O que é Engenharia de Materiais?
O que se faz na faculdade de Engenharia de Materiais?
Softwares que auxiliam na Engenharia de Materiais
Aprenda AutoCAD 2D de uma forma simples e nunca vista antes!
Onde o Engenheiro de Materiais pode atuar?
Engenharia de Materiais na sociedade
Universidades que oferecem o curso de Engenharia de Materiais
Qual o salário de um Engenheiro de Materiais?
Como está o mercado de trabalho para o Engenheiro de Materiais?
Engenharia de Materiais é a sua escolha?
Quero me preparar para a carreira em Engenharia de Materiais!
Aprenda a metodologia Lean Seis Sigma!

O que é Engenharia de Materiais? Entenda como essa área funciona e veja a remuneração!

Descubra o que é Engenharia de Materiais, em quais segmentos do mercado um profissional dessa área pode atuar, qual o seu salário e muito mais!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
O que é Engenharia de Materiais? Entenda como essa área funciona e veja a remuneração!

A Engenharia de Materiais é um ramo da engenharia que estuda e pesquisa novas possibilidades na área dos materiais, visando a criação e transformação dos mesmos. Além disso, ela auxilia os processos produtivos, pois expande a qualidade dos produtos.

O universo das engenharias é gigantesco. Se você deseja seguir essa área, deve entender previamente sobre as diversas oportunidades no mercado de trabalho e o que está sendo valorizado nos tempos atuais, não é verdade?

Para iniciar sua carreira, é necessário fazer uma boa pesquisa sobre os cursos que estão em alta e quais deles são do seu interesse, principalmente quando se trata da área de atuação e do salário. Pensando nisso, neste artigo, abordaremos sobre o curso de Engenharia de Materiais.

Apesar de não ser uma formação antiga e tradicional no Brasil, a Engenharia de Materiais vem para suprir uma necessidade dentro das indústrias pela busca de novas matérias-primas para desenvolver produtos diversos.

Continue a leitura para descobrir como funciona o curso, em quais universidades ele está presente, áreas de atuação do Engenheiro de Materiais, remuneração e oportunidades de trabalho.

Interessados em conhecer mais sobre esse curso e profissão? Acompanhe os tópicos:

  • O que é Engenharia de Materiais?
  • O que se faz na faculdade de Engenharia de Materiais?
  • Softwares que auxiliam na Engenharia de Materiais;
  • Onde o Engenheiro de Materiais pode atuar?
  • Engenharia de Materiais na sociedade;
  • Universidades que oferecem o curso de Engenharia de Materiais;
  • Qual o salário de um Engenheiro de Materiais?
  • Como está o mercado de trabalho para o Engenheiro de Materiais?

Vamos lá?

O que é Engenharia de Materiais?

A Engenharia de Materiais é o ramo da Engenharia que estuda e pesquisa novas possibilidades na área dos materiais, por meio de combinações e ligas, processos químicos que exigem conhecimento especializado.

Sendo assim, o engenheiro dessa área seleciona, especifica e implementa os novos materiais e compostos no meio industrial.

Além disso, o Engenheiro de Materiais é o profissional responsável pelo desenvolvimento de novos produtos que serão aproveitados nas indústrias e construções, como metais, cerâmicas e polímeros, como plásticos, resinas e acrílicos.

Para ingressar na área, é importante o gosto (e uma certa aptidão) para as áreas de química e física, que vão ser muito necessárias para auxiliar na criação de novos materiais, que é o foco do curso.

Acredito que, no fundo, todos nós já gostamos de descobrir novos compostos. Vai dizer que quando criança nunca fez uma mistura de amoebas e outras substâncias para ver no que dava?

Porém, se você cresceu e o gosto por explorar essa área se manteve, dê uma olhada no curso de graduação dessa engenharia…

O que se faz na faculdade de Engenharia de Materiais?

Curioso para saber o que se faz na faculdade de Engenharia de Materiais? A formação básica do curso superior de Engenharia de Materiais envolve disciplinas das áreas de Matemática, Computação e Desenho, mas principalmente das áreas de Física e Química. Passado os primeiros anos, iniciam-se as matérias mais específicas do curso. Veja os exemplos abaixo:

Grade curricular da Engenharia de Materiais

  • Comportamento Mecânico dos Materiais
  • Propriedade Física dos Materiais
  • Química dos Polímeros
  • Transformações de Fases
  • Tratamentos Térmicos
  • Técnicas de Análise de Materiais
  • Processamento de Termoplásticos
  • Corrosão e Degradação de Materiais
  • Análise de Falhas

É importante lembrar que a grade, os nomes e as cargas horárias podem mudar de acordo com a instituição escolhida.

