Na hora de ir atrás de um emprego, uma das primeiras coisas a se fazer é decidir qual o tipo de empresa que você está procurando para trabalhar.

Dois tipos possíveis a serem escolhidos são startup ou empresas estabelecidas.

Quando se pensa nessas duas possibilidades surgem algumas dúvidas como por exemplo:

 

  • Vale mais a pena tentar uma vaga em uma empresa estabelecida ou em uma startup?
  • Quais são as diferenças entre trabalhar em uma startup ou em uma empresa já estabelecida no mercado?
  • Qual dos dois modelos de negócio irá agregar mais conhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional?

 

Há muitas coisas a considerar e muitas delas dependem de onde você está em sua carreira, onde você mora e muitos outros fatores.

Então é preciso analisar com calma e cuidado nesse momento tão decisivo. Neste artigo iremos te ajudar a entender quais os benefícios que cada uma irá trazer para você como pessoa e como profissional.

Antes de começarmos a entender cada modelo de negócio, tenho uma dica incrível para você!

Independente se você optar por uma startup ou por uma empresa estabelecida, é necessário sempre aprender e se capacitar, pois isso vai fazer com que você promova características que farão total diferença na sua carreira e na sua vida.

Para te ajudar nisso preparamos um ebook incrível para você com as 5 práticas exemplares de liderança.

 

 

Está curioso para saber como decidir qual tipo de negócio é melhor para você? Então vamos lá!

 

Questionamentos a serem feitos

 

 

Independente se você é um veterano, experiente ou recém-saído da escola, se você está se perguntando se deve ingressar em uma startup ou em uma empresa estabelecida, aqui estão alguns questionamentos que você precisa se fazer antes de decidir:

 

  • O cargo que assumirá dentro da empresa lhe permitirá aprimorar habilidades que você já possui ou adicionar novas?
  • Quais os recursos que você necessita para alcançar seus objetivos?
  • Com quem você quer trabalhar? Lembre-se, você provavelmente passará mais horas do dia com essas pessoas do que com qualquer outra pessoa da sua vida.
  • Que ambiente realmente vai ajudá-lo a ter sucesso?
  • O que você valoriza? No final do dia é importante você se sentir satisfeito, por isso ame o que você faz.

 

Tão importante quanto a satisfação profissional é a satisfação pessoal naquilo que você faz. Por isso vale a pena questionar cada item listado acima.

Agora vamos entender melhor sobre cada modelo de empresa.

 

O que é uma Startup?

 

 

O termo “Startup” significa, literalmente, “começar algo”, mas é principalmente usado para denominar empresas que estão em fase inicial de desenvolvimento de produtos e serviços de ideias inovadoras e que apresentam grande potencial de crescimento rápido.

As Startup são empresas jovens, que buscam novas soluções em várias áreas e ramos de atividade. Elas procuram, de forma geral, desenvolver um modelo de negócio escalável, repetível, flexível e inovador.

 

O que é uma Empresa Estabelecida?

 

 

Uma empresa estabelecida é aquela que já está no mercado há mais tempo, a maioria das vezes possui diversas filiais em algumas cidades ou até mesmo países, possui uma capacidade maior de produção, com um quadro de funcionários estruturado.

Nesse modelo de empresa costuma-se ter um modelo de trabalho já predefinido e sem muita flexibilidade.

 

Qual deve vir primeiro em sua jornada?

 

 

Para você que está começando a planejar o início da sua carreira e sabe que quer fazer parte de uma startup e também de uma empresa estabelecida em algum momento, sempre há a dúvida: em qual você deve entrar primeiro?

Não há lugar certo ou errado para começar. Depende muito de como você define suas habilidades e de como você está disposto e paciente, em ambos os casos, para se ajustar.

Há pessoas que saltam entre os dois tipos de situações repetidamente, algumas que simplesmente não conseguem lidar com o início de uma empresa, já que isso acaba demandando bem mais do colaborador na busca autônoma pelo conhecimento, e outras pessoas que simplesmente têm startups em seu DNA e que amam essa fase de criação.

Como disse Rebecca Liebman, CEO e cofundadora da LearnLux:

Em uma startup, todo trabalho é importante e você pode ver quase diariamente que está criando algo que não existia antes. Você tem a capacidade de aprender rapidamente e ter um ciclo de feedback rápido para que você saiba como está indo. É muito diferente trabalhar em uma empresa estabelecida versus uma startup, mas você pode aprender muito em ambas.

