Metodologia: DMAIC
Definindo a proposta de valor
Medindo e entendendo o mercado
Análise e lançamento do protótipo
Partindo para a execução

Transforme suas ideias em realidade: saiba como abrir uma empresa!

Entenda, com esse artigo, o que está envolvido no planejamento para abrir uma empresa e aproveite a chance de construir um negócio de sucesso.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Transforme suas ideias em realidade: saiba como abrir uma empresa!

Muitas pessoas têm buscado fazer o que gostam de forma mais autônoma e, com isso, cada vez mais elas pensam em como abrir uma empresa.

De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 2018, empreender faz parte da vida de 38% dos brasileiros adultos.

A mesma pesquisa aponta que os novos negócios estão surgindo mais por oportunidade que por necessidade, e o que isso quer dizer?

Quando você empreende por oportunidade, seu serviço ou produto está diretamente ligado a uma demanda do mercado, o que gera empresas mais bem fundamentadas.

Mas o que realmente separa o sucesso do fracasso quando pensamos em como abrir uma empresa? A questão aqui é que muitos abrem um negócio sem ter conhecimentos fundamentais sobre empreendedorismo.

Neste artigo vamos mostrar como abrir uma empresa e tirar de vez suas ideias do papel, transformando seu projeto em um negócio de sucesso!

Antes disso, que tal conhecer um pouco sobre os fundamentos essenciais da gestão financeira?

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira


O que você vai encontrar neste artigo:

  • Métodologia: DMAIC;
  • Definindo a proposta de valor;
  • Medindo e entendendo o mercado;
  • Ferramentas para a construção do negócio;
  • Análise e lançamento do protótipo;
  • Partindo para a execução.

Vamos lá?

Metodologia: DMAIC

Para começar qualquer projeto, é necessário traçar um plano, e, quando falamos em como abrir uma empresa, uma metodologia amplamente utilizada é o DMAIC.

O método DMAIC consiste em 5 passos bem estruturados que irão te auxiliar a organizar as ideias, tirá-las do papel e manter sua empresa sólida.

As 5 etapas do método são:

  • D (Define- Definição): Definindo a proposta de valor;
  • M (Measure- Medição): Medindo e entendendo o mercado;
  • A (Analyse- Análise): Análise e lançamento do protótipo;
  • I (Improve- Melhoria): Melhoria e aceleração; e
  • C (Control- Controle): Controle e gerenciamento.

Se você quer saber como abrir uma empresa, deve começar utilizando as 3 primeiras etapas da metodologia para resolver isso. Você pode conferir mais sobre cada etapa da metodologia lendo este artigo que explica o que é e como funciona o DMAIC.

Definindo a proposta de valor

Para definir uma proposta de valor, antes você deve estar bem alinhado com sua ideia de negócio, afinal, se você quer saber como abrir uma empresa, tem que ter uma ideia bem construída.

Mas, caso você não esteja tão seguro da sua ideia, a seguir, vamos mostrar como pode ser realizado esse processo de construção.

Construção de uma ideia

Para o processo de construção envolvendo a abertura de uma empresa, você precisa descobrir quais são as suas oportunidades para desenvolver uma ideia de sucesso.

Para isso, tente alinhar as coisas em que você é bom com aquelas que te pagam para fazer. De acordo com o ikigai, palavra que significa "razão para viver", em japonês, isso constitui a sua profissão.

Ikigai: construção de uma ideia


Depois de identificar suas oportunidades, você deve levar em consideração que sua ideia precisa resolver um problema e você tem que estar atento à tendências do mercado.

Se você não sabe muito bem como desenvolver sua ideia, você pode começar conversando com outras pessoas, priorizando problemas e, para alinhar seus pensamentos, você pode utilizar técnicas de brainstorming.

Proposta de valor

Não basta só ter uma boa ideia para a construção de um negócio, o questionamento de como abrir uma empresa envolve a definição da proposta de valor do seu produto ou serviço.

O valor de um produto está ligado ao nível no qual o benefício da aquisição é percebido pelo cliente, mensurado a partir do quanto a ideia que você construiu resolve o problema.

O que o cliente ganha ao comprar a sua solução para o problema dele? É isso que você deve definir e o seu produto ou serviço será o meio pelo qual o cliente chegará na proposta de valor.

Medindo e entendendo o mercado

Agora que você já sabe como definir a proposta de valor para o seu negócio, você deve responder a três perguntas:

1. Qual o tipo de empresa?

2. Qual mercado você pretende atingir?

3. Qual o tamanho do mercado?

Medindo e entendendo o mercado


Após responder a essas perguntas, você pode ir para a segunda etapa de como abrir uma empresa. Para ajudar nisto, a seguir vamos listar um passo a passo para entender melhor o mercado em que seu produto será inserido.

Mapeando o mercado

O processo de medir e entender o mercado é denominado benchmarking, e a grande questão é encontrar possibilidades de melhoria para o negócio.