Ao final, também temos o estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Softwares que auxiliam na Engenharia de Materiais

Algumas ferramentas são utilizadas entre os profissionais da área para auxiliar nos projetos:

  • ZEISS AXIOVISION: o software oferece uma interface gráfica bem adaptada com fluxos de trabalho estruturados e fáceis de aprender, adaptados à demandas industriais. Este software permite investigar facilmente a relação entre estruturas de diferentes materiais e analisar suas propriedades.
  • MAGMA: é voltado especialmente para o desenvolvimento do design robusto e otimização de projetos de componentes fundidos, garantindo as propriedades do material. Realiza a simulação do processo e identifica defeitos potenciais.
  • MAUD: realiza análise de materiais usando difração. São feitas análises combinadas, ajuste de dados de difração, fluorescência e refletividade usando raios-X, nêutrons, TOF ou elétrons.
  • AutoCAD: o software possibilita a criação de projetos de produtos, realizando também simulações e testes das propriedades de materiais.

Você percebeu a importância de softwares para a sua (futura) atuação?

Aprenda AutoCAD 2D de uma forma simples e nunca vista antes! 

Esqueça aquela história de tirar as ideias da mente e colocar no papel!

Se você é estudante de engenharia, saiba que o ideal é transformar suas ideias em projetos no AutoCAD, software mais conhecido para a elaboração de desenhos técnicos e projetos de arquitetura e engenharia.

E esse é justamente um dos maiores desafios que estudantes e profissionais formados desse ramo encaram no mercado de trabalho!

Com o nosso curso de AutoCAD 2D, você aprenderá a elaborar os seus projetos e personalizá-los de acordo com as demandas e preferências dos clientes. Com isso, a visualização se torna prática e eficiente e você poderá evitar imprevistos e retrabalho, não é mesmo?

Busque praticidade! Clique na imagem abaixo para saber mais!

Curso AutoCAD 2D

Onde o Engenheiro de Materiais pode atuar?

O Engenheiro de Materiais pode atuar em diversas áreas. Há, no Brasil, um grande mercado de trabalho para a área de materiais, com grande demanda de produtos nas indústrias de transformação de polímeros, construção civil, metal-mecânica, embalagens e medicina.

Sendo assim, esse profissional pode atuar em uma gama de setores científicos e tecnológicos dentro das grandes empresas. No mercado, a construção civil, nas fábricas de cimento, cerâmica e vidro, é o ramo mais dinâmico. Interessado em saber qual é a melhor área de engenharia para você? Continue aqui!

No geral, o engenheiro de materiais se especializa em metais, cerâmicas ou polímeros. Assim, dependendo de sua especialização, ele pode atuar nos setores:

1. Pesquisa e Desenvolvimento

O Engenheiro de Materiais é responsável pelo estudo de novos materiais, estipulando combinações e aprimorando propriedades. Além disso, explora alternativas para aplicação dos materiais novos e os já existentes.

Realiza a pesquisa de ligas metálicas, resinas, plásticos e cerâmicas para criação de novos produtos.

2. Gestão

Aqui, o profissional da área planeja, supervisiona e faz a gestão da produção, transformação e também do uso do material. Fica a cargo dele todo o processo produtivo, desde a seleção da matéria-prima, passando pela definição dos métodos utilizados à aplicação e destino final do material.

3. Controle de Qualidade

Cabe ao engenheiro dessa área realizar o controle de qualidade dos novos materiais, estabelecendo padrões e testando produtos.

Conseguiu ter um pouco de noção de como é o trabalho de um engenheiro? Fique aqui que você saberá muito mais sobre o mundo da Engenharia de Materiais!

Engenharia de Materiais na sociedade

O setor de pesquisa e desenvolvimento na Engenharia de Materiais impacta diretamente no meio ambiente e vem se preocupando cada vez mais com o assunto. A criação de materiais biodegradáveis e não tóxicos são alguns dos objetivos principais para os profissionais da área.

Além disso, outro ponto importante onde o engenheiro de materiais atua é no avanço tecnológico do ciclo energético. Tanto a Engenharia quanto a Ciência dos Materiais trabalham na melhoria das fontes primárias (petróleo, carvão, gás natural, etc), em sua conservação e na criação de novos produtos e serviços.

As melhorias evolutivas no ramo dos materiais influenciam no aumento do desempenho e confiabilidade dos produtos finais. O desenvolvimento de novos materiais e sistemas de materiais é essencial para auxiliar em diversos ramos na sociedade, como no transporte, saúde e energia.

