Você já parou para analisar quais são os motivos que te levam a comprar o milk shake do Bob's, quando o da lanchonete ao lado é mais barato?

O por que você prefere comprar roupas em um loja específica ou o que faz você ir ao mesmo espaço de lazer?

Essas questões podem ter inúmeras respostas, mas eu te garanto que todas estão relacionadas como o mesmo conceito: Proposta de Valor.

A Proposta de Valor é um conceito fundamental para quem deseja investir em um empreendimento.

Então, se esse é o seu caso ou se você deseja entender como uma Proposta de Valor pode influenciar nas suas compras, continue lendo este artigo.

 

O que é Proposta de Valor?

 

Proposta de Valor é um conceito de marketing que diz respeito ao quanto um produto é importante para seus clientes, ou seja, qual motivo leva uma pessoa a escolher uma determinada empresa.

Em vista disso, uma das primeiras premissas para ser um bom vendedor e montar um empreendimento é entender que o seu cliente não vai comprar apenas um objeto e sim tudo que o mesmo representa.

A Uber apresenta uma Proposta de Valor clara: Oferecer às pessoas a possibilidade de se deslocar com conforto, segurança, cortesia e facilidade na solicitação do serviço e pagamento.

 

 

Essa proposta realmente representa o serviço que essa empresa oferece, pois oferecer um serviço de qualidade é tão importante quanto montar uma excelente Proposta de Valor.

É importante ressaltar que, como um cliente pode ter mais de um motivo para comprar um produto, uma empresa também pode ter mais de uma Proposta de Valor, visto que cada proposta pode satisfazer uma necessidade diferente do seu banco de consumidores.

 

Perguntas essenciais para a elaboração de uma Proposta de Valor

 

No momento de montar uma Proposta de Valor para a sua empresa é preciso que você responda seguintes perguntas:

 

  • Que valor entregamos ao cliente com nossos produtos?

  • Qual problema estamos ajudando a resolver?

  • Que necessidades estamos satisfazendo?

  • Que conjunto de produtos e serviços estamos oferecendo para cada cliente?

 

Além disso, a construção da Proposta de Valor faz parte do planejamento estratégico  para elaboração de um empreendimento.

Um dos modelos mais usados na hora de elaborar um négocio é o Business Model Canvas. Então, vale a pena acessar o nosso artigo sobre O que é Canvas e ficar por dentro dessa ferramenta.

 

 

Conheça os 11 tipos de Proposta de Valor

 

1- Desempenho

 

Você conhece alguém que fica satisfeito com um computador que não tem um bom desempenho, que trava a todo momento? Provavelmente não, certo?

Logo, otimizar o desempenho de produtos e serviços é uma das maneiras mais tradicionais de criar uma Proposta de Valor.

O mercado de produtos eletrônicos é um bom exemplo disso. No momento de comprar um computador ou um celular, um dos principais requisitos que as pessoas procuram é um aparelho que apresente um ótimo desempenho e que seja capaz de rodar vários programas.

 

2- Novidade

 

Quando uma empresa propõe uma novidade para os seus clientes ela tem a chance de revolucionar o mercado.

Na época em que a Apple lançou o primeiro Smartphone, a empresa de Steve Jobs usou justamente a novidade como Proposta de Valor, visto que anteriormente as pessoas não imaginavam que era possível um celular ter tantas funcionalidades.

 

 

Vale ressaltar que o aparelho da Apple inovou justamente por trazer um aparelho sem teclado físico, com o famoso ‘zoom’ e a adaptação das imagens na posição vertical e horizontal.

 

3- Personalização

 

Não é sempre que o produto tradicional agrada e chama a atenção da clientela. As pessoas possuem a necessidade de produtos e serviços que se adaptem as suas necessidades.

A Starbuks se tornou uma empresa multinacional justamente quando se baseou nesse pilar,

visto que o seu principal produto, o café, é consumido por milhares de pessoas ao redor do mundo.

