Sempre ouvimos falar de quanto o Excel é importante para as empresas modernas. Essa popularidade resulta das diferentes fórmulas que ele oferece, mas nunca ouvimos quais delas devemos aprender.

No Excel existem centenas de fórmulas, você precisará entendê-las, seja para fazer operações matemáticas simples até gráficos dinâmicos em dashboards de gestão.

Mas então, quais são as fórmulas mais usadas no Excel? Não se preocupe com isso, resolvemos esse problema fazendo uma lista com mais de 40 fórmulas para facilitar o seu dia-a-dia.

Elas estão em quatro categorias para descomplicar seu aprendizado. Não se esqueça também de salvar essa página nos favoritos, afinal, nem os melhores profissionais conseguem lembrar todas de cabeça.

Ah, antes de passarmos pelas fórmulas mais usadas no Excel, tenho um presente para você! Aqui está um Ebook completamente gratuito com o primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse importante software vai ficar bem mais fácil e você vai ter informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo! Clique na imagem abaixo para baixar:

 

 

Agora, vamos ao que interessa!

 

As 10 fórmulas mais usadas no Excel

 

Essas você não pode esquecer! Afinal, são as fórmulas mais usadas no Excel e que vão facilitar muitas das atividades da sua empresa! Então, leia com atenção e tente praticá-las!

 

Função

Descrição

SOMA

Use esta função para somar os valores nas células.

SE

Use esta função para retornar um valor se uma condição for verdadeira e outro valor se for falsa.

PROC

Use esta função quando for necessário analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor na mesma posição em uma segunda linha ou coluna.

PROCV

Use esta função quando precisar localizar coisas em linhas de uma tabela ou de um intervalo. Por exemplo, procurar pelo sobrenome de uma funcionária por seu número de identificação ou encontrar seu telefone pesquisando seu sobrenome (como um catálogo de telefone).

CORRESP

Use esta função para procurar um item em um intervalo de células e então retornar a posição relativa desse item no intervalo. Por exemplo, se o intervalo A1:A3 contiver os valores 5, 7 e 38, a fórmula =CORRESP(7,A1:A3,0) retorna o número 2, pois 7 é o segundo item no intervalo.

ESCOLHER

Use esta função para selecionar um valor entre 254 valores que se baseie no número de índice. Por exemplo, se do valor1 até o valor7 forem os números da semana, ESCOLHER retorna um dos dias quando um número entre 1 e 7 for usado como núm_índice.

DATA

Use esta função para retornar o número de série sequencial que representa uma data particular. Esta função é mais útil em situações em que ano, mês e dia são fornecidos por fórmulas ou referências de célula. Por exemplo, você pode ter uma planilha que contém datas em um formato que o Excel não reconhece, como AAAAMMDD.

DIAS

Use esta função para retornar o número de dias entre duas datas.

PROCURAR e PROCURARB

As funções PROCURAR e PROCURARB localizam uma cadeia de texto em uma segunda cadeia de texto. Elas retornam o número da posição inicial da primeira cadeia de texto do primeiro caractere da segunda cadeia de texto.

ÍNDICE

Use esta função para retornar um valor ou a referência a um valor de dentro de uma tabela ou intervalo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lógicas

 

Agora que você viu quais são as 10 fórmulas mais usadas no Excel, é importante conhecer também quais são as principais fórmulas que utilizam lógica.

Elas são muito importantes para automatização e altamente valiosas para operações empresariais, tornando o dia a dia mais ágil.

 

E

Retorna VERDADEIRO se todos os seus argumentos forem VERDADEIROS

FALSO

Retorna o valor lógico FALSO

SE

Especifica um teste lógico a ser executado

SEERRO

Retornará um valor que você especifica se uma fórmula for avaliada para um erro; do contrário, retornará o resultado da fórmula

SENÃODISP 
 

Retorna o valor especificado quando a expressão é resolvida como #N/D; caso contrário, retorna o resultado da expressão

NÃO

Inverte o valor lógico do argumento

OU

Retorna VERDADEIRO se um dos argumentos for VERDADEIRO

VERDADEIRO

Retorna o valor lógico VERDADEIRO

XOR 

Retorna um OU exclusivo lógico de todos os argumento

 

 

 

 

 

 

Financeiras

 

As fórmulas mais usadas no Excel de cunho financeiro são ideais para facilitar o gerenciamento de recursos em uma empresa. Entre elas, destacam-se:

 

