gerenciamento de projetos é uma área construída com muitas ferramentas para que os resultados de um determinado objetivo sejam atingidos com excelência. Um dos termos conhecido no meio é o PMO ou Project Management Office (ou Officer).

Esta sigla pode se referir a duas coisas e mais abaixo explicaremos a diferença entre elas, mas o que realmente importa agora é entender como funciona o Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou Project Management Office.

Para isso, no artigo de hoje iremos trabalhar os seguintes tópicos:

  • O que é PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos)?

  • Qual a importância do PMO em uma empresa?

  • Benefícios do PMO na empresa;

  • Como trabalhar na área de PMO;

  • Um curso completo de gerenciamento de projetos faz diferença.

 

O que é PMO (Escritório de Gerenciamento de Projetos)?

 

PMO nada mais é do que o departamento exclusivamente responsável pelo gerenciamento de projetos de uma empresa. 

Sabemos que uma grande organização possui departamentos diferentes para funcionar corretamente e, assim como o RH ou o Marketing, o PMO é parte importante nos processos da empresa para que ela possa atingir bons resultados.

O escritório de gerenciamento de projetos em muitos casos é separado pela importância que um projeto bem executado tem para uma empresa.

A empresa que reconhece a importância de dar valor ao projeto como um todo, sabe que é necessário ter um departamento apto a gerenciar os recursos como tempo, equipe, investimentos e materiais. Só assim é possível ter um bom resultado sem que haja perdas desnecessárias.

 

Qual a diferença do PMO Escritório para o PMO Gerente?

Na sigla, a diferença se dá na última palavra Office (Escritório) ou Officer (Gerente, administrador). Por isso, a sigla pode ser confundida tanto como o departamento de gerenciamento de projetos, quanto como o próprio gerente do departamento.

Sendo assim, pode ser comum encontrar pessoas querendo ocupar cargos de PMO, no caso, Officer, que é uma das designações para gerente de projetos.  

Caso você esteja interessado por esta área e quer saber mais sobre o assunto, conheça nosso curso grátis de Introdução ao Gerenciamento de Projetos na prática.

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Qual a importância do PMO em uma empresa?

 

Uma grande parte dos projetos que não seguem as etapas de gerenciamento corretamente está fadado ao fracasso. Além disso, muitos deles podem consumir muito mais dinheiro antes de fracassar, trazendo um prejuízo muito maior para a empresa.

PMO tem o objetivo de controlar, monitorar e dar o caminho para os grandes projetos que a empresa executa. Assim ficará mais fácil utilizar os recursos de maneira inteligente.

Dar suporte ao gerente de projetos, fornecer os dados dos indicadores de performance e ajudar na otimização e padronização dos processos também é parte importante do trabalho do PMO. Por isso, este é um departamento que faz bastante falta em muitas empresas.

 

Benefícios do PMO na empresa

 

Por meio do PMO é possível assegurar que um projeto está sendo devidamente executado e que a empresa não está perdendo seus recursos em um suposto projeto que não vai resultar em nada.

Além da organização e gerenciamento de um projeto, o PMO garante que ninguém fique sobrecarregado, que a equipe trabalhe tranquilamente em prol de um resultado e que tudo corra como previsto.

Alguns dos outros benefícios do PMO na empresa são:

  • Aumento da taxa de sucesso de projetos;

  • Aumento da rentabilidade de um projeto;

  • Aumento do ROI de um projeto;

  • Diminuição das perdas de recursos;

  • Diminuição do tempo de execução de um projeto;

  • Diminuição da carga de trabalho de cada colaborador;

  • Melhor qualidade de vida no trabalho; 

  • Resultados de melhor qualidade;

  • Orientação e qualificação de colaboradores.

 

Como trabalhar na área de PMO?

 

ilustração de um escritório de gerenciamento de projetos

Primeiramente, é preciso conhecer mais sobre a área por meio de cursos preparatórios. Só assim é possível ter uma ideia do que será encontrado lá na frente e saber se esta realmente é uma profissão que serve para você.