Universidades que oferecem o curso de Engenharia de Materiais

Para cursar Engenharia de Materiais, você precisa conhecer as melhores faculdades de Engenharia de Materiais, não é mesmo? É necessário que o curso seja credenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

O site ENEMVirtual fez uma lista com as melhores instituições (públicas e privadas) do país. Veja algumas das várias opções!

Públicas

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Privadas

  • Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
  • Universidade São Francisco (USF)
  • Instituto Superior Tupy (IST)
  • Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)
  • Faculdade do Centro Leste (UCL).

Para maiores informações sobre as universidades, consulte o portal e-MEC(no site, vá em Consulta Textual).

Qual o salário de um Engenheiro de Materiais?

Agora, o ponto alto do artigo: o salário para Engenharia de Materiais! Aqui no Brasil, temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Química, Engenharia, Arquitetura e Agronomia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Contudo, a região onde se localiza a empresa, o seu porte e o nível de experiência profissional são fatores que influenciarão no valor do salário.

Cargos de engenharia nas empresas:

  • Trainee: até 2 anos no cargo
  • Júnior: de 2 a 4 anos
  • Pleno: de 4 a 6 anos
  • Sênior: de 6 a 8 anos
  • Master: mais de 8 anos.

Muitas vezes, as empresas não assinam a carteira do profissional recém formado como engenheiro. Em boa parte dos casos, o profissional é contratado como Analista de Engenharia. Mas ele rapidamente pode consolidar sua carreira e ir subindo de cargo.

É muito comum também, o empregador contratar o profissional como pessoa jurídica, isso ausenta o empregador de pagar diversos encargos tributários previstos na legislação trabalhista e CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), criada no governo de Getúlio Vargas.

Porém, geralmente, profissionais contratados como pessoa jurídica (ou como alguns chamam —  pejota), tendem a receber como salário líquido mais do que o contratado por CLT, mas sem direitos trabalhistas como seguro desemprego, férias, FGTS, décimo terceiro e etc.

E então, curioso para saber como é o mercado de trabalho para Engenharia de Materiais?

Segundo o site Glassdoor, em uma pesquisa feita em dezembro de 2022, a média salarial é R$8.903,00. Confira abaixo quanto as famosas empresas brasileiras pagam para esses profissionais:

  • Embraer: R$8.000,00 - R$14.000,00/mês.
  • SKY: R$6.000,00 - R$12.000,00/mês.
  • Electrolux: R$9.000,00/mês.

Segundo o site $alário.com.br, que realizou uma pesquisa com 286 salários de amostra, a média salarial do engenheiro de materiais com uma carga horária de 44 horas aqui no Brasil é de R$9.479,17. A faixa salarial mostrada, segundo CBO, fica entre R$8.651,53 e R$18.457,96.

Como está o mercado de trabalho para o Engenheiro de Materiais?

Já adiantamos que o mercado de trabalho para o Engenheiro de Materiais é promissor.

Como esse profissional trabalha com diversos produtos, as indústrias siderúrgicas e petroquímicas são pioneiras em contratação.

Em seguida, o Engenheiro de Materiais está bem estável no mercado das mineradoras e indústrias automotivas, químicas e de bens de consumo.

Como opção também encontramos o ramo tecnológico e a carreira acadêmica, na qual pode-se atuar como professor em universidades e cursos técnicos.

Engenharia de Materiais é a sua escolha?

Com todas essas informações, é a Engenharia de Materiais a sua escolha?

Caso você ainda esteja em dúvidas e queira conhecer mais sobre outros cursos, acompanhe nossa série de engenharias aqui no Blog Voitto! Caso a pergunta "Qual a melhor engenharia para mim?" ainda esteja na sua cabeça, que tal ler esses outros artigos?

Saiba mais sobre:

Quero me preparar para a carreira em Engenharia de Materiais!

Como você viu, aEngenharia de Materiais está muito presente em nosso dia a dia, na descoberta e escolha dos materiais que compõem os produtos que estão à nossa volta.

O setor que emprega o profissional da área está aquecido no país e, se você ficou interessado por essa engenharia, enfrente esse curso sem medo!

Se a pergunta "O que um estudante de engenharia precisa ter?" é sua dúvida atual, vou te ajudar!

Se você chegou até aqui, entendo que está comprometido em ser um bom profissional, acertei? Para isso, nada melhor que dar o primeiro passo na sua carreira começando a estudar uma metodologia aplicável e demandada no mercado hoje. A metodologia Lean Seis Sigma.

Aprenda a metodologia Lean Seis Sigma! 

Banner da Formação All In.

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.