 

Diferenças entre trabalhar em Empresas Estabelecidas x Startup

 

Startup

 

  • Maior variedade de trabalho;
  • Desenvolvimento de projetos com pouco investimento;
  • Horários mais flexíveis;
  • Equipes pequenas;
  • Poucos mentores;
  • Feedbacks rápidos do trabalho que está sendo realizado;
  • Limites de benefícios e salário.

 

Empresas estabelecidas

 

  • Direção / roteiro de trabalho mais estruturado;
  • Investidores experientes;
  • Horários mais bem definidos e restritos;
  • Maior disponibilidade de recursos para desenvolver os projetos;
  • Equipes adequadas para boas divisões de tarefas;
  • Possibilidade de grandes benefícios e salário;
  • Uma grande marca atrelada ao seu currículo.

 

Pontos importantes a serem analisados

 

Há alguns pontos que precisam ser analisados, que vão além de salário, benefícios e horários.

Esses pontos são mais pessoais, por exemplo, como cada proposta de trabalho pode acrescentar no seu crescimento profissional e como é importante analisar o tipo de  atividade que se estará desenvolvendo.

 

Crescimento profissional

 

Quando falamos em crescimento ou desenvolvimento profissional, devemos ter em mente que este é um processo que deve ser constante e sempre um dos focos de toda pessoa que busque ir além.

Empresa estabelecida

 

Em empresas tradicionais e já estabelecidas no mercado de trabalho, já é de costume terem um treinamento preparado para os novos colaboradores.

Por um lado, isso é bom, pois o conhecimento que os novos colaboradores precisam naquele momento já vem mastigado e, assim, otimiza-se o tempo de qualificação.

Por outro lado, os novos colaboradores poderão ter dificuldades quando se depararem com uma situação em que tenham de desenvolver o próprio conhecimento.

 

Startup

 

Ao contrário das grandes empresas, uma startup geralmente não tem um cronograma de treinamento esquematizado e pronto para o novo colaborador.

A forma de adquirir conhecimentos ao entrar em uma startup normalmente é através do seu próprio esforço e com a ajuda de alguns colegas de trabalho.

Devido a isso, uma característica muito importante para você que deseja trabalhar em uma startup é ser proativo. Isso quer dizer que, na maior parte das vezes, você vai estar com várias abas abertas do seu navegador, ralando para aprender algo novo e, assim, implementar.

 

Atividade realizada

 

Ao pesquisar por um novo emprego, a primeira coisa que analisamos é a vaga, afinal, é isso que iremos fazer na maior parte do tempo ao entrar numa empresa.

Devido a isso, a atividade que será desenvolvida dentro da empresa é um dos principais fatores que vão te fazer um profissional satisfeito e feliz ou não.

 

Empresa estabelecida

 

Em empresas maduras, é comum ter uma estrutura hierárquica bem definida e estruturada.

Devido a isso, a função que o colaborador irá desempenhar é bem definida e clara, isso faz com que o colaborador se qualifique e se especialize naquela área na qual ele foi alocado.

A chance do colaborador entrar na rotina e acabar desanimando é considerável, dependendo do perfil dele.

 

Startup

 

Conhece o famoso “quebra galho”, o “faz tudo”? É exatamente isso que os colaboradores são dentro das startup. Parece algo ruim, não é mesmo? Mas calma.

Pois é nesse momento que a startup pode mudar a sua vida profissional. Dentro desse modelo de negócio você vai ter uma incrível oportunidade de crescimento e desenvolvimento, através das mais diversas atividades e tarefas que você vai realizar.

Então dependendo do seu perfil, esse modelo de empresa pode ser muito mais interessante e agregar mais conhecimento na sua vida profissional.

 

Uma dica incrível que você não pode perder

 

Agora que você já entendeu os dois modelos de negócio e descobriu em qual perfil você se encaixa, é o momento de se qualificar e ir atrás do seu sonho e da sua grande oportunidade.

Para te ajudar na qualificação que você precisa, preparamos para você a Voitto Premium.

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada.

Então, vamos lá! Acesse a página da Voitto Premium e saiba como ter acesso ilimitado aos conteúdos da Voitto, eu garanto que você não vai se arrepender!

 

 

Ah! Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo. O seu feedback é de extrema importância para nós.

Compartilhe também este artigo com um amigo que está nesse momento decisivo e precisa de uma luz para se guiar.