Você pode utilizar alguns métodos ou ferramentas de busca para fazer o mapeamento de mercado, como:

  • Google: o Google é uma ferramenta de busca poderosa e acessível, faça uma pesquisa e descubra quem são seus concorrentes;
  • Eventos: outra oportunidade de pesquisa está nos eventos de empreendedorismo, você pode buscar participar de eventos que estejam ligados ao seu ramo de atuação e descobrir concorrentes ou até possíveis parceiros.

Após realizar a pesquisa e entender o mercado em que você vai estar inserido, é hora de pensar no perfil de público que o seu negócio tem, para ser capaz de elaborar um plano de negócios que atenda melhor a necessidade do seu cliente.

Algumas ferramentas podem ser utilizadas para conhecer com mais detalhes seu público:

  • O mapa de empatia serve para responder a 6 questionamentos sobre seu público alvo, conforme imagem abaixo:

Mapa de empatia

  • Buyer Persona: personificação detalhada do perfil de um cliente da sua empresa. A persona é definida por nome, formação, sonhos, competências e outros fatores pessoais que te ajudam a descobrir como sua empresa pode ajudá-la.

E o que fazer como essas informações? Colete um número representativo de dados sobre possíveis clientes, aqueles que representam sua persona, para uma análise posterior, na qual você deve identificar padrões e oportunidades de melhoria.

Ferramentas para construção do negócio

Agora que você possui uma proposta de valor bem definida e já entende o mercado em que será inserido, você tem que pensar em como convergir essas informações para entender como abrir uma empresa.

Para isso, vamos falar de duas ferramentas importantes para a construção de um negócio.

Canvas

O Canvas é uma ferramenta utilizada para representar graficamente os principais pontos que você deve levar em consideração antes de pensar em como abrir uma empresa, para isso basta preencher o quadro com as informações correspondentes.

Modelo Canvas


Para saber mais sobre o preenchimento e análise do quadro você pode baixar agora um Ebook completo sobre Business Model Canvas. Para isso é só clicar na imagem abaixo!

E-book Business Model Canvas

SWOT

A matriz SWOT é utilizada para realizar uma análise interna e externa da empresa, com base em quatro fatores: forças, fraquezas, oportunidade e ameaças.

Na imagem abaixo, podemos ver a representação da matriz e as perguntas que você deve responder em cada quadro:

Matriz SWOT


Tanto o Canvas quanto a matriz SWOT irão te ajudar a ter uma visão mais ampla do que está envolvido quando pensamos em como abrir uma empresa.

Riscos do negócio

Saber gerir os riscos de um negócio é parte importante do processo de construção de um novo empreendimento. Isto porque é essa análise que irá contribuir para tornar seu negócio sólido.

Vamos listar três passos que você deve seguir para minimizar os riscos do seu negócio:

  • Identificação: você deve detalhar e registrar todos os riscos envolvidos, sejam eles positivos ou negativos;
  • Priorização: dentre os riscos listados na etapa anterior, priorize os que mais podem impactar seu negócio, uma boa ferramenta para isso é a matriz GUT; e
  • Planejamento de ações: tenha ações pré-definidas para cada risco priorizado, assim você poderá minimizar os riscos envolvidos no processo que envolve como abrir uma empresa.

Análise e lançamento do protótipo

Não basta ter um excelente projeto de negócio se seus clientes não vão consumir. Entramos então na importância de analisar os dados já obtidos e identificar, dentre os desejos do cliente, aqueles que serão atendidos.

Analisando as necessidades do cliente

Para analisar quais desejos mais valem a pena serem atendidos você pode usar a Matriz Esforço x Impacto, você deve classificar as necessidades dos clientes de acordo com os quadrantes da matriz e assim definir quais serão os prioritários.

Matriz Esforço X Impacto


Além disso, você tem que definir o que será prioritário, você precisa saber traduzir os desejos dos clientes em requisitos técnicos. Para facilitar a criação do requisitos, você pode utilizar o fluxograma abaixo:

Fluxograma

MVP - Produto Mínimo Viável

A última parte para você aprender como abrir uma empresa e tirar suas ideias do papel é a produção do MVP, sigla para que significa Produto Mínimo Viável, ele será a versão mais simples do seu produto ou serviço que irá satisfazer o problema principal do seu cliente.

O MVP deve ser testado no mundo real com o mínimo de esforço e investimento da empresa, e a ideia é colocá-lo o mais cedo possível no mercado por se tratar de uma fonte muito rica de feedback e orientação para seu negócio.

MVP


Você pode conferir no artigo sobre o que é e como aplicar o MVP mais detalhes sobre o processo de elaboração, as estratégias de lançamento e como mensurar o desempenho do seu produto mínimo viável.

Partindo para a execução

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora


Mas antes de ir não se esqueça de deixar aqui nos comentários seu feedback sobre este conteúdo! E envie esse artigo para algum amigo seu que quer saber como abrir uma empresa e não sabe por onde começar!

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.