O que é Scrum e como funciona?
O que é PMBOK e como funciona?
Quais as diferenças entre as metodologias Scrum e PMBOK?
Seja um gerenciador ágil!

Conheça as metodologias PMBOK e Scrum e facilite todo seu processo de gestão de projetos!

Descubra mais sobre as duas principais metodologias usadas para planejamento ágil, o PMBOK e Scrum, saiba em que situação são mais eficientes e por quê!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça as metodologias PMBOK e Scrum e facilite todo seu processo de gestão de projetos!

Conheça as duas metodologias mais conhecidas e utilizadas atualmente: Scrum e a PMBOK! As duas são métodos de gerenciamento de projetos de maneira ágil, ou seja, eficientes!

Agora que foram oficialmente apresentados, fica a pergunta: você pretende atuar ou atua como gestor de projetos?

Se sim, é fundamental conhecer algumas metodologias de gestão, afinal graças a essas metodologias ágeis, é possível obter uma boa iniciação, planejamento, execução e monitoramento de qualquer tipo de projeto.

No entanto, para saber qual é a metodologia mais adequada, é pertinente saber quais são as mais eficientes e as que mais se adaptam ao seu tipo de projeto. Ao contar com o método ideal, você estará apto a conceber um bom projeto, seja ele um produto, serviço ou resultado.

Como uma eficiente gestão de projetos se resume em ter um amplo controle das várias áreas de conhecimento de um trabalho, obtendo um eficiente gerenciamento das partes interessadas e envolvidas no projeto, então a escolha certa do método utilizado se torna muito importante.


Para compreender melhor quais são as características e os propósitos de cada uma delas, vale a pena acompanhar esse artigo até o fim. Os temas aqui abordados são:

  • O que é Scrum e como funciona?
  • O que é PMBOK e como funciona?
  •  Quais as diferenças entre as metodologias Scrum e PMBOK?

O que é Scrum e como funciona?

O método Scrum de gestão de projetos é utilizado para organizar e gerenciar o desenrolar de um projeto em que não se conhece todas as etapas e segmentos necessários para completá-lo.

Utilizada desde o final da década de 80,  atualmente o Scrum é bastante utilizado em vários tipos de projetos, especialmente naqueles envolvendo o desenvolvimento de softwares e tecnologias.

O nome se deriva de um conceito de rugby onde os atletas se unem com intuito de reiniciar uma jogada. Isso evidencia bem o perfil dessa metodologia, em que é baseada em ciclos que se reiniciam.

No método Scrum os projetos são divididos em ciclos. Esses ciclos recebem o nome de Sprints. Quando um ciclo é realizado, então a etapa seguinte consiste em realizar o próximo Sprint.

Além dos ciclos, a metodologia funciona também por meio de listas. Tais listas, também chamadas de Products Backlog, possuem o objetivo do gerenciamento das partes interessadas no projeto.

Vale salientar inclusive que, com o objetivo de facilitar a gestão de projetos, o método Scrum possibilita organizar os Sprints por meio de um sistema de ordenação conhecido como Kanban.

Trata-se de um quadro onde são listadas as tarefas, prazos e outras informações pertinentes ao andamento do trabalho.

Quais os benefícios do Scrum?

Uma das grandes vantagens dessa metodologia é o fato de que ela possui três grupos básicos de trabalho, que são o Product Owner, o Scrum Team e o Scrum Master.

O primeiro determina as atividades a serem realizadas. O segundo representa a equipe de trabalho, enquanto que o terceiro é quem efetua o gerenciamento das atividades realizadas.

De uma maneira geral, o Scrum Team conta com uma equipe reduzida. Inclusive esse é um dos principais requisitos para esse método obter o êxito esperado.

Onde aprender a metodologia Scrum?

Microsoft, Google, Philips, Nokia, BBC e Globo. Sabe o que essas empresas têm em comum?

TODAS utilizam a metodologia Scrum nos seus projetos, e estas são apenas algumas dentre os milhares que projetam e realizam suas atividades com agilidade e eficiência.