EFETIVA

Retorna a taxa de juros anual efetiva

VF

Retorna o valor futuro de um investimento

TAXAJUROS

Retorna a taxa de juros de um título totalmente investido

 IPGTO

Retorna o pagamento de juros para um investimento em um determinado período

TIR

Retorna a taxa interna de retorno de uma série de fluxos de caixa

ÉPGTO

Calcula os juros pagos durante um período específico de um investimento

MTIR

Calcula a taxa interna de retorno em que fluxos de caixa positivos e negativos são financiados com diferentes taxas

NOMINAL

Retorna a taxa de juros nominal anual

NPER

Retorna o número de períodos de um investimento

VPL

Retorna o valor líquido atual de um investimento com base em uma série de fluxos de caixa periódicos e em uma taxa de desconto

PGTO

Retorna o pagamento periódico de uma anuidade

 VP

Retorna o valor presente de um investimento

 

Engenharia

 

Essas são as fórmulas mais usadas no Excel pelos engenheiros, sendo importantes aliadas para o dia a dia do profissional.

 

BINADEC

Converte um número binário em decimal

COMPLEXO

Converte coeficientes reais e imaginários em um número complexo

CONVERTER

Converte um número de um sistema de medida em outro

DECABIN

Converte um número decimal em binário

DECAHEX

Converte um número decimal em hexadecimal

DECAOCT

Converte um número decimal em octal

DELTA

Testa se dois valores são iguais

FUNERRO.PRECISO 

Retorna a função de erro

DEGRAU

Testa se um número é maior do que um valor limite

IMABS

Retorna o valor absoluto (módulo) de um número complexo

IMCONJ

Retorna o conjugado complexo de um número complexo

IMREAL

Retorna o coeficiente real de um número complexo

 

Por que aprender sobre Excel?

 

Agora que você aprendeu quais são as fórmulas mais usadas do Excel, é importante fixar esse conhecimento e obter mais informações sobre como usar o software.

Afinal, saber como usar o Excel é um pré requisito básico no mercado de trabalho e não apresentá-lo pode dificultar seriamente a aprovação nos processos seletivos.

Dentre os motivos pelos quais você precisa aprender mais sobre o Microsoft Excel, destacam-se:

  • O Excel poupa tempo: a ferramenta é capaz de automatizar a rotina de trabalho e aumentar a produtividade, evitando o gasto de tempo com tarefas operacionais e repetitivas.

  • Cria relatórios estratégicos: permite coletar dados, analisá-los e tomar decisões embasadas a partir das informações mais relevantes para a empresa, de forma fácil e extremamente visual.

  • Possui linguagem universal: possibilita que o Excel seja um dos softwares mais utilizados em todo mundo, apresentando-se como uma opção didática e viável a diferentes tipos de empresa.

  • Rapidez na manipulação de informações: o software torna possível administrar, compartilhar e analisar dados numerosos de forma rápida e eficiente, assim como aplicar fórmulas matemáticas que se aplicam a um grande volume de células de fácil modo.

  • Permite construir gráficos dinâmicos:  esse artifício possibilita a visualização de dados diversos e da compreensão de informações complexas. Gráficos dinâmicos tornam mais fácil a compreensão tanto de quem está manipulando os dados, como também de quem receberá os dados no futuro.

  • Facilidade de acesso: os arquivos do Excel são leves e podem ser armazenados e enviados facilmente por e-mails, pen-drives, celulares, etc. Do mesmo modo, é fácil utilizá-lo em diferentes computadores, visto que ele está presente em todos os modelos Windows.

  • Requisito básico no mercado de trabalho: como já foi citado, as empresas têm buscado cada vez mais profissionais que dominam o Excel e sabem utilizar as diversas funcionalidades da ferramenta. Então, quanto mais conhecimento o candidato tiver sobre o software, maiores são as suas chances de conseguir a vaga que deseja!

 

Quer aprender mais sobre as principais funções do Excel?

 

Se mesmo após aprender quais são as fórmulas mais usadas no Excel, você ainda está um pouco confuso com algumas das funcionalidades ou formatações do software, fique tranquilo!  A voitto te dá a oportunidade de aprender tudo sobre ele de forma proveitosa no curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!

 

 

Ah! Não deixe de deixar aqui nos comentários o que achou do artigo combinado? O seu feedback é muito importante para nós! Adoraríamos saber se você já conhecia alguma das fórmulas mais usadas no Excel ou se começou a utilizá-las depois dessa leitura!

Até a próxima!