
O gerenciamento de projetos é uma área construída com muitas ferramentas para que os resultados de um determinado objetivo sejam atingidos com excelência. Um dos termos conhecido no meio é o PMO ou Project Management Office (ou Officer).
Esta sigla pode se referir a duas coisas e mais abaixo explicaremos a diferença entre elas, mas o que realmente importa agora é entender como funciona o Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou Project Management Office.
Para isso, no artigo de hoje iremos trabalhar os seguintes tópicos:
PMO nada mais é do que o departamento exclusivamente responsável pelo gerenciamento de projetos de uma empresa.
Sabemos que uma grande organização possui departamentos diferentes para funcionar corretamente e, assim como o RH ou o Marketing, o PMO é parte importante nos processos da empresa para que ela possa atingir bons resultados.
O escritório de gerenciamento de projetos em muitos casos é separado pela importância que um projeto bem executado tem para uma empresa.
A empresa que reconhece a importância de dar valor ao projeto como um todo, sabe que é necessário ter um departamento apto a gerenciar os recursos como tempo, equipe, investimentos e materiais. Só assim é possível ter um bom resultado sem que haja perdas desnecessárias, desenvolvendo-o conforme as etapas do ciclo de vida.
Na sigla, a diferença se dá na última palavra Office (Escritório) ou Officer (Gerente, administrador). Por isso, a sigla pode ser confundida tanto como o departamento de gerenciamento de projetos, quanto como o próprio gerente do departamento.
Sendo assim, pode ser comum encontrar pessoas querendo ocupar cargos de PMO, no caso, Officer, que é uma das designações para gerente de projetos.
Você está gerenciando projetos como deveria? O Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK) é um documento elaborado e publicado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) para orientar esse processo de gerenciar.
Pensando nisso, elaboramos para você o curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, que traz o conjunto de práticas e fundamentos eficientes no que se refere ao gerenciamento de um projeto. Você terá acesso aos recursos e embasamento necessários para gerenciar um projeto por meio de todo o seu ciclo de vida - e totalmente alinhado com o PMBOK!
E então, que tal conquistar o êxito na execução do seu projeto, evitando perdas e minimizando riscos e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de Gerenciamento de Projetos!
Uma grande parte dos projetos que não seguem as etapas de gerenciamento corretamente está fadado ao fracasso. Além disso, muitos deles podem consumir muito mais dinheiro antes de fracassar, trazendo um prejuízo muito maior para a empresa.
O PMO tem o objetivo de controlar, monitorar e dar o caminho para os grandes projetos que a empresa executa. Assim ficará mais fácil utilizar os recursos de maneira inteligente.
Dar suporte ao gerente de projetos, fornecer os dados dos indicadores de performance e ajudar na otimização e padronização dos processos também é parte importante do trabalho do PMO. Por isso, este é um departamento que faz bastante falta em muitas empresas.
Por meio do PMO é possível assegurar que um projeto está sendo devidamente executado e que a empresa não está perdendo seus recursos em um suposto projeto que não vai resultar em nada.
Além da organização e gerenciamento de um projeto, o PMO garante que ninguém fique sobrecarregado, que a equipe trabalhe tranquilamente em prol de um resultado e que tudo corra como previsto.
Alguns dos outros benefícios do PMO na empresa são:
Primeiramente, é preciso conhecer mais sobre a área por meio de cursos preparatórios. Só assim é possível ter uma ideia do que será encontrado lá na frente e saber se esta realmente é uma profissão que serve para você.
Por isso, recomendamos altamente que você invista em capacitação para construir uma base de conhecimentos sólida e condizente com as necessidades do mercado. O curso que falamos logo acima, sobre introdução ao gerenciamento de projetos é um exemplo.
É absolutamente importante que o PMO tenha habilidades de liderança, comunicação, organização pessoal, trabalho em equipe e resiliência.
Existem inúmeras habilidades que podem formar um bom PMO, mas comece desenvolvendo o que é indispensável, como os exemplos mostrados acima.
Você precisará também ter a certificação PMP ou Project Management Professional para trabalhar em algumas áreas de PMO. Para ser gerente de projetos, a certificação é obrigatória.
Com o conhecimento necessário, você estará apto a disseminar as boas práticas do gerenciamento de projetos por meio de um trabalho bem feito.
Para isso, é preciso que se faça o investimento correto em educação e informações relevantes com as melhores práticas de gerenciamento de projetos do mercado.
Os profissionais do departamento de PMO estão ligados tanto ao gerenciamento de projetos quanto ao gerenciamento de pessoas. Por isso, podem ter profissionais da administração e psicologia dentro do PMO.
Também é possível ver profissionais do marketing voltados para o marketing institucional, de modo a promover na empresa as boas práticas que vão repercutir no sucesso dos projetos.
Comece pela educação. Procure boas fontes de conhecimento para te apoiar e te dar segurança para construir uma boa carreira na área. Faça o investimento correto em bons cursos para ter a noção necessária do que encontrar em um escritório PMO.
Depois da teoria, foque na prática. Busque maneiras de participar de ações relacionadas ao gerenciamento de projetos, faça estágios e se mostre interessado em contribuir em troca de conhecimento prático.
É interessante também que você busque conhecimento teórico com aplicações práticas. Assim é possível formar conhecimento da maneira certa, já com experiência que será relevante para a sua carreira no gerenciamento de projetos.
Procure também desenvolver as habilidades de um PMO ou gerente de projetos mostradas mais acima. É absolutamente necessário que você tenha o perfil correto, mas se não tem, procure desenvolver estas habilidades para fazer diferença no ramo.
Depois disso, procure uma boa certificação de PMP para completar o seu currículo. Assim, você estará na frente de muitos aspirantes ao mercado de gerenciamento de projetos.
O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.
Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!
Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.
Por fim, não deixe de nos acompanhar aqui para saber mais informações e dicas que podem ser relevantes para a sua carreira.
Veja outros posts para ter uma visão melhor sobre o gerenciamento de projetos.
Até a próxima!
Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!