Então agora você tem uma escolha: aprender ou ser deixado para trás!

Pensando nisso trouxemos para você a solução, nosso curso Introdução ao Agile Scrum e o melhor de tudo é que ele está com o cupom BLOG100 deixando esta formação grátis para os primeiros alunos que se inscreverem!

Não perca tempo e clique na imagem abaixo!

curso introdução ao agile scrum

O funcionamento da metodologia Scrum

Quando se fala em Scrum, é preciso conhecer outros termos básicos que são essenciais para a aplicação eficiente dessa metodologia. Tais termos consistem em:

Sprint Planning Meeting

É uma reunião realizada antes da realização de um Sprint. Nessa reunião são determinadas as prioridades para serem realizadas dentro do que foi estipulado nas listas, ou seja, no Product Backlog.

Sprint Backlog

É a lista de tarefas que o Scrum Team (a equipe do projeto) tem que realizar. Os itens que estão no Sprint Backlog são retirados do Product Backlog.

Product Owner

É o indivíduo que determina quais serão os itens que vão constituir o Product Backlog e vai estipular a prioridade deles nas reuniões com a equipe.

De uma forma geral, o Product Owner é um usuário importante do produto ou serviço que está sendo concebido no projeto. É importante que ele possua uma nítida compreensão do trabalho em desenvolvimento.

Daily Scrum

Consiste em uma reunião diária. Ela é fundamental para expor e avaliar o que foi realizado no dia anterior. Desse modo, o Daily Scrum permite detectar possíveis falhas e preparar o trabalho para a próxima etapa.

Normalmente a Daily Scrum é efetuada sempre no mesmo local e horário, preferencialmente durante o turno da manhã, para tornar o restante do dia mais produtivo.

Scrum Master

O Scrum Master possui o intuito de garantir que o time mantenha o foco nas prioridades determinadas Sprint.

É possível afirmar ainda que o Scrum Master tem o objetivo de orientar o andamento do Daily Scrum, sanando qualquer tipo de empecilho que possa surgir durante as reuniões.

De uma maneira geral, o trabalho do Scrum Master é realizado por um gerente de projeto ou qualquer outra pessoa dotada de talento para liderar uma equipe.

O que é PMBOK e como funciona?

O PMBOK é a sigla em inglês para o termo Project Management Body of Knowledge, ou traduzindo para o nosso bom e velho português, Corpo de Conhecimento em Gestão de Projetos.

Na verdade, o PMBOK consiste em um guia. Esse guia foi publicado pelo Project Management Institute (PMI) e o intuito dele é assegurar boas práticas para o gerenciamento de projetos.

O PMBOK desde o ano de 1996 vem se consolidando como um dos grandes aliados na gestão de projetos, padronizando e disseminando as mais eficientes práticas de gerenciamento de projetos.

Além disso, o PMBOK estipula a divisão das áreas de conhecimento para  garantir uma boa gestão. Algumas delas são o gerenciamento de escopo, de tempo, de custos, de comunicação, de recursos humanos e o gerenciamento de partes interessadas.

Na área do gerenciamento de recursos humanos, por exemplo, são feitas a identificação e a documentação das funções do projeto. Também são delegadas responsabilidades, são avaliadas habilidades necessárias e o estabelecimento de um plano de gerenciamento pessoal.

Já o gerenciamento de escopo, por sua vez, é outra área de suma importância para o PMBOK, pois ele funciona como uma base para o gerenciamento do projeto até a entrega do produto do projeto, estabelecendo prazos, funções e outras informações relevantes.

Quais os benefícios do PMBOK?

Entre as vantagens do PMBOK está a padronização do trabalho. Isso evita o surgimento de imprevistos e determina um tipo de procedimento único a ser utilizado pela equipe.

Essa padronização também permite um melhor fluxo de comunicação entre os integrantes do projeto. Desse modo, é possível afirmar que o PMBOK é facilmente aplicado nos mais variados tipos de projetos.