 

 

Contudo, nem todas as pessoas gostam do café tradicional. Dessa forma, a Starbucks criou vários sabores personalizados para a sua clientela.

 

4- Design

 

Como você deseja que a sua marca seja vista no mercado?

O design de uma marca é uma Proposta de Valor muito importante, uma vez que não é apenas layout, curvas, acabamento e beleza. Design é melhorar a experiência do usuário com objetos e pessoas ao seu redor.

A Apple é uma empresa que tem esse item como uma de suas Propostas de Valor, visto que procura lançar os mais inovadores formatos de aparelhos eletrônicos.

 

 

5- Faça todas as atividades necessárias

 

Auxiliar o cliente na resolução de determinados serviços ou atividades é a principal proposta de valor de escritórios de consultoria jurídica, financeira, marketing,contábil, entre outros.

Contratar um especialista em marketing digital, por exemplo, significa que o cliente terá maior segurança que o seu problema será resolvido e possibilitará que o mesmo se concentre em outras áreas da sua organização.

 

6- Status

 

Carros de luxo, sapatos, roupas e acessórios de marca é o desejo de muitos clientes. Para eles, andar com um objeto desse significa status e poder.

Logo, ao vender um produto, muitas empresas mostram para o seu segmento de clientes o quanto aquilo pode acrescentar. As propagandas de perfume possuem essa Proposta de Valor bem incorporada.

 

7- Preço

 

Em contrapartida da Proposta de Valor apresentada no item 6, o preço baixo também é uma excelente maneira de oferecer valor a alguns clientes.

Produtos com preços acessíveis possibilitam que as pessoas possam ter acesso a bens de consumo que antes não era tão viável. Os carros populares e as suas diversas formas de financiamento são um ótimo exemplo.

 

8-  Redução de Custos

 

Em um mercado tão competitivo, reduzir custos das atividades de rotina é o objetivo de muitos clientes. Dessa forma, esse item virou uma Proposta de Valor essencial para todos as áreas de negócio.

 

 

O Skype, por exemplo, proporcionou aos seus usuários a possibilidade de reuniões e entrevistas via internet.

 

9- Redução de Risco

 

Devido as situações que oferecem risco, as pessoas prezam cada vez mais por serviços que lhe ofereçam segurança.

 

 

Andar com notas de dinheiro na carteira não é uma opção muito segura. Os cartões de crédito surgiram para, além de outras funções, reduzir a chance das pessoas serem assaltadas e ficarem sem dinheiro.

 

10 - Acessibilidade

 

A Gol linhas aéreas foi uma das empresas que mais inovou em Propostas de Valor, quando se trata de acessibilidade.

 

 

Por meio de preços mais baixos, a Gol proporcionou que muitos brasileiros pudessem usar o avião como meio de transporte.

Sendo assim, quando uma empresa decide ter a acessibilidade como Proposta de Valor é necessário analisar os bens de consumo que não são acessíveis para a maioria.

 

11- Conveniência

 

Facilitar a busca por objetos e lugares é uma excelente Proposta de Valor.

A OLX possui essa proposta, visto que esse site de vendas permite que pessoas do Brasil  inteiro possam vender e comprar objetos.

 

 

O Airbnb também conquistou usuários de diversas partes do mundo por possibilitar que as pessoas possam oferecer e também alugar acomodações por um valor acessível.

 

 

Entendeu tudo sobre Proposta de Valor?

 

A Proposta de valor deve ser clara e fazer a diferença para o consumidor. Logo, no momento de elaborar a sua não se esqueça dos exemplos citados acima.

Uma boa empresa também deve pensar sempre nas necessidades do seu público alvo, em qual o modelo de negócio mais prospecto e em como lançar conteúdos exclusivos para os seus clientes.

Se você quer saber mais sobre Empreendedorismo, continue acompanhando o nosso Blog. Em breve a Voitto também irá lançar um excelente curso sobre esse assunto para você tirar de uma vez por todas as suas ideias do papel e montar o seu negócio. Então, fique ligado!