas decisões.

Ainda não tem um bom nível no Excel? Confira o nosso curso gratuito! 

Calcular o investimento inicial para a abertura de um negócio pode ser bem fácil quando se tem uma planilha específica para esse propósito, certo?

Entretanto, se você ainda está um pouco confuso com algumas funções do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, tenho uma excelente oportunidade para você: faça o curso de Introdução ao Excel!

O curso é totalmente GRATUITO! Com ele você aprenderá desde a formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas. É a oportunidade para que você esteja capacitado em uma ferramenta que é pré-requisito no mercado de trabalho!

Está esperando o quê? Adicione o cupom BLOG100 e comece já o seu curso!

Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Usando o Excel para montar um plano de negócios

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Usando Excel Para Montar Um Plano De Negocios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.