Entre eles estão a implementação de um novo software, o desenvolvimento de um site, a construção de um prédio, obra pública ou uma residência, bem como a criação e a condução de uma campanha publicitária.

PMBOK e as fases de gestão

O PMBOK define que um projeto consiste em um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço. Sendo assim, o PMOBK padroniza a realização dos projetos os dividindo em fases que se complementam. Nesse caso, confira a seguir as principais etapas.

Iniciação

É quando surge a necessidade da realização do projeto, onde são conhecidas as suas propostas, as características, bem como o público ao qual ele se destina.

Planejamento

Após conhecer todas as características necessárias acerca do projeto, é preciso planejá-lo. No planejamento são analisados os prazos, as atribuições de tarefas, os recursos humanos e materiais a serem utilizados.

Execução

O projeto passa a ser realizado por meio da interação das equipes e sempre tendo em base os detalhes decididos no planejamento.

Monitoramento e controle

A execução do projeto deve ser constantemente monitorada. Dessa maneira, o gestor tem mais controle das ações, estando apto a até mesmo sanar futuros empecilhos.

Encerramento

Nessa etapa, além da entrega do produto ou serviço projetado, também são feitas avaliações, relatórios e testes.

Quais as diferenças entre as metodologias Scrum e PMBOK?

Uma das principais diferenças se encontra no método Scrum, que ao contrário do PMBOK, não é dividido em fases, mas sim dividido no que se convencionou chamar de Sprints. Nesse caso, o Scrum permite maior interação e participação com o Product Owner, que é o dono do produto.

Sendo assim, o Scrum se encaixa melhor com projetos que possuem escopo mutável, que podem ser alterados no decorrer do trabalho e com equipes reduzidas.

Normalmente ele é bastante recomendado para trabalhos realizados na parte da tecnologia, tais como a criação de um software, por exemplo. Ele também é viável para o desenvolvimento de campanhas de marketing.

Já o PMBOK organiza com perfeição projetos já conhecidos e estabelecidos, detalhando o orçamento, qualidade, cronograma e mais. Por isso também é bastante utilizado no planejamento de riscos de uma ação, veja mais no vídeo abaixo!

Há quem considere as práticas de gestão adotadas pelo PMBOK mais burocráticas, bastante linear e excessivamente mecanizadas. Por outro lado, há quem afirme que o Scrum é muito rígido.

É um erro achar que o Scrum é superior ao PMBOK, ou que o PMBOK dá de 10 a 0 no Scrum. O correto, em tal situação, é ter em mente que tanto um quanto o outro, conta com as suas próprias características e particularidades para desenvolver um projeto, fique ligado no nosso próximo tópico para saber quando utilizar cada uma delas.

Condições que podem favorecer ou desfavorecer essas metodologias

Agora falando sobre as metodologias ágeis no geral, é importante salientar que estas têm peculiaridades onde funcionam melhor, ou não. Vejamos algumas:

Favoráveis:

  • Proximidade com o cliente, maior acompanhamento e feedback;
  • Solução para o problema do projeto é desconhecida, nenhum outro empreendimento tem a resposta.

Desfavoráveis:

  • Mercados estáveis e previsíveis;
  • Projetos de maior risco, o que pode ocasionar falência para a empresa;
  • Sem flexibilidade para mudanças no meio do processo.

Seja um gerenciador ágil!

Agora que você sabe tudo sobre o PMBOK e o Scrum está na hora de se preparar para as demandas das empresas que necessitam de gerenciadores proficientes na metodologia ágil!

Pensando nisso, temos aqui os Fundamentos de Gerenciamento de Projetos para você começar sua jornada e ser capaz de orientar um projeto em todas suas etapas! E o presente que a Voitto vai te dar por tempo limitado é o cupom BLOG100 deixando essa formação totalmente GRÁTIS!

Não perca tempo e comece agora!

curso de gerenciamento de projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Gerenciamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.