Por isso, recomendamos altamente que você invista em capacitação para construir uma base de conhecimentos sólida e condizente com as necessidades do mercado. O curso que falamos logo acima, sobre introdução ao gerenciamento de projetos é um exemplo. 

 

Quais as competências para ser um PMO ou trabalhar no escritório?

É absolutamente importante que o PMO tenha habilidades de liderança, comunicação, organização pessoal, trabalho em equipe e resiliência. 

Existem inúmeras habilidades que podem formar um bom PMO, mas comece desenvolvendo o que é indispensável, como os exemplos mostrados acima.

 

Certificação para trabalhar como PMO ou no escritório

Você precisará também ter a certificação PMP ou Project Management Professional para trabalhar em algumas áreas de PMO. Para ser gerente de projetos, a certificação é obrigatória.

Com o conhecimento necessário, você estará apto a disseminar as boas práticas do gerenciamento de projetos por meio de um trabalho bem feito. 

Para isso, é preciso que se faça o investimento correto em educação e informações relevantes com as melhores práticas de gerenciamento de projetos do mercado.

 

Quem trabalha no PMO?

Os profissionais do departamento de PMO estão ligados tanto ao gerenciamento de projetos quanto ao gerenciamento de pessoas. Por isso, podem ter profissionais da administração e psicologia dentro do PMO.

Também é possível ver profissionais do marketing voltados para o marketing institucional, de modo a promover na empresa as boas práticas que vão repercutir no sucesso dos projetos.

 

Por onde começar a perseguir a carreira em PMO?    

Comece pela educação. Procure boas fontes de conhecimento para te apoiar e te dar segurança para construir uma boa carreira na área. Faça o investimento correto em bons cursos para ter a noção necessária do que encontrar em um escritório PMO.

Depois da teoria, foque na prática. Busque maneiras de participar de ações relacionadas ao gerenciamento de projetos, faça estágios e se mostre interessado em contribuir em troca de conhecimento prático.

É interessante também que você busque conhecimento teórico com aplicações práticas. Assim é possível formar conhecimento da maneira certa, já com experiência que será relevante para a sua carreira no gerenciamento de projetos.

Procure também desenvolver as habilidades de um PMO ou gerente de projetos mostradas mais acima. É absolutamente necessário que você tenha o perfil correto, mas se não tem, procure desenvolver estas habilidades para fazer diferença no ramo.

Depois disso, procure uma boa certificação de PMP para completar o seu currículo. Assim, você estará na frente de muitos aspirantes ao mercado de gerenciamento de projetos.

 

Um curso completo de gerenciamento de projetos faz diferença

 

O seu investimento em conhecimento não deve ser só financeiro. Não gaste o seu tempo em cursos rasos ou muito complexos, com informações aleatórias e desorganizadas.

Ter a formação necessária é absolutamente importante. Construir uma carreira em PMO será o seu primeiro projeto, então mostre que é capaz de tomar boas decisões, como escolher um curso que te poupa tempo e te fornece conhecimento das melhores práticas do mercado.

Para isso, conheça o nosso Curso de Gerenciamento de Projetos na prática completo para se tornar um profissional seguro e apto a desenvolver projetos que trarão resultados de sucesso. Este é um curso que te poupa tempo e traz tudo que você precisa saber sobre gerenciamento de projetos.

O mercado para gerenciamento de projetos aumentou bastante nos últimos anos e traz uma gama de profissionais interessados em se profissionalizar. Muitos não encontram os caminhos certos, mas você tem a oportunidade de tomar uma boa decisão para a sua carreira.

Não deixe de conhecer o curso e saber se realmente o gerenciamento de projetos é para você. Trabalhar na área de PMO ainda é novidade, mas cada vez mais ela cresce e se torna indispensável dentro do mercado de trabalho.

Se você deseja construir uma boa carreira, invista 36 horas do seu tempo em um dos melhores cursos de gerenciamento de projetos na prática. 

 

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Por fim, não deixe de nos acompanhar aqui para saber mais informações e dicas que podem ser relevantes para a sua carreira. 

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Até a próxima!